Marcas de diversos portes estão, ao longo dos anos, desenvolvendo estratégias de marketing online para impulsionar as vendas  do Ecommerce. A loja Farm, uma gigante loja de roupas, viu uma possibilidade de ampliar sua presença online utilizando um espaço comum no nosso dia a dia: as redes sociais. E você pode usar a mesma estratégia que ela para alavancar seu negócio.

Mas atenção: a estratégia que a Farm vem utilizando desde 2011 não é como qualquer outra que você já viu online. É muito diferente de simplesmente abrir um perfil nas redes sociais e anunciar...

Presta atenção que, ao longo deste artigo, vou te mostrar as 3 grandes sacadas da loja Farm e como você pode aplicar essas estratégias de marketing no seu Ecommerce.

No vídeo abaixo, a Gestora de Conteúdo do Ecommerce na Prática, Ana Clara Magalhães, explica quais são essas estratégias. Assista:

O Fenômeno da moda feminina: Loja Farm 

O Fenômeno da moda feminina: Loja Farm

Antes de tudo, vou contextualizar o que é a loja Farm e da onde ela surgiu, assim você fica por dentro de como começou essa história. 

A loja Farm surgiu em 1997, no Rio de Janeiro, em um pequeno estande na Babilônia Feira Hype, um evento de moda no qual diversas marcas alternativas têm a oportunidade de expor seus trabalhos.

Em poucos meses, o pequeno estande da Farm se tornou o grande fenômeno da feira carioca e as vendas deslancharam de vez. Em 1999, os sócios abriram a primeira loja física, em Copacabana, e, hoje, possuem loja até em Nova Iorque - todas próprias.

A loja virtual da Farm, no entanto, surgiu só em 2011. E, como o mercado online é bem diferente do físico, uma questão é: como alcançar mais pessoas e multiplicar o lucro vindo do digital?

Além das estratégias comuns aos negócios digitais - anúncios, criação de conteúdo, criação de loja virtual, etc. -, a loja Farm enxergou uma grande oportunidade dentro das redes sociais. 

Vou te mostrar algumas das principais sacadas da loja Farm e o que podemos aprender com isso.

Lições de Marketing da Farm para seu Ecommerce

1- Códigos de desconto para cada vendedora 

A loja Farm encontrou um potencial de vendas online dentro da própria loja física: as vendedoras. A partir de um código disponibilizado para cada vendedora, elas são remuneradas por cada venda feita no site com esse código. 

Como as vendas entram para metas de venda e para comissão, as vendedoras divulgam esse código na internet, de modo que amplifica a comunicação da empresa sobre as vendas online. E como elas fazem isso? Pelas redes sociais.

As vendedoras da Farm criam perfis no Instagram e páginas no Facebook para postar fotos de novidades, produtos em promoção e dicas de looks. Com isso, vão ganhando seguidores e viram verdadeiras influenciadoras da marca.

Se você digitar agora no seu Instagram o termo “Farm” ou “Adoro Farm”, com toda certeza irá encontrar uma porção de perfis de vendedoras da loja. Esses perfis costumam ter milhares de seguidores ao redor do país e as vendedoras, ali dentro, respondem dúvidas, divulgam produtos e fazem vendas com seus códigos.

E as clientes são estimuladas a comprar com o código porque ele dá um desconto na compra online e frete grátis, além de ter os mesmos benefícios da loja: possibilidade de troca, reembolso e etc. 

Para validar a  compra com o benefício, basta a cliente digitar o código ao fim da compra.

Com essa estratégia e centenas de perfis de vendedoras em busca de clientes, a comunicação digital da marca ganha força e mais pessoas são influenciadas a comprar.

Além disso, há uma grande aproximação na relação entre cliente e empresa, já que pessoas reais (vendedoras) falam diretamente com outras pessoas reais (clientes). 

Vale ressaltar que, os perfis das vendedoras não são patrocinados pela marca. Cada uma tem uma forma de divulgar os produtos e, com isso, podem aumentar os ganhos através desses códigos. 

Dentro da própria loja, elas usam os stories do Instagram, por exemplo, para dar dicas de moda, montando algumas opções de looks e, assim, mantém as clientes informadas e engajadas com o conteúdo. 

Inclusive, utilizar os stories do Instagram é uma ótima estratégia de divulgação de produto que você também pode usar na sua empresa. Aqui, no EnP, já falamos sobre essas e outras estratégias para bombar o seu Instagram! (Confira aqui o artigo

2- Programa de Stylists 

O programa de stylists, na realidade, é uma forma de melhorar a experiência da cliente dentro de loja e influenciar a venda. Porém, essas stylists e produtoras de moda são pessoas altamente capazes de oferecer dicas de looks, o que também funciona dentro das redes sociais.

O que a Farm faz, então, é usar as stylists para dar dicas para as clientes sobre quais peças combinam mais ou estão mais em alta, mostrar algumas combinações de peças… 

Elas fazem provas de roupas, testam possíveis looks, tiram fotos, gravam vídeos… e divulgam tudo nos seus perfis na internet.

E a própria Farm divulga o perfil dessas meninas em seu Instagram Oficial e em seus emails, de modo a validar a autoridade dessas meninas. Assim, elas ganham mais seguidores e viram porta-vozes da marca.

Você pode aplicar isso no seu Ecommerce mesmo não tendo nenhuma loja física, pois a base dessa estratégia é influenciar a sua própria equipe a divulgar os produtos da sua empresa. 

3- Uso de hashtags próprias: criação de uma comunidade

Outra estratégia de marketing da loja Farm é a criação de uma comunidade por meio da hashtag #adorofarm. Você já deve ter visto alguma vez ao procurar roupas na internet a Hashtag #adorofarm ou #tonoadorofarm.

As clientes, ao comprarem as peças da Farm, postam fotos com as roupas da marca e utilizam essas hashtags como forma de pertencimento de um grupo. 

Para incentivar ainda mais as publicações, a Farm resolveu republicar as melhores fotos que tinham essas hashtags na legenda. 

Ou seja, ao postar a tag, as clientes mostram que também pertencem ao grupo de pessoas estilosas, leves, de bem com a vida… todos os atributos que a Farm personifica em suas peças.

Com essa estratégia, a Farm, além de melhorar o engajamento nas redes sociais e alcançar novas pessoas, define o posicionamento da marca na mente das pessoas e gera provas sociais (veja aqui o que são provas sociais e conheça outros gatilhos mentais poderosos para vender)

Conheça os 4 passos para vender moda todos os dias neste e-book

Assim como a Farm, você também pode aplicar estratégias como essas no seu Ecommerce. Se feitas da maneira correta, certamente, as vendas irão aumentar com o tempo.

Mas, se o seu negócio de moda ainda é apenas uma ideia no papel, não se preocupe… Temos um e-book gratuito com o passo a passo ideal de como criar e alavancar o seu Ecommerce de moda.

Ao baixar o nosso e-book, você vai ter acesso às 4 etapas indispensáveis para vender roupas e acessórios de moda na internet de forma saudável e lucrativa.

Baixe agora o nosso e-book gratuito com 4 passos para vender moda na internet e construa um marca sólida no mercado.