Como entrar no metaverso é a dúvida de diversas pessoas que estão curiosas sobre essa tecnologia. E isso não acontece à toa… O metaverso tem chamado a atenção tanto de usuários quanto de empresas de todo o mundo, tornando-se uma realidade cada vez mais próxima. 

Para você ter uma ideia, as gerações Z, millennials e X esperam passar de 4 a 5 horas diárias no metaverso nos próximos 5 anos, segundo pesquisa da consultoria McKinsey

Esse dado só reforça o quanto o funcionamento do metaverso precisa estar no radar dos usuários e também de empresas que desejam aproveitar as oportunidades que a tecnologia pode oferecer. 

Por isso, ao longo deste artigo, nós vamos explicar como entrar no metaverso, como investir nessa tecnologia, quais são suas principais características e diversos outros tópicos. 

Vamos lá?

Antes, assista ao vídeo em que a Babi Tonhela, especialista e consultora de Ecommerce, mostra como vender no Metaverso:

O que é metaverso?

Metaverso é um conceito que reúne um conjunto de tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada, para criar uma vivência no ambiente virtual similar à realidade que vivemos. 

Não é à toa que o significado do termo metaverso nada mais é do que a união do prefixo grego “meta”, que significa “além”, e do sufixo “verso”, oriundo da palavra universo. Assim, a palavra metaverso significa “além do universo”.

Por isso, podemos dizer que o metaverso é um ambiente tridimensional, simulado por computador, que permite aos usuários explorarem, criarem e se conectarem de formas que vão além do mundo físico.

Então já é possível entrar no metaverso?

De certa forma, sim. Não é possível afirmar completamente porque o metaverso ainda não existe por completo. Mas calma que vamos explicar… 

Hoje, nós vivemos em um período de transição entre a Web 2.0 para a Web 3.0. E para que o metaverso funcione plenamente, é preciso que haja um avanço nesse sentido. Ou seja, é necessário que a Web 3.0 aconteça de fato. 

Não é à toa que muitos afirmam que o metaverso é o termo mais popular para definir a Web 3.0…

Mas isso significa que não conseguimos acessar o metaverso em nenhuma hipótese atualmente? Não!

Existem alguns aplicativos que permitem que as pessoas possam explorar esse ambiente além da realidade. Isso, inclusive, pode acontecer por meio do uso de óculos de realidade aumentada e hologramas 3D, por exemplo. 

Mas vamos falar sobre isso em detalhes mais adiante neste artigo… Por ora, nós vamos te apresentar as características do metaverso. Continue a leitura!

O que é possível fazer no metaverso?

No metaverso, as pessoas podem trabalhar, estudar, comprar, visitar museus e outros locais, desenvolver relações com outros indivíduos, além de diversas outras ações.

Não é à toa que, para os empreendedores, o metaverso representa uma oportunidade única de expandir seus negócios e alcançar um público ainda maior de maneiras inovadoras. 

Ele oferece um cenário em constante evolução em que é possível criar novas experiências, produtos e serviços, além de estabelecer conexões e parcerias com outros empreendedores e empresas.

Quais são as principais características do metaverso?

O metaverso possui algumas características bem interessantes, que todas as pessoas interessadas nessa tecnologia devem conhecer. Dá só uma olhada na lista abaixo:

É descentralizado

Ao pensar em como entrar no metaverso, saiba que ele não acontece graças a uma empresa ou plataforma específica. Ele acontece, de fato, de forma descentralizada… Tanto que, no metaverso,  as pessoas podem acessar o espaço e sair quando bem entenderem, usarem o espaço para interação social, sem necessariamente comprar algo, por exemplo. 

Não há barreiras

O espaço no metaverso é infinito. É claro que a tecnologia está evoluindo cada vez mais com o passar do tempo… E a ideia é que ela se torne ainda mais ilimitada e acessível para todas as pessoas

É imersivo

A partir do momento que você usa um hardware adequado, a experiência no metaverso pode ser bastante imersiva. Seja por meio de um headset especial, óculos de realidade aumentada ou qualquer outro dispositivo, as pessoas conseguem ter mais interatividade por lá.

Conta com uma economia ativa

Outra característica importante do metaverso é que ele pode ter sua própria economia, a partir de criptomoedas e da segurança do blockchain.

Muitos aplicativos que disponibilizam o metaverso hoje são focados apenas na interação social, sem aplicar transações financeiras. Mas essa é uma realidade que tem mudado, tanto que é possível vender, comprar e trocar ativos digitais nesse ambiente

Quais são os tipos de metaversos?

Como dito anteriormente, ainda não há um modelo de internet que permita ao metaverso funcionar na prática. Estamos, na verdade, no meio do caminho para isso acontecer…

Diante disso, o que podemos dizer é que sim, existem alguns tipos de metaversos que acontecem por meio de aplicativos que oferecem uma experiência semelhante à proposta original.

São elas:

  • Second Life: game lançado em 2003, é uma das primeiras iniciativas ligadas ao metaverso. Nele, há um ambiente virtual 3D que simula a vida real, permitindo aos jogadores criarem avatares e interagirem entre si;
  • Decentraland: criado em 2015, o Decentraland proporciona um espaço virtual para negociação de terrenos digitais e interações a partir de jogos, desafios, negociações, exposições de arte, etc. Ele conta com moedas digitais próprias, a MANA e a LAND;
  • Horizons: desenvolvido pelo Grupo Meta (dono do Facebook e Instagram) em 2021, mas só está disponível nos Estados Unidos e no Canadá por enquanto;
  • The Sandbox: assim como Decentraland, este também tem moeda digital própria para o jogo, a SAND. O jogo foi criado em 2011. Nele os usuários podem criar avatares e viverem uma vida no ambiente digital;
  • ‍Virbela: plataforma fundada em 2012 por um grupo de psicólogos, voltada para educação e eventos corporativos. Nele, os usuários podem trabalhar, aprender, treinar, etc.

Como entrar no Metaverso?

Agora que você já tem uma visão mais abrangente sobre o que é, qual sua origem e os tipos existentes, chegou o momento de te mostrar como entrar no metaverso de fato. 

Confira os tópicos a seguir para entender o processo:

1. Tenha um computador ou smartphone

É possível acessar o metaverso por meio de dispositivos como computadores (pc, desktop, laptop, etc) ou smartphones. 

É verdade que alguns especialistas acreditam que, com o tempo e a evolução do metaverso, será preciso aumentar a capacidade computacional dos aparelhos usados hoje em dia. Tudo para que as pessoas não só aprendam a como entrar no metaverso, mas tirem o máximo possível de proveito dele.  

Mas nada disso está de fato consolidado ainda, sendo apenas especulações. Por enquanto, você pode entrar no metaverso tranquilamente pelo seu computador ou celular.

2. Tenha uma conexão de internet estável 

Ter uma boa conexão de internet é fundamental na hora de aprender a como entrar no metaverso. Sem isso, você não vai conseguir aproveitar os recursos dessa realidade virtual.

E quando falamos em uma internet boa, não necessariamente estamos nos referindo a pacotes caros ou as melhores conexões. É preciso apenas que a internet seja estável e, de preferência, a partir de 50MB

Com a chegada do 5G no Brasil, essa questão tende a ficar ainda melhor, não é mesmo?

Lembre-se que caso você tenha uma internet mais lenta, há grandes chances de ocorrer problemas na transferência de dados e na sua experiência no metaverso como um todo.

3. Escolha uma plataforma para criar o seu avatar 

Você precisa ter o seu próprio avatar para viver toda a experiência proporcionada pelo metaverso. Por isso, um passo importante é escolher a plataforma que vai fazer isso. 

Entre as principais, estão Decentraland, The Sandbox e outras que citamos anteriormente. Pesquise um pouco sobre cada uma delas e veja qual faz mais sentido para aquilo que você deseja.

Alguns pontos a se considerar são os recursos que elas oferecem para a criação do seu avatar. Você pode escolher biotipo, cor do cabelo e dos olhos, roupas, acessórios e muito mais.  

4. Use óculos de realidade aumentada

Para aproveitar bastante as oportunidades e facilidades do metaverso, é preciso utilizar alguns dispositivos bem interessantes. Os óculos de realidade aumentada são um deles. 

Eles são produzidos de duas formas: com câmeras que interceptam a visão do mundo real e re-expõem sua versão com elementos virtuais e versões que somente projetam o ambiente virtual.

como-entrar-no-metaverso

Independentemente da sua escolha, saiba que os óculos de realidade aumentada são quase indispensáveis para uma boa experiência no metaverso. Seja você apenas um usuário ou vendedor online em busca de novas possibilidades para expandir o seu negócio. 

Aproveite para ler também: O que é Metaverso e como vender na internet do futuro

5. Tenha joysticks 

Outro dispositivo que faz a diferença na hora de entender como entrar no metaverso é o joystick. 

Também conhecidos como “controles manuais”, os joysticks podem funcionar a partir de uma realidade mista, isto é, englobando tanto a realidade aumentada,  quanto a virtual.

como-entrar-no-metaverso

Querendo ou não, esses dispositivos agregam bastante o acesso ao metaverso. E, quanto melhores forem os aparelhos, mais imersiva e real será a sua experiência no metaverso. 

6. Fique atento às criptomoedas

As criptomoedas, juntamente com os NFTs (tokens não fungíveis), começaram a ser amplamente utilizados no metaverso há algum tempo. E hoje é seguro dizer que eles são primordiais para que os usuários tenham uma boa experiência por lá.

Isso porque é a partir das criptomoedas que as pessoas conseguem ir além da pura visitação a esse ambiente além da realidade. Ou seja, elas também conseguem comprar e representar ativos digitais, que podem ir desde objetos a empresas e terrenos, por exemplo..

Vamos falar mais sobre isso adiante… mas, por ora, vamos te deixar duas indicações de leitura para que você entender melhor esse assunto:

7. Analise a possibilidade de ter uma carteira digital

Como vimos, é possível fazer transações financeiras no metaverso. Por isso, ter uma carteira digital é uma opção a se considerar caso você queira adentrar e aproveitar esse novo espaço. 

Basicamente, as carteiras digitais funcionam a partir do armazenamento de criptomoedas através da tecnologia blockchain. Nelas, os usuários podem armazenar as suas criptomoedas e utilizá-las quando desejarem. 

Vale ressaltar que não é necessariamente uma obrigação ter uma carteira digital para entrar e participar do metaverso. Contudo, ela pode contribuir para uma experiência ainda mais completa nesse ambiente. 

Donos de Ecommerce, por exemplo, podem decidir, em algum momento, comercializar seus produtos no metaverso. E uma das formas de receber o pagamento por cada venda feita é por meio da carteira digital.

8. Comece a explorar as possibilidades

Entrou no metaverso? Ótimo! Agora chegou o momento de explorar tudo o que há por lá…

Comece a participar dos jogos, movimente-se pelos espaços e interaja com os outros usuários. Ou seja, vá conhecendo as possibilidades do metaverso aos poucos. 

Fazer isso vai te ajudar a entender como tudo acontece por lá e, posteriormente, entender como você pode aproveitar o ambiente do metaverso para a sua empresa. 

Como investir no Metaverso?

Não basta só saber como entrar no metaverso. É preciso entender quais são as formas de investir nesse espaço virtual… Mas como o metaverso relativamente novo, as formas de investimento ainda estão sendo desenvolvidas. 

Por enquanto, as opções mais comuns da hora de saber como investir no metaverso são:

  • Criptomoedas: uma das opções mais populares de investimento no metaverso. E algumas empresas já possuem as suas próprias criptomoedas, como Decentreland com a MANA, e Sandbox com a SAND;
  • Terrenos virtuais: ao comprar um, você recebe um código ou chave de autenticidade que garante a sua posse de um imóvel no metaverso. Na verdade, isso é feito por meio de um NFT, que funciona como uma espécie de “escritura virtual”;
  • Ações: diversas empresas podem colocar ações à venda no metaverso para os usuários comprarem. O Facebook mesmo disponibiliza ações para este fim;
  • Tokens: objetos, roupas, calçados, veículos, itens colecionáveis, obras de arte e vários outros produtos podem ser tokenizados, configurando um investimento no metaverso. 

Quanto custa para entrar no Metaverso?

Depende do seu objetivo no metaverso. Como usuário, os gastos podem variar de acordo com as experiências que você decidir viver por lá. Já como empresário, o investimento no metaverso pode ser mais alto, variando de milhares a milhões de reais. 

Vale ressaltar, entretanto, que o mais comum hoje é encontrar o metaverso acontecendo por meio de redes sociais, onde há o acesso gratuito. Lembrando que apenas algumas funcionalidades são pagas, como criação de avatares, compra de terrenos, etc

Na prática, a maioria das atividades dentro do metaverso que conhecemos hoje está ligada à socialização dos usuários, não necessariamente a transações financeiras. 

Contudo, já é possível encontrar marcas apostando na venda de produtos e serviços no metaverso

Por exemplo, a influenciadora digital e empreendedora Bianca Andrade (também conhecida como Boca Rosa) criou a Pink, sua versão virtual, e fez o lançamento de uma coleção de maquiagens inspirada no metaverso, permitindo às pessoas uma experiência imersiva ao visitarem uma cidade nesse ambiente.

Bem interessante, não é? 

A Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais, falou tudo sobre o assunto no vídeo: 

Vale a pena investir no metaverso, afinal?

Apesar de o metaverso ser relativamente novo, é possível dizer que sim, vale a pena investir nele. Falamos isso pois a iniciativa está cada vez mais forte entre os usuários e empresas de todo o mundo…

E, quem vende no Ecommerce, por exemplo, deve ficar atento a todas as possibilidades que o metaverso pode gerar para a expansão da marca e aumento das vendas. 

É claro que fazer isso, ou simplesmente dar o primeiro passo, nem sempre é fácil. Mas o melhor caminho é adquirir o máximo de conhecimento possível e, claro, contar com a experiência de pessoas que entendem de Ecommerce. 

Foi pensando nisso que criamos a Consultoria Ecommerce na Prática, um serviço de orientação personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa – não importando o seu momento de mercado. 

Com ela, o seu negócio passa a contar com o apoio de especialistas em Ecommerce que vão te ajudar a entender quais os melhores caminhos para o negócio com base em dados e expertise. 

Incrível, não é verdade?

Então, não perca tempo e alavanque a sua empresa de uma vez por todas com a nossa ajuda! 

Para se inscrever na Consultoria Ecommerce na Prática, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é metaverso?

Metaverso é um conceito que reúne um conjunto de tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada, para criar uma vivência no ambiente virtual similar à realidade que vivemos.

O que é preciso para entrar no metaverso?

Para entrar no metaverso você precisa: 1. Ter uma conexão de internet estável; 2. Escolher uma plataforma para criar o seu avatar; 3. Ter um computador ou smartphone; 4. Usar óculos de realidade aumentada; 5. Ter joysticks; 6. Ficar atento às criptomoedas; 7. Analisar a possibilidade de ter uma carteira digital; 8. Começar a explorar as possibilidades.

Quanto custa entrar no metaverso?

Depende do seu objetivo no metaverso. Como usuário, os gastos podem variar de acordo com as experiências que você decidir viver por lá. Já como empresário, o investimento no metaverso pode ser mais alto, variando de milhares a milhões de reais.