A todo momento pessoas tentam vender algo a nós e vice-versa, mesmo sem perceber. O mundo em que vivemos é feito de vendas. E, quando se trata do mundo digital, funciona da mesma forma. Porém, para fazer isso de forma realmente persuasiva, é necessário conhecer o passo a passo de como vender online. Ele serve literalmente para qualquer coisa.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, mostra 3 passos simples para se vender qualquer coisa. Confira:

Se você não acredita que todo momento está tentando vender algo a alguém, aconselho que leia este artigo. Nele, vou te mostrar 3 passos que vão te ajudar a vender online qualquer coisa que você quiser.

Crenças Limitantes: cuidado com elas

Antes de começar, porém, preciso falar sobre alguns itens essenciais começar a vender. De quebra, vou quebrar alguns mitos que as pessoas costumam acreditar.

Esses mitos estão relacionados às seguintes crenças:

  • Nem todo produto vende bem online
  • Não sei vender

Abaixo, vou te mostrar a razão de essas duas crenças serem irreais.

“Nem todo produto vende bem”

Se você acha que são vendedores somente aqueles que trabalham com vendas, então vou te mostrar algo.

O que você precisa entender é que nem tudo que é vendido é necessariamente um produto físico. É possível vender uma ideia, uma imagem, um pensamento ou até um serviço.

Depois que você entender isso, vai perceber que até os negócios que, aparentemente, são serviços gratuito, como o Youtube ou o Google, precisam vender para sobreviver.

Mas como eles fazem isso?

O Youtube é um site gratuito, onde é possível ver milhões e milhões de vídeos todos os dias. E ele vende exatamente essa experiência prazerosa, divertida e viciante de permanecer no seu site assistindo vídeos.

A moeda de troca, nesse caso, é o tempo. Quanto mais tempo as pessoas gastam navegando pelo Youtube, mais publicidade elas assistem, o que gera lucro para o site.

O caso do Google é semelhante. Ele se vende como uma plataforma também prazerosa, às vezes divertida e, acima de tudo, útil para seus consumidores.

No Google, as pessoas sabem que podem tirar qualquer dúvida que tiverem em relação a qualquer coisa. E a moeda de troca é a mesma: o tempo gasto navegando pelo pesquisador.

“Não sei vender”

Você já entendeu que todo negócio funciona a base de vendas. Agora vou te explicar como todas as pessoas - isso mesmo, todas as pessoas - também estão 24 horas por dia tentando vender algo para alguém.

Já te expliquei, lá no começo, que uma coisa não precisa ser um produto físico para ser vendida. A partir dessa informação fica fácil entender o que quero dizer.

Pense em uma pessoa desempregada que vai a uma entrevista. Para convencer os recrutadores a contratá-la, a pessoa se vende para eles. Fala suas habilidades, sua experiência, personalidade… Tudo isso para mostrar aos recrutadores que ela é a pessoa ideal para aquele cargo em questão.

Agora pense em um cara que se interessou por uma mulher. Ele também se vende para conquistá-la. Ele se mostra sociável, com um papo agradável e como uma boa companhia. Ou seja, de certa forma, ele também está se vendendo para conquistar o coração da moça.

Ao tentar convencer um amigo de ir ao show que queremos, nós também estamos realizando uma forma de venda. Falamos da qualidade da banda, do local super maneiro em que será realizado o show e da oportunidade única que não pode ser desperdiçada de se assistir a esse show.

Todas essas são formas de venda que as pessoas fazem toda hora, todos os dias. 

3 Passos Simples para Vender Online

Agora você percebeu que não tem como fugir do mundo das vendas no nosso dia a dia. Isso acontece o tempo todo, mesmo que não perceba o que está fazendo.

A diferença é que, quando realmente tem consciência de que está vendendo, talvez você sinta que não está persuadindo a pessoa na sua frente de verdade. Por isso é que existem boas técnicas para te ajudar nessas horas… e vou falar sobre elas agora.

1 - Atraia a atenção do seu possível comprador

O primeiro passo para realizar uma venda é chamar a atenção do possível comprador

Chamar atenção para vender online

É impossível vender algo para alguém que não está prestando atenção ao que se está sendo dito. E a todo momento estamos sendo bombardeados por produtos e informação…

Para se destacar dessas milhares de coisas que aparecem, é preciso tocar no sentimento da pessoa.

Por isso é importante conhecer a fundo o seu público-alvo para se vender online. Sem prestar atenção nisso, nenhum milagre vai te ajudar a conseguir o que deseja.

Não estou dizendo que você precisa ser amigo ou próximo daquela pessoa. Mas é preciso conhecer tudo sobre ela para conseguir captar a atenção.

Dores, desejos e sonhos. Essa é a base essencial de informações para conseguir realizar qualquer tipo de venda, seja ela online ou não.

É através delas que você vai traçar a estratégia para fazer todo o processo desde a chamada de atenção até a conclusão da venda.

Pense no seguinte:

O seu produto é uma loção hidratante e o seu público-alvo são mulheres da terceira idade que desejam parecer mais jovens.

O desejo do seu prospect é hidratar a pele para evitar envelhecimento, provavelmente. Sabendo disso, seu papel é criar de uma campanha toda em torno dessa ideia.

“Aparente ter 10 anos a menos do que você realmente tem!”, por exemplo.

Alguma campanha com essa linha de pensamento comunica diretamente com o seu público-alvo, pois está diretamente relacionada ao desejo daquela pessoa.

Portanto, as pessoas tendem a parar para dar uma olhada.

2 - Mostrar que seu produto é essencial

Depois que você já tiver a atenção da pessoa, o próximo passo é convencê-la de obrigatoriedade do seu produto.

Necessidade para vender online

Como fazer isso?

Crie um conteúdo que conecte com aquele sentimento que foi despertado na pessoa. Um conteúdo pelo qual a pessoa possa se identificar, se enxergar.

Você já conseguiu a atenção da pessoa, agora precisa conectá-la com o seu produto.

Uma campanha com um rosto famoso pode fazer essa conexão. Imagina a reação da pessoa ao ver um depoimento de alguém que ela admira dando crédito ao seu produto… Incrível, certo?

Ao ver esse depoimento, a pessoa passa a se identificar com o personagem. E, como ela confia e admira aquela pessoa, passa a acreditar que o seu produto é poderoso.

O resultado disso tudo é que esse desejo despertado no possível cliente passa a ser uma dor que ele precisa superar a qualquer custo.

Esta é uma estratégia que faz uso de gatilhos mentais. São diversos que você pode usar para fazer com que a audiência perceba que precisa comprar da sua empresa.

3 - Conectar a história com o seu produto

Depois que aquele desejo for transformado em uma dor que precisa ser solucionada, ela vai em busca de soluções para resolver esse problema.

Esse é, portanto, o passo mais fácil de toda a equação. Agora basta conectar aquela história que você criou com o produto que deseja vender online.

Se os passos anteriores são feitos corretamente, a pessoa vai perceber que ela precisa do seu produto imediatamente. Então a dor que ela precisa solucionar agora é somente uma: comprar o seu produto.

E como solucionar essa dor? Sacando o dinheiro ou cartão de crédito e adquirindo a peça ou serviço.

Nesse outro artigo, você encontra dicas de como atrair mais clientes com um produto estrela.

Pronto. A partir desses 3 passos simples, você consegue vender online qualquer tipo de produto.