A pergunta “o que é gateway” certamente já passou pela sua cabeça, não é verdade? O Gateway é um recurso importante que é usado na conexão à internet de dispositivos como notebooks e celulares. Apesar da definição principal ser aparentemente simples, essa ferramenta conta com outros recursos importantes que podem impactar diretamente o seu Ecommerce.

Para conseguir executar algumas funções importantes da sua empresa no que se refere às vendas online, você precisa do suporte de alguns recursos para garantir a comunicação de dados. Por isso, entender como funcionam os gateways de pagamento é tão importante.

E para te ajudar a compreender melhor o funcionamento dessa parte da sua empresa, nós criamos este texto, para que você entenda TUDO sobre gateway.

Boa leitura!

O que é um gateway?

O Gateway pode ser definido como um “portal” ou “portão”. Basicamente, isso significa uma passagem ou ligação entre dois ambientes diferentes. Para ficar mais claro, o gateway é um sistema ou equipamento com a função de estabelecer a comunicação entre duas redes.

Mas para que seja utilizado, devem ser respeitados protocolos específicos para o funcionamento correto da comunicação entre essas duas redes.  É o que vamos explicar a seguir.

Como funciona o gateway?

De modo geral, o funcionamento do gateway é bem simples. Ele faz o papel de ponte entre as redes. Essa ligação é feita através de endereços IP, sendo que cada um dos envolvidos em todo o processo tem o seu próprio. 

Contudo, como os endereços IPs não conseguem se comunicar diretamente um com o outro, o gateway surge para fazer essa conexão. Ou seja, o gateway funciona como um intermediador entre as partes… 

Ele analisa e trata as informações de acordo com as definições preestabelecidas e o tipo de função.

Para que serve o gateway?

Como vimos, o gateway tem a função de organizar a troca de informações entre um equipamento, como um notebook ou smartphone, e a internet.

Por essa razão, ele acaba sendo muito utilizado também para prover recursos de segurança. Isso porque com o gateway é possível controlar as informações que entram e saem da rede interna. 

Outra função dos gateways é traduzir as informações entre redes distintas. Ou seja, ele permite a comunicação entre diferentes ambientes e arquiteturas.

Assim, a ferramenta é capaz de converter os dados entre sistemas diferentes, o que faz com que eles sejam capazes de se comunicar.

Outro ponto importante é ressaltar que ambos os sistemas possuem detecção de ataques para proteger a troca de informações entre a rede local e as outras redes.

Qual a importância do gateway no Ecommerce?

Utilizar gateways é fundamental em diversos processos de lojas virtuais. Isso significa que sem eles, seria muito mais lento e burocrático comprar ou vender nas plataformas online. Isso significa que sem eles, seria muito mais lento e burocrático comprar ou vender nas plataformas online.

Nesse contexto, os gateways têm um papel crucial no comércio eletrônico, pois além de tornar a comunicação de dados entre um ponto e outro muito mais segura, ainda ajudam na comodidade, agilidade e transparência na hora de fazer compras online.

O principal efeito prático do gateway no Ecommerce está em confirmar a compra rapidamente, saber o prazo médio de entrega e o custo do frete, situações muito relevantes e determinantes na hora de fechar uma compra e, por isso, o gateway é tão importante para o comércio eletrônico.

Leia também: Formas de pagamento online: saiba quais oferecer na sua loja virtual

Existe um gateway específico para Ecommerce?

As lojas virtuais utilizam o gateway mesmo que não saibam disso. Isso porque é graças a esse conceito que muitos processos dentro do Ecommerce acontecem.

Para perceber o uso do gateway na prática, basta se dar conta de que ele torna possível que haja contatos rápidos e seguros entre o consumidor e a empresa.

Além disso, ele também participa de outro processo básico e fundamental para um negócio online: a comunicação da plataforma de Ecommerce ou loja virtual com as transportadoras e os meios de pagamento.

Para te ajudar a ver isso na prática, vamos te apresentar alguns tipos de gateway a seguir.

Quais são os tipos de gateway?

Agora que você já sabe como funcionam e sua importância no Ecommerce, chegou a hora de conhecer os tipos de gateway. Vamos lá?

1. Gateway logístico

Muitos Ecommerces ainda confundem ou consideram o gateway logístico como sinônimo de gateway de frete.

Embora esses conceitos sejam parecidos, existem algumas diferenças na realidade. O gateway logístico é uma solução tecnológica mais abrangente, pois está relacionada a toda a cadeia logística do seu Ecommerce e não só no transporte.

As suas principais vantagens do gateway logístico são:

  • Redução de custos logísticos;
  • Acompanhamento de abandono de carrinho por conta de rotas;
  • Auxílio na negociação com transportadoras;
  • Mensuração da eficiência de transportadoras.

Agora que você entendeu o que é um gateway logístico, vamos conhecer o gateway de frete…

2. Gateway de fretes

O gateway de fretes é a ferramenta que faz a ligação entre a plataforma de gestão da sua loja virtual com as empresas transportadoras. Ou seja, é ele quem disponibiliza as diferentes opções de transportes para o seu negócio.

Vale lembrar que esse processo é automático para o consumidor. Isso porque no momento da compra, ele informa o seu CEP e o sistema do gateway se encarrega de consultar as informações cadastradas no banco de dados da loja virtual.

A partir daí, ele apresenta as opções de frete disponíveis e os valores e, então, o cliente define a opção mais interessante para ele.

Leia também: Ship From Store: Como Melhorar a Logística do seu Negócio

3. Gateway de pagamentos

Outro gateway fundamental na maioria dos Ecommerces é o de pagamento. Essa é uma ferramenta que facilita muito o processo de compra e venda em ambientes virtuais.

Isso porque os gateways de pagamento fazem a ponte entre a sua loja e as instituições financeiras responsáveis por processar os pagamentos realizados pelos clientes.

E seja qual for a forma de pagamento escolhida pelo cliente, eles necessitam de confirmação rápida por parte da instituição, já que a agilidade nas compras é um dos principais diferenciais do Ecommerce atualmente.

No caso dos cartões de crédito e também do PIX, essa avaliação de crédito e confirmação da compra é feita quase que instantaneamente, graças ao gateway de pagamento. No momento em que o cliente fornece os seus dados pessoais e do cartão, o sistema já se comunica com o banco e faz a verificação e libera ou não a compra.

Já no caso dos boletos, o processo também é automático. Porém, leva mais tempo, pois a financeira necessita fazer a compensação do documento para, só então, comunicar à loja para prosseguir com a venda.

Quais são os exemplos de gateway?

Depois de tantas informações sobre o que é e para que serve o gateway, falta mostrarmos como eles são utilizados na prática. Veja alguns exemplos:

1. Roteadores

Os roteadores são equipamentos comuns em quase todos os lares e empresas e é bem fácil entender como esses aparelhos desempenham funções de gateway.

Aí na sua casa, usando um roteador, é possível conectar vários dispositivos com IP’s diferentes na mesma rede compartilhada.

E nesse exemplo, o único aparelho que realmente tem acesso direto à internet é o roteador. Ou seja, para que todos os outros dispositivos possam se conectar à rede, eles precisam se conectar antes ao roteador.

2. Firewalls

Firewall é outro termo do inglês que pode ser traduzido como “muro de fogo”. Mas quando falamos do universo da informática, os firewalls são ferramentas que monitoram e checam tanto o fluxo quanto o acesso a dados.

Ou seja, como o próprio nome sugere, o firewall é um tipo de barreira, com o objetivo de proteger os dispositivos e informações de uma rede de possíveis ataques. E por desempenhar uma função de intermediação para a troca de informações, os firewalls também são um tipo de gateway.

Existem dois tipos de firewall: 

Firewalls de softwares 

Eles funcionam por meio de programas instalados nos dispositivos, como sistema operacional, como os antivírus e navegadores.

Firewalls de hardware

Já os firewalls de hardware são aparelhos específicos que têm como única finalidade servir como gateway para controle e proteção de informações.

E então, conseguiu entender o funcionamento do gateway no Ecommerce?

Tenha acesso a todos os cursos do Ecommerce na Prática por um único preço

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Clique aqui para começar:

Perguntas Frequentes

O que é um gateway de uma rede?

Gateway é um sistema ou equipamento com a função de estabelecer a comunicação entre duas redes. Basicamente, ele faz a passagem ou ligação entre dois ambientes diferentes.

Como funciona o gateway?

Ofuncionamento do gateway é bem simples. Ele faz o papel de ponte entre as redes. Essa ligação é feita através de endereços IP, sendo que cada um dos envolvidos em todo o processo tem o seu próprio.

Quais são os exemplos de gateway?

Roteadores e Firewalls (Firewalls de softwares e Firewalls de hardware).

Quais são os tipos de gateway?

1. Gateway logístico; 2. Gateway de frete; 3. Gateway de pagamentos.