O mundo vive em um ritmo acelerado e isso não é novidade para ninguém. O consumo de informações na internet é um grande exemplo disso: hoje, nós vivemos em meio a uma avalanche de informações. O desafio que surge, então, é entender como atrair e engajar o público do jeito certo… E a resposta para isso pode estar no conceito de slow content

Trazendo um pouco essa discussão para os negócios online, uma dos maiores desafios para os empreendedores é criar conteúdo que realmente atendam às expectativas do público. 

Os criadores que fazem isso muitas vezes acreditam que o ideal é manter um alto volume de publicações todos os dias. Mas será que este é realmente o caminho adequado para ter uma produção de conteúdo realmente eficiente?

Ao longo deste artigo, nós vamos te explicar o que é slow content, qual sua importância, vantagens e como aplicá-lo nos negócios. Vamos lá?

O que é slow content?

Slow content, ou conteúdo lento, em tradução livre, é um conceito que prioriza uma criação de conteúdo feita em um ritmo mais desacelerado. Assim, os produtores de conteúdo não precisam focar em criar em menos tempo e em maior quantidade.

O objetivo é justamente ao contrário. A produção de conteúdo acaba sendo feita no próprio ritmo do criador e de sua audiência. Sem a pressão de escrever muito e a todo momento.

Quem trabalha com marketing digital e, consequentemente, com marketing de conteúdo, sabe bem o quanto é preciso fazer diversos testes com diferentes tipos de conteúdo para entender mais a audiência e os algoritmos das plataformas digitais

Sobre o algoritmo do Instagram, por exemplo, muitas pessoas acreditam que quanto mais publicações forem feitas, maior serão os resultados obtidos. Mas não é bem por aí…

Para atrair e engajar as pessoas no ambiente digital, mas vale saber o horário correto para publicar em uma determinada rede social, por exemplo, do que fazer uma enxurrada de publicações por dia. 

E foi nesse cenário que surgiu essa tendência do slow content. Seu objetivo é alertar tanto os produtores de conteúdo quanto os usuários que nem sempre é necessário manter esse ritmo acelerado

Ou seja, o que importa é a qualidade do conteúdo, não o volume ou o tempo em que ele foi criado. 

Qual a importância do slow content?

O slow content é importante porque chama a atenção das empresas para uma produção de conteúdo de maior qualidade e com maiores chances de engajar o público

Nós vivemos hoje em uma avalanche de publicações e notificações, o que acaba dispersando a audiência e desestimulando os criadores de conteúdo. É como uma infoxicação, termo criado pelo físico espanhol Alfons Cornella em 1996, combinando as palavras "informação" e "intoxicação".

As pessoas recebem centenas (às vezes, milhares) de informações durante o dia, como e-mails, ligações, mensagens, vídeos, artigos, etc. Mas sentem dificuldade de filtrar o que realmente importa ou é interessante para elas.

E é nesse contexto que o conceito de slow contente se faz tão relevante. Ele ajuda as empresas a refletirem sobre a produção de conteúdo relevante, que realmente gera valor para quem vai consumir

Interessante, não é verdade? Vamos aprofundar um pouco mais o assunto…

Vantagens do slow content

Como a proposta do slow content segue uma vertente mais desacelerada e com mais liberdade para o criador de conteúdo, os seus benefícios chamam logo a atenção das empresas…

Afinal de contas, um conteúdo criado de maneira lenta acaba tendo mais qualidade, afetando diretamente o retorno que a audiência vai dar. 

Veja, abaixo, quais são as vantagens do slow content: 

1. Diminui desperdício de tempo e recursos

Hoje, muito do processo de produção de conteúdo é focado em agilidade e prazos apertados. O resultado disso são materiais desenvolvidos de maneira mais rasa, que não aprofundam na dor do cliente e, consequentemente, não entregam o que eles precisam. 

Na prática, você investe tempo e recurso em algo que não está à altura do que a audiência busca e necessita.

O slow content está na contramão disso. Ele pede mais tempo e liberdade para a criação de conteúdo, o que dá mais chances de elaborar materiais mais ricos, que realmente atendam às necessidades das pessoas. 

Assim, você acaba diminuindo o desperdício de tempo e, ao mesmo tempo, também o de recursos, uma vez que as suas publicações agradarão mais o público.

Uma vantagem e tanto, concorda?

2. Aumenta engajamento da audiência

A partir do momento que você passa a criar e publicar conteúdos de valor, maiores são as chances de aumentar o engajamento da audiência. 

Reflita por alguns instantes: ao navegar pelo feed do Instagram, por exemplo, por quantos posts você passa sem realmente consumir o conteúdo? Apostamos que muitos… 

Mas isso é mais comum do que você imagina. Muitas empresas hoje em dia estão focadas em quantidade, não qualidade das publicações, e isso desestimula as pessoas. 

A saída, então, é criar um conteúdo de valor, que realmente seja interessante para os seus seguidores, deixando seu engajamento nas alturas!

Leia também: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

3. Gera mais autoridade para a marca

A autoridade de uma marca não surge do nada, independentemente de ela atuar no ambiente online ou não. É preciso se posicionar da maneira correta, adotar boas estratégias de branding, apostar pesado em marketing digital, dentre outras iniciativas.

Além disso, é claro que a criação de conteúdos relevantes a partir do slow content ajuda muito a construir uma boa autoridade no mercado…

Se você aborda com profundidade temas que os clientes querem saber, maiores são as chances de a sua empresa conquistar mais autoridade no mercado. Assim, quando uma pessoa quiser saber sobre um determinado assunto, é o seu blog ou as suas redes sociais que ela vai buscar.

E pode ter certeza que o Google vai estar atento a isso! 

Logo, empenhe-se em desenvolver conteúdos de qualidade, a partir de técnicas de SEO (dependendo do canal, claro) para que a audiência engaje e as suas páginas fiquem entre os primeiros resultados no buscador.  

Para te ajudar nessa tarefa, sugerimos a leitura do artigo: 9 Dicas de SEO para Ecommerce

Como fazer slow content?

Agora que você já tem uma boa base sobre o que é slow content, qual sua relevância e outros pontos, chegou o momento de entender como aplicar o conceito na prática. 

O slow content está diretamente ligado ao marketing de conteúdo, que nada mais é do que uma estratégia voltada para a produção de conteúdo de qualidade. Isto é, para aumentar o reconhecimento da marca, melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca (SEO) e gerar mais interesse do público. 

Ao pensar na sua estratégia de marketing, não esqueça de atrelar esses conceitos, combinado? Isso pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio muito mais do que você imagina. 

Sem mais delongas, vamos entender como fazer slow content

Veja os tópicos abaixo:

1. Faça pesquisas

Conteúdo lento é o que é bem pesquisado. Por que ter pressa, não é mesmo? A ideia é você entregar um material com qualidade e profundidade para a sua audiência.

Isso significa que você deve procrastinar ou levar semanas para executar uma tarefa que poderia ser feita em um dia, por exemplo? Não!

Mas você pode gastar um pouco mais de tempo fazendo pesquisa, enfim, explorando mais o tema que vai abordar na sua publicação. 

Ao fazer uma pesquisa completa, você vai expandir o seu conhecimento e aumentar as chances de ter insights e novas ideias para explorar nos seus canais de comunicação. Bem interessante, não é?

2. Elabore os conteúdos com cuidado

A estratégia do slow content vale também para a etapa de criação do conteúdo, ou seja, quando você coloca a mão na massa para escrever o texto ou criar as imagens. Faça isso com cuidado e calma.

Escolha bem as referências que vai usar, a linguagem, analise a persona do seu negócio e faça testes. Caso você não saiba o que é persona ou qual é a do seu negócio, indicamos que preencha o Mapa da Empatia

Essa ferramenta vai te ajudar a conhecer muito bem a sua persona, saber onde ela está e mais. Para acessá-lo gratuitamente, clique aqui.

Lembre-se que todas as ações da empresa precisam estar alinhadas com a sua respectiva persona. De nada adianta saber como aplicar slow content em suas estratégias de conteúdo se você não conhece a fundo o seu comprador, não é verdade?

3. Crie conteúdos de valor

A base do slow content é a criação de conteúdo de qualidade e profundidade. O foco é criar publicações que realmente entreguem algo de valor para o público

O primeiro passo para isso é conhecer a fundo a persona, como mencionamos anteriormente. Mas não só isso, pois você pode - e deve - ir além…

Observe em qual momento o seu cliente está, qual tipo de material ele precisa, etc. Uma maneira de fazer isso é analisando o seu funil de vendas, que engloba um conjunto de etapas que representam a jornada pela qual um cliente passa até chegar ao momento da conversão e retenção. 

4. Valorize o seu tempo

Já deu para perceber que o slow content preza bastante pelo bom uso do tempo, não é verdade? Mas isso não significa que você deve desperdiçar tempo, pelo contrário… você deve valorizá-lo, usando-o da melhor maneira possível

Assim, defina quantas horas por dia você poderá se dedicar para criar conteúdos. E tão importante quanto isso: determine um horário para você parar de acessar a internet. Existem alguns aplicativos que bloqueiam notificações, deixando tudo bem mais calmo e silencioso. 

Que tal fazer o teste?

O slow content propõe que o criador de conteúdo realize suas tarefas sem ansiedade e com tranquilidade. No fim das contas, o que importa é você entregar publicações incríveis em um tempo razoável.

Por que aplicar o slow content em sua estratégia de marketing de conteúdo?

O slow content possui uma proposta interessante para melhorar a criação de conteúdo e, de certa forma, também a produtividade do criador. 

Ainda é muito comum que integrantes de times de marketing de empresas cheguem à exaustão por conta da alta produção. E o mais complicado ainda: o esforço é feito sem atingir os resultados necessários…

Como dito anteriormente, conteúdos rasos não engajam ou geram valor… e por isso o slow content é tão relevante para os negócios. 

Mas será que ele é o suficiente? Essa resposta é fácil: não!

Além de definir um bom prazo e pesquisar bastante, os seus conteúdos precisam estar alinhados com os canais de comunicação que você utiliza. E algo que sempre atrapalha os criadores nesse sentido é entender quais publicações valem a pena…

Foi pensando nisso que nós desenvolvemos o e-book 32 ideias de postagens para bombar suas redes sociais!

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Para ter acesso gratuitamente ao material, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é slow content?

Slow content, ou conteúdo lento, em tradução livre, é um conceito que prioriza uma criação de conteúdo feita em um ritmo mais desacelerado. Assim, não é preciso focar em criar em menos tempo e em maior quantidade.

Quais são as vantagens do slow content?

Entre as principais vantagens do slow content, estão: 1. Diminui o desperdício de tempo e recursos; 2. Aumenta o engajamento da audiência; 3. Gera mais autoridade para a marca.

Como fazer slow content?

Para fazer slow content é preciso: 1. Fazer pesquisas; 2. Elaborar os conteúdos com cuidado; 3. Criar conteúdos de valor; 4. Valorizar o seu tempo.