O Feed do Instagram é muito importante para quem utiliza a rede social nos negócios. Se você quer saber como organizar esse espaço para aumentar o alcance e as vendas da sua marca, este artigo vai te ajudar!

O Instagram é uma plataforma extremamente versátil. Nele, as empresas conseguem postar diferentes tipos de conteúdos e utilizar diversas funcionalidades voltadas para o crescimento de negócios. 

Contudo, uma das seções mais utilizadas pelos usuários – mas que nem todo empreendedor dá o devido valor – é o Feed do Instagram. Muitos acreditam que é preciso apenas fazer algumas postagens e pronto… os seguidores chegarão aos montes. 

Mas a verdade é que você pode fazer muito mais por lá!

Uma das principais iniciativas, inclusive, é a de organizar o Feed do Instagram de maneira harmônica e personalizada, ou seja, com a cara da sua marca. Isso gera vantagens bem interessantes para quem trabalha com a plataforma.

Ao longo deste artigo, nós vamos te ensinar o que é e como organizar o Feed do Instagram – além de outros pontos importantes.

Boa leitura!  

O que é Feed do Instagram?

O Feed do Instagram é uma seção onde os usuários podem ver as publicações de contas que seguem, exibidas em ordem cronológica reversa, ou seja, as postagens mais recentes aparecem no topo do feed. 

Essas publicações podem incluir fotos, vídeos, carrosséis, histórias e até mesmo anúncios. O Feed é uma parte fundamental da experiência do Instagram e representa a essência do compartilhamento de conteúdo entre os usuários. 

O que é um Feed organizado?

Um Feed organizado nada mais é do que um perfil em que as fotos, vídeos e demais publicações estão dispostas de maneira estruturada

Ele pode acontecer tanto por um método próprio ou a partir de alguns conceitos já conhecidos, como imagens em preto e branco, publicações separadas por colunas ou outros. Vamos falar mais detalhadamente sobre cada uma das opções adiante neste artigo…

Por ora, vale a pena você saber que um Feed organizado pode ser muito útil para empresas que utilizam o Instagram tanto para vender quanto apenas para produzir conteúdos. Isso porque ele funciona como uma vitrine online e sabemos que, quanto mais uma vitrine for organizada, mais facilmente os clientes encontrarão o que desejam. 

32 ideias do que postar no Instagram

Vantagens de ter um Feed organizado no Instagram

Para algumas pessoas, saber como organizar o Feed do Instagram pode ser algo sem importância ou secundário, mas a verdade é que talvez elas desconheçam os benefícios dessa iniciativa. 

O Feed é a porta de entrada para os consumidores conhecerem o seu negócio. Por isso, nada melhor do que deixá-lo visualmente agradável, concorda? Os únicos cuidados que você deve tomar é respeitar a identidade visual da sua empresa e priorizar a qualidade dos conteúdos publicados. 

Mas fique tranquilo pois este é outro assunto que vamos abordar ainda neste artigo. Agora, vamos conhecer as vantagens de ter um Feed organizado no Instagram. São elas:

  • Auxilia os clientes a encontrarem o que desejam;
  • Diferencia o perfil do seu negócio da concorrência;
  • Atrair mais clientes;
  • Reforça a identidade visual da marca;
  • Gera engajamento para as publicações.

Um fator essencial para que essas vantagens sejam recorrentes no seu perfil é conhecer bem os formatos de publicações disponíveis no Instagram. Se quiser saber mais sobre isso, sugerimos a leitura do artigo: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

Como organizar o Feed do Instagram

Agora que você já sabe o que é um Feed organizado e suas vantagens, vale a pena entender como organizar o Feed do Instagram. Então, sem mais delongas, vamos direto ao ponto:

  1. Escolha uma estética

    Esta talvez seja a etapa mais importante de como organizar o feed do Instagram. Falamos isso porque a estética a ser utilizada deve ajudar a representar os seus produtos e a sua marca.  

    Por exemplo, se você tem um Ecommerce de roupas para bebês, evite usar elementos pesados demais ou que destoam do universo infantil. Um caminho interessante seria optar por tons claros e artes delicadas. 

    Assim, priorize a estética que tenha a ver com a sua empresa, os seus produtos ou serviços e, claro, o seu público-alvo.

  2. Inclua sua paleta de cores

    Qual a paleta de cores da sua empresa? Leve-a em consideração na hora de entender como organizar o Feed do Instagram. 

    Na prática, isso não significa que você apenas deve utilizar cores da identidade visual da sua marca, mas pode priorizá-las. Se for o caso, use outras cores e tons em campanhas pontuais ou eventuais ações de marketing

    O importante é fazer com que os seguidores consigam reconhecer os seus produtos ou a sua empresa logo que visualizarem seus posts. Falamos mais sobre o tema no artigo: Como criar paleta de cores no Canva? 

  3. Separe o Feed por blocos

    Esta pode não ser uma regra dependendo do layout que você escolher na hora de organizar o Feed do Instagram… Entretanto, é um bom passo para deixar as postagens mais ordenadas. 

    Separar o Feed por blocos ajuda a atrair a atenção do usuário, contribuindo para que ele se interesse pelos posts do seu perfil. Isso vale ouro para quem vende produtos por meio da rede social.

    Você pode dividir as imagens do seu Feed tanto na horizontal, quanto na vertical. A escolha vai depender dos conteúdos que você deseja publicar. Se ficar na dúvida, faça uma boa pesquisa dentro da plataforma e, se possível, também faça alguns testes no seu próprio perfil. 

  4. Crie um plano de conteúdo

    Desenvolver um planejamento de conteúdo é algo extremamente valioso para atrair, engajar e converter clientes. E quando falamos em como organizar o Feed do Instagram, esta iniciativa acaba ganhando uma importância extra… 

    Como as publicações vão seguir um determinado padrão de organização, certamente você terá alguns formatos de posts fixos para o seu Feed. Sejam eles fotos e vídeos únicos, publicações em carrossel, enfim… independentemente do tipo de post, uma dica importante é pensar na sua persona na hora de produzi-los. Isto é, o perfil do seu cliente ideal. 

    Caso você ainda não saiba qual é a persona da sua empresa, fique tranquilo que nós vamos te ajudar. Preencha gratuitamente o Mapa da Empatia e responda algumas perguntas básicas sobre o seu negócio. É só clicar aqui.

  5. Use imagens de boa qualidade

    O Instagram é uma rede social extremamente visual, por isso, você não pode deixar de usar imagens de qualidade ao organizar o feed da sua empresa.  

    Para isso, não é necessário que contrate um fotógrafo profissional ou utilize equipamentos caros…  você pode fazer imagens incríveis com uma boa câmera de smartphone

    Uma dica interessante é montar um mini estúdio fotográfico, já que ele é fácil de fazer e é muito útil para obter boas fotos de produtos. 

  6. Use filtros semelhantes

    A ideia de organizar o Feed é manter, de certa forma, uma padronização nas publicações. Com isso, é essencial que você utilize filtros semelhantes nas postagens – se possível, o mesmo filtro.

    Falamos isso porque é muito comum algumas pessoas começarem seguindo um determinado padrão e, depois de alguns posts, mudarem os planos, inserindo outros elementos, cores, modelos, etc.

    Não é ruim mudar de ideia, mas o ideal é que você defina bem uma estratégia de como organizar o seu Feed antes de implementar as mudanças. Isso vai te ajudar a evitar ajustes desnecessários e manter o padrão de organização.

  7. Defina um cronograma de postagens

    Falamos anteriormente sobre a importância de criar plano de conteúdo, certo? Contudo, também é válido que você defina um cronograma de postagens consistente. 

    Aqui, vai ser preciso pensar não só em quais publicações que irão ao ar, mas também a quantidade e a frequência em que elas vão acontecer. Para complementar, aproveite para explorar todos os formatos de post, não só no Feed… Os Stories também são excelentes para engajar a audiência e levar as pessoas para o seu site de vendas, assim como o Reels.

Ideias de layout para Feed do Instagram

Depois de entender como organizar o Feed do Instagram e mais algumas dicas, que tal conferir ideias de layout? Na hora de escolher qual aplicar no seu perfil, lembre-se apenas de considerar a persona do seu negócio. 

Falamos isso, pois as publicações precisam estar alinhadas com a sua audiência, uma vez que ela é a base para a sua empresa existir. Analise quais são as publicações que mais geram engajamento e conversão e, a partir disso, crie um layout que combine com a sua marca. Veja algumas opções a seguir:

Feed organizado por cor

Você já deve ter reparado que alguns Feeds do Instagram são organizados por cor, não é verdade? Esse é um dos principais métodos de organização utilizado pelas empresas dentro da plataforma. 

Isso não significa que as publicações precisam ter a mesma cor, mas é interessante que tenham variações de uma cor utilizada como base. 

como organizar o feed do instagram
Fonte: Pinterest

Feed preto e branco

O preto e o branco são clássicos que costumam funcionar muito bem. Normalmente, são mais utilizados por perfis ligados ao mercado fotográfico, mas isso não é uma regra. Se achar que faz sentido para o seu negócio, vale a pena aplicar esse tipo de organização de Feed. 

como organizar o feed do instagram
Fonte: Pinterest

Leia também: Como vender fotos na internet: confira as melhores plataformas e dicas

Feed estilo mosaico

O Feed em mosaico conta com fotos que se complementam. Isso não precisa acontecer necessariamente com todas as imagens publicadas, mas algumas delas. No geral, a ideia é que as publicações “conversem” entre si no Feed estilo mosaico

como organizar o feed do instagram
Fonte: Pinterest

Feed organizado por fileiras

Como o próprio nome já indica, o Feed em fileiras pede que as publicações sejam organizadas na horizontal. Ou seja, três imagens com a mesma estética que são publicadas em uma sequência. Esse Feed por fileiras é bastante versátil, uma vez que te permite trabalhar diversas cores e imagens por vez

como organizar o feed do instagram
Fonte: Pinterest

Feed organizado por colunas

O feed em colunas segue a mesma lógica da opção anterior, mas, em vez de horizontal, as publicações são organizadas na vertical, ou seja, por colunas. É bem eclético e pode ser utilizado por empresas de diversos nichos de mercado.

como organizar o feed do instagram
Fone: Pinterest

Feed xadrez

O Feed xadrez, por sua vez, aposta em imagens com estéticas diferentes mas que, de alguma forma, dialogam entre si. Uma opção bastante dinâmica e pode ser trabalhada a partir de cores complementares.

como organizar o feed do instagram
Fonte: Pinterest

Feed minimalista

Por último, mas não menos importante, há o Feed minimalista. Ele é uma opção mais clássica, que pede imagens mais clean e com menos elementos, sejam estes gráficos ou textuais. A pedida do Feed minimalista é seguir a mesma paleta de cores.

como organizar o feed do instagram
Fonte: Pinterest

Ferramentas para organizar o Feed do Instagram

Depois de tantas informações importantes sobre como organizar o feed do Instagram, nós vamos te apresentar agora  as principais ferramentas de organização. São elas:

VSCO

como organizar o feed do instagram

O VSCO é um dos aplicativos mais populares quando o assunto é organização de feed do Instagram. Com ele, você consegue aplicar filtros, cortar, adicionar elementos, dentre outras opções de edição de imagens.

Pic Collage

como organizar o feed do instagram

Já o Pic Collage é uma ferramenta interessante para organizar o Feed do Instagram. É bastante utilizado para o agendamento de publicações e, assim como opção anterior, está disponível para aparelhos com sistema operacional Android ou iOs.

Grid Post

como organizar o feed do instagram

O Grid Post, por sua vez, possui uma proposta diferente. Ele permite que usuários consigam fragmentar fotos em partes, transformando-as assim em um grande mosaico. É o chamado “criador de grade”, excelente opção para quem deseja testar esse tipo de layout no Instagram.

Por que organizar o Feed do Instagram é importante?

O Instagram possui mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. São muitos conteúdos produzidos e disponíveis a todo momento para as pessoas que usam a plataforma…

Sendo assim, organizar o Feed do Instagram é importante para que você consiga conquistar a atenção das pessoas logo de primeira. Pense que a cada novo seguidor, mais chances você tem de fazer mais vendas. Nada mal, não é mesmo?

A única coisa que você deve ter atenção, como mencionamos anteriormente, é que não basta só saber como organizar o Feed do Instagram, é preciso criar conteúdos relevantes para a sua audiência. 

Para te ajudar nisso, vamos liberar gratuitamente o e-book 32 ideias de postagens para bombar suas redes sociais! São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Para ter acesso gratuitamente ao material, clique aqui