Quais são as diferenças e semelhanças de ter uma Loja de Moda no mundo físico e no digital? Afinal, muitas lojas de moda estão bombando no Instagram, por exemplo, mas ainda há pessoas que preferem ir na loja física para ver o produto de perto…

Será que isso ainda é uma objeção muito presente ou já estamos caminhando para outro cenário do mercado de moda? 

Esses questionamentos são muito importantes, principalmente porque existem alguns pontos que você precisa levar em consideração na hora de apostar nesse mercado. 

Para debater esse assunto, no episódio 62 do EnPCast, convidamos o Matheus Almeida, Fundador da marca PORMENOR e Especialista em Ecommerce de Moda, o Lucas Lombardi e a Ana Clara Magalhães, do EnP. Ouça na íntegra: 

As principais diferenças entre uma Loja de Moda Física para uma Loja Online

O mercado de moda é uma grande oportunidade para lojistas que querem aproveitar a ascensão do Ecommerce, mas há um ponto que pode atrapalhar essa jornada…

E o que poderia ser uma barreira no caminho, além da falta de conhecimento na área? 

O pensamento de que as estratégias aplicadas em uma loja física também vão funcionar em uma Loja de Moda Online.

E não é bem assim…

Afinal, o comportamento do consumidor e a estrutura de ambos os ambientes são diferentes e, por isso, as estratégias devem ser pensadas de acordo com as particularidades de cada um desses formatos.

Segundo o Matheus, nosso convidado especial do EnPCast, uma das principais diferenças que ele percebeu ao começar a vender roupas na internet foi em relação ao mix de produtos.

“Hoje, eu tenho contato com lojistas de atacado e reparo muito em como eles montam o mix de produtos para as lojas físicas deles. Eles tentam buscar uma variedade muito grande… Quando vão comprar uma grade de produtos, eles não compram muitos produtos do mesmo tamanho, eles tentam variar mais para ocupar a loja, o cliente entrar e ter várias opções”. 

Essa é a estratégia mais utilizada nas lojas físicas de moda. Inclusive, isso faz com que o vendedor possa oferecer na hora outras opções, caso o cliente não encontre o que ele queria ou não tenha o tamanho certo.

Só que, no Ecommerce, essa estratégia não é recomendada… 

Uma vez que você anuncia na internet, há um grande trabalho por trás de fotografia, descrição, anúncio… 

Imagina só ter esse trabalho todo para vender apenas 5 peças de roupas? Não vale a pena…

Por isso, o ideal de uma Loja de Moda Online é apostar no estoque vertical. 

Leia também: Como fazer a Gestão de Estoque da sua Loja Virtual

Mas o que é Estoque Vertical?

Quem faz anúncios (de produtos de moda ou não) e promove conteúdos nas redes sociais sabe que eles podem alcançar milhares de pessoas que vão entrar no seu site ao mesmo tempo em busca do mesmo produto.

Aliás, essa é uma das vantagens de vender na internet, pois não há espaço geográfico para limitar as suas vendas...

Então, vamos supor que  você não tenha muitas peças no estoque de uma camisa que você anunciou… E você conseguiu atrair muitos clientes por meio do anúncio. 

Rapidamente o produto vai acabar (o que por um lado é ótimo), mas outras pessoas podem ficar frustradas…

Agora imagina só se, por conta desse anúncio, existirem mais pessoas frustradas do que satisfeitas? 

Isso vai ser bom para sua marca? Acreditamos que não… 

Por isso, é melhor reavaliar a forma como você faz a Gestão de Estoque hoje, mudando a sua mentalidade para o Estoque Vertical, mais focado para lojas virtuais. 

Resumidamente: você vai trabalhar com muita QUANTIDADE e pouca variedade de produtos. 

E lembre-se: o seu produto estrela, aquele que você usa para adquirir clientes e vende bastante, precisa ser trabalhado com verticalidade. 

Essa é a maneira mais fácil de manter os seus clientes satisfeitos e adquirir novos  com estoque o suficiente para suprir a demanda. 

“Ah, mas a moda tem suas particularidades como a sazonalidade, mudança de coleções e tudo isso faz com que a mentalidade seja horizontal e não vertical”.

Essa frase reúne umas das grandes dificuldades da audiência que é entender como e quando aplicar o estoque vertical se tratando de um Ecommerce de Moda… 

Para isso, o Matheus deu algumas dicas. Confira:

1- Entenda qual o Modelo de Negócio você deseja trabalhar

Slow Fashion, Fast Fashion? Qual é o seu modelo de negócio e o que faz mais sentido para você? 

Esses questionamentos são fundamentais para entender com o que você quer trabalhar no mundo da moda. 

Afinal, é a partir disso que você vai conseguir montar o seu estoque. Por exemplo, se você trabalha com Slow Fashion, focado na qualidade do produto e com poucas coleções, fica mais fácil de apostar em poucas peças, mas em grande quantidade delas. 

E, principalmente, para quem está começando agora com uma Loja de Moda online, faz mais sentido apostar em estoque vertical pelos motivos que já citamos no tópico anterior. 

2-  Conheça muito bem a sua Persona

Além de saber qual é o seu modelo de negócio, outro ponto que vai te ajudar a entender qual tipo de estoque utilizar (vertical ou horizontal) é a persona da sua empresa.

Então, para isso, você precisa conhecer muito bem o seu público através de pesquisas. Essas pessoas gostam de comprar toda semana ou fazem compras pontuais? 

Elas priorizam a qualidade do produto ou preferem comprar produtos mais baratos que seguem as tendências de moda?

Com essas e outras respostas, você consegue formar não só a sua persona, mas também a comunicação ideal para sua empresa atingir clientes em potencial.

Eas dicas e os insights do Matheus não param por aqui…

Para saber mais sobre diferenças e semelhanças do físico para o digital pensando em Loja de Moda, ouça o episódio 62 do EnPCast completo: