Vender em redes sociais é uma ótima alternativa para quem deseja começar um Ecommerce. Para você ter uma ideia, em 2018, as redes sociais foram responsáveis por 21% das vendas do Ecommerce… E as vendas no Instagram representaram 59% desse número. Pensando nisso, trouxe aqui 10 lojas que começaram no Instagram e fazem sucesso nos dias de hoje.

Todas elas têm uma coisa em comum... Surgiram da imaginação de pessoas que não estavam satisfeitas com o emprego ou salário e queriam a independência financeira.

No Instagram, uma plataforma gratuita que tem incentivado cada vez mais o empreendedorismo, elas viram uma oportunidade de mudar de vida.

Conheça essas histórias e inspire-se!

Conheça 10 Lojas que começaram no Instagram

1 - T-shirt Factory @querotsf

t shirt factory

Abrimos nossa lista com a T-shirt Factory, marca fundada pelo paulista Eduardo Derrico.

Tudo começou em 2015, quando ele resolveu fazer camisetas com frases legais para os amigos da faculdade. Depois de perceber um grande interesse das pessoas pelas peças, criou uma loja no Instagram. Por lá, começou a divulgar as camisas com estampas sob encomenda, que eram o grande diferencial da marca.

O crescimento foi bem rápido. Em pouco tempo, o Eduardo abriu uma loja virtual e entrou em contato com alguns influenciadores para comercializar suas camisetas.

Depois que Hugo Gloss recebeu o produto e publicou no Instagram, a loja recebeu 10 mil seguidores em um dia. A ação fez com que a T-Shirt Factory vendesse cerca de 100 camisas por dia pelo Instagram

O resultado da demanda foi a oportunidade de abrir sua primeira loja física.

Três anos após começar sua empreitada no Instagram, o Eduardo continua com o perfil na rede, que tem mais de 100 mil seguidores. Além disso, mantém sua loja virtual e uma loja física.

A operação toda fez a marca faturar 1 milhão de reais em 2018!

2 - Brigadore @Brigadore

vendas no instagram

Apesar de ser formado em design, Thiago Castro, morador de Manaus, nunca escondeu sua paixão por comida - principalmente por doces como o brigadeiro.

Desde 2010, ele postava fotos de seus experimentos com doce na cozinha, recebendo elogios dos amigos e conhecidos.

Quando terminou a faculdade, percebeu que o que realmente queria fazer era se dedicar à culinária. Então criou, em 2012, a marca Brigadore, especializada na produção de brigadeiros, e começou a fazer vendas o Instagram.

Fazendo posts diários e chamativos das suas experiências, ele pediu para os amigos e conhecidos ajudarem a divulgar a marca. Assim, a Brigadore cresceu rapidamente.

O sucesso foi tanto que, em outubro do mesmo ano, ele abriu a primeira loja física. Hoje, a Brigadore possui 3 lojas, sendo duas em shoppings, e tem um faturamento superior a R$2 milhões ao ano.

O perfil do Instagram continua ativo, com 26 mil seguidores e um link que direciona o cliente a fazer encomendas. O Thiago afirma que 80% dos seus clientes vêm de lá, o que mostra a importância das vendas no Instagram.

3 - Donuts Damari @donutsdamari

donuts

Tudo começou em 2016, quando a publicitária Carolina Vascen viu fotos no Pinterest da loja britânica Vicky’s Donuts.

Ao perceber que não existia algo parecido em São Paulo, teve a ideia de abrir o negócio com sua namorada, que era estudante de gastronomia.

Com uma estratégia voltada somente para consumidores digitais, as duas criaram uma loja no Instagram, que mantém ativa até hoje.

Por se tratar de uma inovação no mercado aqui no Brasil, o primeiro ano trouxe um faturamento de mais de 500 mil reais somente através de vendas no Instagram.

Hoje, além do perfil no Instagram, com 50 mil seguidores, a marca mantém uma página no Facebook, com mais de 6 mil fãs. E é por esses canais que recebe os pedidos de mais de 500 donuts por semana!

4 - Bazar Bartiano @bazarbartiano

vendas no instagram

Se você é fã dos Simpsons, precisa conhecer o Bazar Bartiano. A marca nasceu em 2015, quando sua idealizadora, Gabriela Martinez, resolveu juntar suas maiores paixões: os Simpsons e o bordado.

Ela lançou a loja no Instagram, onde publica com frequência suas peças. E foi nesta rede social que alcançou o sucesso com a marca.

Com seu talento em bordar, ela faz criações que vende por até 300 dólares.

Segundo a Gabriela, cada criação pode levar até 30 horas para ser concluída, devido ao seu perfeccionismo. Esse é o tempo que ela demora para entregar as peças para os clientes.

Toda essa espera ajuda a criar o valor percebido da marca, que é totalmente personalizada conforme o cliente deseja. Isso também faz com que o preço dos produtos possa ser mais elevado.

Hoje, o Bazar Bartiano tem mais de 34 mil seguidores no Instagram. Desde que a sua criação, a lojanão ficou uma semana sequer sem um pedido.

5 - Beterraba @beterraba

beterraba

Em 2013, a Débora Matos, dona do blog Beterraba, fez um post sobre um presente que havia ganhado de sua prima, uma bolsa feita de moletom para levar à maternidade. O público gostou tanto que ela resolveu criar um Ecommerce para vender os produtos.

Com um investimento inicial de 18 mil reais, as duas compraram os materiais necessários para a confecção. O foco era entrar no segmento de maternidade e infantil, com o qual a Débora já falava.

Para a divulgação e venda das criações, a dupla criou uma loja no Instagram. O sucesso não demorou…

Hoje, a marca tem 61 mil seguidores na redes social e aumentou seu leque de produtos. Em 2018, o faturamento chegou aos 826 mil reais.

6 - A.GOTS @a.gots

Você lembra da Aline Gotschalg? Ela participou reality Big Brother Brasil há uns anos atrás e virou virou influenciadora digital, com de 2 milhões de seguidores no Instagram...

Mas foi só no final de 2018 que finalmente conseguiu seguir sua paixão por moda e fundou da marca A.GOTS.

A ideia surgiu quando seus seguidores pediram que ela fizesse um bazar virtual. Ela criou um loja no Instagram e, em menos de 24 horas, já tinha alcançado 30 mil seguidores. Depois de uma semana, resolveu se aproveitar do perfil para criar sua marca de confecção própria.

Em 3 meses, a marca faturou 170 mil reais. O objetivo agora é expandir a marca para o atacado.

agots

7 - LV Store @lvstore_oficial

vendas no instagram

A LV Store surgiu em 2015, quando sua fundadora, Leticia Vaz, tinha apenas 18 anos. A jovem apaixonada por moda resolveu apostar no Instagram para vender peças de roupas voltadas para mulheres entre 18 e 28 anos.

Em apenas um mês de funcionamento, a Leticia conseguiu vender 75% do seu estoque, tendo investido apenas mil reais. Esse sucesso se deu, principalmente, pela qualidade das fotos postadas pela empreendedora.

Com o tempo, a marca foi crescendo… Hoje, a loja já tem mais de 175 mil seguidores no Instagram.

Esse crescimento fez a empreendedora abrir uma loja virtual que, segundo ela, combinada ao perfil da rede social, rendeu um aumento de 400% na sua margem de lucro.

8 - Menos é mais @_menosemais_

menos e mais

Amigas de longa data, Lorena Resende e Samira Stefano discutiam sobre o consumo consciente. O papo evoluiu e resultou na ideia de criar uma marca: o Menos é Mais, um brechó de luxo.

A empresa, que nasceu em maio de 2018, mapeia o mercado em busca de fornecedores. Depois, o produto aprovado fica em consignação por 60 dias, o que reduz o risco para as empreendedoras.

Se a peça for vendida, a dona recebe 70% do valor. O restante (30%) fica para a Menos é Mais como comissão.

O formato funcionou de tal forma que, hoje, a marca tem mais de 50 mil seguidores no Instagram e fechou o último ano com faturamento de 90 mil reais vendendo só pela plataforma.

9 - Meu jardim em Mim @meujardimemmim

vendas no instagram

Brenda Rabello, carioca de 26 anos, é a fundadora do Meu Jardim em Mim, uma empresa que produz brincos, colares e anéis com folhas e flores sintéticas.

A ideia surgiu como uma brincadeira de carnaval. Na época, a mãe da Brenda fez um brinco de suculentas para ela. A peça fez sucesso entre as amigas da jovem, que começaram a pedir por acessórios similares.

Foi em dezembro de 2017 que a Brenda pegou essa ideia e a transformou em um negócio. Com um investimento inicial de 3 mil reais para a compra de materiais, ela rapidamente conseguiu recuperar o dinheiro.

Mas o sucesso real veio quando ela decidiu colocar a loja no Instagram. Lá, a Brenda divulga os produtos e faz vendas para um público maior, o que acarretou em um faturamento de 65 mil reais no ano passado.

O resultado foi tão surpreendente para uma marca de brincos que chamou a atenção de lojas físicas.

Hoje, a Meu Jardim em Mim, além das vendas no Instagram, também marca presença em pontos físicos espalhados pelo Rio de Janeiro, Manaus (AM), Santos (SP) e Passos (MG).

10 - .PORMENOR @pormenor.co

pormenor

Se você acompanha os conteúdos que postamos no Ecommerce na Prática, provavelmente conhece o Matheus Almeida, especialista em Ecommerce de Moda.

O que você talvez não saiba é que ele tem um negócio próprio.  Junto com Bernardo Cordeiro, ele criou, em 2016, a .PORMENOR, uma marca focada em moda urbana que lança algumas mini coleções ao ano pelo Instagram.

Em geral, os sócios produzem entre 100 e 300 peças e vendem diretamente pela rede social. O estoque acaba em poucas semanas, então eles se dedicam a pensar em uma nova mini coleção exclusiva.

Apesar de ter também uma página no Facebook para a marca, Matheus afirma que as vendas no Instagram são o carro chefe do negócio. Cerca de 80% do faturamento vem dessa rede social.

Hoje, a .PORMENOR fatura em torno de 10 mil reais mensais em períodos de lançamento.

Amplie os resultados do seu Instagram!

Como vimos, o Instagram funciona muito bem como porta de entrada para o mundo do empreendedorismo. Centenas de negócios abrem nesta rede social todos os dias!

O que diferencia os que têm sucesso dos que quebram é a determinação dos seus idealizadores e, principalmente, os conteúdos que são publicados por lá

Só que a criação de conteúdo para o Instagram ainda é uma dúvida para muitos empreendedores… Se este é o seu caso, fique tranquilo: nós podemos te ajudar!

Nós desenvolvemos um material GRATUITO com 32 ideias de postagem para aplicar HOJE no seu negócio

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Baixe agora mesmo o seu: