Você certamente já ouviu falar sobre marketplace, mas já se perguntou o que é esse modelo de negócio, quais suas vantagens e como ele pode ajudar a sua empresa a vender mais na internet? Nesse artigo, vamos responder a essas e muitas outras perguntas. Confira! 

Os marketplaces são também conhecidos como shoppings virtuais, uma vez que oferecem um espaço com estrutura e tráfego pronto para quem quer vender online gastando pouco. 

Esses canais de venda são extremamente lucrativos e, exatamente por isso, são muito utilizados no Brasil. 

Talvez você já tenha ouvido falar em Mercado Livre, Amazon, Magalu, Americanas…  esses são apenas alguns nomes de marketplaces populares na internet. 

Essas plataformas contam com milhões de consumidores ativos todos os meses  – e sua empresa pode tirar proveito disso… 

Mas, antes de começar a vender por meio dessas plataformas, é necessário entender melhor sobre como funciona o marketplace e o real benefício para suas vendas online.

Leia este artigo até o fim para também receber boas dicas sobre como escolher o melhor marketplace de acordo com o objetivo do seu negócio.

O que é marketplace? 

Marketplace é um site de Ecommerce que permite que outros usuários – chamados de lojistas – usem a plataforma para vender produtos próprios, em troca de uma pequena comissão em cima de cada venda. 

Em outras palavras, este é um modelo de negócio online que funciona como se fosse um shopping virtual onde clientes podem escolher livremente as empresas com as quais desejam fazer negócio. Essa explicação, inclusive, faz jus à tradução da palavra em inglês, que significa mercado.

Esse é um modelo muito popular, principalmente porque oferece vantagens para todos os envolvidos: 

  • É bom para os clientes, que podem comparar preços e fazer compras em um só site; 
  • É bom para os lojistas, que contam com uma plataforma com alto fluxo de visitantes e que está pronta para vendas;
  • É bom para as detentoras do marketplace, que coletam uma parcela de cada venda. 

Falaremos mais sobre as vantagens do marketplace daqui a alguns tópicos, não se preocupe. Mas, antes disso, que tal entendermos como funcionam os marketplaces?

Continue acompanhando este artigo… 

Como funciona o marketplace?

O marketplace funciona da mesma maneira que um shopping tradicional. Ou seja, na base da oferta e da demanda. 

Provavelmente você conhece alguém que já comprou algo, por exemplo, no Mercado Livre. Esse é apenas um dos diversos marketplaces que você pode usar nas estratégias de venda do seu negócio. 

Para usar, basta se cadastrar nessas plataformas. Alguns marketplaces, como o Mercado Livre, permitem que pessoas físicas e jurídicas façam o cadastro na plataforma. Em outros lugares, apenas pessoas jurídicas (ou seja, só se você tiver CNPJ) conseguem vender no marketplace.

Conforme você for realizando as primeiras vendas, terá que pagar uma comissão em cima do valor. Alguns marketplaces também cobram uma taxa fixa por usar a plataforma.

Afinal, os marketplaces possuem milhares de visitas diárias. Isso sem contar a estrutura da loja online que já vem toda pronta, você só precisa se cadastrar e montar o catálogo de produto para anunciar…

Então, é justo você pagar uma taxa por utilizar isso.

Os conceitos básicos do marketplace

Nosso intuito com este artigo é te dar um panorama completo sobre marketplaces e te ajudar a entender esse canal de vendas, independentemente do seu nível de conhecimento sobre o assunto. 

Ao longo do texto, vamos tratar de conceitos importantes para entender o assunto e, por isso, queremos tomar um tempo para detalhar o que alguns termos querem dizer. 

Ter esse conhecimento pode ser útil não só durante a leitura deste artigo, mas também durante o seu estudo sobre o assunto em outros sites e até mesmo durante a sua pesquisa de marketplaces. 

Veja só! 

1. Comissão

Essa é a taxa que o marketplace cobra sobre o volume das vendas realizadas. Diferentes marketplaces aplicam diferentes comissões. O valor das comissões também pode variar de uma categoria de produtos para a outra.

Nós temos um artigo completo sobre a comissão do Mercado Livre, para ler, clique aqui: Qual a comissão do Mercado Livre? [GUIA 2022] 

2. Intermediador financeiro

Essa é a instituição de pagamento responsável por intermediar as transações entre compradores e anunciantes. Esses são parceiros comerciais essenciais para garantir uma compra segura para o cliente e para o lojista. 

