Você já ouviu falar em empresas exponenciais? Elas são empreendimentos de expansão acelerada e constante, que oferecem soluções inovadoras para o mercado. Mas qual o segredo por trás de tamanho crescimento? 

O gerenciamento de uma empresa pode, de fato, levá-la ao topo, ou a quebrar completamente. Não à toa, essa é uma das principais preocupações de empresários dos mais variados segmentos de mercado. 

Não é possível dizer que existe uma receita de bolo na hora de gerenciar uma empresa, mas existem, sim, algumas similaridades naquelas que crescem exponencialmente. E é sobre isso que falaremos neste artigo… 

Nos tópicos a seguir, vamos explicar o que são as organizações exponenciais e como elas se comportam. Quem sabe você não tira algumas inspirações de gestão deste conteúdo? Vamos começar.

O que são empresas exponenciais?  

O conceito de exponencialidade, emprestado da matemática, é usado para determinar equações de crescimento acelerado. O oposto das equações lineares. 

As empresas exponenciais, portanto, são companhias de grande impacto e grande crescimento. De acordo com especialistas do mercado, o impacto de negócios desse tipo pode ser 10 vezes maior do que o observado em negócios lineares. 

O termo foi criado em 2014, pelos pesquisadores Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri van Geest e publicado no livro "Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito)".

Durante o livro, os especialistas argumentam que o crescimento de negócios exponenciais pode superar em até 10 vezes o de empresas com outros modelos de gestão. Obviamente, um número como este chama muito a atenção de empreendedores de todos os segmentos. Afinal de contas… qual o segredo das empresas exponenciais? 

A verdade, no entanto, é que não há segredo nenhum. Muito pelo contrário… o processo por trás de grandes empresas exponenciais já foi muito bem documentado e estudado, oferecendo insights valiosos para empreendedores que estão dando seus primeiros passos. 

Falaremos mais sobre as características de negócios com crescimento exponencial a seguir… 

Características de empresas exponenciais

Assim como todas as empresas, os negócios exponenciais têm as suas próprias características. A seguir, vamos falar sobre elas, veja: 

#1 - Modelo de negócio escalável

Como falamos anteriormente, as empresas exponenciais crescem num ritmo muito acelerado. E isso não é nenhuma coincidência. Para que este crescimento seja possível, é necessário ter uma estrutura escalável

Mas, afinal de contas, o que é isso? 

Um modelo de negócios escalável é aquele que pode ser expandido sem a necessidade de se usar mais recursos. Ou seja, crescer sem que a estrutura de gastos precise crescer na mesma proporção. 

Em outras palavras, o faturamento aumenta sem precisar que as despesas aumentem também. 

Uma empresa alcança o modelo de negócio escalável quando está dentro de um nicho de mercado com muitas oportunidades e tem uma oferta valiosa, que pode ser reproduzida facilmente. 

#2 - Contratação sob demanda

Uma outra característica das empresas exponenciais é a mudança na estrutura de contratação. Boa parte das empresas do tipo se apoiam em prestadores de serviços para demandas pontuais. 

Dessa forma, a produção da empresa não fica prejudicada pela limitação do quadro de funcionários. E, da mesma forma, o número de empregados contratados mantêm-se num crescimento controlado, o que ajuda também a controlar gastos. 

Isso pode ser visto, por exemplo, em empresas de crescimento exponencial como o Uber e iFood. Mas falaremos mais sobre exemplos daqui a pouco. Continue acompanhando o artigo! 

#3 - Construção em comunidade

A construção de uma comunidade em torno das empresas de crescimento exponencial também é grande. Isso pode ser explicado por um fator crucial: o Propósito Transformador Massivo – ou PTM. 

O PTM nada mais é do que uma proposta de valor muito alinhada à persona. O alinhamento é tão grande, que boa parte dos clientes daquela empresa acabam criando uma espécie de comunidade em torno da marca. É possível ver isso, por exemplo, em serviços como o Google ou o Waze, onde pessoas são parte ativa do produto que utilizam. 

#4 - Uso intenso de tecnologia

O uso da tecnologia é uma das principais características de empresas exponenciais. Afinal de contas, é por meio da inovação que processos podem ser aprimorados, tornando-se cada vez mais eficientes.

Nós podemos ver isso desde a automação de atividades – com o uso de algoritmos, por exemplo – até o acompanhamento de resultados, com o uso de dashboards e outras ferramentas de coleta de informações. 

#5 - Propósito bem definido

É claro que o objetivo de toda e qualquer empresa é gerar lucro, mas quando falamos sobre empresas exponenciais, existe uma camada extra de significado em sua atuação no mercado.

Usualmente, este tipo de organização funciona com um propósito maior – lembra que falamos sobre o Propósito Transformador Massivo? – com preceitos que envolvem a sustentabilidade, a diversidade, a liberdade financeira e por aí vai… 

#6 - Experimentação constante

As empresas exponenciais não costumam fazer as coisas da maneira convencional. Elas estão sempre experimentando e melhorando processos, buscando pela forma mais aprimorada de completar uma tarefa. 

Gestores de empresas exponenciais sabem que o mercado é inconstante e é exatamente por isso  que eles estão sempre um passo à frente das mudanças. 

Claro que uma operação como essa requer um certo nível de investimento, tanto em estudo, quanto em ferramentas de automação. Mas, ser inovador e experimentar constantemente também tem a ver com a mentalidade

Os 6 Ds das empresas exponenciais

De acordo com o livro “Organizações Exponenciais”, que mencionamos no início deste artigo, as empresas de crescimento exponencial passam por 6 fases de crescimento, um processo apelidado de os 6 Ds. 

Vamos conhecer quais são essas fases?  

Digitalização

Um dos primeiros processos é o de digitalização. Nele, a empresa precisa tornar digital o máximo de processos e produtos que conseguir. Mas, por quê? Porque quando algo é digitalizado o seu acesso se torna mais fácil, assim como a sua reprodução. Você se lembra do modelo de negócio escalável, certo? 

Um dos exemplos mais citados neste quesito é o da Kodak, uma empresa que era gigante no ramo das fotografias em papel, mas que pecou em não se concentrar na digitalização enquanto era tempo. Com o tempo, acabou falindo. 

Decepção

Empresas exponenciais não crescem da mesma maneira que as empresas lineares. Isso quer dizer que o faturamento não aumenta de acordo com o volume de investimento, pelo menos não em um primeiro momento.

O que acontece é que o crescimento exponencial leva mais tempo para ser construído e, por um determinado período, as companhias de crescimento exponencial vão experimentar um período de “decepção”, em que a empresa funciona com baixo crescimento. 

Disrupção

A disrupção é o ponto de virada para empresas de crescimento exponencial. É nesse momento em que um produto ou serviço lançado causa uma disrupção do mercado e na vida dos consumidores. 

Continuando com o exemplo da Kodak, este foi o momento da invenção das fotos digitais. Outros exemplos são os marketplaces e serviços por aplicativos. Mas falaremos mais sobre isso em breve… 

Desmonetização

Conforme o crescimento aumenta e o custo tecnológico para produção daquele determinado produto digital diminui, é comum que aconteça o processo de desmonetização. Ou seja, a solução torna-se muito barata ou praticamente gratuita. 

Pense bem, quanto custa, hoje, para que você tire fotos digitais de alta qualidade com a câmera do seu celular? 

É nesse ponto que as empresas exponenciais precisam se reinventar, caso contrário, correm o risco de falir.  

Desmaterialização

A desmaterialização e a desmonetização são processos que acontecem em conjunto. Ainda com o nosso exemplo das fotos digitais, podemos observar como os equipamentos envolvidos no processo de fotografar alguém tornaram-se cada vez menores e mais eficientes ao longo dos anos. 

Se antes era preciso um grande aparato para tirar uma foto, hoje você pode registrar momentos com um aparelho que cabe na palma da sua mão. 

Nesse caso, não podemos deixar de citar o Ecommerce como fenômeno… ao longo dos anos, as lojas online tornaram a experiência de se fazer compras menos material do que em lojas físicas. 

Em momentos de crise, como a que passamos com o Coronavírus, por exemplo, muitos negócios que não estavam preparados para este movimento de mercado fecharam as portas, enquanto os Ecommerces venderam como nunca. 

Democratização

A democratização é o último estágio dos negócios exponenciais e consiste na disponibilização da solução vendida para um número maior de pessoas. Continuando com o exemplo do Ecommerce… 

Alguns anos atrás, vender na internet ou criar um site do zero era muito caro e complicado. Apenas pessoas com muito capital para investir em seus empreendimentos tinham condições de tirar um projeto como esse do papel.

Hoje, por outro lado, existem ferramentas voltadas para a criação de lojas online, as plataformas de Ecommerce. E, além delas, também é possível vender em marketplaces mediante pagamento de taxas bem atraentes para os empreendedores. 

Exemplos de negócios exponenciais

As organizações exponenciais são, cada vez mais, parte integral da nossa rotina. Provavelmente você utiliza os serviços de uma empresa do tipo, sem nem mesmo se dar conta disso. 

Agora que você já sabe o que são as empresas exponenciais e quais as suas principais características, queremos mostrar mais a fundo alguns dos exemplos que mencionamos ao longo do artigo. Veja: 

#1 - Marketplaces

Os marketplaces podem ser definidos como espaços que grandes varejistas “alugam” em seus sites para permitir que lojistas menores façam vendas. Em alguns casos, os marketplaces também têm o intuito de conectar clientes a um determinado tipo de serviço. 

O maior marketplace da América Latina atualmente é o Mercado Livre. Ele começou como uma alternativa para vendas de produtos usados por pessoas físicas, mas hoje é um dos principais canais de venda de grandes empresas e conta até mesmo com um gateway de pagamento próprio, o Mercado Pago

Outros marketplaces que podemos destacar são o Elo7, focado em venda de artesanato, o Enjoei, focado em venda de usados e a Amazon, a gigante norte-americana que domina o mercado do varejo. 

#2 - Software as a Service

O mercado de Software as a Service – ou Software como Serviço – também merece um grande destaque quando falamos de negócios exponenciais. Basicamente, empresas desse ramo oferecem o acesso a uma ferramenta de automação de algum tipo, por meio da cobrança de uma mensalidade.

No ramo de Ecommerce, é difícil não destacar a Nuvemshop. Essa é uma das plataformas de Ecommerce mais utilizada em toda a América Latina e facilita muito a vida de empreendedores que querem ter o próprio site. 

#3 - Serviços por assinatura

Os serviços de assinatura também são ótimos exemplos de negócios que crescem em escala. Nesse caso, estamos falando tanto dos produtos digitais – como a Netflix, o Amazon Prime e por aí vai… – até os serviços de entrega de produtos, como a Wine e a TAG Livros

No mundo dos negócios, podemos citar até mesmo a Assinatura Ecommerce na Prática, nossa plataforma de educação por assinatura.

Aprenda a criar uma empresa de sucesso com o método Ecommerce do Zero! 

Neste artigo nós falamos sobre empresas que têm crescimento exponencial, quais suas características e ainda mostramos alguns dos principais destaques de mercado do segmento. 

Esperamos que este conteúdo tenha te inspirado a colocar a mão na massa e começar a sua própria jornada empreendedora.

Para te ajudar a dar o primeiro passo, queremos te apresentar a aula gratuita Ecommerce do Zero

Com um método criado pelo Bruno de Oliveira – CEO do EnP e especialista com mais de 20 anos de experiência no mercado de Ecommerce – o curso tem todo o passo a passo para te ajudar a criar um Ecommerce mesmo sem experiência

Clique no banner abaixo para participar da próxima aula gratuita: