Você já pensou nos benefícios que uma consultoria para Ecommerce pode trazer para o seu negócio? Se você não sabe do que se trata esse processo ou ainda está na dúvida sobre a sua utilidade, acompanhe este artigo até o fim. 

O Ecommerce realmente abriu as portas do empreendedorismo para muitas pessoas. Vender na internet é, hoje, muito mais fácil e barato do que abrir uma loja física. Isso não quer dizer, no entanto, que não haja cuidados a precisem ser tomados… 

Muitos pensam que, para vender na internet, basta criar um site e fazer o upload de produtos. Como você deve imaginar… a realidade não poderia ser mais diferente. 

A verdade é que, para ter uma loja bem-sucedida, que traz conversões todos os meses e cresce de maneira sustentável, você precisa de uma estratégia bem definida, além de um belo planejamento. 

Mas nem todos os empreendedores têm a experiência ou expertise para criar esses planos, o que pode levar negócios muito promissores a falhar logo em seu primeiro ano de atuação. É por isso que as consultorias de Ecommerce têm crescido em popularidade. 

Neste artigo, vamos te mostrar o que é uma consultoria de Ecommerce, quais seus benefícios e como a sua empresa pode contratar uma. 

Faça uma boa leitura! 

O que é uma consultoria de Ecommerce?

A consultoria de Ecommerce é um serviço de aconselhamento personalizado, voltado para os negócios. Ao contratar uma consultoria, a empresa recebe insights especializados, que têm como objetivo aumentar as vendas, alcançar mais clientes e melhorar o posicionamento da marca no mercado. 

Esse é um serviço valioso, já que permite que a empresa crie “atalhos” para o crescimento, contando com a opinião especializada de um profissional com alto nível de experiência no Ecommerce. Essa é uma forma de evitar erros no planejamento e pavimentar o caminho para um crescimento saudável. 

A consultoria de Ecommerce é um serviço cada vez mais requisitado, afinal, dentro do segmento das vendas online, a competição cresce a cada dia. 

Você pode estar se perguntando: “Mas um profissional que não pertence à minha empresa vai realmente saber o melhor caminho para fazê-la crescer?” A grande verdade é que ter um olhar neutro, dedicado a buscar estratégias de crescimento, pode ser o grande diferencial do seu negócio.

Muitas vezes, empreendedores estão tão mergulhados em seus negócios, que falham em encontrar soluções que pareceriam óbvias para profissionais externos. 

Os serviços de uma consultoria de Ecommerce podem variar desde os pontos mais estratégicos, como precificação ou definição do mix de produtos, até pontos mais técnicos, como escolha os canais de comunicação e venda. 

Quais são os tipos de consultoria de Ecommerce? 

Como destacamos acima, a consultoria de Ecommerce é um serviço especializado. Exatamente por isso, existem diversos tipos que podem ser aplicados no negócio. Vamos entender quais os principais deles agora? 

1. Consultoria para marketplace 

Os marketplaces são canais muito importantes para empresas no Ecommerce, hoje. Esses são sites de venda que concentram a oferta de diversos lojistas em um só lugar. Alguns dos marketplaces mais populares do Brasil são o Mercado Livre, a Shopee, o Magazine Luiza e a Amazon

Sua popularidade se deve a um importante fator: tráfego e reputação. Sites como a Amazon e o Mercado Livre, por exemplo, atraem milhares de compradores todos os meses. Essas são marcas confiadas pelo público e, por isso, ter o seu produto exposto nestes espaços pode gerar muitas vendas. 

Não à toa, os marketplaces são o canal de vendas mais usado por empresas que estão começando no Ecommerce. Neste tipo de consultoria, a ideia é ajudar a empresa a escolher os melhores marketplaces para colocar seus produtos, ajudando também na gestão da plataforma. 

Para vender em marketplaces é preciso considerar pontos como as comissões e taxas, público predominante, construção de marca, dentre outros fatores essenciais.

Leia também: Quais os maiores marketplaces do Brasil? Conheça 25 plataformas.

2. Consultoria para redes sociais 

Empresas que vendem online, hoje, precisam dominar as redes sociais. Isso é um fato. Plataformas como o Instagram – com o Instagram Shopping, por exemplo – e o WhatsApp caíram no gosto do consumidor, trazendo um alto volume de conversões. 

Mas, indo muito além das vendas, as redes sociais servem como um canal de comunicação para a empresa. Ali, é possível usar elementos da sua identidade visual, fortalecer o branding, aproximar os clientes e humanizar a marca. 

Isso quer dizer que a sua empresa precisa ter um perfil ativo em todas as redes sociais que existem? Não.

O papel da consultoria de Ecommerce é exatamente entender quais as plataformas mais vantajosas, com base no público-alvo. Além disso, a consultoria de Ecommerce para redes sociais também pode gerar insights sobre como usar esses espaços. 

De modo geral, neste tipo de consultoria, você vai aprender como usar as redes sociais para potencializar o seu Ecommerce em diferentes áreas. 

Você também pode gostar deste artigo: O que é social selling? Entenda como vender mais nas redes sociais.

3. Consultoria para negócio local

O Ecommerce não é só para empresas que nasceram no virtual. Muitas lojas físicas já perceberam que o futuro do varejo está no comércio eletrônico. O Magazine Luiza, por exemplo, uma das mais tradicionais redes de lojas do Brasil, também se destaca no Ecommerce. 

Apesar do desejo de digitalizar os seus negócios para vender mais, muitas empresas ainda têm dificuldades para começar. Afinal, o mundo do Ecommerce pode parecer muito diferente para companhias que estão acostumadas a vender cara a cara para o cliente. 

Nesse sentido, uma consultoria de Ecommerce pode ajudar a potencializar o espaço físico no digital, posicionando a empresa no Google Meu Negócio. A plataforma do Google torna possível cadastrar informações sobre a companhia e ajudar clientes a achar o estabelecimento. 

Além disso, durante a consultoria de Ecommerce o especialista pode mostrar alternativas para mesclar as operações virtuais e físicas, usando o seu ponto de venda como apoio ao site. 

4. Consultoria estratégica

A consultoria estratégica pode ter várias facetas. Por exemplo, pode ser que um negócio precise de mais ajuda na área de vendas, ou logística, ou atendimento ao cliente. O consultor de Ecommerce é um profissional preparado para oferecer suporte em todas essas frentes e muitas outras. 

Além disso, a consultoria estratégica pode focar em objetivos mais específicos, por períodos de tempo limitados. O escopo do trabalho vai ser definido em conjunto pela empresa e pelo consultor. 

Aproveite para ler: Da falência ao faturamento de milhares de reais: conheça a história da Acrilzano

Quais as áreas abordadas durante a consultoria de Ecommerce? 

O papel de uma consultoria de Ecommerce é fazer com que o negócio cresça e tenha sucesso. Como você pode imaginar, existem muitos fatores que podem influenciar isso. 

Boas práticas, ajustes técnicos e até mesmo na cultura interna da companhia podem ajudar a alcançar esses objetivos. Por isso, a seguir, vamos detalhar algumas das áreas abordadas por uma consultoria de Ecommerce. 

Vem ler! 

1. Identidade visual da marca 

A identidade visual de uma marca pode até parecer um detalhe menos importante, mas acredite… ela tem muito impacto no sucesso – ou fracasso – de uma loja virtual. 

Nesse caso, o suporte do consultor pode acontecer na criação de uma identidade visual do zero, um processo comum às empresas que estão iniciando as suas atividades. Além disso, o consultor também pode ajudar uma empresa que já existe a reposicionar a sua identidade visual, a fim de transmitir valores diferentes. 

Vale lembrar que a identidade visual de uma empresa não deve ser decidida de acordo com os gostos e preferências das pessoas que estão por trás dela. O foco deste trabalho deve ser o cliente e as suas necessidades. 

2. Definição do produto estrela 

O produto estrela nada mais é do que o produto principal da sua loja virtual. Ele é um item com alta demanda e baixo custo de aquisição, o que permite uma margem de lucro maior. É nele que você deve investir seus esforços e campanhas… mas nem sempre descobrir qual é esse produto é uma tarefa fácil. 

É comum que empreendedores e gestores de Ecommerce confundam o produto estrela com os itens que estão em alta demanda no momento. Uma das principais características do produto estrela é que ele pode ser vendido a longo prazo e, raramente, depende de sazonalidades. 

Nesse sentido, a consultoria pode trazer informações importantes sobre o mercado, ajudando a empresa a decidir qual será o seu produto estrela e quais as principais estratégias para divulgá-lo. 

3. Performance em marketplace 

Como vimos alguns tópicos acima, o marketplace é um canal de vendas extremamente importante no Ecommerce. Ele pode ser usado como canal principal, ou aliado a outros canais, como a loja virtual própria

Vale destacar que, apesar dos seus benefícios, este os marketplaces são plataformas altamente competitivas. Dessa maneira, uma empresa precisa garantir que os seus anúncios estão otimizados ao máximo para conseguir um bom volume de vendas. 

Alguns dos pontos que podem ser melhorados por uma consultoria em Ecommerce, dentro do contexto dos marketplaces, são: 

  • Criação de descrições de produto mais atrativas;
  • Indicação de imagens e fotos que possam performar melhor; 
  • Escolha dos produtos que vão ser disponibilizados nessas plataformas; 
  • Ajustes logísticos para garantir entregas pontuais.  

4. SEO e tráfego orgânico 

O SEO – sigla para Search Engine Optimization – é um dos pontos-chave para conseguir tráfego orgânico em seu site. Esse é um conjunto de técnicas e boas práticas que podem levar as páginas do seu site às primeiras posições do Google. 

O trabalho de um consultor, portanto, também é o de indicar quais as iniciativas mais importantes para trazer esses resultados orgânicos. Isso serve para orientar as equipes internas e garantir que elas foquem esforços em projetos que vão gerar resultados. 

5. Criação de campanhas e estratégias de venda

Criar campanhas é uma das tarefas mais rotineiras no Ecommerce. São elas que impulsionam as vendas do site dentro e fora de períodos sazonais. Mas, além de funcionarem como motores de venda, as campanhas também são pontos de comunicação com os seus clientes e, por isso, devem ser muito bem pensadas. 

Depois de prontas, as campanhas também devem ter os seus resultados monitorados. Esse é um cuidado importante, já que permite aprender com os erros, identificar tendências e aplicar melhorias nas próximas iniciativas. 

As campanhas podem ser feitas por meio de plataformas de anúncios – como o Google Ads ou Facebook Ads – e ter os seus resultados analisados por meio de plataformas como o Google Analytics

Dessa maneira, a consultoria de Ecommerce pode ajudar no planejamento dessas campanhas, em sua execução e também em sua mensuração. 

O que faz um consultor de Ecommerce? 

O consultor de Ecommerce é o principal profissional responsável pelo gerenciamento da consultoria. Seu trabalho pode ser dividido em 3 principais fases: análise do negócio, proposição de estratégias e acompanhamento da implementação e resultados

Na maioria dos casos, o consultor e a empresa se encontram por meio de ferramentas online, como o Skype, Google Meets ou qualquer outra plataforma de videoconferência. O período da consultoria, assim como as atividades previstas no escopo são de mútuo acordo entre as duas partes. 

Dentre as iniciativas que podem ser propostas por um consultor de Ecommerce, estão: 

  • Mudanças no mix de produtos; 
  • Busca por fornecedores; 
  • Posicionamento em canais de venda; 
  • Mudanças na identidade visual; 
  • Alterações no planejamento;
  • Ajustes de orçamento;
  • E mais. 

Para conhecer mais sobre a profissão consultor de Ecommerce, sugerimos que leia: Consultoria empresarial para Ecommerce: o que é e como funciona [GUIA] 

Para quem é uma consultoria de Ecommerce? 

Agora você já sabe o que é a consultoria, quais seus objetivos e principais pilares. Mas será que esse processo é mesmo o mais adequado para a sua empresa? Nós listamos 3 momentos-chave nos quais a consultoria pode ajudar seu negócio. Veja!

1. Para quem está começando

Se você está iniciando a jornada no Ecommerce, a consultoria de negócios vai te ajudar principalmente a estruturar e validar o seu Ecommerce do jeito certo. 

Ou seja, a princípio, o foco será total no planejamento estratégico, fazendo pesquisas de mercado, analisando questões burocráticas, a curadoria de produtos, definindo a persona e os preços dos produtos. 

E na parte de estruturação, o consultor vai te ajudar a selecionar os melhores sistemas e canais de vendas, como o marketplace, uma loja virtual própria ou as redes sociais.

Tudo isso pensando na validação do negócio e também na implementação dos processos que serão essenciais para o sucesso da sua empresa no longo prazo.

2. Para quem já tem um negócio físico

Caso já tenha uma loja física, a consultoria de Ecommerce vai auxiliar no processo de digitalização da parte operacional, além de criar uma estrutura online integrada com a física.

Ele vai fazer um diagnóstico do negócio já existente e, só assim, traçar caminhos de desenvolvimento para o canal digital. Dessa forma, você vai integrar as vendas de cada canal e construir uma empresa mais forte, pronta para os desafios do futuro.

3. Para quem já tem uma loja virtual

E para quem já validou o negócio no Ecommerce, mas quer evoluir seus resultados, acelerando o ritmo de crescimento, a consultoria de negócios também será muito eficaz.

Aqui, o consultor vai te mostrar como aumentar sua presença digital e alavancar as vendas de forma escalável e lucrativa.

Ele vai identificar os  pontos fortes e fracos para traçar um plano de desenvolvimento da empresa, com base em um replanejamento estratégico. 

Como contratar uma consultoria para Ecommerce? 

Contratar uma consultoria para Ecommerce é um investimento. Exatamente por isso, você deve ter muito cuidado nesse processo. Afinal de contas, você quer garantir que este investimento se transforme em bons resultados para a sua empresa, certo? 

Uma boa prática na hora de fazer a contratação de um serviço como esse é pesquisar na internet, a fundo, a reputação e as credenciais da empresa ou do profissional que oferece a consultoria. 

Vale prestar atenção na opinião de outros clientes e profissionais do mercado, a fim de entender se o trabalho executado realmente está dentro das expectativas. Além disso, também é preciso pesquisar os melhores preços, fazendo uma comparação de custo-benefício com os recursos oferecidos. 

Lembre-se que nem sempre a oferta mais barata é a que mais vai trazer resultados.  Questões como a duração do contrato e atividades previstas também devem ser analisadas.

Desde 2015, o Ecommerce na Prática oferece um programa de consultoria já tradicional no mercado. Nossa metodologia se divide em 3 pilares: 

  • Marketing e vendas: saiba quais estratégias de vendas implementar para promover sua empresa na internet, atrair e fidelizar clientes e aumentar suas vendas com segurança;
  • Operacional: tenha os sistemas, canais de vendas, processos internos e logística do seu Ecommerce estruturadas e integradas para reduzir cursos e otimizar a performance do seu negócio.
  • Gestão e finanças: descubra como administrar seu negócio, gerenciar equipes e estruturar o financeiro do seu Ecommerce para garantir o lucro, otimizar sua empresa – e ter mais tempo livre.

Com as técnicas e insights que ensinamos, nossos alunos já fizeram o equivalente a R$ 2 bilhões em vendas. Conheça um caminho seguro e lucrativo para vender na internet. Participe do Programa de Consultoria do Ecommerce na Prática

Para entender mais sobre o serviço, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é uma consultoria de Ecommerce?

A consultoria de Ecommerce é um serviço de aconselhamento personalizado, voltado para os negócios. Ao contratar uma consultoria, a empresa recebe insights especializados, que têm como objetivo aumentar as vendas, alcançar mais clientes e melhorar o posicionamento da marca no mercado.

Quais são os tipos de consultoria de Ecommerce?

As principais consultorias para Ecommerce são: consultoria para marketplace, consultoria de redes sociais, consultoria para negócios locais e consultoria estratégica.

O que faz um consultor de Ecommerce?

O consultor de Ecommerce é o principal profissional responsável pelo gerenciamento da consultoria. Seu trabalho pode ser dividido em 3 principais fases: análise do negócio, proposição de estratégias e acompanhamento da implementação e resultados.