Alguns dos principais intermediadores financeiros são: 

  • Moip;
  • Cielo;
  • Mercado Pago;
  • Pagseguro;
  • Paypal. 

3. Prazo de pagamento

O prazo de pagamento é o tempo que o marketplace tem para repassar o dinheiro da compra para o lojista. Esse prazo pode variar desde 2 dias úteis até 45 dias após a postagem ou entrega da encomenda. 

Em muitos marketplaces, o vendedor recebe o dinheiro apenas quando a mercadoria é entregue e avaliada pelo comprador, a fim de proporcionar mais segurança e comodidade para os usuários.

A diferença entre marketplace, Ecommerce e loja virtual

É muito comum encontrar pessoas se referindo a marketplace como Ecommerce em geral ou simplesmente como “loja virtual”. Contudo, é importante que você saiba que o marketplace não é nenhuma dessas duas coisas, pelo menos não isoladamente. 

E para que essa explicação fique mais clara, vamos elaborar: o Ecommerce é todo o ambiente online onde acontece uma transação de compra. Ou seja: pode ser um site, uma rede social, um marketplace… ou seu próprio Whatsapp.

Isso significa que mesmo que todo marketplace faça parte do mercado de Ecommerce, ele não resume todo esse segmento. Há muito mais nesse universo do que apenas os marketplaces. 

Nós falamos um pouco mais sobre isso neste artigo: O que é Ecommerce?

Por outro lado, o marketplace também não é uma loja virtual, embora esses dois modelos tenham muitas semelhanças. A diferença fundamental está no fato de que, numa loja virtual, os negócios são gerenciados de ponta a ponta por apenas uma empresa. 

Isso quer dizer que uma empresa que tem uma loja virtual é responsável pelo gerenciamento do site, venda dos produtos e também pela entrega dessas mercadorias. 

Enquanto isso, como você já sabe, no marketplace várias empresas utilizam o mesmo espaço, pagando uma taxa para a companhia que é dona do site. Em muitos casos, a companhia que gerencia o marketplace também é a responsável pela logística de entrega dos produtos, isso acontece no Americanas marketplace, na Amazon e no Mercado Livre, por exemplo. Demais, né? 

Nós mostramos as diferenças entre esses três modelos de negócio, mas isso não quer dizer que existe um melhor do que o outro. Tanto o Ecommerce quanto a loja virtual própria têm as suas vantagens. 

O ponto é entender qual o momento da sua empresa e investir no canal que faça mais sentido. Quer saber se o modelo de marketplaces é o melhor para sua companhia? A seguir, falaremos do benefício dos marketplaces apenas. Continue lendo o artigo para aprofundar os seus conhecimentos! 

Nós falamos um pouco mais sobre esse assunto neste vídeo aqui:

Quais as vantagens de vender em marketplace?

Agora que você já sabe o que é marketplace, queremos te apresentar algumas das vantagens desse modelo. Vem ver! 

1. Mais visibilidade e mais vendas

Uma das principais vantagens de começar a vender nos marketplaces é a visibilidade que essas plataformas oferecem. 

Os marketplaces possuem um ótimo tráfego  – em outras palavras, o fluxo de pessoas no site – já que investem pesado em anúncios e marketing para atrair diariamente milhares de clientes para dentro do site.

Além disso, muitas das empresas que criam marketplaces já estão consolidadas no mercado. Contando com nome e autoridade, as pessoas confiam mais nelas na hora de comprar algo pela internet. 

Basta pensar em alguns dos marketplaces mais populares hoje: Magazine Luiza, Americanas, Mercado Livre… Apenas empresas de renome no varejo brasileiro, não concorda? 

2. Investimento inicial baixo

Outra vantagem para quem vende nos marketplaces é o baixo custo e o retorno rápido

Todos os marketplaces cobram uma determinada taxa pelo seu uso, isso é verdade… Mas esse custo é muito menor do que o necessário para criar um site próprio do zero ou até mesmo abrir uma loja física. 

Para você anunciar no Mercado Livre, por exemplo, não é necessário investir nada, pois eles possuem a versão gratuita. 

Além disso, a maioria dos marketplaces oferece opções de impulsionamento de anúncios que podem ser tão efetivas quanto campanhas de marketing. Por isso, o investimento inicial para começar no marketplace costuma ser menor. 

3. Menos risco para o lojista 

Se você vai comercializar seus produtos ou serviços na internet, precisa entender que sem tráfego e sem a confiança dos consumidores será bem difícil fazer qualquer venda.

Por esta razão e devido a nossa experiência no mercado de Ecommerce, aconselhamos a todos os nossos alunos a começarem a vender na internet através dos marketplaces. Sempre. Ainda que sejam pessoas que já têm uma loja física.

Por quê?

Porque o marketplace é o melhor espaço para você validar seus produtos e as estratégias do negócio com baixo investimento. Ou seja: menos risco. 

Inclusive, essa é uma das etapas de criação do negócio digital que ensinamos passo a passo no treinamento Ecommerce do Zero

Você não vai precisar investir muito em divulgação logo no início, porque a plataforma do marketplace já te oferece o tráfego suficiente para realizar as primeiras vendas…

4. Auxílio operacional e em resultados

Outro benefício de aproveitar os marketplaces para aumentar seus resultados é a possibilidade de contar com muito auxílio para que isso aconteça. Alguns canais oferecem soluções gratuitas para ajudar os parceiros na entrega de produtos, como é o caso do Mercado Livre.

Enquanto isso, outras plataformas oferecem soluções contratadas à parte para assegurar que a logística aconteça de forma descomplicada para o cliente. Essas soluções podem variar desde recursos de armazenamento, até entrega e atendimento pós-venda.

5. Público diferenciado e de várias regiões

Outro ponto positivo dos marketplaces é, não só a quantidade de público, mas a diversificação entre as pessoas que acessam esses sites.

Ambos os sexos, idades variadas, interesses distintos. Todos eles se encontram nos marketplaces. Além disso, o público está espalhado por todos os estados e cidades do país.

Nesse cenário, há uma possibilidade muito grande de segmentar sua estratégia e, mais do que isso, de identificar e aproveitar novas oportunidades. Alguém que venda sapatos para crianças, por exemplo, pode encontrar um cenário positivo para a venda desses itens para o público adulto, e iniciar as vendas nesse segmento com muita facilidade, impactando todas as regiões do país.

Quais as desvantagens de vender em marketplace?

Como tudo na vida, vender em marketplace também tem as suas desvantagens. 

Ainda que este seja um canal de vendas muito interessante para empresas nos mais variados estágios do negócio, é importante saber quais os pontos fracos dos marketplaces antes de decidir investir nessa estratégia.

Veja alguns pontos de atenção que merecem destaque:

1. Enfraquecimento da identidade visual

Quando você vende em marketplace, a identidade visual da sua marca fica em segundo plano. Isso acontece porque o consumidor vai entrar no site e ver o seu anúncio dentro do contexto de uma página que tem elementos visuais da marca detentora do marketplace.

Por exemplo, um consumidor que visite o Mercado Livre, vai ver a famosa barra de navegação amarela, com os ícones azuis e a disposição de anúncios características do canal.

O mesmo acontece quando um comprador visita a Americanas, que é conhecida pela sua característica cor vermelha. 

Nesses espaços, você não pode fazer o upload da sua logo ou usar as cores da sua marca. Esse é um ponto negativo do ponto de vista de branding. A credibilidade será atribuída ao marketplace, não necessariamente à sua empresa. 

2. Cobrança de taxas 

Como já mencionamos neste artigo, os marketplaces cobram uma taxa para que lojistas usem o espaço em seus sites. Essa é a tão famosa comissão. 

A comissão é cobrada de acordo com a porcentagem de venda, e essa taxa varia de um marketplace para outro. Em alguns casos, o marketplace pode até mesmo cobrar uma mensalidade, ou seja, um valor que precisa ser pago independente do volume de vendas. 

Essa é uma troca justa, afinal, você estará aproveitando a credibilidade e a audiência dessa marca para fazer suas vendas. Ainda assim, vale a pena colocar fazer os cálculos e assegurar que, mesmo com a cobrança das taxas, você ainda estará lucrando. 

3. Dependência

Você já pensou no que acontece quando um marketplace encerra suas atividades? Bom, para começar, todos os lojistas que utilizam o serviço ficam com um canal de vendas a menos. 

Esse pode ser um problema e tanto para empresas que concentram seus anúncios em apenas um marketplace ou têm em um desses canais a sua maior fonte de renda. Essa é uma relação que, quer o empreendedor queira ou não, gera uma dependência. 

Você pode estar pensando que o encerramento das atividades de um marketplace não é uma coisa recorrente. E você está certo! A maioria dos marketplaces que temos no Brasil, hoje, são de empresas bem consolidadas e que não têm sinais de desaceleração.

Mas isso não quer dizer que este seja um cenário impossível. Esse foi o caso do Walmart, que encerrou as atividades do seu marketplace no Brasil em 2019. Quem poderia prever isso, certo? 

E um marketplace nem precisa, necessariamente, deixar de existir para comprometer as vendas. 

Uma simples mudança nas regras pode tornar o negócio menos lucrativo e atrapalhar o fluxo de caixa da sua empresa. Isso também aconteceu recentemente, com o Shopee. Você pode entender mais sobre o assunto neste artigo: Mudanças na Shopee: Ainda vale a pena vender no marketplace? 

Por isso, o ideal é que você não concentre todos os seus anúncios em um único marketplace. Você pode considerar aliar sua presença em marketplaces com a criação da sua própria loja virtual, se isso for possível. De qualquer forma, o importante é variar e  fazer testes recorrentes! 

Os principais marketplaces do Brasil 

Agora que já sabemos que é vantajoso vender na internet através dos marketplaces e como isso vai te ajudar no início da jornada, vamos te apresentar os principais marketplaces aqui no Brasil. 

O que todos eles têm em comum é: você pode vender qualquer coisa dentro dessas plataformas – desde que estes itens atendam à política de segurança da plataforma escolhida, é claro. Confira os principais marketplaces do Brasil: 

Principais Marketplaces do Brasil - o que é marketplace

1. Mercado Livre

O maior e o mais popular marketplace do Brasil, o Mercado Livre já faz parte da vida do brasileiro. Provavelmente, você já comprou algo por lá ou conhece alguém que adora a praticidade da plataforma. 

Esse marketplace é o principal de toda a América Latina e apresenta mais de 60 milhões de ofertas em tempo real.

Só para você ter uma ideia do potencial de venda que o Mercado Livre tem, em apenas 1 segundo, a plataforma realiza 9 vendas. São mais de 30 milhões de usuários ativos que compram diariamente por lá.

Por isso, o tráfego do Mercado Livre é essencial para quem quer realizar as primeiras vendas na internet. As chances de vender por lá são muito maiores do que em qualquer outro lugar.

Para saber como vender no Mercado Livre agora mesmo, clique aqui e leia este artigo com o passo a passo completo.  

Além disso, o Mercado Livre possui sistemas integrados que ajudam na logística da empresa como o Mercado Envios (intermediário de entrega) e o Mercado Pago (intermediário de pagamento). Ou seja, toda a estrutura necessária para começar a vender hoje mesmo já está disponível para você. 

Leia também: Como Anunciar no Mercado Livre [O Guia Completo]

2. Americanas Marketplace (Americanas.com, Submarino e Shoptime)

A Americanas Marketplace – anteriormente conhecida como B2W – integra sites como Americanas.com, Submarino e Shoptime. Ou seja, se você cadastrar o seu produto na no Americanas Marketplace, eles poderão ser anunciados nesses outros sites também. 

É uma grande concorrente do Mercado Livre aqui no Brasil por abrigar mais de um marketplace. São várias forças unidas, aumentando o potencial da plataforma. 

Se você já tinha interesse em se cadastrar em algum desses três marketplaces, é por meio da Americanas Marketplace que você vai conseguir. 

Leia também: Como Vender na Americanas: Guia Prático 

3. Amazon Brasil

Quando a Amazon expandiu os seus serviços para o Brasil, outros grandes marketplaces, como os citados nos tópicos anteriores, perceberam que um concorrente de peso chegava para disputar espaço nas vendas.

E o mais surpreendente é que, em pouco tempo após sua chegada no Brasil – cerca de dois anos – a Amazon conquistou um lugar de destaque no pódio dos melhores marketplaces do país.

Hoje, a Amazon continua em terceiro lugar do Top Ecommerce Ranking Reports, do Ecommerce Brasil.

Então, não dá para ignorar o grande potencial que esse marketplace possui por aqui. 

Um detalhe interessante é que você pode vender não só apenas produtos novos na Amazon, mas também produtos usados e/ou reformados. Existe uma lista de categorias disponível para o usuário que aponta aquelas que podem vender itens usados.

Você pode conferir a lista das categorias de produto da Amazon neste artigo: Como vender na Amazon Brasil Passo a Passo. 

4. Magazine Luiza 

A Magazine Luiza é uma rede varejista brasileira de eletrodomésticos. No entanto, há pouco tempo, a empresa decidiu abrir um espaço para pequenos e médios empreendedores venderem seus produtos dentro do marketplace da Magalu (como é conhecida a empresa).

A Magalu possui mais de 900 lojas e está presente em pelo menos 16 estados brasileiros. Os principais segmentos de venda são: 

  • Eletrônicos;
  • Celulares;
  • Móveis;
  • Informática. 

5. Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace surgiu por conta de uma necessidade dos usuários. O Facebook sempre foi muito utilizado por uma parcela dos usuários para comprar e vender produtos e, diante do crescimento do mercado de comércio eletrônico, a empresa desenvolveu uma ferramenta específica para esta atividade...

O Facebook marketplace é o intermediador de compras e vendas oficial da rede social. A ferramenta chegou ao Brasil em 2018 e tornou a negociação entre loja e cliente muito mais amigável e profissional.

6. Via Marketplace (Casas Bahia, Ponto e Extra.com) 

A Via Marketplace, assim como a Americanas Marketplace, integra diferentes sites em sua plataforma. Se você quer anunciar no site da Casas Bahia, do Ponto ou no Extra.com, a Via Marketplace é o único caminho… 

Esse é um modelo que traz bastante praticidade para o lojista, que pode ter seus anúncios disponibilizados em diversas plataformas diferentes. 

Leia também: 5 Passos para vender na Via Varejo Marketplace.

Quem pode vender em um marketplace?

Qualquer pessoa pode vender em marketplace, mesmo que não tenha loja virtual própria. Essa é uma forma democrática de se vender na internet, permitindo que empresas deem o seu primeiro passo sem fazer muitos investimentos. 

Se você está começando agora nesse mercado, saiba que temos um artigo especial sobre o assunto, vale a leitura: Marketplace para iniciantes: 6 passos para começar do zero.

Dito isso, é preciso dizer que a maioria das plataformas exige um CNPJ ou oferece condições especiais para vendedores regularizados. 

Fique atento para o alerta: começar a vender na internet com um CNPJ próprio é a melhor opção. Isso porque com uma empresa legalizada você é capaz de separar suas finanças pessoais e empresariais, além de emitir notas fiscais e conseguir abatimentos em impostos. 

Se você ainda não tem um CNPJ, mas quer começar a vender em marketplaces, sugerimos que leia: Como criar um CNPJ para a loja virtual?.

Precificação de produtos para marketplaces

O marketplace é um canal de vendas com suas próprias características e particularidades. E, dentro desse contexto, um dos fatores que merecem uma atenção especial é a precificação

Veja agora algumas dicas de como precificar seus produtos corretamente em um marketplace: 

  • Mapeie seus custos fixos e variáveis; 
  • Leve em consideração as taxas praticadas pelo marketplace;
  • Observe os preços praticados pela concorrência.

Nós falamos com mais profundidade sobre esse assunto no seguinte artigo:  Precificação para Marketplaces: Como Calcular do Jeito Certo? 

Como anunciar nos marketplaces?

Toda vez que um cliente procura por um item em um marketplace, ele tem acesso a diversos anúncios para o mesmo produto. Esses anúncios nada mais são do que páginas que contêm informações sobre o produto. 

Isso quer dizer que os anúncios da sua empresa vão competir diretamente com os de seus concorrentes. Sendo assim, como anunciar nos marketplaces de forma eficiente? Nós temos algumas dicas: 

  • Use fotos de qualidade, que mostrem a real natureza do produto; 
  • Utilize preços competitivos, mas tenha cuidado com a sua margem de lucro;
  • Faça descrições de produto detalhadas, com bastante informação.

Quer melhorar as fotos do seu Ecommerce ou marketplace? Neste artigo, ensinamos como fazer um mini estúdio fotográfico com materiais baratos: Saiba como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos]

Dicas de como vender em marketplaces

Ao contrário do que muitos pensam, uma empresa não precisa ter uma operação própria antes de começar a vender em marketplaces. Ou seja, é completamente possível começar a fazer as suas primeiras vendas nesse modelo de negócio.

Da mesma forma, também é possível utilizar os marketplaces quando você já tem uma loja online ou física. Esse é um método bastante democrático. Ainda assim, o processo de vender em marketplaces pode gerar dúvidas. Para ajudar nesse quesito, listamos os passos mais importantes para começar a vender em marketplaces: 

  • Escolha a sua plataforma de marketplace preferida: você não precisa escolher apenas uma, mas é importante colocar os seus produtos em espaços estratégicos, comparando taxas e tarifas para utilizar o espaço;
  •  Tenha os documentos em mãos: como falamos há alguns tópicos, a maioria dos marketplaces vão exigir que você tenha um CNPJ e, por isso, você deve ter determinados documentos em mãos antes de fazer o seu cadastro. Usualmente, essa lista está disponível no próprio site da plataforma escolhida. Leia com atenção! 
  • Faça o cadastro de produtos: depois de fazer o seu cadastro, você terá que realizar o upload dos produtos na plataforma. Tenha atenção a detalhes como peso, medidas e tamanhos. Preste uma atenção especial às imagens utilizadas. O marketplace é um espaço competitivo e qualquer item que possa te diferenciar dos concorrentes é uma vantagem. 
  • Ajuste os detalhes logísticos: ainda que alguns marketplaces se responsabilizem pela entrega, outros não. Então, ajuste os detalhes logísticos para que os produtos comprados cheguem à casa dos clientes com agilidade. 

Qual o melhor marketplace?

Cada marketplace tem suas vantagens e desvantagens, por isso, é impossível dizer qual o melhor marketplace. O que você precisa fazer é mapear quais os principais canais para o seu público-alvo e para o seu mercado e tomar uma decisão baseada em dados. 

Dizemos isso porque, enquanto existem os marketplaces mais generalistas, onde produtos de todos os tipos podem ser comercializados, existem também os mais específicos, voltados para um nicho de mercado

Um bom exemplo disso é o Elo7, totalmente voltado para o público que compra e vende artesanato.  Dito isso, aqui vai uma lista com alguns dos melhores e mais confiáveis marketplaces do Brasil: 

  • Mercado Livre;
  • Amazon;
  • Via Varejo;
  • Netshoes;
  • Shopee;
  • Magazine Luiza.

Quanto custa vender em marketplace?

A maioria dos marketplaces cobra uma mensalidade para uso da plataforma, somado à uma taxa sobre cada venda. Essa taxa costuma variar bastante de um marketplace para o outro e podem ser cobradas em porcentagem ou quantias fixas. 

Listamos as taxas de alguns dos Marketplaces que mencionamos neste artigo, veja só: 

  • Mercado Livre: taxa varia de 11% a 19%;
  • Shopee: comissão fixa de 12%;
  • B2W: comissão fixa de 16%;
  • Magazine Luiza: taxas variam entre 10% e 20%;
  • Amazon: taxas variam de acordo com o plano escolhido;
  • Via Varejo: entre 14 e 18%. 

Tipos de marketplace

Agora que você conhece um pouco mais sobre marketplaces e suas particularidades, vamos falar sobre os diferentes tipos que existem. Todos os marketplaces podem ser divididos em três principais categorias: 

Marketplace B2B

O marketplace B2B são todos aqueles voltados para o comércio entre empresas. Daí que vem o nome B2B, ou seja, Business to Business. Essa relação pode ser dar, por exemplo, entre empresas e fornecedores, pequenas e médias empresas, grandes e pequenas empresas, as possibilidades são muitas! 

Marketplace B2C

O marketplace B2C, ou Business to Consumer é aquele com o qual já estamos mais acostumados, ou seja, o de empresas que vendem para o consumidor final. Esse é o tipo de marketplace que possui mais variedade e, usualmente, o mercado é composto pelas grandes varejistas. 

Marketplace C2C

Por último, mas não menos importante, existe o marketplace C2C, ou seja, Consumer to Consumer. Nesse segmento é comum encontrar os sites de produtos usados dos mais variados tipos. 

Além dessas definições mais abrangentes, também podemos dividir o mercado de marketplaces em subcategorias como: 

Marketplace de produtos físicos

A maioria dos marketplaces se encaixam nessa categoria. Esses são os sites voltados para a venda de bens físicos. Alguns dos itens mais populares são as roupas, calçados, livros, eletrodomésticos, acessórios, enfim… A lista é longa. 

Alguns dos principais marketplaces de produtos físicos são: 

  • Americanas
  • Amazon;
  • Elo7;
  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza;
  • Casas Bahia;
  • Extra.com;
  • Ponto;
  • E mais!

Marketplace de serviços 

Existem também os marketplaces de serviços, que permitem a comercialização de produtos digitais. Alguns exemplos são: 

  • Ifood;
  • Uber;
  • 99Freelas;
  • Getninjas;
  • Udemy;
  • E mais. 

Marketplace de aluguel 

Já os marketplaces de aluguel são mais comuns dentro do segmento de hotelaria. Um dos exemplos mais famosos é o Airbnb, uma plataforma para locação de casas por temporada. 

A empresa inovou ao permitir que pessoas comuns recebessem pelo aluguel temporário de casas ou quartos, cobrando uma porcentagem pela diária de cada cliente. 

Todo o processo é feito diretamente na plataforma, o que traz mais segurança tanto para o locatário quanto para o cliente. 

Baixe agora o Mapa dos Marketplaces!

Depois de ler sobre o que são marketplaces, quais suas vantagens e características, é hora de colocar a mão na massa

Nós mencionamos muitos marketplaces ao longo do texto, mas saiba que esses são só alguns dos vários parceiros comerciais que você pode – e deve! – explorar para vender na internet. 

Mas, afinal, como escolher o marketplace ideal para o seu negócio? 

Nós aconselhamos que você faça uma pesquisa e entenda as particularidades de todas as plataformas. Assim, você saberá se está no caminho certo.

Para te ajudar nessa etapa, nós criamos o Mapa dos Marketplaces, um e-book com 17 dos maiores marketplaces do Brasil.

Nele, você terá acesso a um guia rápido com taxas cobradas, categorias de venda em destaque, exigências da plataforma e outras informações importantes. 

Baixe o Mapa dos Marketplaces clicando aqui:

Perguntas Frequentes

O que é marketplace?

Um marketplace nada mais é do que um site de Ecommerce que permite que outros usuários – chamados de lojistas – usem a plataforma para vender produtos próprios, em troca de uma pequena comissão em cima de cada venda.

Como funciona o marketplace?

O marketplace funciona da mesma maneira que um shopping tradicional. Para usar um marketplace basta preencher o cadastro na plataforma, cadastrar os produtos e fazer anúncios. Vender em marketplaces é fácil e tem um ótimo custo-benefício.

Qual a diferença entre marketplace, Ecommerce e loja virtual?

Um marketplace é um espaço “alugado” dentro de um site de vendas que pertence a outra empresa. Uma loja virtual é o site de vendas da sua própria empresa. E Ecommerce é todo o ambiente online onde acontece uma compra, contando lojas virtuais, marketplaces, redes sociais e outros canais de venda.

Como precificar produtos em marketplace?

Para precificar produtos do jeito certo você deve considerar os seus custos fixos e variáveis, levar em conta as taxas de cada marketplace e observar os preços praticados pela concorrência.

Quais as vantagens de vender em marketplace?

Marketplaces costumam ter um alto volume de tráfego, o que aumenta as vendas e diminui o risco para lojistas. Além disso, começar a vender em marketplace também é uma forma barata de começar no Ecommerce.

Qual o melhor marketplace?

O melhor marketplace para o seu negócio é aquele que concentra mais tráfego do seu público-alvo e apresenta as taxas mais vantajosas. Como você pode perceber, essa resposta pode variar. Por isso, indicamos que você pesquise bastante sobre o assunto.

Como anunciar nos marketplaces?

Para fazer bons anúncios no marketplace, você deve usar fotos de qualidade, que mostrem a real natureza do produto; praticar preços competitivos, tendo cuidado com sua margem de lucro e fazer descrições de produto com bastante informação.

Quais os principais tipos de marketplace?

Os principais tipos de marketplace são os B2B, B2C e C2C. Existem, ainda, subcategorias, como os marketplaces de produtos físicos, marketplaces de serviços, marketplaces de aluguel e mais.