Desde 2017, o Instagram oferece um recurso de loja virtual focado em facilitar o acesso dos usuários aos produtos vendidos pelas empresas. Mas, para aproveitar esse recurso, é preciso saber como montar uma loja virtual no Instagram e é isso que vamos te mostrar hoje.

O objetivo maior de aprender a montar uma loja virtual no Instagram é aprofundar a experiência de compra do seu cliente, permitindo que ele possa avaliar todos os detalhes dos produtos, para que a experiência seja a mais próxima de uma loja física.

E se você ainda não tem uma loja virtual no Instagram, está perdendo oportunidades de venda. Por isso, agora, vamos te mostrar como ativar e configurar sua loja no Instagram para atrair esses compradores online.

Depois deste texto, suas vendas pela internet nunca mais serão as mesmas.

O que é preciso para saber como montar uma Loja Virtual no Instagram

Antes de saber como montar uma loja virtual no Instagram, você precisa criar uma conta comercial e também uma página do seu negócio no Facebook. Então, através do Gerenciador de Negócios, os seus produtos do catálogo do Facebook poderão ser marcados em posts do Instagram, gerando vendas pelo aplicativo.

A ferramenta de Compras no Instagram ou Instagram Shopping, em inglês, existe para exibir os seus produtos nas publicações orgânicas. A ideia é oferecer uma vitrine imersiva para que os seguidores possam explorar seus produtos e até compartilhar as ofertas por meio dos stories e posts.

A vantagem principal do Instagram compras é que o cliente pode tocar nos produtos e ver descrições detalhadas, mais imagens, itens relacionados e preços, tendo a opção de clicar no link da sua loja para terminar a compra.

É importante lembrar que os pagamentos ainda não estão disponíveis na plataforma e que as transações devem ser realizadas na sua loja virtual externa. Por isso, a função do Compras no Instagram é atrair mais atenção dos possíveis clientes online e facilitar a conversão.

Uma das principais vantagens de saber saber como montar uma Loja Virtual no Instagram é poder colocar as suas publicações na guia Explorar, que é visitada diariamente por mais de 200 milhões de usuários, segundo o Facebook. Assim, as pessoas podem conhecer a sua empresa e os seus produtos, ainda que não sigam seu perfil.

Como Montar uma loja no Instagram passo a passo

Se você quer aumentar suas vendas no Instagram, que é a rede social mais bombada do momento, veja o nosso passo a passo de como montar uma loja no Instagram:

1. Conheça os requisitos para ter um perfil comercial

Antes de aprender como montar uma loja no Instagram, você precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ter um perfil comercial ou converter o seu perfil para um perfil comercial;
  • Utilizar a última versão do aplicativo do Instagram;
  • Administrar uma página do Facebook ou ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Ter uma loja no Facebook ou então um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios;
  • Possuir uma empresa que esteja dentro dos mercados aceitos pela plataforma;
  • Cumprir todas as políticas comerciais do Instagram.

Mas fique atento: caso o seu negócio ainda não tenha site próprio, é indispensável que isso seja resolvido imediatamente. Existem hoje no mercado diversas plataformas de Ecommerce que permitem integrações com o Instagram. A Nuvemshop é uma delas. A empresa é líder da América Latina e oferece um período de teste grátis para os empreendedores que desejam testar a plataforma. 

2. Vincule sua página do Facebook ao Instagram

Se você ainda não tiver uma página do Facebook vinculada à sua conta comercial do Instagram, vai precisar criar uma antes de criar sua loja.

Para criar uma, é só ir até o seu perfil, selecionar Editar perfil e escolher a opção Página nas informações do negócio.

Depois, basta selecionar a página do Facebook que será conectada ao perfil, que deve ser a mesma do seu negócio.

3. Conecte o seu Instagram a um catálogo do Facebook

Cumprir esse passo é muito importante, mas é importante pontuar que você terá que criar um catálogo de produtos fora do aplicativo. Isso porque o Instagram é totalmente dependente das informações do Facebook e é de lá que virão os dados dos seus produtos.

Para criar esse catálogo, existem três formas: a primeira é a partir de uma página de loja no Facebook, mas também pode ser por meio do Gerenciador de Negócios ou ainda por meio de plataformas parceiras.

Veja como criar o seu catálogo nas três opções.

Criando o catálogo pela fanpage

Para saber como criar seu catálogo direto pela fanpage, é preciso ter uma loja ativa no Facebook com seus produtos publicados. Caso você ainda não tenha a sua loja ativa, acesse a opção "Modelos e guias" nas Configurações, te clique em "Adicionar uma guia" e então escolha a guia "Loja".

Dessa forma, sua loja fica visível na página inicial, logo ali no canto direito da tela. Então, é o momento de configurar sua seção Loja para que o catálogo possa ser utilizado também no Instagram.

Atenção a hora de marcar a opção “Finalizar compra em outro site”, para garantir que você possa marcar os seus produtos na plataforma. Isso porque a opção “Mensagem para comprar” torna inviável a conexão com o Compras no Instagram.

Criando catálogo pelo Gerenciador de Negócios

Caso você não saiba, o Gerenciador de Negócios do Facebook tem um guia bastante intuitivo para te ajudar criar seu catálogo de produtos sem dificuldades.

Para começar, vá até as Configurações do seu negócio, clique em "Origens de dados" e selecione Catálogos.

Caso você não tenha nenhum catálogo, é só clicar em "Adicionar" para Criar um novo catálogo. Dê um nome ao seu catálogo e siga as instruções de configuração, habilitando a opção de "Gerenciar catálogo" para conseguir editar seus itens como precisar.

Então, é só adicionar itens com o Gerenciador de Catálogos, o que te oferece opções para acrescentar produtos manualmente, através de arquivos de dados ou códigos. Se tiver alguma dúvida, consulte a seção "Criar um catálogo" na central de ajuda do Facebook para Empresas.

Criar catálogo por meio de parceiros

A terceira e última opção de criação de catálogo é fazer a integração diretamente de outras plataformas de Ecommerce que você tenha acesso. Você pode fazer isso pelo próprio site da loja virtual, usando a opção de "plugins de redes sociais" disponíveis em cada parceiro.

Você ainda pode criar o catálogo com o Gerenciador de Negócios e ir adicionando os itens a partir dessas plataformas. Para isso, você precisa clicar na opção "Conectar à plataforma de comércio eletrônico" quando estiver adicionando os seus produtos.

Não importa qual seja a sua opção para criar o catálogo, não esqueça de adicionar o link do seu site para direcionar o usuário até ele.

4. Faça o seu cadastro no Instagram

Depois que a sua conta e o seu catálogo estiverem conectados, vem a parte mais fácil: cadastrar seu perfil no Compras no Instagram. Para essa etapa, acesse as configurações do perfil, vá em tocar em Empresa e em Compras no Instagram.

Siga todas as etapas com atenção, para ter certeza de que as informações estão corretas e então envie sua conta para análise. Esse processo deve durar alguns dias, e você poderá acessar o recurso Compras a qualquer momento para acompanhar a análise.

Depois que você for aprovado, o Instagram vai te enviar uma notificação para que você possa começar a marcar produtos em publicações e stories.

5. Comece a marcar os seus Produtos

Depois que o Compras no Instagram liberado, você já pode enfim começar a marcar seus produtos e exibir ícone de sacola de compras nos seus posts. Ao acessar esse recurso, você deve escolher qual o catálogo que deseja vincular à sua conta, caso você tenha criado mais de um.

Agora é só criar um novo post, seja no feed ou stories, e escolher a opção Marcar produtos. Lá no feed, o botão fica logo abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas. Já no stories, você encontra a marcação de produtos dentro da aba de adesivos.

Dica: para habilitar a aba Loja no seu perfil, você precisa marcar, no mínimo, 9 produtos.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!