A principal diferença entre atacado e varejo está no público-alvo e no volume de vendas. O atacado vende em grandes quantidades a preços mais baixos, enquanto o varejo comercializa diretamente ao consumidor final, com preços mais altos.
Se uma empresa quer colocar seus produtos no mercado, existem várias formas de fazer isso.
Algumas vendem direto para o consumidor final em pequenas quantidades, enquanto outras preferem vender em grandes volumes para outras empresas.
Optar por um modelo ou outro vai depender de vários fatores. Público-alvo, tipo de produto e planejamento financeiro são apenas alguns dos mais importantes.
Se você quer entender de verdade a diferença entre atacado e varejo, continue por aqui e acompanhe o que temos para falar! 😉
Índice:
Qual a diferença entre atacado e varejo?
No atacado, as vendas são feitas em grandes quantidades, geralmente para outras empresas, como mercados e revendedores. Já o varejo vende diretamente para o consumidor final, em pequenas quantidades.
No atacado, os preços são menores por unidade, mas é preciso comprar em lotes. No varejo, os preços são mais altos porque você está comprando produto a produto.
Enquanto o atacado foca em volume e preço competitivo, o varejo aposta na conveniência e na experiência do cliente.
Ambos têm papéis importantes no mercado, mas atendem públicos bem diferentes!
Vamos entender melhor essas diferenças:
Concorrência
Em ambos os modelos a concorrência é acirrada, mas a competição tende a ser maior no varejo.
Isso porque, este é o modelo mais comum. Você encontra lojas por todos os lados, seja física ou virtual, competindo pelo mesmo consumidor.
Já no atacado, a briga é menor. Como ele lida com grandes volumes e preços mais baixos, não há tantas empresas nesse mercado, o que facilita um pouco a vida dos atacadistas.
Investimentos
O varejo exige menos investimento inicial. Você pode começar com uma loja pequena ou até mesmo um Ecommerce.
Já o atacado requer um capital bem maior, principalmente por causa do estoque em grande quantidade e o espaço necessário para armazenar tudo isso.
Experiência do cliente
No varejo, a experiência do cliente é decisiva. Desde o layout da loja até o atendimento personalizado, tudo precisa ser pensado para encantar o consumidor final.
Afinal, lembra do que falamos sobre concorrência acirrada?
No atacado, o foco não é tanto em ambientação ou na experiência sensorial. O cliente está lá pelo volume e preço.
Ainda assim, oferecer um atendimento personalizado pode ajudar, uma vez que compras no atacado tendem a ter alto ticket.
O que é atacado?
O atacado é uma modalidade de vendas que trabalha com compra, venda e distribuição de produtos em grande quantidade por um valor mais baixo.
Por conta disto, seu público-alvo acaba sendo pessoas jurídicas, empresas e revendedores…
Ou seja, negócios que realmente têm a necessidade de fazer compras de produtos em larga escala para abastecer e manter uma boa gestão do estoque.
E quando falamos em preços mais baixos, é válido ter em mente que isso acontece no mercado atacadista devido à grande quantidade comprada diretamente das fábricas.
Assim, o preço do produto unitário acaba sendo reduzido para que o lojista tenha uma margem de lucro maior comprando no mercado de atacado.
Além disso, os chamados “atacadões” contam com uma estrutura grande e atuam no sistema Self-Service (autosserviço) e de Cash & Carry (Pague e Leve).
Com eles, basta escolher as mercadorias diretamente das gôndolas, finalizar o pedido e fazer o pagamento.
O Ecommerce também pode funcionar no atacado. Nesse caso, a pessoa jurídica entra no site ou aplicativo e faz o pedido, assim como um cliente final faria – com a diferença no volume do pedido.
Vantagens e desvantagens do atacado
As principais vantagens de vender no atacado são:
- Lucratividade maior: vender em grandes quantidades garante mais lucro, mesmo com margens menores por unidade;
- Previsibilidade de vendas: relacionamentos duradouros com clientes garantem uma maior estabilidade no faturamento;
- Menor custo por unidade: o volume de vendas permite preços mais competitivos por item;
- Menos necessidade de marketing e decoração: o foco é o preço e o volume, então há menos investimento em atrair clientes pela experiência ou aparência da loja.
Enquanto isso, algumas das desvantagens são:
- Alto investimento inicial: é necessário um capital maior para comprar grandes volumes de produtos e ter espaço para armazená-los;
- Risco de perda de estoque: produtos podem se tornar obsoletos ou perecer, especialmente com grandes estoques;
- Espaço de armazenamento: requer galpões ou grandes áreas para manter os produtos, o que encarece a operação;
- Localização menos acessível: lojas atacadistas costumam estar em áreas mais afastadas, o que pode ser uma desvantagem para clientes mais distantes.
O que é varejo?
O varejo é a venda de produtos diretamente para o consumidor final. Isto é, atua no chamado mercado B2C (Business to Consumer, em inglês e, em tradução livre, Empresa para Cliente).
Os lojistas vendem seus produtos no mercado varejista de forma individual ou em pequenas quantidades, já que geralmente as pessoas estão em busca do consumo próprio ou para dar presentes, por exemplo.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Entretanto, por serem poucos itens por consumidor, o preço pago acaba sendo mais elevado em comparação ao atacado.
Isso acontece porque os produtos vendidos no varejo possuem impostos definidos pelo sistema tributário.
E além disso, existem gastos com logística, controle e prevenção de perdas, salário dos funcionários, despesas com luz, água, aluguel, etc.
O varejo no Ecommerce é uma variação do varejo tradicional que surgiu com os avanços tecnológicos.
Ele também tem como objetivo a venda direta de bens e serviços para o consumidor final ou até mesmo para outras empresas.
A diferença é que usa a internet como principal canal de venda.
No varejo no Ecommerce, as transações comerciais podem ser feitas por meio de lojas virtuais, marketplaces, redes sociais e uma infinidade de outros meios.
Vantagens e desvantagens do varejo
Algumas das principais vantagens do varejo são:
- Menor investimento inicial: requer menos capital para começar, especialmente se for uma loja pequena ou Ecommerce;
- Flexibilidade no estoque: é mais fácil ajustar o estoque conforme as mudanças nas preferências dos consumidores;
- Proximidade com o cliente: o varejista tem contato direto com o consumidor final, o que permite criar um atendimento personalizado e melhorar a experiência de compra;
- Fácil adaptação ao mercado: o varejo pode responder rapidamente às tendências de consumo e ajustar a oferta de produtos conforme a demanda;
- Maior margem por produto: como o volume vendido é menor, o preço por unidade costuma ser mais alto, gerando maior margem de lucro.
E, dentre as desvantagens, podemos destacar:
- Concorrência elevada: há muitas lojas competindo pelo mesmo consumidor, o que pode dificultar a fidelização;
- Maior custo operacional: investimentos em marketing, atendimento e localização são necessários para atrair e manter clientes;
- Lucro menor por volume: o varejo vende em quantidades menores, o que pode gerar um lucro menor em comparação ao atacado.
E atacarejo, o que é?
Atacarejo é a junção de atacado e varejo em um só lugar.
Nesse modelo, o cliente tem a opção de comprar em pequenas quantidades, como no varejo, ou em grandes lotes, como no atacado, mas com preços mais baixos à medida que se compra mais.
O atacarejo tem se tornado uma escolha popular entre os consumidores e comerciantes.
A penetração desse modelo nos lares brasileiros aumentou de 62% em 2019 para 73% em 2023, ou seja, três em cada quatro casas no Brasil já fazem compras nesse formato, segundo o BTG Pactual.
O atacarejo conquista clientes pela combinação de conveniência e economia, oferecendo a flexibilidade de compras para diferentes perfis, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Atacado ou varejo: qual a melhor opção?
Decidir entre atacado e varejo depende muito do tipo de negócio que você quer abrir ou expandir. Ambos têm suas vantagens.
No fim das contas, a "melhor" opção vai depender do seu público-alvo, do quanto você quer investir e do tipo de operação que você quer tocar.
Se você quer alcançar empresas – o que chamamos de comércio B2B – e trabalha bem com grandes volumes e planejamento de estoque, o atacado faz mais sentido.
Já se você gosta da ideia de estar em contato direto com o cliente e ter mais flexibilidade, o varejo é o caminho certo.
Gratuito! | Aprenda os passos para abrir seu Ecommerce do zero!
Agora que você já sabe a diferença entre atacado e varejo, que tal colocar a mão na massa?
Independentemente do modelo que a sua empresa se encaixa, você pode vender no Ecommerce.
Isto é, se você tiver as estratégias certas…
E essas estratégias não são nenhum segredo; nós falamos sobre elas na aula gratuita Ecommerce do Zero! 😁
A nossa metodologia já ajudou mais de 130 mil pessoas a viver de Ecommerce – no atacado e no varejo!
Quer ser o próximo?
Inscreva-se na aula gratuita, clicando aqui:
Perguntas Frequentes
O que é o atacado?
O atacado é uma modalidade de vendas que trabalha com compra, venda e distribuição de produtos em grande quantidade por um valor mais baixo.
O que é o varejo?
O varejo é a venda de produtos diretamente para o consumidor final.
O que é um atacarejo?
Um Atacarejo é um comércio que trabalha tanto com produtos em grandes quantidades, para empresas, quanto em pequenas quantidades para o consumidor final.