Estamos retornando a um cenário de aumento da inflação no mundo e no Brasil não é diferente… Aliás, a  Hiperinflação por aqui está um pouco mais alta em comparação a outros países e não há previsão de baixa no índice. 

Que isso impacta diretamente no seu bolso e no caixa da sua empresa, isso nós já sabemos. Agora, como amenizar os impactos da Hiperinflação no Ecommerce?

Quando você acha que não tem mais o que fazer para diminuir o prejuízo, nós trouxemos algumas dicas indispensáveis para o momento. 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra os Os Impactos da Hiperinflação no Ecommerce. Assista:

YouTube video player

Mas o que ocasionou a Hiperinflação?

Entre 2020 e 2021, vivemos um cenário pandêmico no qual deixou diversas pessoas em um momento de incertezas financeiramente falando. Para controlar essa situação, as principais economias do mundo colocaram mais dinheiro no mercado para tentar resgatar as empresas e a população de um modo geral. 

Por outro lado, as empresas não tiveram um avanço significativo e por várias vezes diversas indústrias tiveram que parar de produzir por falta de matéria prima. Então, para retomar o avanço, o mercado elevou o preço dos produtos. 

Porém, o aumento do preço chegou nas prateleiras do mercado e nos produtos de consumo, refletindo na nossa inflação.

Como isso impacta o mercado de Ecommerce brasileiro?

O principal impacto é o aumento do preço dos produtos. Mesmo que o seu fornecedor ainda não tenha aumentado o preço, uma hora ele vai precisar fazer esse ajuste e você precisa estar preparado. 

Porque, neste caso, você terá que aumentar o preço de venda do seu produto e a consequência disso para o seu cliente é a restrição. Ele começa a ficar mais restritivo, pois todos os produtos, até mesmo de consumo básico, estão sendo impactados pela inflação.

Logo, o seu capital de giro vai diminuir em consequência da inflação que fez o seu cliente ficar com o poder aquisitivo mais restrito. 

Além disso, o cenário do dólar em alta também interfere no seu dia a dia de empreendedor, como por exemplo, algum serviço que você contrata ou uma ferramenta estrangeira que você utiliza para gestão…

E como minimizar esses impactos?

Nós separamos algumas dicas para você. Confira:

1- Tenha maior controle do fluxo de caixa

Essa é uma maneira de você precisar cada vez menos do dinheiro do banco e, consequentemente, depender menos de uma possível antecipação de pagamentos. Ou seja, é uma forma de manter o seu caixa no positivo durante mais tempo, uma vez que não sabemos até quando essa hiperinflação vai se manter.

2- Substitua ferramentas que tenham preço em real

Em um momento de aumento do dólar, é importante economizar o seu dinheiro e trocar ferramentas pagas em dólar por real. Aqui mesmo no Ecommerce na Prática já fizemos alterações de ferramentas para diminuir custos devido ao aumento do dólar sequencialmente durante este ano. 

Além disso, preste atenção no contrato do serviço de todas as suas ferramentas, pois em alguns casos na renovação automática existe um reajuste de preço que é medido pelo índice chamado IGPM ou índice do aluguel.

Como o IGPM também está muito alto no Brasil, vale a pena buscar por ferramentas que não possuem esse índice ou solicitar a troca para o locador alterar o IGPM do contrato de aluguel para o IPCA que está mais em conta. 

3- Crie kits de produtos

Os kits são algo bem simples de criar e fazem parte de uma boa estratégia de venda, principalmente, em tempos de aumento de preço. Com isso, você consegue vender os produtos que estão parados em estoque e oferece descontos que chamam a atenção do seu cliente. Além, é claro, de manter a margem mais elevada para sustentar o ticket médio do seu negócio. 

E as dicas não param por aqui...

Mas só quem é Primer tem acesso aos conteúdos mais aprofundados sobre Ecommerce! 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!