Já se perguntou como ativar o termômetro do Mercado Livre? Essa é uma dúvida que muitos empreendedores têm, já que esse é um dos indicadores mais importantes para lojistas no marketplace. Entenda tudo sobre o assunto agora!


Aula grátis mlz

O Mercado Livre é um marketplace muito popular no Brasil e em toda a América Latina. Fundada em 1999, a empresa se tornou uma das maiores de seu nicho, permitindo que empreendedores e consumidores comprem e vendam produtos online.

De acordo com dados da Euromonitor, o Mercado Livre gerou 25 empregos por hora apenas no Brasil em 2023

Além disso, o Mercado Livre já é a principal fonte de renda para mais de 1,8 milhão de famílias na América Latina, a partir das mais de 574 mil micro e pequenas empresas que vendem no marketplace. 

Esses números mostram o tamanho e a importância que o Mercado Livre tem; um dos fatores que atrai cada vez mais empreendedores para a plataforma. 

E se você é um desses empreendedores, saiba que um dos seus primeiros desafios é entender como ativar o termômetro do Mercado Livre.

Afinal, esse indicador mostra aos compradores a qualidade do atendimento, a agilidade na entrega e a satisfação dos clientes anteriores.

O que é o termômetro do Mercado Livre?

O termômetro do Mercado Livre é um sistema de avaliação de desempenho dos vendedores na plataforma. Ele é baseado em um sistema de cores que indica a qualidade do atendimento, a agilidade na entrega e a satisfação dos clientes anteriores.

Os vendedores podem ser avaliados em três categorias: "verde", "amarelo" e "vermelho". A cor verde indica que o vendedor tem uma boa reputação, a amarela indica que é preciso melhorar alguns aspectos e a vermelha indica que há problemas graves na forma como o vendedor atua na plataforma.

Por que o termômetro do Mercado Livre é importante?

O termômetro do Mercado Livre é importante porque  é um indicador muito determinantes para os compradores decidirem pela conclusão da compra. Quanto melhor for a avaliação do vendedor, mais confiável ele será visto pelos clientes e maior será a sua probabilidade de venda.

Além disso, o termômetro do Mercado Livre é um critério que a própria plataforma usa para posicionar os vendedores nas buscas e nas categorias.

Ou seja, quanto melhor for a avaliação do vendedor, maior será a sua exposição na plataforma e mais oportunidades ele terá de vender seus produtos. Em termos simples, ter uma boa reputação na plataforma faz com que o algoritmo do Mercado Livre te favoreça.

Portanto, os empreendedores que desejam ter sucesso no Mercado Livre devem se preocupar em manter uma boa avaliação no termômetro, oferecendo um atendimento de qualidade, entregas rápidas e satisfazendo as expectativas dos clientes.

👉 Este artigo também pode te interessar: Como anunciar no Mercado Livre [GUIA COMPLETO] 

Como ativar o termômetro do Mercado Livre? 4 dicas simples

Para os empreendedores que estão começando a vender no Mercado Livre, ativar o termômetro de avaliação pode parecer um desafio. Afinal, como conseguir boas avaliações antes mesmo das 10 primeiras vendas?

Isso acontece porque, ao ver que o seu perfil ainda não tem reputação na plataforma, muitos clientes podem se sentir desencorajados de realizar a compra. Acredite, a falta de confiança é um grande obstáculo no processo de decisão de compra

Mas não se preocupe, a seguir vamos dar algumas dicas exclusivas para ativar a sua boa reputação antes mesmo de fazer a suas 10 primeiras vendas. Siga essas dicas e comece a vender no Mercado Livre: 

1. Crie uma conta adequada às diretrizes da plataforma

Antes de começar a vender no Mercado Livre, é importante criar uma conta que esteja de acordo com as diretrizes da plataforma. Certifique-se de preencher todos os campos corretamente, incluindo as informações de contato e de pagamento. Além disso, é importante escolher um nome de usuário profissional e que esteja relacionado ao seu negócio.

👉 Leia também: Comissão Mercado Livre: quanto custa vender na plataforma? [ATUALIZADO] 

2. Realize 2 vendas 

Para ativar o termômetro de avaliação, é preciso realizar pelo menos 2 vendas na plataforma – e não 10. Portanto, comece a divulgar seus produtos e serviços para atrair clientes e realizar as primeiras vendas. Lembre-se de fornecer um atendimento de qualidade, tirando todas as dúvidas dos clientes e oferecendo um bom pós-venda.

3. Tenha um anúncio ativo 

Para que as vendas ocorram, é necessário ter um anúncio ativo na plataforma. Certifique-se de criar um anúncio atraente e que destaque as características do produto ou serviço que está oferecendo. Utilize imagens de qualidade e descrições completas, incluindo informações sobre o prazo de entrega e as condições de pagamento.

👉 Este artigo sobre o assunto pode te interessar:  O que significa anúncio pausado no Mercado Livre? 

4. Não tenha mais de 5 vendas com problemas 

Para alcançar a reputação verde, é importante evitar problemas com as vendas. Por isso, é fundamental fornecer um bom atendimento e garantir a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. 

Evite atrasos na entrega, produtos com defeito ou fora das especificações e resolva rapidamente eventuais problemas que possam surgir. Lembre-se de responder às perguntas dos clientes de forma rápida e clara, oferecendo todas as informações necessárias para que a compra seja realizada com segurança.

Seguindo esses passos corretamente, você receberá um e-mail avisando que a sua conta, agora, tem a reputação verde clara. Para alcançar a reputação verde escura – a melhor de todas, e a mais buscada por clientes – você deve continuar o bom trabalho e fazer vendas que não apresentem problemas. 

Lembre-se de que a reputação é fundamental para o sucesso dos negócios e é um fator que precisa estar em constante aprimoramento. 

Por que vender no Mercado Livre?

Vender na internet é uma atividade cada vez mais comum e vantajosa para empreendedores de diversos segmentos. E o Mercado Livre é uma das melhores plataformas para quem deseja entrar nesse mercado de forma eficiente e segura.

Não é à toa que o Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, com milhões de usuários ativos e vendedores registrados. Além disso, a plataforma é muito bem avaliada pelos clientes, sendo referência de compra segura e rápida. 

Isso é possível graças às medidas de segurança que o Mercado Livre adota, como o termômetro de avaliação dos vendedores. Esse sistema é muito bem visto pelos clientes, pois garante uma experiência de compra mais confiável.

Com o termômetro, os clientes podem avaliar a qualidade do atendimento e a satisfação com os produtos recebidos, além de conferir a reputação dos vendedores na plataforma. Isso aumenta a segurança nas transações e reduz o risco de fraudes e golpes.

👉 Leia também: Os maiores marketplaces do Brasil: 27 plataformas para vender

5 dicas para melhorar a sua reputação no Mercado Livre

O Mercado Livre é uma plataforma de vendas concorrida. São milhares de vendedores disputando espaço e atenção dos consumidores e, para se destacar na plataforma, é preciso ter algumas estratégias em mãos

Aqui estão algumas dicas para melhorar a sua reputação no Mercado Livre:

Dica 1: Crie um anúncio perfeito

O seu anúncio no Mercado Livre precisa ser uma verdadeira máquina de vendas, assim como um vendedor que sempre encontra soluções para as objeções do cliente. Algumas dicas para criar um anúncio perfeito incluem:

  • Siga um padrão de fotos, com a primeira sendo uma imagem chamativa do produto com o fundo branco (foto still), seguida por uma imagem dos diferenciais, uma imagem ambientada ou humanizada, uma outra foto de destaque e, por fim, um template auxiliar de venda;
  • Preencha todas as informações possíveis do anúncio, sem nunca colocar frases que incentivem a pessoa a sair do Mercado Livre;
  • Na descrição, crie autoridade e segurança falando um pouco da sua empresa e exalte as dores e soluções que o produto entrega;
  • Adicione as especificações do produto e um campo de perguntas e respostas mais comuns.

Dica 2: Encontre produtos com alta demanda

É importante encontrar produtos que tenham demanda no Mercado Livre. Para isso, acesse o Mercado Livre Tendências e encontre as formas que o seu cliente está buscando o seu produto. Outras dicas incluem:

  • Analisar as pesquisas relacionadas no Google Trends;
  • Verificar a disponibilidade dos produtos em estoque;
  • Analisar os concorrentes para ver o que está sendo vendido e por qual preço.

Dica 3: Ofereça um atendimento excepcional

O atendimento ao cliente é uma das principais razões pelas quais as pessoas compram em lojas online. Para melhorar a sua reputação no Mercado Livre, é preciso ter um atendimento excepcional, que inclui:

  • Responder rapidamente todas as perguntas e dúvidas dos clientes;
  • Ser educado, simpático e prestativo;
  • Entregar o produto dentro do prazo;
  • Resolver qualquer problema que o cliente possa ter.

Dica 4: Garanta a qualidade do produto

A qualidade do produto é fundamental para melhorar a sua reputação no Mercado Livre. Algumas dicas incluem:

  • Verificar a qualidade dos produtos antes de enviá-los aos clientes;
  • Garantir que os produtos enviados são idênticos ao que foi anunciado;
  • Usar embalagens de qualidade para evitar danos durante o transporte;
  • Oferecer garantia e devolução gratuita em caso de problemas.

👉 Leia também: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce? 

Dica 5: Mantenha a boa reputação

Uma vez que você tenha uma boa reputação no Mercado Livre, é preciso mantê-la. Veja como você pode fazer isso:

  • Monitorar as avaliações dos clientes e trabalhar para melhorar quaisquer problemas apontados;
  • Manter o estoque atualizado e garantir a disponibilidade dos produtos anunciados;
  • Ser transparente e honesto em todas as interações com os clientes.

Hora de colocar a mão na massa!

Depois de seguir essas dicas, você estará mais perto de melhorar sua reputação e alcançar seus objetivos. No entanto, nós alertamos: tenha um pouco de paciência, pois pode levar um tempo para ver os resultados. 

Se não conseguir em algumas semanas, revise as dicas novamente, procure novos produtos e continue tentando até que dê certo! Quando sua reputação melhorar, você poderá começar a "jogar o jogo". 

Como você viu, vender no Mercado Livre envolve muito mais do que apenas fazer um anúncio e esperar pelas compras. É preciso ter estratégia – e isso não se nasce sabendo, se aprende. 

No treinamento Mercado Livre do Zero, nós te ensinamos como começar a vender no marketplace mesmo que você não tenha nenhuma experiência com Ecommerce. Acredite: é possível faturar até R$ 18,5 mil por mês apenas na plataforma. 

Durante o curso, serão abordados temas importantes, tais como:

  • Como encontrar produtos com potencial de se tornarem campeões de venda;
  • Como se diferenciar da concorrência e ser encontrado pelos clientes;
  • Como fazer anúncios que vendem de verdade;
  • Como ganhar consistência vendendo todos os dias
  • E mais!

Inscreva-se agora: