Se você acompanha assuntos como investimentos ou criptomoedas, certamente já ouviu falar do termo blockchain, a tecnologia de manutenção de registros por trás da rede Bitcoin.

Essa tecnologia é um tipo específico de banco de dados que  é um pouco diferente de um banco de dados típico na maneira como armazena informações; os blockchains armazenam dados em blocos que são, então, encadeados. 

No caso do Bitcoin, o blockchain é usado de forma descentralizada, de forma que nenhuma pessoa ou grupo tenha controle - em vez disso, todos os usuários têm o controle de forma coletiva.

Essa tecnologia tem chamado muita atenção nos últimos anos e hoje vamos te mostrar exatamente como ela funciona.

O que é Blockchain?

A forma de funcionamento do Blockchain pode parecer um pouco complicada, mas a ideia geral é razoavelmente simples. Um blockchain é um tipo de banco de dados. Para entender o blockchain, é importante primeiro entender o que é um banco de dados. 

Um banco de dados é uma coleção de informações armazenadas eletronicamente em um sistema de computador. Essas informações, ou dados, que são guardadas em bancos de dados são estruturadas em formato de tabela para permitir uma pesquisa e filtragem mais fáceis de informações específicas. 

Qual é a diferença entre alguém usar uma planilha para armazenar informações, por exemplo, em vez de um banco de dados?

As planilhas são projetadas para que uma pessoa, ou um pequeno grupo de pessoas, armazene e acesse quantidades limitadas de informações. 

Por outro lado, um banco de dados é projetado para armazenar quantidades maiores de informações que podem ser acessadas, filtradas e manipuladas de forma rápida e fácil por qualquer número de pessoas ao mesmo tempo.

Para você ter uma ideia, os grandes bancos de dados conseguem fazer isso armazenando dados em servidores feitos de computadores poderosos. 

Esses servidores podem ser construídos usando centenas ou milhares de computadores para ter o poder computacional e a capacidade de armazenamento necessários para que muitos usuários acessem o banco de dados simultaneamente. 

Embora uma planilha ou banco de dados possa ser acessado por qualquer número de pessoas, geralmente é de propriedade de uma empresa e é gerenciado por um indivíduo designado que tem controle total sobre como funciona e os dados dentro dele.

Como o blockchain funciona?

Para entendermos melhor como o blockchain funciona, é preciso entender os elementos que formam o sistema, começando pelos blocos:

Blocos

Os blocos contêm os registros em si. Todas as transações confirmadas, como a transferência de um valor em Bitcoin de um computador para outro, devem ser registradas neles. Cada nova transação gera um novo registro que precisa ser inserido em novos blocos.

No Bitcoin funciona assim: a cada dez minutos um bloco é fechado e contém todas as transações nesse período. Esse intervalo de tempo pode ser diferente em outros momentos e em outros sistemas que utilizam blockchain.

Além do conjunto de transações, um bloco precisa ter um código que o liga ao bloco anterior e também um código próprio que serve para conectá-lo ao bloco seguinte.

Mas como gerar esses blocos de modo seguro, sem que as conexões sejam alteradas para direcionar para um bloco ilegítimo, por exemplo? Para evitar esse tipo de problema, a principal arma do sistema é a figura do mineiro (ou minerador).

Mineiros ou Mineradores

Um mineiro, ou minerador, nada mais é do que um computador que utiliza um software específico para a realização dos cálculos. Sempre que o processo é concluído, o mineiro é recompensado, no caso do blockchain, com Bitcoins.

Funciona assim: o software analisa todas as informações relacionadas ao bloco e aplica uma fórmula matemática específica sobre esse conjunto de dados. O resultado do cálculo que é feito com essa fórmula é um código chamado hash... 

Cada conjunto de dados é único e, por isso, toda vez que essa fórmula matemática for aplicada ao bloco, o código hash gerado será o mesmo. 

Além do seu próprio hash, o bloco contém o hash do bloco anterior. Assim, um processo de verificação conseguirá perceber quando um bloco não é legítimo, pois o código hash deste será diferente dos registrados.

Para ler depois: Como a Inteligência Artificial pode ajudar sua Empresa a Crescer

Vantagens e desvantagens do Blockchain

Apesar de toda a sua complexidade, o potencial do blockchain como uma forma descentralizada de manutenção de registros é quase ilimitado. 

Isso porque ele oferece maior privacidade do usuário e além da segurança elevada a taxas de processamento mais baixas e com menos erros. Mas é claro que também existem algumas desvantagens.

Por isso, vamos te mostrar algumas vantagens e desvantagens do blockchain:

Vantagens

  • Precisão aprimorada, por reduzir o envolvimento humano na verificação
  • A descentralização torna mais difícil adulterar
  • As transações são seguras, privadas e eficientes
  • A tecnologia é transparente
  • Fornece uma alternativa bancária e uma forma de proteger informações pessoais para cidadãos de países com governos instáveis ​​ou subdesenvolvidos

Desvantagens

  • O custo da tecnologia é alto quando associado à mineração de bitcoin
  • Baixas transações por segundo
  • História de uso em atividades ilícitas
  • Falta de regulamentação

O Blockchain é seguro?

A tecnologia Blockchain é responsável pelas questões de segurança e confiança de várias maneiras. 

Primeiro, porque os novos blocos são armazenados sempre de forma linear e cronológica. Ou seja, eles são sempre adicionados ao “final” do blockchain. 

Depois que um bloco foi adicionado ao final do blockchain, é muito difícil voltar e alterar o conteúdo do bloco, a menos que a maioria chegue a um consenso para isso.

Isso ocorre porque cada bloco contém seu próprio hash, junto com o hash do bloco anterior, bem como o carimbo de data e hora. 

Assim, os códigos hash são criados por uma função matemática que transforma as informações digitais em uma sequência de números e letras. Se essa informação for editada de alguma forma, o código hash também muda.

Qual a diferença entre Bitcoin e Blockchain?

O objetivo do blockchain é permitir que as informações digitais sejam registradas e distribuídas, sem serem editadas. 

E o Bitcoin é construído em um blockchain. A principal coisa a entender aqui é que o Bitcoin apenas usa o blockchain como um meio para registrar de forma transparente um livro razão de pagamentos, mas o blockchain pode, em teoria, ser usado para registrar imutavelmente qualquer número de pontos de dados. 

Isso poderia ser na forma de transações, votos em uma eleição, estoques de produtos, identificações de estado, escrituras de casas e muito mais... 

Já existe uma grande variedade de projetos baseados em blockchain que buscam implementar o blockchain de outras formas para ajudar a sociedade além de apenas registrar transações. 

Como o blockchain pode ser utilizado?

Agora que já sabemos que o blockchain é parte fundamental do Bitcoin e também já entendemos que o conceito pode ser empregado em outras aplicações. Vamos conhecer a alguns exemplos.

Bancos e financeiras

A cada dia mais, um número crescente de bancos e financeiras estão se interessando pelo blockchain. 

Isso acontece porque a seriedade com que o mercado financeiro enxerga essa tecnologia é tão grande que alguns players do segmento, como Nasdaq, Visa e Citi, já iniciaram testes para aplicar a segurança do Blockchain em suas transações financeiras.

Para você ter uma ideia, segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, cerca de 10% do PIB global estará em Blockchain até o ano de 2027. E com o fortalecimento da transformação digital, a probabilidade é de que as empresas migrem cada vez mais seus serviços para nuvem, alcançando processos 100% digitais, o que inclui as transações eletrônicas criptografadas que deverão, em breve, entrar no cotidiano das empresas e dos consumidores.

Gestão de identidade

O registro de usuários ou clientes em um sistema de blockchain pode combater a falsificação de identidades, o que pode ser útil, por exemplo, para fechar contratos eletrônicos ou transferir propriedades.

Transparência pública

Como os dados não podem ser apagados ou adulterados, os sistemas governamentais podem utilizar o blockchain para combater desvio de verbas, facilitar processo de auditorias e evitar fraudes nas eleições, por exemplo.

Propriedade intelectual

O uso do blockchain também pode ser considerado para gestão de patentes e direitos autorais. Com a associação de uma obra a uma pessoa, o sistema poderia, por exemplo, ajudar empresas e organizações a conferirem se determinado indivíduo é mesmo autor do conteúdo que ele está oferecendo.

Combate à lavagem de dinheiro

No mundo todo, governos e companhias do setor financeiro adotam cada vez mais medidas para combater o problema da lavagem de dinheiro. Nesse sentido, o fato de ser imutável faz com que o blockchain possa servir de base para que essas medidas — que incluem uso de sistemas de verificação de identidade, checagem de transações e detecção de movimentação suspeita de recursos.

Base de conhecimento

Como o blockchain é um banco de dados distribuído, é possível também aproveitar a tecnologia para distribuição de documentação de sistemas, manuais de uso, artigos acadêmicos, livros digitais e outros.

A verdade é que o blockchain pode ser usado para compartilhar praticamente qualquer tipo de informação.

Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar: conheça a assinatura Ecommerce na Prática

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!