Vanessa Kiyan é apaixonada por voleibol desde criança e enxergou, nesse sentimento, a oportunidade de criar um negócio de sucesso no Ecommerce. Conheça a história da Saque Viagem, loja que se tornou referência quando o assunto é a venda artigos esportivos focados em vôlei.

No Brasil, o segmento de esportes já correspondia a cerca de 2% do PIB nacional antes da pandemia do coronavírus, em 2020, e vinha em constante crescimento. E, segundo projeção da Statista, o faturamento do segmento deve crescer em torno de 5% ao ano até 2025. Um cenário excelente, não é mesmo?

Mas a história que vamos contar hoje começou bem antes desse período…  

A Saque Viagem foi fundada em 2014 com o objetivo de suprir uma demanda do mercado que não recebia a atenção das grandes companhias do varejo: torcedores e admiradores do voleibol.

Criada por Vanessa Kiyan e Amanda Sampaio, o negócio começou como um simples site de notícias sobre o nicho e se transformou em uma loja altamente lucrativa. Entre seus principais feitos, estão:

  • Obteve a primeira venda em menos de 10 minutos da inauguração da loja;
  • Fechou parcerias com os maiores times do Brasil e seleções do mundo;
  • Conquistou um faturamento de 6 dígitos por mês.

A paixão pelo vôlei como o início de tudo

Vanessa Kiyan é formada em Jornalismo e, desde pequena, tinha o costume de assistir a jogos de vôlei ao vivo em estádios com sua família. Apesar de nunca ter praticado o esporte, sempre nutriu uma forte paixão por todo o universo que o envolvia

Leitora assídua das edições da extinta revista “Voleibol”, Vanessa desejava unir sua profissão ao esporte que tanto admirava. Porém, antes de conseguir isso, ela estagiou com comunicação corporativa em algumas empresas… E isso só aumentava a sua frustração até então.

A conclusão da faculdade foi o ponto-chave para ela decidir o rumo que iria dar à sua carreira. Vanessa decidiu sair do emprego que estava na época e deu seu primeiro passo para o que se tornaria o projeto da sua vida… Ela criou o próprio site de notícias, chamado Saque Viagem

Inúmeras notícias eram publicadas por lá todos os dias… E, ao frequentar as quadras para fazer a cobertura dos jogos, Vanessa teve um grande insight: os torcedores não usavam as camisas dos times. 

Para quem está acostumado a ver pessoas circulando nas ruas com camisas de time de futebol, essa ideia pode até parecer um pouco distante. Mas o fato é que, segundo a empreendedora, grandes varejistas do mercado – como Netshoes e Centauro – apostam mais em artigos de esporte de massa, não tanto nos de nicho, como o voleibol.  

E foi justamente aí que veio a virada de chave para a Vanessa… Por que não criar uma loja voltada para o público que gosta de vôlei?

edz

As primeiras dificuldades no empreendedorismo

No ano de 2014 nasceu a loja Saque Viagem. Na época, com pouco conhecimento a respeito de vendas online, a Vanessa e sua parceira de negócio na época, Amanda Sampaio, construíram o site de vendas por meio de uma plataforma básica, que não tinha muitos recursos mas que foi o suficiente para começar.

Elas mesmas foram as responsáveis por tirar as fotos dos produtos, criar o layout da loja, etc. E já com o site no ar, começaram a surgir os primeiros desafios… O principal deles era justamente encontrar times de vôlei que vendessem suas camisas oficiais. Eles não tinham o costume de comercializar as peças, tanto que, apenas 5 concordaram em fechar uma parceria no início.

Apesar da dificuldade, nada desanimou as empreendedoras… Pelo contrário, elas tiveram ainda mais força de vontade para continuar. 😉

Para a inauguração, Vanessa conta que elas fizeram publicações nas redes sociais e colocaram um banner na loja. Para a surpresa das duas, em menos de 10 minutos, a primeira venda foi realizada na loja virtual!

