Uma das chaves para viver de Ecommerce é vender em marketplaces. Esses grandes shoppings virtuais contém a maior variedade de produtos que a internet tem a oferecer. E por isso são os lugares ideais para se comercializar os seus produtos.

Como encontrar o melhor marketplace para o seu negócio

Mas como descobrir qual é o melhor marketplace para a sua empresa? Com tantas opções na internet, essa decisão pode ser complicada para o empreendedor. Afinal, são diferenças pequenas que podem significar o fracasso ou sucesso das vendas.

Por isso, criamos este guia de como encontrar o melhor marketplace para o seu produto. E pode ter certeza: não é difícil, requer apenas uma boa pesquisa.

Você também pode conferir algumas dicas do Alex Moro, especialista em marketplaces, neste vídeo:

Defina o nicho do seu produto

Antes de pensar no melhor marketplace para o seu produto, você precisa saber em qual segmento e nicho sua empresa se encaixa.

A qual segmento ele pertence? Moda? Esporte? Artesanato? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer antes de selecionar o marketplace no qual vai entrar.

Você precisa entender, porém que um produto pode ir além de um só segmento. Neste caso, significa que você tem um produto nichado, ou seja, que corresponde a um mercado específico dentro do amplo segmento.

Deixa eu explicar melhor: se você vende camisas, então o seu produto está no segmento da moda. Se você vende camisas de futebol, então você vende moda esportiva.

Moda, neste caso, é o amplo segmento. Moda esportiva é o nicho.

É importante entender isso porque existem marketplaces macro, que vendem todo o tipo de produto, e também marketplaces especializados em nichos e segmentos.

Depois de definir o segmento do seu produto, você vai entender como escolher o melhor marketplace para ele. 

Como encontrar o melhor marketplace para o seu produto

1 - Liste os que aparecem na primeira página do buscador

Após você definir o segmento do seu produto, você deve pesquisá-lo na internet. Comece pelo produto que você espera o maior número de vendas, o seu produto estrela. Afinal, é ele o responsável por atrair pessoas para a sua loja.

Pesquisa mehor marquekplace para o produto

Uma coisa importante a ser levada em consideração é que você pode vender qualquer tipo de produto em qualquer marketplace. Basta seguir os passos que te ensinei para descobrir qual deles é o mais ideal.

Para fazer a pesquisa, basta digitar o segmento e nicho do produto. Seguindo o exemplo que usamos antes, você vai digitar “camisa esportiva” e aguardar pelos resultados.

Faça esse processo sempre que for vender um produto novo, assim entenderá qual dos marketplaces têm maior potencial de venda entre todos os que quer trabalhar.

Em geral, os primeiros resultados que vão aparecer são direto de marketplaces, tanto na busca orgânica quanto na paga. 

A partir do resultado da pesquisa, você vai listar quais marketplaces aparecem. Considere sempre a ordem dos resultados, porque quanto mais em cima, mais relevante.

Por exemplo: Se você vende capacetes de moto, os primeiros resultados de marketplaces na pesquisa orgânica do Google são as Lojas Americanas, que pertencem à B2W, seguidas do Mercado Livre.

Portanto, podemos concluir que a B2W (Americanas) e o Mercado Livre são os melhores marketplaces para se comercializar esse produto.

Se você tem alguma curiosidade sobre como vender nesses marketplaces, sugiro que leia os seguintes artigos:

Como vender na B2W

Como vender mais no Mercado Livre

2 - Entenda quais marketplaces fazem remarketing

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

Depois que você pesquisa o seu produto nos sites de busca, esses dados são coletados e geram anúncios nas redes sociais. Isso não é perseguição, é uma estratégia de marketing bastante popular que gera uma conversão gigante: o remarketing.

Essa é a maneira que as lojas virtuais encontram seus clientes a partir do histórico de pesquisa deles na internet. O remarketing faz com que o produto - e semelhantes - apareçam em forma de anúncio patrocinado no seu feed.

Quando isso acontece com você, significa que uma loja ou marketplace investiu um bom dinheiro para te “perseguir” pela internet.

Na sua busca pelo melhor marketplace, é importante que considere isso. Afinal, se eles fazem investimento em remarketing, suas chances de venda são maiores.

Assim, entre no Facebook logo após a pesquisa e veja quais marketplaces fazem remarketing do produto que você buscou. Isso mostra o investimento que os marketplaces fazem para ter seus produtos expostos no maior número de lugares possível.

A partir do que aparecer para você, faça uma lista com os marketplaces que apareceram.

Fazendo isso você tem noção de onde o seu produto tem mais visibilidade nas redes sociais, onde muitos consumidores em potencial navegam todos os dias.

3 - Compare resultados e encontre a melhor opção

Depois de passar pela etapa 1 e pela etapa 2, você deve ter em mãos uma lista grande de potenciais marketplaces para vender o seu produto.

Comparação melhor marketplace

Mas ainda pode não ter tanta clareza sobre qual é a melhor opção de todas as que foram listadas.

Para descobrir a resposta para a sua pergunta, basta comparar todas as opções listadas com base no posicionamento de cada uma. 

O marketplace que aparecer mais vezes na primeira página das pesquisas é a melhor opção.

Isso porque o marketplace claramente tem mais visibilidade quando se trata do seu produto, de modo que mais clientes em potencial vão chegar até a sua loja.

4 - Comece a vender nos marketplaces

Depois de todo esse esforço para encontrar o melhor marketplace para vender seu produto, é hora de começar a vendê-lo.

Venda do seu produto no melhor marketplace

A partir desse momento, você deve analisar para ver se a escolha está trazendo resultados concretos para o Negócio.

Para isso, estabeleça uma meta mensal e, a partir dela, analise os resultados que você for obtendo.

Uma coisa importante de esclarecer é que você pode vender em mais de um marketplace, se desejar. Inclusive, indicamos que faça isso, porque significam mais portas de entrada de clientes. 

Mesmo assim, você deve seguir os passos que te ensinei para descobrir qual deles é que tem maior potencial de vendas. Assim, poderá criar metas reais e entender em qual deve investir mais do seu tempo e esforço.

Afinal, seu objetivo maior é este: vende o máximo possível.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!