Brand persona é uma estratégia que cria personagens que representam os valores e a identidade das marcas. Para criar uma, é preciso considerar os pilares da marca, além de sua essência, missão e promessa. Leia este artigo para saber mais!


Todo empresário deseja que sua marca se torne facilmente reconhecível para os consumidores, não é verdade?

Uma das maneiras de fazer isso é por meio da brand persona

Essa estratégia visa facilitar a comunicação com os compradores, tornando-a autêntica e capaz de refletir os princípios da marca. 

Neste artigo, vamos explicar todos os detalhes por trás do conceito de brand persona. 

Sem mais delongas, vamos começar! 😃

O que é brand persona?

Brand persona é a representação simbólica da identidade de uma marca, traduzindo seus valores, tom de voz, linguagem e estilo em características que a tornam mais humana e reconhecível. 

Ela tem como objetivo orientar como a marca deve se comportar e interagir em todos os pontos de contato com os clientes, seja em estratégias de marketing, divulgações, canais de atendimento, ou outro meio. 

Por exemplo, se uma marca quer ser percebida como jovem e inovadora, sua brand persona pode refletir isso em um tom descontraído e tecnológico. 

Já uma marca cujo foco é transmitir confiança e sofisticação pode adotar um estilo mais formal e elegante.

Percebe a diferença?

Criando uma brand persona bem feita, a sua empresa se torna mais compreensível para o público, criando um senso de identidade que vai além de produtos ou serviços. 

Para que serve a brand persona?

A brand persona serve como um guia estratégico que orienta todas as interações da marca, garantindo consistência na comunicação e reforçando sua identidade em todos os canais. 

Ela ajuda a transmitir seus valores de forma clara, além de:

  • Definir o tom de voz da marca: a brand persona estabelece como a empresa deve "falar" com o público, seja de forma descontraída, séria, inspiradora ou outra;
  • Fortalecer o posicionamento: ela reflete os valores e a essência da marca, ajudando a construir uma identidade sólida e reconhecível no mercado;
  • Garantir consistência: com uma brand persona, todas as equipes da empresa, desde marketing até atendimento, sabem como representar a marca de forma uniforme;
  • Criar conexões com os consumidores: marcas com personalidade clara são mais fáceis de lembrar e mais propensas a gerar empatia e fidelidade nos clientes.

👤 Aproveite para ler também: Confira 14 ferramentas para criar uma persona.

Quais as diferenças entre brand persona e buyer persona?

A brand persona e a buyer persona são conceitos diferentes, mas ambos são importantes para que uma empresa tenha uma comunicação alinhada aos seus objetivos.

A principal diferença está no foco e na aplicação de cada uma. Vamos explicar isso em mais detalhes:

Brand persona

Refere-se à "personalidade" da marca. Ela define como a marca se apresenta ao público, qual é o seu tom de voz, seus valores e estilo. 

A brand persona é uma representação da identidade da marca, como se ela fosse uma pessoa, e guia a forma como a marca deve se comportar em todos os pontos de contato com o público (atendimento, redes sociais, campanhas, etc.). 

Buyer persona

Já a buyer persona representa o cliente ideal da marca. É um perfil semi-fictício que descreve as características, comportamentos, desafios e motivações do público-alvo. 

A buyer persona ajuda a entender as necessidades, desejos e problemas do cliente para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas. 

Ela foca em como a marca pode resolver as dores e oferecer soluções para seus consumidores.

Como planejar uma brand persona?

O processo deve planejar uma brand persona deve ser feito com base nos valores e objetivos centrais da empresa.

Para isso, é necessário definir e entender alguns pilares fundamentais da marca: essência da marca, promessa da marca e declaração de missão.

Veja:

Pilares da marca

Os pilares da marca são as bases sobre as quais toda a comunicação e ações que serão construídas. 

Geralmente, eles refletem valores e características da empresa, como confiança, inovação, qualidade, ou acessibilidade. 

Não à toa, os pilares devem ser coerentes para garantir que todos os pontos de contato da marca com o público estejam alinhados com sua proposta e personalidade. 

🔵 Leia também: Os 10 Ecommerces confiáveis do Brasil atualmente.

Essência da marca

A essência da marca é o seu núcleo, ou seja, o que ela realmente representa em termos de valores e propósito

Ela vai além do que a marca faz (produtos ou serviços) e foca no porquê ela existe e no que a torna única. 

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

A essência da marca é o que a diferencia no mercado e define como ela deseja ser percebida pelo seu público. 

↪️ Leia também: Posicionamento de marca: o que é e como criar um para destacar sua empresa?

Promessa da marca

A promessa da marca, por sua vez, é o compromisso que ela faz ao consumidor sobre o que ele pode esperar da experiência com a marca, seus produtos ou serviços. 

É o que a marca garante entregar, seja em termos de qualidade, valores ou resultados. 

Por isso, a promessa deve ser clara, realista e cumprida consistentemente, pois é isso que cria confiança e fidelidade no público. 

Declaração de missão

Por último, mas não menos importante, há a declaração de missão, que é o propósito central da marca

Ela explica por que a marca existe e o impacto que ela deseja causar na vida de seus consumidores. 

A missão deve ser inspiradora, clara e orientadora, pois é a base para todas as estratégias da empresa. 

Seu foco é ajudar a alinhar todas as ações da marca, desde o desenvolvimento de novos produtos até a comunicação com o público.

4 exemplos de brand persona

Existem diversos excelentes exemplos de brand persona no mercado atualmente. Alguns, inclusive, já estabelecidos há anos. 

Veja alguns a seguir:

1. Magazine Luiza e a Lu

O Magazine Luiza criou a Lu, uma assistente virtual que se tornou a face e a voz da marca. 

A personagem é amigável, moderna, empática e próxima do consumidor

Ela transmite os valores de inovação, acessibilidade e atenção ao cliente, e é usada para reforçar a ideia de que a Magazine Luiza está sempre conectada com as necessidades do público. 

Além disso, a Lu tem uma presença forte nas redes sociais, em campanhas publicitárias e até no atendimento ao cliente, sendo uma das principais responsáveis por humanizar a marca e fortalecer o relacionamento com os consumidores.

brand persona

2. Casas Bahia e o CB

A marca Casas Bahia – do grupo Via – passou por um processo de rebranding, atualizando seu mascote "Baianinho" para "CB", em 2020. 

Esse novo personagem foi criado para ser uma espécie de influenciador virtual, e refletir uma imagem mais moderna e conectada com o público jovem, especialmente os millennials. 

CB adota uma postura mais descontraída e engajada, com um foco em temas como sustentabilidade, diversidade e inclusão. 

Ele também se destaca pelo seu papel nas plataformas digitais, interagindo diretamente com os consumidores nas redes sociais, o que aproxima a marca de seu público-alvo.

brand persona

3. Netflix

A Netflix não possui um personagem, mas tem uma brand persona que é divertida, inovadora e acessível. 

Ela se posiciona como uma plataforma que entende as preferências dos seus usuários, oferecendo conteúdo relevante com base no que eles assistem, criando uma experiência única. 

A brand persona da Netflix visa a inovação constante e o foco na experiência do usuário, ao mesmo tempo que transmite a ideia de uma marca divertida e conectada com o entretenimento global.

brand persona

4. Kellogg’s

A Kellogg’s é uma marca conhecida pela sua comunicação amigável e familiar. Sua brand persona é voltada para a confiança, praticidade e sabor.

A marca usa personagens como Tony the Tiger (do Corn Flakes) para representar a ideia de energia e diversão, criando uma identidade leve e descontraída. 

Sua comunicação se alinha com valores de tradição e qualidade, mantendo uma imagem divertida e acessível, sendo uma marca presente nas casas das famílias.

brand persona

Tudo certo sobre brand persona? Agora, vá além! 

Depois deste conteúdo, temos certeza de que você está preparado para criar a brand persona do seu Ecommerce! 😁

Contudo, precisamos te lembrar: ela é apenas um dos desafios que você vai enfrentar na hora de ter um negócio de sucesso. 

É preciso entender sobre o universo das vendas online, desde o marketing ao atendimento e à logística. 

Na escola Ecommerce na Prática, você encontra centenas de cursos completos, criados pelos maiores especialistas em Ecommerce do Brasil! 

Já são mais de 130 mil alunos com vidas transformadas pelo Ecommerce. Junte-se a eles: