Quer saber o que é direct do Instagram e como esse recurso pode te ajudar a vender mais, engajar clientes e fortalecer a sua marca? Este artigo tem todas as dicas que você procura. Vem ler!

O Instagram pode até ser uma rede conhecida pelas suas fotos e vídeos, mas a verdade é que a plataforma também é muito usada para um outro fim: o da comunicação. Todos os dias, milhões de pessoas usam o Instagram para entrar em contato com seus amigos, familiares e empresas favoritas.

É por isso que cada vez mais companhias têm investido no Instagram como canal de comunicação – e obtendo ótimos resultados com isso!

Se você também quer saber como usar o direct do Instagram em sua estratégia de comunicação, aproximando clientes e aumentando as vendas… este artigo tem todas as melhores dicas.

Vamos começar?

32 ideias do que postar

O que é direct do Instagram?

O direct do Instagram nada mais é do que a funcionalidade de mensagens diretas da plataforma. O recurso também é conhecido como DM, sigla para Direct Messages. O direct do Instagram funciona de forma muito semelhante ao de outras redes sociais, como o WhatsApp e o Messenger.

É por meio da DM que os usuários podem entrar em contato com amigos e familiares, reagir a Stories do Instagram, enviar vídeos, fotos e mais.

Obviamente, não demorou para que empresas começassem a ver nesse recurso uma oportunidade para aproximar os seus clientes, prestar atendimento e até mesmo fazer vendas.

Afinal de contas, o Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos. A grande maioria das empresas encontra ali uma boa parcela do seu público. Por que não usar esse espaço, não é mesmo?

E esse não é um comportamento que partiu apenas das empresas. Pesquisas mostram que usuários do Instagram estão mais do que dispostos a entrar em contato com empresas via Instagram.

Um relatório da Opinion Box, por exemplo, mostrou que  80% dos usuários acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas. Além disso, 55% já usaram o Instagram para conversar com empresas.

Leia também: Como montar uma loja virtual no Instagram: 5 passos para ativar a sacolinha.

Onde fica o direct do Instagram?

O direct do Instagram é uma funcionalidade bem fácil de encontrar, esteja você usando a versão para web da plataforma ou o aplicativo. No celular, o ícone do direct do Instagram pode ser encontrado no canto superior direito da tela, logo ao lado dos ícones de nova postagem e das notificações.

Já no computador, o direct fica alocado em uma barra lateral, onde estão todas as configurações do perfil. Sempre que você recebe uma nova mensagem, o ícone ganha uma etiqueta, que mostra a quantidade.

Você também pode gostar deste artigo: Como responder mensagem no Instagram [GUIA PRÁTICO]

Por que usar o direct do Instagram?

Se você faz parte do Ecommerce, seja com uma loja virtual própria, marketplace ou pelas redes sociais, já sabe a importância de ter canais de comunicação abertos com seus clientes, certo? 

Eles permitem que seus compradores – e compradores em potencial – entrem em contato para tirar dúvidas, fazer sugestões e até mesmo efetuar compras. É preciso entender que este é um comportamento cada vez mais comum, já que a maioria das pessoas está nas redes sociais por boa parte de seus dias.

Em outras palavras, é possível que o seu cliente primeiro tente um contato pelo Instagram, do que pelo telefone. Interessante, não acha?

Outro ponto que devemos destacar é o seguinte: o Instagram é, hoje, uma das principais plataformas de compras online. Isso deve-se à sua natureza visual – que permite a exposição de produtos de forma criativa e engajante – mas também aos recursos práticos da plataforma, como o Instagram Shopping.

Nesse contexto, é seguro dizer que o seu perfil do Instagram tem o potencial para atrair novos clientes. E, quando isso acontecer, você deve estar preparado para atendê-los da melhor maneira possível, via direct.

No Ecommerce, estar em contato constante com seus clientes, seja entregando conteúdo, tirando dúvidas ou oferecendo suporte pós-venda, é essencial para fidelizá-los e transformá-los em verdadeiros embaixadores da sua marca.

Vamos entender como fazer isso em breve, continue acompanhando o artigo…

Como enviar direct no Instagram pelo PC?

A possibilidade de enviar mensagens via direct do Instagram pelo computador é relativamente nova. Por muito tempo, aqueles que desejavam enviar mensagens deveriam usar o aplicativo.

Trazer essa funcionalidade para a versão para desktop é interessante, mostrando a importância do direct para a plataforma. Veja os passos para enviar direct no Instagram pelo PC:

Primeiro, acesse a página inicial do Instagram e vá até a barra lateral.

direct no Instagram

Depois, clique em “Mensagens”. Você será direcionado para a página de mensagens diretas, onde poderá mandar mensagem para algum de seus contatos recentes ou escolher um novo perfil para conversar.

Nesse caso, basta clicar em “Enviar mensagem” para escolher um novo perfil.

direct no Instagram

Como enviar direct no Instagram pelo celular?

Primeiramente, você deve abrir o aplicativo do Instagram em seu celular e clicar no ícone do Messenger, no canto superior direito.

Então, você vai ser direcionado para uma página com todas as suas conversas recentes. Ali, você também pode selecionar novos perfis para conversar. Para isso, basta clicar no ícone de [+].

direct no Instagram

Vale lembrarmos que o direct do Instagram é um meio de comunicação mútuo. Por isso, se você mandar mensagens para usuários com perfis privados ou que não fazem parte dos seus seguidores, elas podem ir para uma aba específica.

Ali, o usuário poderá ler a sua mensagem e decidir se deseja aprová-la ou não.

Essa é uma forma que o Instagram encontrou de proteger os seus usuários do spam e dos conteúdos potencialmente inadequados.

Por isso, tenha atenção na hora de contatar pessoas da sua lista, certificando-se que o conteúdo enviado é realmente útil para seu interlocutor.

Como bloquear alguém no direct do Instagram?

Se algum perfil continuamente manda mensagens inadequadas, ou você apenas não quer receber mensagens de uma pessoa específica, você pode bloqueá-la. Para isso, siga esses passos: 

No celular:

  • Abra o aplicativo e vá para a aba de mensagens diretas;
  • Encontre o perfil a ser bloqueado, abra a conversa e clique no ícone de menu; 
  • Clique em “Bloquear”.

No PC:

  • Abra o site do Instagram;
  • Clique no ícone de mensagem na barra lateral; 
  • Encontre o perfil a ser bloqueado, abra a conversa e clique no ícone de menu; 
  • Clique em “Bloquear”.

Como apagar mensagens enviadas no direct do Instagram?

Para apagar conversa do Instagram inteira, siga essas etapas:

No celular:

  • Abra o aplicativo e vá para a aba de mensagens diretas;
  • Toque na conversa que contém a mensagem que você deseja apagar;
  • Toque e segure a mensagem que você deseja apagar até que um menu surja;
  • Clique em “Cancelar envio”.

No PC:

  • Abra o site do Instagram;
  • Abra a conversa e clique na mensagem que você deseja apagar.
  • Clique nas reticências (três pontos) ao lado da mensagem que você deseja apagar.
  • Clique em “Cancelar envio”.

Vale lembrar que, ainda que a mensagem seja apagada para todos os perfis no grupo da conversa, ela já pode ter sido lida e até mesmo encaminhada. Para saber mais sobre grupos no direct do Instagram, leia: Como criar grupo no Instagram [GUIA]

5 dicas para potencializar o direct do Instagram na sua empresa

Nós já falamos sobre o que é o direct do Instagram e como ele pode ser usado, agora, queremos mostrar algumas dicas para potencializar a presença da sua empresa neste canal. Vamos lá?

1. Responda rapidamente 

Pode até ser que você não use o direct do Instagram como seu principal canal de comunicação com o cliente. Ainda assim, é importante ter em mente que deixar o seu cliente esperando indefinidamente por uma resposta é algo que vai prejudicar a imagem da sua marca.

Quando um cliente, ou cliente em potencial, entra em contato por meio do Instagram, ele espera uma resposta rápida. Neste momento, você tem a oportunidade de quebrar uma objeção de venda, por exemplo. Isso pode ser crucial para a decisão de compra do cliente.

Também pode ser que o seu cliente use esse canal de comunicação para fazer uma reclamação. Nesse caso, é ainda mais importante que você responda rapidamente, mostrando que está disposto a resolver o problema, mesmo que a solução ainda não esteja clara.

Em momentos de tensão como esse, o tom da sua comunicação é ainda mais importante. Vamos entender mais sobre o assunto no próximo tópico?

2. Comunique-se com empatia 

Vale lembrar que, por mais que o seu cliente esteja falando com uma empresa, ele não quer falar com um robô. Por isso, mantenha a sua comunicação amigável e, acima de tudo, empática.

Pode ser, por exemplo, que o seu público espere uma linguagem mais formal. Ou uma linguagem mais descontraída. O que vale aqui é conhecer a sua persona e entender quais suas expectativas no momento do atendimento.

Independentemente do tom da comunicação, o que importa é tratar o cliente com humanidade e tentar ao máximo resolver a questão que o trouxe até o chat.

3. Use uma automação 

Quando o assunto é atender o direct do Instagram, o objetivo deve ser sempre oferecer a melhor experiência possível ao cliente. Mas, em meio a agitada rotina do empreendedorismo, nem sempre o assunto recebe a atenção que merece. 

É por isso que muitas empresas recorrem à automação de chat. Hoje, existem muitas plataformas que oferecem esse tipo de serviço: Manychat e TakeBlip são dois bons exemplos. 

Com elas, você é capaz de criar fluxos de conversa completos, especialmente criados para incentivar as vendas, ganhar tráfego e mais.

Leia também: Como fazer tráfego pago no Instagram [GUIA PRÁTICO] 

4. Crie um FAQ no direct do seu Instagram

O FAQ, ou Frequently Asked Questions, nada mais é do que uma lista de perguntas populares entre seus clientes. Ao criar uma lista como essa, você é capaz de tirar as dúvidas mais comuns rapidamente, sem que seja necessário o atendimento humano. 

No Direct do Instagram, você pode criar uma FAQ, que será mostrado para todos que tentarem entrar em contato com seu perfil comercial por meio das mensagens diretas. Para que funcione melhor, esse recurso deve ser combinado ao de mensagens automatizadas – falaremos sobre ele logo mais.

Algumas boas práticas na hora de criar um FAQ para o seu direct do Instagram são as seguintes: 

  • Crie perguntas específicas e escreva respostas fáceis de entender;
  • Informe o tempo médio para que um atendente humano responda à mensagem; 
  • Informe o seu horário de funcionamento;
  • Compartilhe detalhes sobre seus produtos e serviços;
  • Configure saudações que incentivem as pessoas a mandar uma mensagem.

Para configurar as perguntas frequentes, siga esse passo a passo: 

Passo 01: Na página inicial do Instagram, toque no ícone da DM, no canto superior da tela;

Passo 02: Vá em “Configurar respostas automáticas” e toque em “Começar”;

Passo 03: Toque no botão ao lado de Mostrar perguntas para ativar o recurso; 

Passo 04: Em “Perguntas”, toque em Adicionar pergunta;

Passo 05: Insira a pergunta e sua respectiva resposta. Depois, clique em “Salvar”.

Você pode adicionar até quatro perguntas frequentes. Também é possível editar as perguntas a qualquer momento. Para isso, toque sobre a pergunta, faça suas edições e depois clique em “Salvar”.

Vale lembrar que esse recurso só está disponível para contas comerciais e de criadores de conteúdo. 

5. Crie respostas prontas 

Nós começamos esse tópico destacando a importância de se responder rapidamente… e uma das formas de fazer isso é criando um acervo de respostas prontas. Afinal de contas, pode ser que muitas das dúvidas se repitam, fazendo com que você precise digitar as mesmas mensagens várias vezes seguidas.

A boa notícia é que você também pode criar um acervo de respostas automáticas no Instagram. Te explicamos como a seguir: 

  • Passo 01: Faça login no Facebook Business Suite. Você precisa ter uma função administrativa na Página para configurar as respostas automáticas;
  • Passo 02: Toque no menu principal;
  • Passo 03: Vá em “Configurações”.
  • Passo 04: Toque em “Respostas automáticas”.
  • Passo 05: Escolha a categoria das respostas que deseja automatizar. 

Dentro das categorias você vai encontrar opções como mensagens de ausência, resposta instantânea à primeira mensagem, mensagens com informações de contato – como número de telefone ou link do Instagram – mensagens com o endereço da sua loja, horário de funcionamento e mais. 

Você também pode automatizar mensagens de hora marcada, caso seus serviços envolvam atendimentos online ou presenciais. 

Depois de terminar a sua personalização, toque em “Salvar” e pronto! Agora a sua empresa tem mensagens automatizadas, prontas para serem enviadas para o cliente sempre que eles entrarem em contato.

Isso vai te economizar muito tempo no dia a dia, permitindo que você atenda mais clientes em menos tempo.

E falando em economizar tempo…

Nós sabemos que responder as mensagens do direct é apenas uma das tarefas que o empreendedor precisa desempenhar para alavancar o perfil da sua marca no Instagram. É preciso cadastrar produtos, tirar boas fotos e, é claro, alimentar o perfil com conteúdo de qualidade.

Nem sempre é fácil equilibrar todos esses afazeres, certo?

Foi por isso que nós criamos um guia exclusivo com 32 ideias de postagem personalizáveis. Elas vão te ajudar a criar conteúdos no dia a dia, engajando sua audiência e aumentando as suas vendas.

Para fazer o download gratuito, basta clicar aqui:

Perguntas Frequentes

O que é o direct no Instagram?

O direct do Instagram nada mais é do que a funcionalidade de mensagens diretas da plataforma. O recurso também é conhecido como DM, sigla para Direct Messages. O direct do Instagram funciona de forma muito semelhante ao de outras redes sociais, como o WhatsApp e o Messenger.

Como acessar o direct no Instagram?

Para acessar o direct do Instagram, basta procurar pelo ícone do Messenger. No aplicativo, ele fica na barra superior, à direita. No computador, ele pode ser encontrado na barra lateral.

Como chamar uma pessoa no direct no Instagram?

Basta abrir a página do direct e procurar pelo usuário. Você pode usar o seu nome ou o seu nome de usuário.

Como vender pelo direct do Instagram?

No direct do Instagram você pode tirar dúvidas, enviar links de produtos e oferecer mais informações sobre os itens de interesse do seu cliente. Vale lembrar que, por enquanto, não é possível vender diretamente pelo direct, ou seja, receber pagamentos e fazer envios.