A gestão das vendas e dos produtos quando se vende em mais de um canal pode ser complicada. E, acredite, isso tende a piorar à medida em que você cria sua loja virtual e expande seu Negócio. É por isso que entender o que é Hub e como usá-lo pode ser essencial para facilitar a sua vida e otimizar seu tempo.

Neste artigo, vou te mostrar exatamente isso, mostrando como o esta ferramenta é essencial para potencializar até mesmo as suas vendas.

hub o que e

O que é Hub

O Hub é uma plataforma de integração de canais de venda e sistemas de gestão, conectando em um lugar só desde marketplaces até lojas virtuais, ERP e logística. Ou seja: ele auxilia na centralização da operação do vendedor e na automatização do processo.

Deixa eu te explicar melhor como isso funciona…

Digamos que, por exemplo, você venda dentro do Mercado Livre e na B2W. Ao mesmo tempo em que isso pode te gerar ótimos resultados, te dá um trabalho em dobro. Afinal, você precisa ir em cada um dos marketplaces e:

  • Publicar produtos em cada marketplace;
  • Criar regras em cada um deles;
  • Fazer atualização de estoque manualmente;
  • Criar anúncios em todos os canais de vendas...

Se você demora duas horas para fazer isso em cada um dos canais, significa quatro horas do seu dia só nesse trabalho mais operacional. 

Agora me diz: e o tempo para pensar em estratégias para o seu negócio? E a produção de conteúdo? E a gestão do negócio? E os pagamentos que precisam ser feitos?

Nós sabemos que a rotina de quem trabalha com venda de produtos gira em torno apenas de cadastro em marketplaces. Há muito mais envolvido na construção do Negócio.

É aí que entra o Hub.

Ao integrar os dois marketplaces no seu Hub, esses processos vão ser feitos de maneira automatizada. Você só precisa fazer o processo 1 vez, porque ele será replicado em todos os outros marketplaces e canais de venda de forma automática.

Assim, seu tempo será melhor aproveitado e poderá focar em estratégias para o seu negócio ao mesmo tempo em que o Hub cuida da parte operacional.

É como ter um funcionário trabalhando para você, só que de forma mais rápida e inteligente.

hub diferença

Diferença entre Hub e ERP

Muitas pessoas confundem hub e ERP, mas são muito diferentes na prática. 

O ERP foca na gestão da empresa (lidar com contas, emitir notas fiscais…). Ele auxilia empresas no controle da administração do negócio, integrando as plataformas. 

Já o Hub foca nas regras dos marketplaces. Com ele você publica os seus produtos, controla o estoque, gerencia pedidos e automatiza diversos processos.

Ou seja, enquanto o ERP foca em tarefas gerenciais, o Hub é mais eficiente para gerir vendas e produtos em Marketplaces.

Como funciona o Hub

Se só vender em marketplaces, você só vai precisar cadastrar 1 vez seus produtos. Se já tiver uma loja virtual, o Hub pode se conectar direto pela plataforma ou pelo ERP do vendedor, captando todo o catálogo de produto, preço e estoque. 

Em seguida, o Hub consegue disponibilizar essas informações de forma massiva nos outros canais de venda onde você quer atuar.

No vídeo abaixo, a Ana Clara Magalhães, gestora de Conteúdo do Ecommerce na Prática, convidou o André Pereira, head of sales do Anymarket, para falar sobre Hub e como usar para vender mais.

Para quem é o Hub

Qualquer pessoa pode usar o hub, mesmo que só venda em um canal. Assim, quando decidir expandir e passar para outros negócios, você já vai estar alinhado com a ferramenta.

Mas é uma ferramenta mais indicada para quem já está em dois ou mais canais, justamente por tudo o que falei acima: a ideia é que o hub te ajuda a poupar tempo.

O problema é que muitas empresas, especialmente quando têm funcionários disponíveis, ignoram o hub e tentam fazer tudo manualmente. 

Assim, em vez de usar esse funcionários para tarefas mais importantes, como atendimento, empacotamento, negociação com fornecedores e estratégias, essas empresas perdem tempo e eficiência com um trabalho manual desnecessário.

Honestamente, o seu tempo é muito valioso.

Portanto, não importa o seu tamanho, o Hub pode fazer a diferença em qualquer negócio.

hub cresce

Se você está crescendo, use o Hub

Caso você esteja crescendo, o Hub deve ser a sua prioridade.

Se você já está sentindo uma dificuldade de fazer publicações em massa e atualizar o estoque, está na hora de contratar um Hub.

É claro que, às vezes, o empreendedor começa a trabalhar com 1 ou 2 produtos em um marketplace, de modo que pode não fazer muito sentido.

Afinal, sempre recomendamos que, ao iniciar o seu Ecommerce, você trabalhe com estoque focado em quantidade, não em variedade.

Por isso, se esse é o seu caso, espere um pouco para sentir o mercado. 

No momento em que você sentir que contratar um Hub pode te beneficiar e não será um problema financeiro, pode investir.

hub cadastro

Como cadastrar produtos

A sua reputação dentro dos marketplaces é extremamente importante e alguns deles olham o cadastro dos produtos para pontuar a sua reputação. Por isso, você precisa ter atenção na hora de fazer este trabalho.

Uma boa dica é buscar integradores “inteligentes” que vão te auxiliar neste processo. A Anymarket, por exemplo, tem um processo chamado Análise de Aderência para avaliar todo o cadastro do produto do cliente e ver qual marketplace está condizente com seus produtos.

Dessa forma, a Anymarket consegue ver se a realidade dos produtos está compatível com o Marketplace. 

Além disso, eles oferecem consultorias de estratégias:

  • Ter uma boa tabela de frete;
  • Um boa negociação com transportadores;
  • Conseguir bons preços com fornecedores para conseguir ser competitivo nos marketplaces.
hub anymarket

O que é a Anymarket

Hoje a Anymarket é uma das principais plataformas de integração do mercado por diversa questões:

  • Funcionalidade;
  • Estabilidade para grandes volumes;
  • Mas principalmente pela gama de integrações.

A Anymarket trabalha com mais de 25 marketplaces, desde os mais tradicionais como Mercado Livre, B2W e Amazon, até marketplaces de nicho em crescimento. 

Inclusive, esse hub critou uma API de marketplaces, onde os marketplaces de nicho que estão surgindo podem se conectar com a Anymarket para que os vendedores deles possam publicar produtos nesses canais.

A Leroy Merlin, Madeira Madeira e Camicado são um desses exemplos.  

Além disso, de 2018 para cá, a Anymarket começou um movimento de internacionalização. Esse movimento é uma parceria com a Latam Marketplace e começa na América Latina com países como: Chile, Argentina, Colômbia e México. 

Como algumas pessoas também vendem para o exterior (ou moram no exterior e querem vender para o Brasil), essa é uma facilidade.

Destaque-se nos Marketplaces

Agora que você já aprendeu como o Hub pode ser o diferencial para você, é importante entender como se destacar nos marketplaces para ter mais vendas.

Por isso, criamos o material perfeito para você descobrir como mandar muito bem nos Marketplaces.

Confira aqui as 7 estratégias de marketing para Ecommerce que vão fazer o seu negócio bombar.

Confira aqui: