Faz alguns anos que já se fala em gerir o negócio remotamente, sem precisar estar em um local determinado. Mas o crescimento do Ecommerce e a aceleração na transformação digital causada pela pandemia, fizeram do que era uma tendência uma realidade possível para muitos negócios. 

Gerir o negócio de qualquer lugar é um caminho importante para ganhar mais autonomia na gestão, mas é preciso alguns cuidados e organização através de um ERP para que o trabalho aconteça de forma fluida.

É isso que vamos tratar neste artigo: os desafios e os ganhos de gerir um negócio remotamente. Confira!

O trabalho remoto 

Para muitas pessoas, trabalhar presencialmente já não será uma realidade, mesmo quando a pandemia se der por encerrada.

O home office já era um conceito de trabalho possível para alguns setores, mas com a necessidade, grande parte das empresas adaptou alguns setores.

As reuniões online, por exemplo, já é um modelo aceito mesmo para encontros mais formais, como uma entrevista de emprego, por exemplo. 

Segundo a Agência Brasil, o setor formal predominou o trabalho remoto, representando 6,2 milhões de brasileiros ou 84,8% do total.

O perfil de massa de rendimentos foi gerado por pessoas do setor de serviços, seguidos pelo setor público, indústria e comércio.

Para poder trabalhar de forma remota, foi preciso contar com ferramentas de tecnologia que vão desde e-mail, whatsapp, trello, até o sistema de gestão para os gestores do negócio poderem acompanhar com organização o processo de vendas, estoque e entregas.

A economia de tempo e dinheiro na questão de deslocamentos também é um fator que melhorou significativamente com a opção de trabalhar remotamente, e passa a ser uma estratégia para otimizar tempo e produtividade. 

Bling ERP

Aproveite 4 meses gratuitos do Bling ERP utilizando o código #viverdeecommerce no site do Bling.

Ferramentas essenciais para gerir um negócio remotamente

No contexto do Ecommerce, onde o lojista muitas vezes trabalha sozinho ou com uma pequena equipe, é possível organizar a gestão de forma remota.

Para isso, é fundamental a utilização de um sistema de gestão online e com armazenamento em nuvem, para que ele possa atualizar as vendas dos múltiplos canais de venda, encaminhar a entrega e fazer pedidos aos fornecedores conforme a necessidade do estoque, de forma totalmente remota.

Quando o negócio está integrado, as atualizações ocorrem de forma sincronizada, evitando erros e desencontro de informações. 

O sistema de gestão é uma ferramenta importante para administrar o negócio com mobilidade e segurança, controlando de forma automatizada os setores da empresa e dando ao empreendedor uma visão mais ampla sobre os processos. 

Os desafios de gerir um negócio remotamente

Mesmo com as facilidades que o formato propõe, muitas pessoas têm dificuldades de estabelecer uma rotina de trabalho quando não estão na empresa.

Por isso, o primeiro passo é sempre delimitar um local e horários para que o trabalho não invada totalmente o dia a dia e tome o lugar de descanso. 

Ao mesmo tempo que as ferramentas de gestão, como os ERPs online, trazem mobilidade ao negócio podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer horário, é preciso controlar para que os colaboradores se detenham ao trabalho no horário delimitado, evitando problemas em equipe e desgaste pessoal.

Por isso é importante concentrar as informações relacionadas ao trabalho no e-mail ou outras ferramentas de organização. 

Também é importante criar processos que façam a equipe entender como funciona o trabalho para continuar gerando resultados positivos.

O artigo 6º da CLT regula o tele trabalho e o home office, mas ele não prevê nenhuma obrigatoriedade com relação à equipamentos e afins, mas assim como o vale transporte ou refeição eram necessários e importantes para os colaboradores realizarem o trabalho na empresa, em casa, também é preciso dar suporte técnico, oferecer ferramentas e condições para que o ambiente esteja favorável ao trabalho. 

Para ler depois: 9 Formas de Trabalhar em Casa e Gerar Renda

As vantagens de trabalhar remotamente que vieram pra ficar

Gerir um negócio remotamente, trabalhar em casa ou de um café, ou escolher alguns dias para trabalhar no escritório é uma possibilidade que dá às pessoas que podem optar pelo formato, otimização de tempo, aumento de produtividade e principalmente flexibilidade. 

Outras vantagens são: 

  • Contando com ferramentas de gestão remota, é possível acessar a gestão do seu negócio de qualquer lugar sem precisar estar na empresa;
  • Não precisar se deslocar para uma reunião de trabalho;
  • Estar mais próximo da família e poder fazer as refeições em casa;
  • Com organização, é possível manter uma rotina mais leve e produtiva. 

O trabalho remoto apresenta desafios e vantagens para o colaborador e também para o gestor. Mas é um formato possível e pode gerar menor custo para a empresa e consequentemente para o funcionário.

A tecnologia está a favor de gerir um negócio remotamente,  e temos em mãos ferramentas importantes para gerir empresas de todos os portes de forma remota, mas para isso acontecer de forma fluida e como um ganho para a empresa, entenda as dificuldades da equipe, defina estratégias e parta para a ação coletiva. 

Ponto de partida para gerir um negócio remotamente 

Através de um sistema de gestão, é possível organizar os processos das diferentes áreas da empresa com mais facilidade.

A automatização de algumas atividades são importantes para que o negócio evolua e a equipe passa a trabalhar mais motivada a partir de um negócio dinâmico e organizado.

Por exemplo:

  • Controle de estoque;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Gestão de fluxo de caixa.

E o Bling é um sistema de gestão online em nuvem!

Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis e confira na prática os benefícios de automatizar a gestão do seu negócio.