O Linkedin para empresas é uma forma de posicionar e aumentar a relevância de uma marca no ambiente digital. Quer conhecer todo o poder que o Linkedin tem para os negócios? Leia este artigo!
Apesar de o Linkedin ser bastante conhecido, é comum que empreendedores não o utilizem para gerar autoridade para suas empresas – o que é um grande erro.
Podemos dizer que, hoje, ignorar o Linkedin hoje é o mesmo que desperdiçar uma grande oportunidade para aumentar o alcance dos negócios e consolidar seus produtos e serviços no mercado.
Ao longo deste artigo, nós vamos explicar qual a importância do LinkedIn para empresas como criar uma conta e apresentar dicas para ter sucesso na plataforma.
Boa leitura!
Índice:
O que é o LinkedIn?
O LinkedIn é uma rede social voltada para o ambiente profissional, criada com o objetivo de conectar pessoas e empresas dos mais variados mercados – o que inclui o de Ecommerce.
Fundado em 2002 e lançado oficialmente em 2003, o LinkedIn se diferencia de outras plataformas por seu foco em relações de trabalho, networking e desenvolvimento de carreiras.
Nele, os usuários criam perfis que funcionam como currículos digitais, em que podem listar suas experiências profissionais, habilidades, formações acadêmicas, certificações e outras realizações.
As empresas, por sua vez, criam páginas corporativas para divulgar informações sobre seus negócios, compartilhar atualizações, publicar vagas de emprego e interagir com seu público.
É um ambiente ideal para quem busca expandir sua rede de contatos, recrutar talentos ou simplesmente se manter atualizado sobre o mundo dos negócios.
Como funciona o Linkedin para empresas?
O LinkedIn oferece diversas ferramentas e recursos que ajudam a promover e posicionar um negócio no mercado.
Como dito antes, as empresas podem criar páginas corporativas em que divulgam informações sobre seus produtos e serviços, compartilham atualizações, publicam vagas de emprego e interagem com seguidores.
Além disso, o LinkedIn oferece opções de anúncios pagos que aumentam a visibilidade da empresa e ferramentas de recrutamento que facilitam a busca por profissionais qualificados.
A partir de postagens regulares, participação em grupos e interações com seguidores, as empresas conseguem construir uma presença sólida na plataforma. Isso é ótimo para aumentar a credibilidade e atrair clientes.
📱 Leia também: Veja como criar uma página comercial no Facebook.
Qual é a importância do Linkedin para empresas?
O LinkedIn é importante porque permite que as empresas construam e fortaleçam suas marcas, conectando-se diretamente com profissionais e outras companhias.
O fato é que, com uma página no LinkedIn, você consegue aumentar a visibilidade e a credibilidade da marca a partir de posts seus produtos e serviços, novidades a respeito do seu negócio, etc.
Além disso, o LinkedIn facilita o recrutamento de talentos. A plataforma oferece ferramentas que ajudam a encontrar e atrair profissionais qualificados, o que é vital para o crescimento e sucesso da empresa.
O LinkedIn também é uma excelente ferramenta para marketing B2B. Ele permite que a empresa se conecte com clientes potenciais, parceiros e outros stakeholders importantes, ajudando a gerar leads e aumentar as vendas.
Como criar a sua página no Linkedin?
O passo a passo de como criar um perfil empresarial no LinkedIn é bem simples:
- Abra o LinkedIn em seu navegador e acesse sua conta pessoal;
- Role para baixo e clique em Criar uma LinkedIn Page;
- Selecione o tipo de página (neste caso, “Empresa”):
- Empresa
- Showcase Page
- Instituição de ensino
- Preencha o cadastro com as informações da sua empresa;
- Marque a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de agir em nome da empresa e clique no botão Criar Page.
- Por fim, vá em “Comece a criar sua página!” para concluir a criação da sua LinkedIn Page.
Uma boa dica é ter em mãos a logo da sua empresa e demais peças gráficas de sua identidade visual.
Vantagens do LinkedIn para o seu negócio
Agora que você já sabe como ter um perfil empresarial na plataforma, confira também as vantagens disso:
1. Posiciona sua marca no mercado
Objetivo de todo empresário é que a sua marca seja uma referência e autoridade no mercado, certo? Pois então, saiba que o Linkedin é uma excelente ferramenta para isso acontecer.
Uma vez que há o compartilhamento de conteúdo relevante, participação em discussões e interação com seu público, você amplia o alcance e a credibilidade da sua empresa na plataforma.
Por conteúdo relevante, podemos entender as informações que são realmente interessantes para quem está na sua rede de contatos no Linkedin. Colaboradores, parceiros comerciais (como fornecedores, por exemplo) e até mesmo clientes.
2. Facilidade para encontrar profissionais e parceiros comerciais
Como dito anteriormente, o LinkedIn facilita a busca por profissionais qualificados e parceiros comerciais.
Com as ferramentas de recrutamento da plataforma, é possível encontrar e atrair talentos que se encaixem perfeitamente nas necessidades da sua empresa.
Com o LinkedIn, você pode encontrar gerente de Ecommerce, vendedor, atendente, entre tantos outros profissionais importantes para uma empresa.
Além disso, o LinkedIn permite que você se conecte com outras empresas e profissionais, criando oportunidades de parcerias e colaborações que podem impulsionar o crescimento do seu negócio.
Por lá, você pode visualizar e entrar em contato com fabricantes, fornecedores, etc.
3. Aproximação do público
Outra vantagem é a aproximação com o público. Assim como a maioria das redes sociais, o Linkedin permite que a audiência faça comentários nas publicações, faça contato direto, etc.
Isso é excelente para construir uma ligação mais forte, fazendo com que as pessoas sintam uma proximidade maior com o seu negócio.
9 dicas para usar o LinkedIn para empresas
Para aproveitar ao máximo o LinkedIn e destacar sua empresa na plataforma, aí vão algumas dicas valiosas:
1. Seja direto na comunicação
Use uma linguagem simples e objetiva, evitando termos ou jargões complicados que possam confundir as pessoas.
Claro que existem termos – sejam eles técnicos ou não – que podem fazer mais sentido dependendo do seu nicho de mercado.
Mas a ideia é que você consiga conversar com uma grande quantidade de pessoas e eficiente, a fim de estabelecer uma boa relação profissional a médio e longo prazo.
💰Leia também: Negócios milionários: conheça 8 histórias de sucesso no empreendedorismo brasileiro.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
2. Mantenha as pessoas informadas sobre o seu negócio
Compartilhe atualizações sobre lançamentos de produtos, eventos, novas parcerias e conquistas significativas.
Também considere criar uma série de publicações sobre um projeto específico ou um evento que sua empresa está organizando.
A ideia por trás de tudo isso é não só informar, mas também criar expectativa e um senso de comunidade entre seus seguidores.
Uma boa dica é mostrar os bastidores do seu negócio para humanizar sua marca e criar uma conexão mais forte.
3. Conte histórias pessoais
O Linkedin se tornou um espaço ótimo para contar histórias pessoais de carreira, sejam elas positivas ou negativas.
As pessoas adoram uma história bem contada e verdadeira, que mostra o dia a dia e a realidade de determinada empresa ou profissão.
Por isso, contar histórias pessoais pode ser uma estratégia incrível para se tornar autoridade no mercado.
4. Faça perguntas inteligentes
Fomentar discussões relevantes é uma excelente maneira de aumentar o engajamento no Linkedin. Você sabia disso?
Faça perguntas que incentivem seu público a compartilhar experiências e opiniões, como: "Quais desafios você enfrenta ao implementar novas tecnologias em seu negócio?" ou qualquer outra que faça sentido para o seu negócio e a sua audiência.
A partir disso, você gera interação e obtém insights sobre as preocupações e interesses da sua audiência, que podem ser úteis para moldar sua estratégia futura.
5. Use imagens e vídeos
A próxima dica de como usar o Linkedin para empresas é apostar em imagens de alta qualidade, que sejam capazes de representar sua marca e produtos de forma profissional.
Para isso, faça fotos e vídeos curtos que demonstram produtos, compartilhem depoimentos de clientes ou ofereçam dicas úteis.
Por exemplo, um vídeo com uma rápida apresentação da sua equipe pode humanizar sua marca e aproximar os clientes.
Lembre-se de que vídeos tendem a gerar mais compartilhamentos, aumentando sua visibilidade na plataforma.
6. Seja relevante para a sua audiência
Esse é um dos pilares para que o seu perfil no Linkedin seja uma autoridade no mercado. É fundamental que você seja relevante e alcance as pessoas certas, ou seja, as que realmente possuem ligação com a sua marca.
Além disso, você também precisa saber quem é a sua persona para atingir esse público dentro do Linkedin.
Caso ainda não tenha uma persona muito bem definida, vamos explicar brevemente: a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal.
É por meio dela que você consegue criar conteúdos relevantes e definir estratégias assertivas para o seu negócio.
💡 Caso ainda não conheça a sua persona, sugerimos que preencha o Mapa da Empatia, ferramenta gratuita desenvolvida pelo Ecommerce na Prática. É só clicar no banner abaixo:
Faça testes para entender sua audiência
A experimentação é a base para descobrir o que funciona melhor com seu público dentro do Linkedin.
Teste diferentes formatos de conteúdo, como postagens de texto, infográficos, vídeos e artigos longos. Varie os horários de postagem e observe qual combinações geram mais engajamento.
Utilize ferramentas analíticas para monitorar o desempenho e ajuste sua estratégia com base nos resultados. Isso garantirá que você esteja sempre alinhado com as preferências da sua audiência.
📊 Leia também: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões com base em dados.
7. Tenha um calendário editorial
Um calendário editorial é o que vai te ajudar a garantir a consistência nas postagens e o planejamento estratégico do conteúdo.
Planeje suas publicações com semanas ou meses de antecedência, definindo os tópicos e formatos a serem utilizados.
O foco é evitar a correria de última hora e permitir que você aborde uma variedade de temas relevantes ao longo do tempo.
🎯 Aproveite para ler: Marketing nas redes sociais: o que é e como fazer?
8. Monitore, analise e refine seu conteúdo
A análise de resultados serve para entender a eficácia de suas estratégias. Mas como fazer isso na prática?
Para começar, utilize as ferramentas de análise do LinkedIn para monitorar métricas como:
- Visualizações;
- Interações;
- Compartilhamentos;
- Cliques.
Depois, identifique quais postagens geram mais engajamento e quais temas têm melhor desempenho.
Com esses dados em mãos, ajuste sua estratégia sempre que necessário, experimentando novos formatos e abordagens para obter resultados ainda melhores na plataforma.
Tudo certo sobre o Linkedin para Empresas?
O Linkedin para empresas é uma peça-chave para o sucesso no ambiente digital. Contudo, ele é apenas um dos muitos pontos que você precisa conhecer para administrar o seu negócio.
Em nossa escola de Ecommerce nós te ensinamos tudo sobre o setor: logística, vendas, atendimento ao cliente e mais. Tudo para você ser o melhor profissional possível.
👉 Assine agora e tenha acesso a todo suporte que você precisa para levar o seu negócio ao sucesso.
Conheça um pouco mais sobre a escola Ecommerce na Prática aqui: