Quem nunca se sentiu sobrecarregado ao gerenciar um Ecommerce? Este é um problema que afeta desde os empreendedores iniciantes até aqueles que já fazem milhares de vendas ao mês. Mas a boa notícia é que o full commerce pode ajudar nisso.

A verdade é que, dificilmente, você dará conta de todas as atividades que o seu negócio precisa para crescer. Para consertar isso, existem alternativas – e o full commerce é uma delas. 

Se você precisa aprimorar determinada parte da sua operação, mas não conta com a mão de obra certa ou a expertise para tirar esse plano do papel, este artigo pode ajudar você, viu? 

A seguir, explicaremos o que é o full commerce, quais são as áreas que ele pode ajudar a melhorar na sua empresa de Ecommerce e quais as vantagens de se adotar este modelo de gerenciamento. 

É hora de aprender mais sobre o assunto. Vamos lá!

O que é full commerce?

O full commerce, ou full ecommerce, é conhecido como um modelo de gestão de negócios. Ele consiste, em resumo, na terceirização de atividades operacionais importantes para um Ecommerce, tais como a contabilidade, o design, a logística, dentre outros setores. 

Se você já empreende no online, não precisamos te dizer o quão desafiador essa atividade pode ser, não é mesmo? 

Gerenciar um Ecommerce é um trabalho que requer expertise em muitas áreas de conhecimento e, compreensivelmente, as pessoas costumam dominar apenas uma ou outra atividade. 

Ainda que este pareça um desafio difícil de superar, podemos assegurar que você não está sozinho. Estudos de mercado mostram o quão difícil pode ser empreender…

A pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, publicada pela Endeavor, mostra, por exemplo, que áreas como a gestão financeira e jurídica são um “desafio extremo” para 60% dos empreendedores avaliados. 

Além disso, 1 em cada 5 entrevistados consideram que o marketing é o principal ponto de atenção de sua empresa. Com quais desses desafios você se identifica?

O que fazem as empresas de full commerce?

As soluções de full ecommerce dividem-se em dois principais eixos: as soluções modulares e as soluções integradas

As soluções modulares são aquelas contratadas pela empresa para áreas específicas do empreendimento. Enquanto isso, as soluções integradas ocorrem quando a empresa contratada fornece mais de um serviço para o seu Ecommerce. 

Dito isso, podemos dizer que as soluções de full commerce podem ser subdivididas de acordo com as áreas e necessidades de sua empresa. Aqui vai uma breve lista de algumas atividades que podem ser terceirizadas por meio dessas soluções: 

  • Planejamento de negócio; 
  • Serviços de contabilidade;
  • Criação de sites e identidade visual; 
  • Criação de campanhas de marketing; 
  • Planejamento e implementação de estratégias de SEO
  • Atendimento ao cliente;
  • Envio de mercadorias e execução de logística reversa

E essas são apenas algumas das opções. Sendo assim, você deve ter um conhecimento aprofundado de seu próprio negócio, a fim de escolher parceiros estratégicos, que possam oferecer o serviço mais necessário para sua empresa.

Pode ser que, em algum nível, você já esteja implementando as soluções de full commerce em sua loja virtual sem nem perceber! 

Por exemplo, algumas plataformas de Ecommerce, como a Nuvemshop, contam com integrações úteis para sua empresa, abrangendo áreas como logística, marketing, soluções de pagamento, dentre muitas outras. 

Se você quiser ler o review completo da plataforma de Ecommerce, temos um artigo sobre o assunto: Nuvemshop: Veja o Review Completo da Plataforma

Quais os benefícios do full commerce?

A seguir, listamos os benefícios que o full commerce pode trazer para a estratégia de gestão da sua empresa. Veja só:  

1. Melhora o monitoramento

Uma das principais características do full commerce é a melhoria no monitoramento das operações. Isso acontece porque, quando você está mergulhado no dia a dia operacional, torna-se mais difícil enxergar tendências e pensar em estratégias. 

Sendo assim, a empresa terceirizada produz dados valiosos, que podem ajudar a traçar estratégias e aprimorar certas áreas do seu Ecommerce. 

Por exemplo, digamos que a empresa de logística tenha um painel de controle com o status de todos os pedidos. Nesse espaço, é possível verificar se existe uma tendência de atraso e investigar as causas para este problema. 

2. Ajuda na solução de problemas

E isso nos leva à próxima vantagem do full ecommerce… a resolução de problemas. 

O monitoramento mais eficiente faz com que os problemas em sua operação sejam evidenciados com mais rapidez. Isso te dá mais tempo para pensar em soluções ágeis, que tenham o menor impacto possível na experiência do cliente

E isso se reflete nas mais diversas áreas do seu negócio, desde o envio das mercadorias até o atendimento ao cliente e o relacionamento pós-venda

3. Reduz custos

Quanto custa um erro gerado pela inexperiência? Essa é uma pergunta que você precisa fazer a si mesmo quando pensa em implementar estratégias full commerce. 

A verdade é que a contratação de serviços especializados, em longo prazo, certamente vai reduzir custos e aumentar os resultados de sua empresa. 

Um profissional dedicado a apenas uma tarefa, afinal de contas, pode ser muito mais útil do que aquele que desempenha muitos papéis ao mesmo tempo. 

4. Aumenta as vendas

Se você opta pela adoção do full commerce em áreas como o marketing, por exemplo, as chances de que aconteça um aumento nas vendas é grande. 

Ao contrário das lojas físicas, um Ecommerce depende muito do tráfego que é atraído para a loja virtual e, para isso, as estratégias de marketing são essenciais. Mas essa não é a única área que pode impactar as vendas, é claro… 

Melhorar, por exemplo, a usabilidade do seu site e personalizá-lo com a identidade visual da sua marca também pode ter um impacto positivo. Investir em soluções de pagamento mais eficientes também pode influenciar a decisão de compra e fazer a sua loja fechar mais negócios. 

Enfim, o mundo de possibilidades é gigante! 

5. Torna a sua empresa mais profissional

Nunca subestime o poder que o conhecimento técnico pode ter na qualidade dos resultados! A verdade é que contar com um time especializado vai melhorar as suas operações como um todo e tornar o seu negócio mais profissional. 

Assim, você impacta diretamente a experiência do cliente e o nível de confiança que ele vai ter em sua marca. Com a competitividade do mercado atual, você deve buscar o destaque por meio de todas as alternativas possíveis! 

Quais são as desvantagens do full commerce?

Depois de falarmos das vantagens, chegou o momento de citarmos alguns pontos de atenção ligados ao full commerce. Veja:

1. Menos autonomia

No full commerce algumas as operações do seu negócio são feitas por terceiros, logo, você fica com menos autonomia sobre a sua empresa. 

É preciso tomar cuidado com esse tipo de questão para não prejudicar a sua empresa e os seus ganhos. Todas as iniciativas precisam ser acordadas com as companhias que vão oferecer os serviços terceirizados. 

Nessas horas, tente achar os melhores parceiros possíveis para você não comprometer o desenvolvimento do seu Ecommerce

2. Necessidade de monitoramento constante

Este ponto está diretamente ligado ao anterior, pois você precisa acompanhar a todo momento o trabalho feito pela empresa terceirizada…

E mais que isso: é necessário cobrar transparência nas atividades e manter um canal de comunicação eficiente com esses negócios. Uma boa sugestão também é estudar em detalhes o contrato que vocês vão firmar, certificando-se de que as suas necessidades serão atendidas.

Vale a pena o full commerce?

Depende dos seus objetivos enquanto empreendedor e o que você almeja para o seu negócio.

Como vimos, o full commerce tem o poder de ajudar muito no dia a dia dos negócios. Esse modelo de gestão ajuda na redução de custos, na profissionalização da sua empresa, etc. 

Contudo, caso você seja uma pessoa que queira ter total autonomia sobre seu negócio, talvez sinta um pouco dificuldade de lidar com a terceirização de atividades.

A nossa dica é você estudar as possibilidades, analisar qual delas faz mais sentido para a sua empresa e, por fim, tomar a decisão que julgar adequada

Torne-se um empreendedor mais eficiente com as aulas do Ecommerce na Prática! 

Neste artigo nós falamos sobre como o full commerce, ou full ecommerce, é uma estratégia de gerenciamento de lojas online que pode ajudar empreendedores como você a levar a sua empresa para o próximo nível. 

Nós explicamos como essas estratégias podem se concretizar na sua empresa, sendo soluções contratadas apenas por um período específico, ou parceiros de longo prazo. 

Esperamos que, com essas dicas, você sinta-se mais seguro para arregaçar as mangas e começar a trabalhar para o sucesso do seu negócio. 

E, já que estamos falando neste assunto, queremos te apresentar um serviço… a assinatura Ecommerce na Prática.  Com ela, você poderá ter acesso a todos os cursos e treinamentos do EnP – por um valor único!

Toda semana a atualizamos com conteúdos novos e, hoje, são mais de +350 horas de aulas que vão te ajudar a tornar-se um empreendedor mais preparado.

Assine clicando aqui!

Perguntas Frequentes

O que é full commerce?

O full commerce, ou full ecommerce, é conhecido como um modelo de gestão de negócios. Ele consiste na terceirização de atividades operacionais importantes para um Ecommerce, tais como a contabilidade, o design, a logística, dentre outros setores.

Quais são as vantagens do full commerce?

Entre as principais vantagens do full commerce estão: 1. Melhora o monitoramento; 2. Ajuda na resolução de problemas; 3. Reduz custos; 4. Aumenta as vendas; 5. Torna a sua empresa mais profissional.