Os filmes para empreendedores são ótimos para inspirar e gerar sacadas valiosas para os negócios. São uma verdadeira fonte de conhecimento e diversão. Confira, então, uma lista de filmes de empreendedores incríveis para te inspirar na sua jornada! 

Está enganado quem pensa que a vida do empreendedor é apenas resolver problemas, organizar loja, cuidar do armazenamento de produtos, etc. Assim como qualquer outra pessoa, o empreendedor pode – e deve – tirar um momento de lazer para curtir familiares e amigos. 

Melhor ainda é quando esse período de lazer pode agregar conhecimento de alguma forma. Assistir a filmes para empreendedores é um exemplo disso! Enquanto você se distrai, também conhece histórias inspiradoras que podem te ajudar a ter ideias para o seu próprio negócio. 

Nada mal, não é mesmo? Ao longo deste artigo, vamos explorar os melhores filmes para empreendedores. Pegue a pipoca e vamos começar!

1. Steve Jobs

"Steve Jobs" é um filme que retrata a vida do cofundador da Apple. O filme aborda as complexidades da vida do magnata, mostrando sua genialidade, visão de negócios e as relações interpessoais. 

Dirigido por Danny Boyle e estrelado por Michael Fassbender, o filme oferece uma visão aprofundada da personalidade de Jobs e de sua contribuição para a revolução tecnológica. 

Apesar de algumas controvérsias em relação à precisão histórica, é muito elogiado por sua abordagem única e diálogos perspicazes. Não pode faltar na lista de filmes para empreendedores!

filmes para empreendedores

2. O Lobo de Wall Street

"O Lobo de Wall Street" é um filme de 2013, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio. Ele retrata a vida de Jordan Belfort, um corretor de ações que construiu um império financeiro, mas também se envolveu em diversas atividades ilegais. 

A obra é uma mistura dos gêneros de comédia dramática, biografia e policial. Para os empreendedores, é uma fonte de inspiração, mostrando a jornada de Belfort na construção de seu império e as consequências de suas ações.

filmes para empreendedores

3. O Poderoso Chefão

Para incrementar esta lista de filmes para empreendedores, não poderíamos deixar de citar "O Poderoso Chefão", dirigido por Francis Ford Coppola e lançado em 1972. 

A obra é baseada no livro de mesmo nome escrito por Mario Puzo e retrata a história da família Corleone, poderosa e influente na máfia italiana nos Estados Unidos. O enredo gira em torno de Don Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, e seu filho Michael, interpretado por Al Pacino. 

Além de seu impacto cultural, "O Poderoso Chefão" é reverenciado como um filme que transcende o gênero do crime, explorando questões universais sobre poder, moralidade e a complexidade das relações familiares

É uma obra que continua a cativar pessoas de todas as gerações e permanece como uma referência obrigatória no mundo do cinema – inclusive para empreendedores!

filmes para empreendedores

💡 Aproveite para ler: Tipos de empreendedorismo: quais são e qual o melhor?

4. A Rede Social

Quando falamos em empreendedorismo, outro filme que não pode faltar é "A Rede Social" (2010). Dirigido por David Fincher e estrelado por Jesse Eisenberg, ele retrata a história da criação do Facebook por Mark Zuckerberg e seus colegas de faculdade. 

O filme aborda temas como empreendedorismo, inovação, ambição e relações interpessoais. É baseado em fatos reais e é uma fonte de inspiração para empreendedores, já que mostra como uma ideia simples pode se tornar um negócio bilionário

A obra também aborda as consequências pessoais e profissionais da criação do Facebook, incluindo as disputas legais e a perda de amizades. "A Rede Social" foi um sucesso de crítica e bilheteria, recebendo vários prêmios e indicações, incluindo o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Ou seja, não pode faltar na sua listinha pessoal de livros para empreendedores! 📝

filmes para empreendedores

5. A Grande Aposta

Já "A Grande Aposta" é um filme dirigido por Adam McKay e lançado em 2015, sendo baseado no livro homônimo de Michael Lewis. Apresenta os eventos que levaram à crise financeira de 2008 e é conhecido por sua abordagem única e inovadora para contar uma história complexa de finanças e colapso econômico.

O elenco conta com estrelas hollywoodianas, como Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt. Cada personagem representa uma abordagem diferente para lucrar com a crise imobiliária, e o filme destaca a ética questionável e os dilemas morais enfrentados por aqueles que apostaram contra o sistema.

"A Grande Aposta" recebeu aclamação da crítica por sua abordagem inovadora, roteiro inteligente e atuações destacadas. Além disso, conseguiu traduzir conceitos financeiros complexos em uma narrativa envolvente, educando empreendedores e o público em geral sobre a complexidade da crise financeira.

filmes para empreendedores

6. Walt antes do Mickey

"Walt Antes do Mickey" é um filme de empreendedorismo lançado em 2015, dirigido por Khoa Le e que se concentra no período inicial da vida e carreira de Walt Disney. Isto é, desde sua juventude no início do século XX até os anos que antecederam a criação de seu personagem mais famoso, Mickey Mouse. 

