Você já ouviu falar sobre redução de custos

Quando você empreende – seja pela internet ou no ambiente físico – entender o equilíbrio entre ganhos e gastos é essencial. Afinal, de nada adianta batalhar para crescer o número de clientes e vendas, se os seus custos aumentam na mesma proporção. 

Não nos entenda mal: todo empreendimento requer um certo nível de investimento, mas saber usar o seu orçamento de forma inteligente pode te separar dos demais concorrentes do mercado. 

E é sobre isso que falaremos neste artigo. Nos próximos tópicos, explicaremos quais são os gastos mais importantes para sua empresa e como reduzi-los. 

Hora de pegar a sua calculadora e começar a leitura! 

O que são custos?

Antes de começarmos a falar sobre como reduzir custos, que tal darmos um passo atrás e entendermos do que se trata este conceito? 

Falar de custos pode parecer óbvio, mas existem particularidades que precisam ser explicadas. Como, por exemplo, a relação entre custos e despesas. Você sabe como eles se diferenciam? 

Diferença entre custos e despesas

Enquanto os custos estão relacionados à atividade-fim da empresa, as despesas são os gastos decorrentes da geração de receita. 

Os custos são, na realidade, todos os gastos relacionados à produção e entrega do produto final. Alguns dos custos mais comuns são: obtenção de matérias-primas ou produtos para revenda, gastos com energia elétrica, salários, dentre outros. 

As despesas, por outro lado, não estão envolvidas diretamente na produção do produto que chega ao consumidor, mas estão intimamente relacionadas. Algumas despesas comuns são comissão de vendedores, impostos, gastos com telefonia e mais. 

Ambas as modalidades de gastos têm espaço para otimização, é claro. Por isso, para fins didáticos, vamos considerar alternativas para reduzir os dois tipos de gastos. 

Nós temos um artigo especial que fala apenas sobre contabilidade para lojas virtuais. Se este assunto te interessa, leia aqui: Contabilidade para Ecommerce: como deixar sua empresa em dia? 

A redução de custos é mesmo um processo necessário?

Nós falamos sobre como o aumento dos custos é um processo inevitável durante o crescimento de uma empresa. Ou seja, é natural que os seus gastos aumentem na mesma medida em que o seu faturamento cresce

Mas, é claro, se você preocupa-se com aumentar a sua margem de lucro e ter um negócio mais produtivo, conseguir fazer uma redução de custos eficiente é essencial. 

Imagine, por exemplo, que a sua empresa tem um ótimo mês de vendas, atingindo novos clientes e batendo recordes de produtos comercializados. Um motivo para comemorar, certo? 

Mas, ao mesmo tempo, mais produtos vendidos significam maiores custos logísticos, aumento na demanda de vendedores ou atendentes, isso sem falar do aumento no pagamento de impostos. 

No fim das contas, sem um planejamento de gastos eficiente, os seus custos operacionais podem facilmente superar o lucro das vendas

Quer se ver livre deste cenário? Nos próximos tópicos temos algumas alternativas para redução de custos. Veja só…

6 maneiras de fazer uma redução de gastos em sua empresa

Se você sente que poderia fazer mais com o orçamento da sua empresa, ou que a sua margem de lucro pode ser otimizada, saiba que a redução de custos é uma alternativa! 

E, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, você não precisa abrir mão da qualidade e agilidade da sua operação para gastar menos

A seguir, listamos algumas das alternativas mais eficientes na redução de custos operacionais de uma empresa. Vamos começar?

Faça um bom planejamento de estoque

Sem um bom planejamento de estoque, a sua empresa terá problemas muito maiores do que gastos mal direcionados. Afinal de contas, você conhece todas as entradas e saídas que acontecem no estoque de sua empresa? 

Ter essas informações evitará, por exemplo, problemas com extravio de mercadorias ou compra desnecessária de itens com pouca procura. 

Fazer um planejamento correto também evita que o seu empreendimento sofra com a ponta de estoque, um dos inimigos da lucratividade

No processo de planejamento de estoque, é importante usar ferramentas de otimização, que facilitem a comunicação entre os pontos de venda e as equipes logísticas. 

Essas ferramentas também podem gerar relatórios preciosos, que te ajudam a entender quais os produtos com maior procura e quais devem ser comprados com cautela. Chega de perder dinheiro com compras inadequadas!

Automatize processos

Falando em automação… podemos apostar que o estoque não é a única parte da sua empresa que pode se beneficiar de ferramentas do tipo. 

A verdade é que, conforme um empreendimento vai crescendo, algumas tarefas operacionais precisam ser revisadas, a fim de que sua execução seja melhorada. Isso faz toda a diferença na redução de gastos! 

Faça uma pesquisa cuidadosa sobre softwares e ferramentas que podem otimizar a rotina operacional da sua empresa. Alguns dos pontos mais importantes neste processo são a gestão de documentos, os canais de atendimento ao cliente e a organização de demandas diárias. 

Você também pode gostar deste artigo: 5 Melhores Ferramentas de Automação de Marketing do Mercado 

Mantenha a vida financeira da sua empresa em dia

A redução de custos tem tudo a ver com a vida financeira da sua empresa, mas disso você já sabe. 

Você sabia que questões como o regime tributário e a quitação de dívidas também são de extrema importância para a manutenção da sua margem de lucro? 

As obrigações tributárias e fiscais são parte essencial do empreendedorismo e, por isso, a sua empresa precisa estar adequada ao regime ideal. 

Falhar em pagar os impostos adequados pode gerar grandes dores de cabeça e, em alguns casos, cobranças desnecessárias. Não hesite em contratar um contador para te ajudar a colocar a vida financeira da sua empresa em dia

E isso também vale para empréstimos e dívidas. Esses são gastos perigosos, que precisam ser cuidadosamente planejados a fim de que não prejudiquem a saúde financeira do seu empreendimento. 

Avalie seus fornecedores e renegocie contratos, se necessário

A relação com seus fornecedores é vital na redução de custos. Sempre que possível, entre em contato com suas empresas parceiras para negociar melhores condições de pagamento e prazos de entrega mais vantajosos. 

Ter negociações mais assertivas com seus fornecedores também causa um impacto direto na competitividade dos seus preços e, consequentemente, no número de vendas feitas.

Por isso, não tenha medo de manter as suas opções em aberto, procurando por novos fornecedores sempre que condições mais atrativas surgirem. Lembre-se: o seu negócio deve ser sempre uma prioridade! 

Promova um bom clima organizacional 

Um ponto que é muito negligenciado por gestores de empresas é a rotatividade nas equipes, o famoso turnover.  Uma empresa com alta rotatividade é aquela que não consegue reter funcionários, ou seja, tem altos níveis de demissões. 

Mas, como este pode ser um problema financeiro? 

O processo de contratação e demissão é muito caro para sua empresa. Afinal, achar bons profissionais, que se alinhem aos seus valores corporativos e façam um bom trabalho está cada vez mais difícil. 

Além disso, sempre que um colaborador deixa a sua posição, toda a sua operação sofre com a diminuição da produtividade. E como resolver este problema? 

Para diminuir a rotatividade da sua equipe, invista em soluções que melhorem o clima organizacional. Procure fazer contratações de pessoas que realmente estejam alinhadas ao perfil desejado, além de investir em estratégias para retenção de talentos. 

Leia também: Budget: o que é, como definir e aplicar no planejamento do seu Ecommerce 

Tenha atenção às contas de consumo

Água, energia, internet e telefone. Todas essas são contas essenciais para o funcionamento da sua empresa, mas isso não significa que elas não possam passar por otimizações.

Para começar, você pode diminuir os custos investindo em lâmpadas de LED, que consomem menos ou descargas mais econômicas, que utilizam menos água. Instalar sensores de movimento para lâmpadas em espaços pouco movimentados também é uma alternativa. 

Para diminuir o gasto com impressão, passe a utilizar as ferramentas de armazenamento digital, como o Google Drive e o Dropbox. Além de economizar no uso da impressora, essas ferramentas também promovem a integração de informações e o seu compartilhamento. 

Quais as vantagens de uma redução de custos?

Agora que você já sabe algumas das estratégias e ferramentas mais úteis na redução de custos, queremos te mostrar todos os benefícios que a sua empresa pode colher ao fazer uma avaliação criteriosa dos gastos. 

Maior rentabilidade

Quando falamos em crescimento da rentabilidade de empresas, é comum que o primeiro instinto seja o de aumentar o número de vendas. Mas, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Por isso, reduzir gastos e otimizar custos é uma ótima maneira de fazer mais, com menos

Mais competitividade frente aos concorrentes

Ao enxugar custos, é possível criar uma oferta mais competitiva, atraindo a atenção do seu público alvo. 

Além disso, ao cortar gastos desnecessários, sobrará mais dinheiro para investir em estratégias de marketing mais robustas. 

Mais possibilidades de investimento

Ao deixar parte do orçamento livre, sua empresa passa a ter o capital necessário para investir em outras frentes. Alguns exemplos são: 

  • Capacitação profissional da equipe; 
  • Melhorias na experiência do cliente;
  • Compra de matérias-primas de maior qualidade; 
  • Investimento em criação de conteúdo.

Leia também: Precificação para Marketplaces: Como Calcular do Jeito Certo? 

Precisando de ajuda na redução de custos da sua empresa? Conheça o Mestre das Finanças!

Ao longo deste artigo você deve ter percebido que cortar gastos pode ser um processo complexo, mas nós acreditamos que com a orientação certa, você vai tirar de letra! 

Com o curso Mestre das Finanças, ministrado pelo Diego Ceciliano, Especialista em finanças, Diretor de Operações e Sócio do Ecommerce na Prática, você pode otimizar os gastos da sua empresa com mais segurança e facilidade

Durante o curso, você aprenderá como fazer precificação, analisar fluxo de caixa e muito mais. O curso está disponível em nossa plataforma exclusiva. Assine o Ecommerce na Prática para começar os seus estudos!