Nesse momento, Vanessa explica que lembrou do livro “Crie seu mercado no mundo digital”, escrito por Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática. Isso porque, na obra, ele fala muito sobre a importância da construção da audiência para um negócio:

“A gente tinha construído uma audiência, nosso site era bastante conhecido entre os fãs de vôlei e tinha uma reputação. Então, quando lançamos a loja, as pessoas já confiavam no nosso trabalho, não tiveram aquele medo de “ah, será que vão entregar? Isso era muito comum na época”. 

A necessidade de aprender mais sobre Ecommerce

Apesar de estudar bastante sobre negócios e frequentar diversos eventos, Vanessa começou a sentir falta de aprofundar seus conhecimentos sobre Ecommerce. Ela precisava aprender, de fato, como estruturar melhor a loja para escalar as vendas.

Apesar de já ter ouvido falar sobre o Bruno de Oliveira e o Ecommerce na Prática diversas vezes, foi em um evento, em São Paulo, que a empreendedora decidiu mergulhar nos conteúdos da escola.

Ela fez treinamentos consolidados do EnP, participou de workshops e consumiu diversos vídeos do canal do YouTubeVanessa estava realmente determinada a fazer o seu negócio decolar

“Trocamos de plataforma, começamos a fazer ofertas explosivas e outras estratégias(...). Os resultados foram absurdos. Só de oferta explosiva, a gente conseguiu 30% do faturamento do mês”. 

Tanto conhecimento, aplicado com eficiência, não poderia ter um resultado diferente do sucesso nas vendas…

Saque Viagem hoje fatura 6 dígitos por mês!

Atualmente, a Amanda Sampaio não está mais na empresa. Mas a Vanessa ganhou uma parceira e tanto nos negócios nos últimos anos, sua irmã Viviane Kiyan, também entusiasta do voleibol. 

Com o crescimento da empresa, elas logo perceberam a necessidade de contratar mais profissionais para auxiliar na operação da loja. E, atualmente, a empresa já possui Hoje, já fazem parte do time do Saque Viagem colaboradores para controle de estoque, produção de conteúdo, atendimento e uma agência para atuar na parte de marketing

E os principais canais de venda da empresa são: loja virtual, redes sociais, principalmente, Instagram e YouTube, além do WhatsApp e marketplaces

Em termos de faturamento, Vanessa afirma que houve uma grande mudança nesse sentido após fazer os treinamentos do Ecommerce na Prática… Hoje, sua empresa consegue faturar  6 dígitos por mês.  Uma conquista e tanto! 💰

Em meio a tudo isso, a empreendedora faz questão de dizer que a sua loja não vende camisas, mas sim sonhos. Isso porque, há alguns anos, era inimaginável comprar camisas de times de vôlei no Brasil…

E ressalta que sente uma sensação de dever cumprido quando recebe mensagens de agradecimento de pessoas que conseguiram comprar camisas de seleções internacionais, como a Rússia, por exemplo, que é uma das principais do vôlei.

Faça como a Vanessa Kiyan e monte o seu negócio de sucesso!

Como vimos, é totalmente possível criar um negócio lucrativo no Ecommerce,  mesmo que em um nicho específico, como vôlei. Basta você ter a dose certa de empenho, dedicação e sede constante por aprendizado! 

E em termos de conhecimento, assim como a Vanessa Kiyan, você também pode contar com a  ajuda do Ecommerce na Prática! Desde 2015, nossa escola apoia empreendedores a conseguirem o tão sonhado objetivo de serem donos de seus próprios negócios.

O primeiro passo para isso acontecer você já sabe: adquirir o conhecimento necessário. Para isso, nós te convidamos a fazer o treinamento e Ecommerce do zero  e faturar R$ 30 mil em até 90 dias!

Nele, você vai aprender o passo a passo, validado por mais de 50 mil alunos, para construir sua loja virtual do zero e começar a vender todos os dias. Tudo isso em menos de 3 meses.

Todo conteúdo do curso está disponível pela assinatura da plataforma Ecommerce na Prática. Para saber mais, clique aqui: