Para muitos empreendedores, 24 horas pode ser pouco tempo para conseguir efetuar as tarefas diárias de um negócio. Se esse também é o seu caso, preste atenção no que vou te dizer: existe um segredo para aumentar a sua produtividade.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, Babi Tonhela, diretora de produtos do Ecommerce na Prática, explica como tornar o seu dia mais produtivo:

A importância da produtividade

A vida de um empreendedor não é fácil. Afinal, é enorme a quantidade de tarefas que demandam atenção e eficiência para manter uma empresa funcionando do jeito certo.

Mas não se engane: estar ocupado não significa ser produtivo.

A otimização de tempo é baseada em produzir de forma muito mais eficaz, aproximando você do seu objetivo principal.

Isso também tem a ver com o seu propósito, aquilo que vai te mover no dia a dia. É pensando nele que você vai decidir como administrar o seu tempo e suas ações.

O importante é entender que a produtividade é um fator-chave para diferenciar as pessoas que fazem muito e estão sempre atoladas daquelas que fazem tanto quanto, mas conseguem ter tempo para tudo.

Quando nos deparamos com pessoas que conseguem efetuar várias tarefas em um só dia, nos perguntamos como elas conseguem fazer tudo isso. Mas não é um mistério tão grande assim...

A grande questão é: como conseguir administrar melhor o tempo?

É isso que você vai aprender hoje. Mas, antes, você precisa ter noção de alguns ladrões do tempo...

Clique Aqui e conheça o passo a passo para atingir suas metas e objetivos!

produtividade

5 principais ladrões de tempo

Todos nós possuímos hobbies e passatempos que amamos. Mas, às vezes, eles são alguns dos principais motivos que tornam nossa rotina pouco - ou nada - produtiva.

Por isso, muito cuidado é pouco na hora de perder tempo fazendo essas coisas:

1- Assistir Televisão

A televisão é muito perigosa quando estamos falando de produtividade. Apesar dela ser um dos entretenimentos mais queridos da população, ela consegue tomar nosso tempo sem nem percebermos.

Então, se você também é daqueles que adora fazer maratona de séries e filmes, saiba que está muito propenso a não ter uma rotina produtiva...

Isso acontece porque, quando nos prendemos tanto a um canal como a televisão, acabamos ficando quase que dependentes da mesma, o que não pode acontecer.

Além disso, na maior parte das vezes em que assistimos à televisão, não estamos absorvendo um conteúdo importante.

Por isso, reflita se realmente vale a pena passar horas sentado olhando para uma tela.

produtividade

2- Ficar nas redes sociais

Sabemos que, no século 21, é quase que impossível não ter um perfil em alguma rede social, seja ela qual for.

Por mais que esses canais possam possuir conteúdos muito interessantes, é preciso ter cuidado na hora de começar a utilizá-los.

Afinal, quando o assunto é redes sociais, na maioria dos casos não estamos falando de alguns minutos gastos… são horas.

Por isso, é muito importante utilizar as redes sociais com estratégia, pensando o que pode agregar na sua vida e o que é só tempo perdido.

Lembre-se de que policiar o tempo gasto não significa parar de usar ou parar de consumir conteúdo!

Para te ajudar a mensurar seu tempo gasto nesses canais, recomendamos que utilize aplicativos que fazem a regulagem diária do uso das redes sociais.

produtividade

3- Reuniões Desnecessárias

No mundo dos negócios, as reuniões são inevitáveis. No entanto, ainda que importantes, elas podem ocupar muito tempo. Por isso, é fundamental entender a necessidade de certas reuniões no seu dia a dia.

Uma forma de fazer isso é avaliando o conteúdo e a urgência de cada encontro, mensurando sua importância na sua rotina.

4- Conviver com pessoas que não estão alinhadas com o seu propósito

Sempre vão existir pessoas que simplesmente não estão alinhadas com o seu pensamento, roubando sua energia, tempo e, consequentemente, produtividade.

Para realmente ter uma rotina saudável, é preciso se afastar desse tipo de pessoa, entendendo que você precisa se cercar daqueles que te estimulam e te inspiram a ir até onde seu potencial alcançar.

Por isso, comece a perceber e analisar as pessoas que você tem por perto e entenda o papel de cada uma na sua vida, vendo realmente quem elas são e o que elas te agregam ou não.

Conheça a chave de sucesso para o seu Ecommerce!

5. Procrastinação: o maior vilão de todos

O real agente para a falta de produtividade: a procrastinação.

Ninguém é de ferro, todos nós gostamos de tirar um tempinho para fazer nada e simplesmente descansar. A procrastinação chega nessas horas como um falso-amigo, pois, apesar dela parecer muito boa no dia a dia, acaba tomando um tempo precioso.

Na maioria das vezes, a procrastinação ocorre pelo medo de agir.

Então, antes de se deixar levar pelo tempo ocioso, pense se você não está deixando de fazer algo por medo. Medo de fracassar, errar ou até mesmo - acredite - de ser bem-sucedido e não saber o que fazer a partir daí.

O medo é comum! O que realmente faz diferença é a sua atitude diante dele.

Então chega de procrastinar, está na hora de agir! E, para te ajudar, separamos mais algumas dicas que com certeza vão tornar a sua rotina mais produtiva:

Clique aqui para ler sobre Gestão de tempo e produtividade: 10 dicas práticas para empreendedores

produtividade

1- Utilize agendas para organização

Por mais que estejam um pouco fora de moda, as agendas são muito eficazes quando o assunto é organização.

Se você é do tipo que não se dá bem com agendas físicas, que só ocupam espaço e que você acaba esquecendo de preencher, saiba que existem outros tipos de agenda que são muito mais práticos.

Já existem aplicativos que substituem facilmente as agendas convencionais, proporcionando muito mais praticidade na vida de quem não tem tempo para preencher planilhas com afazeres.

O importante aqui é você ir preenchendo com suas tarefas semanais, lembrando que elas não precisam ser fixas. Lembre-se de que você não é uma máquina de produção.

Não se sinta mal caso tenha que mover suas tarefas para outro dia.

Uma dica é se organizar, principalmente por cores, para entender o que é fixo e o que não é, o que é prioridade ou não… Deixando bem claro e visível para tornar todo o processo muito mais prático.

produtividade

2- Tenha um bloco de horários

Se organizar por blocos de horários é fundamental para uma rotina saudável e eficiente. Assim, é possível calcular o tempo necessário para cada afazer.

Para isso funcionar de forma efetiva, é preciso calcular o tempo que cada tarefa precisa ter, sem abusar dos horários.

Desta forma, cada hora vai estar focada em um tipo de tarefa diária, como: pagar boletos, efetuar entregas, organizar estoque…

produtividade

3- Tenha um bloco criativo

Como dito anteriormente, apesar dos empreendedores trabalharem muito e terem rotinas cheias, ninguém é uma máquina de produção...

Por isso, assim como existe tempo para trabalho, lazer e resolução de pepinos, existe horário para estimular a criatividade!

O importante é tirar um dia para fazer as coisas que você gosta e que vão te ajudar a pensar como evoluir seu negócio.

Este bloco pode ser preenchido, inclusive, pela observação de outros negócios que te inspiram e que trazem ideias novas para a sua empresa.

4- Tenha um bloco de estudos

Uma coisa é certa: nenhum empresário de sucesso conseguiu chegar onde está hoje sem adquirir conhecimento. Por que, então, você deixaria de estudar?

É por isso que este bloco PRECISA sempre estar presente na sua agenda, porque é ele que vai manter todos os outros funcionando como deveriam.

Por isso, nunca deixe de separar um tempo para seus aprendizados. Toda semana você deve estudar, ver palestras, ler… enfim, tirar um tempo para realmente absorver um conteúdo de aprendizagem.

Afinal, o conhecimento é um processo infinito e é preciso se manter em constante evolução para se tornar um empresário de sucesso.

produtividade

Não prive o seu negócio do sucesso!

Como dito antes, o conhecimento é um fator-chave na vida dos empreendedores. Justamente por isso, é preciso sempre reservar um tempo para estudar e evoluir, adquirindo cada vez mais experiência e know-how.

Decidir arcar com a jornada do empreendedorismo sem aprender é uma decisão muito arriscada que pode acabar custando caro, fazendo com que você perca muito tempo e dinheiro.

Se você chegou até aqui, sabe que tempo no mundo dos negócios vale ouro.

E, por falar em conhecimento, que tal aprimorar o seu? Afinal, ter conhecimento é essencial para a melhora do seu negócio

 Nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos...

Por lá, você encontra aulas sobre os mais variados assuntos sobre o mundo do Ecommerce e do Empreendedoris, como Logística, Marketing, Finanças e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo!