Quer saber como vender no Dia dos Namorados? Uma boa dose de preparação pode te ajudar a bater um recorde de faturamento. Neste artigo te damos todas as dicas para que você se prepare. Leia agora! 

Aproveitar as datas comemorativas é indispensável para quem trabalha com vendas. Com a chegada do mês de junho, se aproxima também uma das datas mais movimentadas do comércio brasileiro: o Dia dos Namorados. Por isso, é importante entender como vender mais nesta data, independentemente do seu nicho de mercado. 

Neste artigo, nós vamos te dar dicas indispensáveis para aproveitar o clima de romance e deixar seus clientes apaixonados pela sua loja. Vamos começar? 

1. Confira a usabilidade do seu site

Lembre-se que datas comemorativas como o Dia dos Namorados é um período com muito movimento, de forma que ocorre um aumento exponencial do tráfego que chega em seu site. Por isso, garanta que sua loja virtual está preparada para atender ao aumento de demanda sem gerar instabilidades no processo de compra. 

Uma maneira de fazer isso é se certificar que seu site é responsivo, ou seja, que o layout se adapta automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo que o cliente está usando para navegar.

Ter um site responsivo é especialmente importante, já que a maioria dos consumidores faz suas compras online por meio de dispositivos móveis. 

Outro ponto a ser considerado é investir em um layout comemorativo para o Dia dos Namorados. Isso pode ser feito de diversas maneiras, desde inserir elementos decorativos na página inicial até criar um fundo vermelho com corações. Dessa forma, você cria um ambiente romântico e acolhedor em sua loja virtual, o que pode aumentar o engajamento e a identificação dos clientes com sua marca.

2. Tenha atenção ao seu estoque 

Além de garantir que seu site esteja funcionando perfeitamente, outro fator crucial para vender mais no Dia dos Namorados é ter atenção ao seu estoque. É importante garantir que você tenha produtos suficientes para atender a demanda de clientes durante a data comemorativa.

Você não quer deixar nenhum deles na mão, não é mesmo? 

Se você trabalha com fornecedores externos, por exemplo, é importante que você faça um planejamento antecipado para reabastecer seu estoque o quanto antes. Entre em contato com seus parceiros comerciais e peça para que eles entreguem os produtos necessários com antecedência, evitando assim atrasos nas entregas.

Já se você produz seus próprios produtos, é interessante aumentar a produção com a proximidade da data para garantir uma quantidade que sustente o número de pedidos. Não deixe para produzir em cima da hora, pois isso pode atrasar a entrega dos pedidos e prejudicar a experiência do cliente.

Lembre-se também de investir em produtos temáticos que remetem ao Dia dos Namorados. Isso pode atrair a atenção de clientes que ainda não decidiram o que presentear para a pessoa amada. Por exemplo, se você vende roupas, pode criar uma seção especial com peças em tons de vermelho, rosa ou com estampas de corações. Já se você vende doces, pode criar uma seleção especial de chocolates e outros produtos temáticos.

Nós falamos mais sobre controle de estoque e gerenciamento de produtos neste artigo: Controle de estoque: o que é e como fazer [PLANILHA GRATUITA] 

3. Cumpra com os prazos prometidos

Para garantir uma boa experiência de compra e satisfação do cliente, é fundamental que a empresa cumpra com os prazos de entrega durante o Dia dos Namorados. Essa data é comemorada no Brasil no dia 12 de junho, portanto, enviar a encomenda após essa data é inadmissível.

Atrasos podem prejudicar a imagem da empresa, gerando insatisfação no cliente e, consequentemente, a perda de vendas. Por isso, é importante investir em opções de envio expresso para atender aqueles que deixam para comprar em cima da hora.

Além disso, é importante que a empresa esteja preparada para atender ao aumento de demanda e que possua uma equipe eficiente para lidar com as entregas e possíveis imprevistos. Dessa forma, é possível cumprir com os prazos estabelecidos e garantir a satisfação do cliente, o que pode levar a futuras recomendações e compras em seu Ecommerce.

Leia também: Transportadora para Ecommerce: conheça as 18 melhores 

4. Faça ações promocionais 

Para aumentar as vendas no Dia dos Namorados, é importante investir em ações especiais que incentivem os clientes a comprarem mais antes e durante a data. No entanto, é preciso ter cuidado ao oferecer promoções para não prejudicar a saúde financeira da empresa.

Para isso, é fundamental que todas as ações estejam alinhadas com a estratégia de vendas da empresa e que sejam oferecidas oportunidades que realmente motivam os clientes a gastar mais no seu Ecommerce. 

É importante que essas ações sejam pensadas de forma estratégica, com o objetivo de aumentar o ticket médio das vendas e não apenas reduzir a margem de lucros.

Algumas ações que podem ser oferecidas são:

É possível também oferecer promoções que incentivam a volta do cliente depois da data, como por exemplo, descontos na próxima compra.

As promoções devem ser atrativas, porém, é preciso ter um cuidado especial com os prazos e estoques, para não comprometer a imagem da empresa e garantir a entrega dos produtos dentro do prazo estipulado. 

5. Engaje o público para vender no Dia dos Namorados

Para aumentar as vendas durante o Dia dos Namorados, é fundamental dar atenção às redes sociais do seu Ecommerce. Afinal, é nelas que muitos clientes em potencial estão buscando inspiração para comprar presentes para seus parceiros.

Por isso, é essencial que você produza conteúdo temático e exclusivo para a data comemorativa, que chame a atenção do seu público e o inspire a comprar seus produtos.

Uma boa estratégia é postar diariamente dicas de presentes que envolvam seus produtos, usando imagens criativas e linguagem persuasiva. Dessa forma, você estimula a compra por impulso e aumenta as chances de conversão.

Além disso, é interessante investir no uso de hashtags relevantes para a ocasião, que ajudem a ampliar o alcance das suas publicações. Dessa forma, você não só cria um vínculo emocional com o público, como também aumenta a presença digital da sua marca e as chances de faturar ainda mais.

Esse artigo pode te interessar: Como aumentar as vendas nas redes sociais [passo a passo]

6. Invista em um atendimento exemplar ao cliente

O atendimento ao cliente é uma parte crucial de qualquer negócio, especialmente durante datas comemorativas como o Dia dos Namorados. É importante que você ofereça um atendimento de qualidade para garantir a satisfação do cliente e, consequentemente, sua fidelização.

Lembre-se que fazer a retenção de clientes é muito mais barato do que investir na coleta e qualificação de leads

Uma das principais dicas é estar disponível para esclarecer todas as dúvidas dos clientes, seja por e-mail, WhatsApp ou chat online. É preciso ter uma equipe treinada e preparada para responder rapidamente e com clareza todas as perguntas dos consumidores.

Além disso, é fundamental ser atencioso e prestativo durante todo o processo de compra, desde o momento em que o cliente entra em contato até a entrega do produto. Mostre que você se preocupa com a satisfação do cliente e que está sempre disponível para ajudá-lo no que for preciso.

Algumas empresas investem em chatbots para automatizar o atendimento – e essa é uma solução muito útil no dia a dia da empresa – mas é importante lembrar que a interação humana é fundamental para garantir um atendimento personalizado e eficiente.

Para exemplificar, imagine que um cliente tenha dúvidas sobre as opções de presentes para o Dia dos Namorados. Nesse caso, a equipe de atendimento poderia fornecer sugestões personalizadas de acordo com o perfil do cliente e o valor que ele pretende gastar. Ou ainda, se houver algum problema com a entrega, a equipe deve estar pronta para resolver o problema o mais rápido possível e com a maior transparência possível.

Por fim, lembre-se que o atendimento ao cliente é uma parte essencial do seu negócio, e que um bom atendimento pode gerar clientes fiéis e novas oportunidades de vendas. 

Atraia mais pessoas para o seu site e venda mais no Dia dos Namorados 

Quem gerencia um Ecommerce há algum tempo, sabe que a matemática é simples: quanto mais pessoas visitam o seu site, maiores são as chances de venda. Por isso, investir em estratégias de tráfego é um cuidado essencial, independentemente da época do ano. 

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Treinamento Explosão de Tráfego e Vendas, disponível pela assinatura da plataforma Ecommerce na Prática!

Nele, você aprenderá técnicas e estratégias, utilizadas pelo Bruno de Oliveira, maior especialista de Ecommerce do Brasil, para aumentar o número de visitas nos seus principais canais.

Nas aulas, você vai aprender a criar conteúdo de valor e anúncios qualificados nas principais plataformas de venda, além de dicas para aumentar o engajamento e, consequentemente, o número de vendas.

E o melhor: todo o conteúdo é 100% online e você pode assistir quantas vezes quiser!

Clique agora no botão abaixo e saiba mais sobre os planos de assinatura: