Você já pensou em usar seu conhecimento para prestar consultoria de negócios? Quando você se torna experiente no que faz, muitas vezes pode ter dificuldade em evoluir profissionalmente ou aumentar seus ganhos apenas com salário de um emprego tradicional. Nesse caso, uma possibilidade interessante é transformar a sua experiência em uma carreira de consultor empresarial e, aqui, vamos te mostrar 5 tipos de consultoria que você pode prestar ainda este ano.

O mercado de consultoria tem crescido no Brasil de forma consistente, pois, onde tem negócio, tem pessoas precisando de apoio para solucionar problemas do dia a dia. Por conta disso, é possível prestar consultoria em praticamente todas áreas - dentro de fora do setor empresarial, já notou?

Com essa pluralidade de opções, o primeiro passo para você se você prestar consultoria é descobrir qual é o seu talento profissional. A partir daí, você vai pegar esse conhecimento e transformá-lo em um recurso que as pessoas precisam e estão dispostas a pagar para ter acesso.

Neste artigo, vamos focar em consultorias empresariais. Portanto, os tipos de consultoria mais relevantes para você oferecer para empresas este ano. Confira o que preparamos!

O que um Consultor Empresarial faz?

Um consultor empresarial é um prestador de serviço que oferece o seu conhecimento e experiência para planejar - ou mesmo executar - questões que vão melhorar o desempenho e a eficiência de uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, o consultor não é um funcionário da empresa, mas um profissional contratado para ajudar as empresas a identificar problemas, implementar soluções e alcançar metas.

Esse profissional é um grande especialista a respeito do tema e todos os dias busca ainda mais conhecimento para transmitir aos seus "consultorados" e melhorar o serviço prestado. Portanto, é alguém que está em constante evolução e em constante busca por novas e boas soluções para problemas de seus clientes.

Com isso fica claro que o que separa um bom consultor dos demais é a paixão pelo que faz e a busca pela excelência. Afinal, é difícil você estar sempre antenado e estudar a respeito de um assunto sobre o qual não gosta.

É por isso que nós dissemos lá no início que o primeiro passo é encontrar aquilo que você é bom de verdade. E eu diria que o segundo passo é encontrar aquilo que te dá gosto de estudar.

⭐ Quer conhecer a história real de um consultor de sucesso? Neste artigo contamos a trajetória de Augusto Mello, um dos participantes de nossa Formação de Consultores de Ecommerce: Consultor de Ecommerce ganhou 20 mil com apenas 3 clientes.

5 tipos de consultoria mais procuradas

Depois de identificar seu talento ou uma temática que gostaria realmente de estudar, o melhor caminho é observar o mercado e entender os tipos de consultorias mais procuradas. Com isso, você poderá guiar sua consultoria para um mercado que tem demanda por profissionais, potencializando suas chances de encontrar clientes.

Abaixo, separamos os principais tipos de consultoria da atualidade. Todos eles possuem subnichos, que nada mais é do que mercados mais específicos nos quais agências e prestadores de serviço podem se especializar, reduzindo assim a competição.

1. Consultoria de Negócios

Uma consultoria de negócios é um serviço que ajuda a identificar questões a serem melhoradas no desempenho da empresa como um todo e pode se aplicar a situações diversas. Em geral, o profissional que oferece consultoria de negócios é íntimo do tema gestão de negócios, sendo capaz de entender como funciona uma empresa, seus KPIs, e como cada alavanca ajuda no crescimento desta empresa.

Por ser um tipo de consultoria abrangente, o consultor de negócios precisa ser capaz analisar, diagnosticar e trazer soluções para todos os âmbitos da empresa, independente da área específica onde pode estar o problema que está impedindo determinada empresa de crescer.

Pode soar estranho a princípio, mas empresas de todos os setores e tamanhos contratam consultores de negócios externos para ajudar na resolução de problemas específicos ou para receber conselhos para reformular certos aspectos dos negócios. 

Entenda que não importa o quanto o gerente ou diretor de uma empresa trabalhe para alcançar as metas estabelecidas, é bastante comum chegar um momento em que a ajuda externa é necessária. Isso acontece porque, quando olhamos de dentro, muitas vezes já estamos doutrinados a olhar para os setores e ações de uma forma específica, o que nos impede de ver com clareza o que pode estar atrapalhando esses setores e ações de crescerem ou funcionarem melhor.

Um olhar fresquinho é positivo nestes casos e o papel do consultor de negócios é exatamente observar a empresa de forma geral e enxergar esses "pontos cegos" a fim de desenvolver um plano de ação para solucionar o problema.

Além desse olhar mais geral, um consultor também pode fornecer informações e orientação para ajudar os gestores com questões específicas da empresa dentro de cada área, inclusive indicando consultorias outras consultorias mais nichadas para cada assunto, como uma consultoria de SEO caso tenha identificado que o site está com baixa performance e precisa de um profissional especializado no tema.

2. Consultoria  de Ecommerce

Esse é um tipo de consultoria que tem se popularizado, em especial com o crescimento do mercado de Ecommerce no país. Enquanto uma consultoria de negócios analisa todo tipo de empresas, a consultoria de Ecommerce, como próprio nome já indica, é focada em fazer empresas criarem ou escalarem as vendas por meio da internet.

Nesse sentido, o consultor de Ecommerce é responsável por analisar um negócio online, diagnosticar e projetar um plano de ação para fazê-lo funcionar. Além disso, o  consultor precisa acompanhar o progresso em direção às metas e ajustar o plano conforme as condições mudam.

Para ser capaz de oferecer um bom serviço, pessoas que prestam este tipo de consultoria precisam ter amplo conhecimento de mercado de Ecommerce e do mercado digital de forma geral, desde ferramentas, de estratégias de venda, otimização de mecanismos de busca (SEO), canais de venda, branding, até precificação e oferta de produtos.  

Atualmente ainda existem poucos profissionais qualificado para ajudarem empresas nesse processo. Isso porque, embora o conhecimento sobre Ecommerce seja amplo, poucos têm um MÉTODO de consultoria capaz de oferecer real resultado para empresas.

Por isso, um bom caminho para quem gosta do mercado digital e quer prestar este tipo de consultoria é se especializar na área e investir em uma Formação de Consultores de Ecommerce para ter acesso a ferramentas, metodologia e processos para implementação dessa consultoria.

💻 É possível ganhar dinheiro prestando consultoria em Ecommerce e ajudando negócios a se estabelecerem no mercado digital. Conheça o caso de sucesso da consultora Jéssica Saraiva: De gerente a empreendedora: como a busca pela liberdade rendeu R$ 11 mil num mês? 

3. Consultoria Jurídica

A consultoria jurídica é um tipo de consultoria geralmente prestada por uma agência ou advogado e fica responsável por assessorar uma empresa em todas as questões jurídicas. Como lida diretamente com a legislação, a agência ou pessoa que presta consultoria jurídica é especializada na área de direito e precisa ter amplo conhecimento no setor trabalhista, direito do consumidor e empresarial.

Isso porque uma consultoria jurídica pode trabalhar com questões trabalhistas ou contratuais, com processos de assédio ou qualquer outro tipo de conflito no local de trabalho ou reclamações do consumidor. Fora isso, também é comum vermos consultoria jurídica focada em aconselhamento jurídico geral sobre decisões corporativas relacionadas ao crescimento da empresa, fusões ou outras práticas.

4. Consultoria de Tecnologia 

A tecnologia desempenha um papel fundamental na maioria das empresas hoje em dia e o consultor de tecnologia é contratado para desenvolver novos projetos para empresas ou apoiar no diagnóstico, análise e correção de projetos e produtos. A consultoria de tecnologia também pode estar relacionada à implementação de algum software ou hardware na empresa. 

No mundo da tecnologia, existem alguns tipos de consultorias mais específicas, incluindo consultoria de TI, de desenvolvimento e consultoria de informática. A decisão a respeito de qual faz mais sentido para você começar a atuar está mais ligada a sua especialização, pois profissionais que oferecem esse tipo de consultoria devem ser especializados no tema e precisam de certificação para comprovar conhecimento quando estão iniciando.

Se observarmos o mercado atual, a consultoria mais buscada é a de TI (tecnologia da informação). E, levando em conta que o nosso mundo está se tornando cada vez mais dependente de tecnologia, esse tipo de consultoria pode beneficiar qualquer setor e trazer mudanças significativas.

5. Consultoria de Vendas

A consultoria de vendas é focada em um ponto bem específico, mas desafiador: desenvolver um processo de vendas eficaz para determinado tipo de negócio. Para isso, é essencial que a pessoa que presta este serviço consiga analisar o processo existente, identificar problemas e ajustar o que for preciso ou mesmo propor algo novo, do zero, com maior potencial de gerar resultados.

Tudo isso deve ser alinhado com as demais equipes da empresa, como a equipe de marketing, para que o processo de vendas final esteja alinhado com o início do funil de vendas, que fica nas mãos do time de marketing. Além disso, deve estar alinhado com a proposta do produto e modelo de negócio.

Feito isso, o processo de vendas deve ser transmitido à equipe que irá realizá-lo, bem como acompanhado. Ou seja: consultores de venda precisam treinar os times que irão executar o que foi proposto!

Outras funções de um consultor de vendas são:

  • Treinar os vendedores para usar a tecnologia para melhorar as conversões;
  • Ajudar a criar e alimentar um relacionamento satisfatório com os clientes;
  • Facilitar na compreensão do mercado e da concorrência para ajudar os vendedores a encontrarem as estratégias mais eficazes;
  • Auxiliar na criação de procedimentos para aumentar a conversão de leads em vendas.

Ganhe de R$ 6 a R$ 24 mil por mês atuando como consultor profissional de Ecommerce

Esta é uma oportunidade para você se profissionalizar para atuar em um mercado de alta demanda… e com poucos profissionais qualificados disponíveis.

Com o crescimento avassalador do Ecommerce brasileiro, cada vez mais empreendedores e empresas tomam a decisão de tentar vender na internet. … mas mais de 80% deles QUEBRA por não ter o conhecimento necessário para ter sucesso online.

E, por isso, criamos a nossa Formação de Consultores Ecommerce na Prática.

Nessas aulas, você vai aprender:

  • Como se Tornar um Consultor de Ecommerce Profissional;
  • As Áreas de Atuação de um Consultor;
  • O Mercado de Consultoria;
  • Como Encontrar Clientes de Consultoria Rapidamente;
  • Como Vender Consultorias;
  • Como Faturar de R$ 6 a R$ 24 mil reais por mês com consultorias 100% online;
  • E MUITO MAIS!

Garanta a sua vaga!