Thomas Ian Nicholas interpreta Walt Disney, enquanto o filme destaca os desafios e obstáculos que ele enfrentou enquanto buscava realizar seu sonho de se tornar um animador e produtor de sucesso.

Ao longo da narrativa, somos apresentados à determinação incansável de Walt Disney, suas lutas financeiras, as parcerias que formou e as adversidades que teve que superar. O filme explora como Disney, inicialmente enfrentando rejeições e fracassos, perseverou e acreditou na sua visão única para a indústria da animação.

"Walt Antes do Mickey" é uma homenagem à jornada do visionário por trás do império Disney e grande estímulo para empreendedores de todo o mundo. Não deixe de assistir!

filmes para empreendedores

🔎 Aproveite para ler: Quais nichos que mais vendem na internet? Entenda como aproveitá-los.

7. Fome de Poder

Para deixar essa lista de filmes para empreendedores ainda mais recheada, vamos falar agora sobre "Fome de Poder". 

Dirigido por John Lee Hancock e lançado em 2016, a obra narra a ascensão do império de fast food McDonald's, tomando como base o livro "Fome de Poder: A História Real do Homem Que Fez o McDonald's Ser Quem é Hoje", de Ray Kroc.

Michael Keaton interpreta Ray Kroc, um vendedor ambicioso de máquinas de milk-shake que descobre um pequeno restaurante chamado McDonald's, administrado pelos irmãos Richard e Maurice McDonald, interpretados por Nick Offerman e John Carroll Lynch. 

Impressionado com o sistema inovador  de produção dos irmãos, Kroc vê o potencial de transformar o McDonald's em uma franquia nacional e, eventualmente, global.

O filme destaca a jornada de Kroc enquanto ele assume o controle da franquia, expandindo-a rapidamente e enfrentando desafios ao longo do caminho. "Fome de Poder" aborda temas como ambição desenfreada, ética nos negócios, conflitos empresariais e o preço do sucesso.

8. À procura da felicidade

Baseado na história real de Chris Gardner, "À Procura da Felicidade" (2006) conta a trajetória emocionante de um pai solteiro que enfrenta inúmeras dificuldades enquanto busca um futuro melhor para si e seu filho.

A trama se passa nos anos 1980, quando Chris enfrenta desafios financeiros significativos. Ele investe todas as suas economias em um programa de estágio não remunerado para se tornar um corretor de ações, esperando conseguir um emprego que eventualmente o levará a uma vida financeira estável. 

No entanto, a jornada é extremamente difícil, e Chris e seu filho, interpretado por Jaden Smith, enfrentam adversidades como falta de moradia, fome e rejeição constante.

A obra destaca a resiliência extraordinária de Chris Gardner, sua determinação inabalável e o vínculo emocional profundo com seu filho. É um retrato inspirador de perseverança, otimismo e a crença de que é possível superar obstáculos para alcançar o sucesso. 

filmes para empreendedores

9. Barry

Lançado em 2016, “Barry” é uma cinebiografia, dirigida por Vikram Gandhi, sobre a vida do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

O filme foca na vida de Obama durante seus anos de faculdade em Nova York, explorando suas experiências, relacionamentos e questões de identidade racial. Ele aborda temas como as lutas de Obama para encontrar seu lugar no mundo, sua busca por uma identidade cultural e suas reflexões sobre questões sociais e raciais.

"Barry" oferece uma perspectiva íntima sobre a formação do homem que se tornaria um dos líderes mais proeminentes do mundo. É um prato cheio para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso, seja no empreendedorismo ou em qualquer outra área!

filmes para empreendedores

📺 Leia também: Séries para empreendedores: confira 17 produções para você se inspirar

10. O Jogo da Imitação

"O Jogo da Imitação" (2014) conta a história de Alan Turing, um matemático e criptoanalista britânico que desempenhou um papel fundamental na quebra do código Enigma utilizado pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial

A trama mostra a vida de Turing, suas contribuições para a guerra e as dificuldades pessoais que enfrentou devido à sua homossexualidade. Estrelado por Benedict Cumberbatch e Keira Knightley, o filme recebeu aclamação da crítica e do público por causa da atuação e da abordagem sensível de temas históricos e pessoais. 

É uma obra que oferece uma visão fascinante da vida de Turing e de sua conquista durante um dos períodos mais desafiadores da história. E, claro, fonte de inspiração para os empreendedores!

11. O Menino que Descobriu o Vento

Está aí um filme de empreendedorismo incrível e inspirador: "O Menino que Descobriu o Vento". Você já assistiu? É baseado no livro autobiográfico de William Kamkwamba e foi lançado em 2019. 

Nele, é contada a história real de um jovem malauiano que, em meio a uma severa crise de fome, usa sua ingenuidade para construir um moinho de vento e fornecer eletricidade para sua comunidade.

A trama se desenrola na região rural do Malawi, onde a falta de chuvas e uma série de adversidades levam à escassez de alimentos. William Kamkwamba, interpretado por Maxwell Simba, é um garoto curioso e determinado que, sem poder frequentar a escola devido à falta de recursos, utiliza livros na biblioteca local para aprender sobre energia e engenharia.

Além de proporcionar uma reflexão sobre o poder da ciência e do conhecimento para transformar vidas, a obra destaca a importância da educação, determinação e inovação diante da adversidade.

filmes para empreendedores

12. Coco Antes de Chanel

O empreendedorismo e o mundo da moda caminham lado a lado há muitos anos… O filme “Coco Antes de Chanel” é a prova disso. 

Lançado em 2009 e dirigido por Anne Fontaine, a obra explora a vida da renomada estilista francesa Gabrielle "Coco" Chanel, antes de ela se tornar um ícone da moda. 

Ao longo da narrativa, Coco Chanel – interpretada por Audrey Tautou – enfrenta desafios, incluindo relacionamentos complicados e as expectativas sociais que limitam as mulheres na virada do século XX. 

A trama destaca sua busca pela autenticidade e simplicidade no design de moda, características que mais tarde se tornariam marcas registradas da Chanel. Se você empreende e gosta de moda, não pode perder esse filme!

👚 Leia também: Varejo de moda: quais são as tendências do mercado? 

13. Um senhor estagiário

É fã de Robert De Niro? Então vai gostar de assistí-lo em um papel um tanto diferente…

Em "Um Senhor Estagiário", o ator interpreta Ben Whittaker, um viúvo septuagenário que se torna estagiário sênior em uma empresa dirigida por Jules Ostin, interpretada por Anne Hathaway.

O filme aborda temas como respeito intergeracional, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e a importância de reconhecer o valor das pessoas além das aparências. A relação entre Ben e Jules se desenvolve, tornando-se um elo afetivo que beneficia ambos.

Uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a aprendizagem contínua ao longo da vida e a contribuição valiosa que os idosos podem fazer no ambiente de trabalho.

filmes para empreendedores

14. Cidadão Kane

Está sentindo falta de mais clássicos nesta lista de filmes para empreendedores? Não seja por isso! Vamos falar agora um pouco sobre "Cidadão Kane", um clássico do cinema dirigido e estrelado por Orson Welles em 1941. 

O filme conta sobre a vida de Charles Foster Kane, magnata da imprensa que morre sozinho em sua mansão, deixando para trás uma fortuna e um legado controverso. É conhecido por sua narrativa não linear e inovadora, bem como por sua cinematografia e atuações impressionantes. 

"Cidadão Kane" é uma obra-prima do cinema que oferece uma visão fascinante da vida de um homem poderoso e complexo, e é uma fonte de inspiração para cineastas e amantes do cinema em todo o mundo.

filmes para empreendedores

15. O Homem que Mudou o Jogo

Esportes e empreendedorismo são uma boa mistura quando falamos de negócios e também de filmes para empreendedores. "O Homem que Mudou o Jogo" é a prova disso!

O drama de 2011, dirigido por Bennett Miller e estrelado por Brad Pitt e Jonah Hill,  é baseado em uma história real Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics. 

Com a ajuda de um jovem economista, Peter Brand, ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, fazendo com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 2000. 

O filme aborda temas como inovação, liderança e a importância de pensar fora da caixa. Pontos importantes para qualquer empresário, não é verdade?

filmes para empreendedores

16. A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Este não é necessariamente um filme de empreendedorismo, mas uma série que não poderia ficar de fora dessa seleção. Estamos falando de, “A Vida e a História de Madam C.J. Walker”. 

Lançada em 2020 pela Netflix, ela tem como base a vida real de Sarah Breedlove, conhecida como Madam C.J. Walker, empreendedora afro-americana que superou a pobreza e se tornou a primeira milionária self-made dos Estados Unidos. Tudo isso graças à sua linha de produtos de beleza para cabelos afro.

O filme mostra a jornada de Walker, desde sua infância difícil até a ascensão ao sucesso, e destaca sua determinação, inovação e visão empreendedora. É valiosa para empreendedores, especialmente mulheres e minorias, mostrando como a perseverança e a criatividade podem levar ao sucesso.

filmes para empreendedores

17. GirlsBoss

"GirlBoss" (2017) apresenta a vida de Sophia, interpretada por Britt Robertson, que tenta escapar de sua rotina de vida difícil em São Francisco e se tornar uma figura influente no cenário da moda e da tecnologia.

É baseada na vida real de Sophia Amoruso, empreendedora que se tornou famosa por vender roupas usadas no eBay. Retrata toda retrata a ascensão de Sophia e suas amizades ao longo de sete temporadas.

Também explora temas como inovação, autenticidade e a importância de se manter verdadeiro a si mesmo, mesmo em um mundo onde tudo pode parecer tão perfeito. 

filmes para empreendedores

18. A Teoria de Tudo

Entre os melhores filmes para empreendedores não poderia faltar a obra-prima “A Teoria de Tudo", lançada em 2014 e dirigida por James Marsh.

O filme conta a história do renomado físico teórico Stephen Hawking e tem como base o livro de memórias "Travelling to Infinity: My Life with Stephen", de sua esposa Jane Hawking. Eddie Redmayne interpreta Stephen Hawking, enquanto Felicity Jones assume o papel da esposa. 

É um prato cheio para os empreendedores conhecerem a trajetória do astrofísico. Desde os primeiros anos da vida acadêmica de Hawking em Cambridge até as lutas enfrentadas por ele após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma condição neurodegenerativa progressiva.

filmes para empreendedores

19. Invictus

Outra história inspiradora de uma figura conhecida mundialmente é a contada em “Invictus” (2009). A obra fala sobre Nelson Mandela, que, após o fim do apartheid, tenta unir a nação dividida por meio do esporte, especificamente do rúgbi. 

Dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, “Invictus” mostra a jornada de Mandela e do capitão da equipe, François Pienaar, enquanto eles trabalham juntos para unir a equipe e a nação em torno de um objetivo comum. 

Para quem gosta de histórias sobre liderança, unidade e superação de preconceitos, o filme é inspirador! Ele destaca a importância do esporte e da liderança na construção de uma sociedade mais justa e unida.

20. Julie & Julia

Curte uma comédia dramática? "Julie & Julia" vai ser uma excelente pedida para completar a sua lista pessoal de filmes para empreendedores!

Lançado em 2009 e estrelado por Meryl Streep e Amy Adams, o filme é baseado em duas histórias reais: Julia Child e Julie Powel.

Julia é uma famosa autora e apresentadora de TV americana que revolucionou a culinária francesa nos Estados Unidos. Já Julie, é uma escritora que decide cozinhar todas as 524 receitas do livro de Julia em um ano e documentar sua experiência em um blog. 

A narrativa mostra suas jornadas pessoais e profissionais, além de suas paixões pela culinária e pela vida. Também aborda temas como determinação, paixão e a importância de seguir seus sonhos. Imperdível! 

filmes para empreendedores

21. Joy: o nome do sucesso

O filme é inspirado na vida de Joy Mangano, uma inventora e empresária americana conhecida por suas inovações em produtos para o lar. Jennifer Lawrence protagoniza o papel de Joy.

A história é contada desde a infância criativa de Joy, até se tornar uma mulher de negócios de sucesso. Mostra todos os desafios enfrentados para lançar sua própria empresa e disponibilizar no mercado seu inovador esfregão autolimpante, conhecido como Miracle Mop.

Já conhece esse acessório que ajuda na limpeza dos ambientes? Aproveite para ficar por dentro da jornada empreendedora de quem o criou!

filmes para empreendedores

22. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

Por último, mas não menos importante, há o "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento’, drama biográfico de 2000, dirigido por Steven Soderbergh estrelado por Julia Roberts e Albert Finney. 

Erin Brockovich é uma mãe solteira que começa a trabalhar como assistente jurídica em um pequeno escritório de advocacia. Ela descobre uma série de documentos suspeitos relacionados à contaminação da água potável em Hinkley (Califórnia), causada por vazamentos de cromo hexavalente da PG&E. 

Isso faz com que ela decida investigar mais a fundo, mobilizando a comunidade afetada e liderando a batalha judicial contra a poderosa corporação. Se você gosta de filmes sobre determinação, ética e superação de adversidades, não pode perder!

filmes para empreendedores

Gostou das dicas de filmes para empreendedores? Esperamos que sim! Temos certeza que essas obras vão ser inspiradoras na hora de criar e estruturar um negócio de sucesso no ambiente online…

Mas e se disséssemos que é possível ir muito mais além do consumo dessas produções, indo realmente em busca de conhecimento para alavancar a sua empresa

Nós estamos falando, mais precisamente, da plataforma de educação para empreendedores do Ecommerce na Prática!

Nela, você tem acesso a todos os nossos treinamentos renomados e mais de 350 conteúdos exclusivos feitos por especialistas do mercado, como masterclasses,  análises de negócio e diversas aulas sobre o mundo dos negócios. 

Quer fazer a sua assinatura? Clique aqui: