Existe uma realidade mundial pré e pós-pandemia. Com toda a experiência em um momento de isolamento social, uma série de novos hábitos foram criados e, queira ou não, a tendência é que se mantenham… 

Em uma pesquisa recente realizada pela Google, tornou-se claro não apenas áreas que sofreram mais mudanças durante o período, mas quais dessas mudanças de fato vão permanecer neste “novo mundo”...

Sabendo disso, é possível se preparar e entender um pouco melhor sobre o comportamento do consumidor e do mercado - dois fatores essenciais para que sua empresa tenha sucesso na internet.

Até então, tudo o que tínhamos apenas especulações sobre o que esperar do futuro. Agora, com este novo estudo da Google, conseguimos vislumbrar 7 tendências que vão permanecer no mundo pós-pandemia.

Conheça, neste artigo, quais são essas tendências e como isso afeta a rotina do consumidor.

Pesquisa: Tendências do Mundo Pós-Pandemia 

Em parceria com especialistas, a Google mapeou 7 áreas que não serão mais as mesmas no mundo pós-pandemia. 

A ideia da pesquisa é mostrar com mais assertividade as adaptações que tiveram que ser feitas por conta dos impactos do Coronavírus no mercado...

E também se essas mudanças e todos os novos hábitos criados ao longo dos últimos meses tendem a se perpetuar depois que a rotina for normalizando… 

Esse é o resultado da pesquisa:

1- Consumo

Como o esperado, os novos hábitos de consumo chegaram para ficar. 

Devido ao isolamento social e as orientações das organizações mundiais da saúde, por muito tempo, pessoas ficaram em casa evitando até mesmo as idas aos mercados. 

Qual foi a solução para continuar comprando? 

Compras por meio da internet! Seja por sites, apps, redes sociais… 

As vendas online já estavam crescendo antes mesmo do Coronavírus se espalhar, mas, com o agravamento da pandemia, essa tendência se tornou um novo hábito. 

Segundo a pesquisa do Google mostrou, uma vez que a experiência foi igual ou superior às compras em lojas físicas, é muito provável que as pessoas mantenham o hábito de comprar através da internet no pós-pandemia. 

Outro detalhe levantado pela pesquisa foi que o ato de comprar em casa faz com que as pessoas sejam mais racionais na hora de decidir o que precisam. Ou seja, são mais conscientes quanto aos gastos.

Já abordamos sobre os novos hábitos de consumo aqui no blog. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui e leia o artigo.

2- Ensino à Distância 

Por mais que o ensino à distância tenha sido aproveitado pelas instituições durante o momento de isolamento, acredita-se que o ensino presencial não é substituível. No entanto, o digital pode ser um “algo a mais” no sistema tradicional no ensino - desde o fundamental até a graduação.

De acordo com a pesquisa, os cursos onlines, que antes não eram tão procurados, serão mais valorizados principalmente por aqueles que tiveram alguma experiência com aulas neste modelo. 

Se a pessoa teve uma boa experiência, a tendência é que ela volte a buscar por moldes semelhantes mesmo no pós-pandemia.

3- Trabalho 

O trabalho em regime Home Office é outra tendência do pós-pandemia. Muitas empresas observaram que o desempenho dos colaboradores melhorou, além da qualidade de vida, uma vez que não precisam perder tempo em trânsito.

Aqui no EnP, o time está em Home Office desde março, quando a quarentena foi anunciada no Rio de Janeiro. Desde então, o desempenho do time tem melhorado, o que transparece nos resultados, que chegam a 3 vezes mais do que o ano passado no mesmo período.

Esse cenário se repete em outros lugares. A Telesul é uma dessas empresa que analisou uma mudança na produtividade dos colaboradores e percebeu um aumento entre 20% a 25%. 

Mesmo com a reabertura do comércio em algumas regiões, cerca de 40% das empresas ainda mantém o Home Office - e devem se manter assim.

trabalho_pos_pandemia

Outras empresas, em vez de adotar o regime de Home Office completamente, vão intercalar o trabalho no escritório e o trabalho em casa… Isso vai variar com as necessidades e desempenho dos colaboradores.

4- Delivery de alimentos e medicamentos 

Os mercados de alimentação e farmácia também serão bastante impactados no futuro. A tendência é que as pessoas adotem a compra online em produtos desse segmento, contando com aplicativos e entrega delivery.

Isso não quer dizer que as pessoas vão deixar de frequentar a loja física completamente. No entanto, uma vez que as objeções e inseguranças com relação as compras feitas de casa por meio do celular foram quebradas, o digital irá ganhar mais força nesses setores.

5- Entretenimento

As pessoas estão procurando ainda mais a cada dia por plataformas de vídeo e streaming para se entreter. Sejam lives, vídeos, filmes, séries…

Os recursos audiovisuais são os preferidos para se divertir sem sair de casa pós-pandemia. 

Segundo o Google, por conta desse hábito estar mais presente na rotina das pessoas, o que será mais levado em consideração é o tempo que a audiência gasta assistindo os conteúdos... 

Isso, inclusive, deve se tornar mais importante do que a quantidade de visualizações em si, pois é o que diz respeito à qualidade do material.

6- Segurança na Internet

Por conta do aumento de usuários e pessoas que estão utilizando dados pessoais (como CPF, dados do cartão de crédito/débito) em compras, a demanda por segurança na internet será maior. 

Então, a segurança no ambiente virtual passará a ser um tópico muito debatido daqui por diante. São muitas informações pessoais envolvidas que, se não tiverem um controle de segurança, podem gerar diversos problemas para os consumidores digitais.

7- Família

Por fim, a pesquisa finaliza falando sobre as relações familiares...

Como as pessoas estão convivendo em um mesmo espaço boa parte do tempo, as relações estão cada vez mais conturbadas e desgastantes (claro que isso não é regra, mas a tendência é que isso aconteça). 

Por esta razão, casos de violência doméstica e divórcios aumentaram muito…

Assunto preocupante e delicado, mas que não pode ser deixado de lado. 

Inclusive, por conta desse aumento durante o isolamento social, algumas empresas, como Avon e Natura, tiveram a iniciativa de levantar esse debate e fazer um movimento contra a violência doméstica contra mulheres. Confira: 

pos-pandemia-família

Ambas empresas usaram a hashtag #IsoladasSimSozinhasNão nas redes sociais. O intuito foi divulgar maneiras de como as mulheres podem denunciar qualquer caso de violência, além de materiais de prevenção, de saúde mental e rede de apoio. 

Esse é um exemplo importante sobre como sua empresa pode fazer a diferença para seu público e para o mundo.

pos-pandemia - família

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!