O poder do Instagram como canal de vendas na internet já não é mais mistério. Mas, no dia a dia, as empresas encontram algumas dificuldades para alcançar e engajar pessoas com a marca. Por isso, separamos 11 dicas de como Bombar o seu Instagram para vender mais

Você também pode assistir a este conteúdo no vídeo abaixo. A Gestora de Conteúdo do Ecommerce na Prática, Ana Clara Magalhães, explicou sobre o assunto Confira:

1 - Definir seu posicionamento

Primeiro de tudo, você precisa definir seu posicionamento como marca e deixar isso claro para os seus clientes através do seu conteúdo. 

Por que ter um posicionamento de marca é tão importante? 

As pessoas precisam querer fazer parte da sua marca e acompanhar tudo o que estiver relacionado a isso. 

Ou seja: é preciso gerar conteúdo de valor, mostrando os princípios da empresa, os ideais que você e sua marca defendem… E, assim, construir uma imagem baseada em valores. 

A marca não deve investir apenas em vendas… 

Pode parecer estranho, mas você tem que entender que, no Instagram, as pessoas não vão ser impactadas com meras fotos de produtos com preço e descrição. 

A sua audiência tem que ver que vale a pena te acompanhar! 

É por isso que o conteúdo de valor é o ponto que falta no seu negócio para chamar atenção das pessoas, criar uma relação com o cliente, encurtar distâncias e gerar engajamento. 

Isso vai posicionar a marca na mente das pessoas...

Mostre aos seus clientes que você não é apenas um perfil de vendas no Instagram, mas sim, uma marca poderosa e com propósito que vai além das vendas. 

Um grande exemplo de empresa que tem um posicionamento de marca incrível no Instagram é a RedBull.

Além de divulgarem o produto da marca, o perfil da RedBull faz postagens sobre a essência da empresa, entre outras coisas relacionadas. 

A construção da imagem da marca é tão forte que, certamente, será lembrada por muito tempo pelas pessoas. É isso que queremos que você alcance.

2 - Construir uma audiência fiel no Instagram e mantê-la

Construcao de audiencia no Instagram

Ao posicionar a marca na mente das pessoas, é importante transformá-las em uma audiência fiel e mantê-las engajadas com a sua marca a todo custo (veja aqui como atrair clientes e fazê-los dizer "sim"). 

O número de seguidores é importante, mas, se você não interagir com eles, não criar conteúdo relevante e manter essas pessoas engajadas com o seu conteúdo, de nada vale um número alto de seguidores. 

Você precisa se preocupar mais em manter a audiência que se interessa de verdade na sua marca e, a partir daí, construir uma audiência fiel e engajada. Se os seus seguidores estão engajados com o seu conteúdo, a probabilidade deles te indicarem a outras pessoas e compartilhar o seus posts é muito grande! 

Isso torna a divulgação da sua marca mais natural, além de não custar nada, pois os seus seguidores estarão fazendo isso de graça por você. 

É muito mais fácil e econômico fazer com que os seguidores fiéis indique a sua marca do que investir em estratégias para atrair novos possíveis clientes.  

3 - Aposte em chamadas para ação (CTA)

CTA (call to action) é uma indicação clara do movimento que a audiência deve seguir para concluir a ação que você deseja. Em geral, essa indicação é feita no imperativo, estimulando a pessoa do outro a seguir seu comando.

Por exemplo: 

“Clique aqui e garanta 30% de desconto” 

“Baixe o seu Ebook” 

O ideal é chamar a pessoa para a ação e não só informar sobre produto. O CTA é essencial para que esse possível cliente continue a jornada de compra na sua loja. 

Confira aqui 11 passos para começar a vender no Instagram Agora.

4 - Legendas de qualidade

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores com relação à legenda das postagens é o tamanho. 

A verdade é que não existe um tamanho ideal que serve para todos os negócios e nem fórmula mágica. As pessoas vão ler aquilo que for interessante para elas, de modo que você precisa analisar em qual espaço está e se o que quer comunicar pode ser dito claramente em 2 frases ou precisa de mais.

Em geral, se for uma postagem de ação imediata e em uma plataforma onde a pessoa costuma perder atenção facilmente, é melhor uma legenda menor. 

Caso o seu objetivo no post seja informar e educar a sua audiência, as legendas maiores funcionam. 

Além das legendas servirem para levar o cliente a compra, elas também servem para ter engajamento através de um bom conteúdo. Com alto engajamento, o algoritmo do Instagram vai entender que as pessoas se interessam muito pelo seu conteúdo e, assim, vai mostrar esse conteúdo para mais pessoas.

5 - Faça lives no Instagram

Ainda pensando no engajamento do seu Instagram, é importante que você comece a fazer lives. O formato de vídeo é cada vez mais valorizado e, quando você entra ao vivo no Instagram, a rede social manda uma notificação a todos os usuários que costumam interagir com você e estão online na hora. Isso faz com que as pessoas tenham contato mais próximo com sua marca, o que funciona como modo de reforço de imagem.

Atualmente, algo que está bem popular são lives de venda (o popular Live Commerce). No entanto é possível fazer lives com diversas temáticas, dependendo do seu objetivo. Aqui estão algumas possibilidades: 

  • Chamar influenciadores para divulgar a marca; 
  • Lançamentos de produtos;
  • Ofertas; 
  • Cobertura de eventos; 
  • Perguntas e respostas; 

Veja o que está de acordo com a sua persona e faça uma live que atenda não só as suas necessidades, mas também do seu público. 

6 - Crie uma hashtag da sua marca

Você pode usar a Hashtag para estimular as pessoas a se envolverem em um movimento lançado pela sua marca ou se envolverem numa comunidade.

Um ótimo exemplo de empresa que faz isso é a loja de roupa feminina Farm. A marca criou a hashtag “Adoro Farm” e começou a republicar todas as fotos que usavam as roupas da marca junto com essa hashtag. Isso ajudou a divulgar a marca como um estilo de vida para quem usa as roupas da Farm, além de melhorar o engajamento, o posicionamento de marca e gerar provas sociais - um gatilho mental poderoso que estimula venda.

Você vai incentivar as pessoas a usarem a sua hashtag, para que, com isso, você consiga tirar alguns casos ou relatos interessantes sobre a relação do seu cliente com a marca. 

7 - Aposte em Stories

Outra dica incrível é: aposte no potencial dos seus Stories. 

Só para você ter ideia, hoje em dia, as pessoas costumam assistir mais aos stories do que rolar o feed para ver publicações. 

Aqui tem uma lista de formas para usar os Stories: 

  • Mostrar as novidades da marca;
  • Fazer um comunicado; 
  • Enquetes;
  • Perguntas para conhecer a sua persona; 
  • Divulgar promoções, hashtags; cupons de desconto, provas sociais; 
  • Prévias de lançamentos;

É uma forma mais criativa de interagir com os seus clientes e aproximar relações. Portanto, use bastante os Stories ao seu favor! 

8 - Use as ferramentas do Instagram

Quando o Instagram lança novas ferramentas no aplicativo, ele quer que todos os usuários usem para experimentar e aprovar. E, para que as pessoas comecem a usar esse novo recurso, ele incentiva as pessoas a usarem cada vez mais, mostrando os posts que estão utilizando essa ferramenta. 

Ou seja, se você usar essa ferramenta quando é lançada, a probabilidade de ter muito engajamento é grande, porque o Instagram está evidenciando os posts com essa funcionalidade para incentivar o uso cada vez mais. 

Aqui, no Ecommerce na Prática, observamos isso no lançamento do IGTV. Ao lançarmos vídeos nesse formato, tivemos um aumento médio de 3x no alcance com relação a posts no feed. O mesmo aconteceu no lançamento do Reels.

Então, fique atento aos lançamentos que o Instagram faz e veja se isso realmente funciona no seu perfil para impulsioná-lo. 

9 - Se puder, use influenciadores

Apostar no marketing de influência pode ser inteligente para levar sua marca para mais pessoas e vender. No entanto, antes de fazer isso, veja se cabe no seu orçamento investir na parceria com um influenciador digital. 

Apesar de alguns pequenos influenciadores divulgarem marcas em troca de produtos, está cada vez mais comum que eles cobrem em dinheiro... O que é bem justo, pois você vai usar todo o alcance e poder de influência que essa pessoa tem para elevar o nome da tua marca e impactar novas pessoas. Portanto, separe um orçamento para campanhas nesse sentido.

Fora isso, na hora de escolher um influenciador, é importante que você selecione pessoas que têm relação com a sua marca e, principalmente, com o seu público. Você pode fazer algumas enquetes no Instagram para descobrir quais os influenciadores que o seu público mais se identifica, por exemplo, ou usar ferramentas especializadas nisso, como Squid ou Influency.me.

Assim, fica mais fácil de selecionar os mais relevantes tanto para o seu negócio, quanto para os seus seguidores. 

Essa estratégia tem um índice muito alto de resultados lucrativos... se você selecionar o influenciador adequado. 

10 -  Mescle seus produtos com outros conteúdos

Vamos combinar que é bem desinteressante quando você entra em um perfil de empresa e vê apenas fotos de produto. E, à medida em que a geração Z de fortalece como compradores em potencial, a exigência por marcas que ofereçam mais do que apenas produto cresce.

Na prática, isso significa que um feed repleto de fotos de produtos não é atraente. Você precisa mostrar para as pessoas como esse produto vai melhorar a vida delas, como sua marca está envolvida com isso e os valores que permeiam aquilo tudo.

O marketing de conteúdo é algo que vai te ajudar bastante nesse sentido, pois pode fazer posts com assuntos relacionados ao seu produto, sobre o dia a dia da sua empresa como os bastidores do negócio, por exemplo. Assim, você reduz a pegada de promoção e cria uma relação com o público por meio de conteúdos relevantes.  

11 - Crie conteúdo de qualidade e faça o seu Instagram bombar

Depois de mergulhar em todas essas dicas sobre como bombar o seu Instagram e vender mais, é hora de começar a engajar seus clientes. 

Você pode notar que, ao longo desse artigo, um dos pontos mais mencionados foi a criação de conteúdo de valor e como isso é importante para o seu negócio. 

As pessoas usam o Instagram para se entreter e não necessariamente fazer a ação direta de compra. Por isso, você precisa explorar esse ponto ao seu favor, gerando conteúdo eficaz e de qualidade. 

Porém, nem sempre temos ideias para tal. Então trouxe aqui 32 Ideias de posts para o seu Instagram! Lá, você vai encontrar uma lista de possíveis postagens que pode colocar em prática imediatamente.

Baixe gratuitamente a lista com as 32 ideias que vão fazer o seu Instagram bombar e converter em vendas.