Você já pensou em abrir uma loja virtual, mas só de imaginar como gerenciar estoque e cuidar de detalhes logísticos bate aquele frio na barriga? Saber como fazer dropshipping da maneira correta pode ser a solução para o seu sonho de empreender… 

Esse modelo logístico requer um baixo investimento inicial e, por isso, tem se popularizado imensamente entre pequenos e médios empreendedores. 

Os números mesmo não mentem sobre isso: o mercado global de dropshipping foi avaliado em mais de 128 bilhões de dólares em 2020 – e estimativas feitas pelo Market Data Forecast apontam que  a taxa de crescimento anual composta do segmento ficará em 32%, de 2021 a 2026. 

Sendo assim, é possível afirmar que este é o melhor momento para aprender como fazer dropshipping e aproveitar uma oportunidade única dentro de um mercado em franca expansão.

Mas… como você pode fazer isso, afinal? É o que nós vamos te ensinar ao longo deste artigo! 

A seguir, falaremos sobre como fazer dropshipping, o que é este modelo de logística e como você pode começar a atuar neste segmento investindo muito pouco

Para começar, te indicamos este vídeo do nosso canal do Youtube, em que o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, dá as informações mais atualizadas sobre o tema. Assista agora! 

O que é o dropshipping? 

Dropshipping é um modelo logístico em que o lojista não fica responsável pelo armazenamento e entrega dos produtos que vende. Ou seja, o empreendedor pode vender mesmo sem ter um estoque próprio. 

Funciona assim: depois de realizar uma venda, o lojista envia o pedido ao fornecedor que, então, envia o produto do depósito direto para a casa do cliente. 

E como o foco deste artigo é mostrar como fazer o dropshipping, indicamos que você leia este outro conteúdo para ir familiarizando com essa prática ainda mais: O que é dropshipping? Como funciona, exemplos e como começar   

Conheça mais sobre o modelo logístico do dropshipping

Quando falamos de como fazer dropshipping, é importante lembrarmos que este é um modelo logístico, não de negócios. 

Isso porque a grande diferença entre lojas tradicionais e lojas que atuam por meio do dropshipping é, efetivamente, o método de armazenamento de produtos e de entrega. Ou seja, as diferenças se limitam aos processos logísticos. 

No modelo de dropshipping, o fornecedor fica com a função de estocar, embalar e enviar o produto para o cliente.

Já você, enquanto lojista, fica com a responsabilidade de escolher os os produtos que deseja ofertar no seu site, através da sua marca, realizar as vendas e enviar os pedidos ao fornecedor. 

Outras responsabilidades do lojista são a precificação do produto e o atendimento ao cliente em caso de dúvidas ou de problemas com a venda. 

Como é possível notar, esse é um modelo de logística de baixo custo inicial, já que você paga apenas pelos produtos que vende. 

Outra vantagem é não ter custos com a manutenção de estoque ou com funcionários para embalar e enviar de produtos.

Como fazer dropshipping?

Se você está começando no mundo do empreendedorismo agora, saber como fazer dropshipping é muito importante, mas pode gerar uma série de dúvidas. 

Apesar disso, você não pode deixar que esses questionamentos fiquem no caminho de uma possibilidade muito lucrativa, não acha? 

É por isso que criamos um passo a passo, com apenas 7 etapas, que pode te ajudar a tirar o seu negócio de dropshipping do papel de uma vez por todas. 

Começar a trabalhar com dropshipping pode ser uma tarefa relativamente simples se você seguir as etapas certas. E o mais importante passo você já deu – buscar por informações! Veja agora o passo a passo de como fazer dropshipping: 

1. Escolha um nicho

A primeira grande escolha do seu negócio é o produto, pois acredite: o que você vende é importante. 

Para isso, você precisa fazer uma pesquisa para escolher o nicho de mercado mais adequado. Esse nicho precisa ser uma combinação entre o que você gosta e o que dá lucro.

É importante que o produto seja do seu gosto porque você é quem vai vender ele. Ou seja, quanto mais você gostar e conhecer o produto, mais fácil será falar sobre ele.

No entanto, as melhores ideias de negócios no dropshipping geralmente são as que dão mais lucro. E convenhamos, é muito mais fácil gostar de um produto quando você ganha dinheiro com ele, não é mesmo?

Na hora da pesquisa, você pode procurar listas de produtos em alta, afinal, esses são mais fáceis de negociar. O Google Trends também é ótimo para saber se um nicho está em alta ou em queda. 

Outra questão importante é avaliar a concorrência do nicho, pois essa é uma questão importante para o seu negócio.

Alguns exemplos de nichos são:

  • Fitness; 
  • Moda; 
  • Joias;
  • Beleza;
  • Tecnologia. 

Ah, aproveitamos para deixar aqui uma dica extra: navegue por sites concorrentes. Isso vai te ajudar a entender quais tendências você pode usar na sua loja e ainda pode ser útil para entender a opinião de outros clientes sobre determinadas marcas. 

E já que estamos falando de concorrência… 

2.  Faça uma análise da concorrência 

Depois de escolher o seu nicho, você precisa conhecer os seus concorrentes, isto é, saber o que eles vendem e analisar como fazem para conquistar seus consumidores. Existem algumas formas de fazer isso e, nos próximos tópicos, vamos falar sobre elas:

Pesquise no Google

Digite o nome de um dos produtos no Google e faça uma pesquisa rápida para ver quem aparece no topo. Sim, fazer uma pesquisa de concorrência pode ser tão simples assim! 

Os dez primeiros resultados no Google vão te dar uma boa ideia sobre a sua concorrência. Você também pode usar ferramentas como o Semrush ou o Ubersuggest para ver os resultados da pesquisa com mais detalhes. 

Pesquise nas nas redes sociais

Navegue nas páginas das redes sociais das marcas que encontrou no Google. Por lá, você vai poder analisar fatores como: quantos seguidores eles têm? Como eles se comunicam com o público? Como é o engajamento do público com eles?

Conhecer o conteúdo de seus concorrentes é o primeiro passo para fazer diferente e se destacar. Isso é o que vai te posicionar como uma marca de sucesso. 

Leia também: Como fazer uma boa análise de concorrência

3. Encontre bons fornecedores

Atenção: esse é um dos passos mais importantes de toda a sua operação. 

Depois que você concluiu as suas pesquisas e tem uma ideia um pouco melhor de como funciona o seu segmento de mercado, é hora de procurar parceiros comerciais que realmente sejam de confiança

Infelizmente, não há nenhuma fórmula pronta para encontrar bons fornecedores. Você pode entrar em contato com o produtor e tentar descobrir quem são os fornecedores com quem eles trabalham ou apelar ao bom e velho Google…

Mas atenção, há alguns fatores que devem ser levados em conta para encontrar bons fornecedores de dropshipping no Google.

É importante, por exemplo, saber a diferença entre os fornecedores atacadistas e lojas de varejo que se passam por atacadistas. Para isso, atente-se a questões como preço ou taxas mensais.

Outra questão é que você precisa ter certeza que fornecedores encontrados vão oferecer um serviço de qualidade, pois isso garante a sobrevivência do seu negócio.

Depois que tiver uma lista de cinco ou seis fornecedores, você deve entrar em contato com eles e fazer perguntas importantes, como a quantidade mínima de um pedido e qual o prazo de entrega.

Assim, após essa conversa inicial, a melhor maneira de tomar uma decisão é fazer um pedido para testar o serviço e comparar os resultados. 

Analise o prazo de entrega, a qualidade do produto e a embalagem antes de tomar a decisão final. Tenha pelo menos 3 opções de fornecedores para começar a trabalhar, pois se um deles tiver algum problema, você ainda tem duas opções.

4. Crie sua loja virtual

A loja virtual é o site que seus clientes vão visitar para escolher os produtos e fazer os pedidos. Esse espaço precisa ter a cara da sua empresa e, claro, ser intuitivo para o usuário. Antes de criar a sua loja virtual, é preciso pensar em alguns fatores fundamentais como:

Nome do domínio 

O nome do domínio é o que o seu cliente vai digitar no navegador a fim de chegar ao seu site. Por exemplo, o nosso domínio é o “ecommercenapratica.com”. O domínio precisa conter, de preferência, o nome da sua empresa escrito de maneira direta, sem abreviações ou estilismos. 

Lembre-se: o nome de domínio é muito importante, principalmente se você estiver construindo uma marca pensando a longo prazo.

Se você ainda não tem um nome de marca, essa é a hora de refletir sobre o assunto. Pense em um nome criativo e que tenha a ver com o nicho que você escolheu. É importante que o nome do domínio seja fácil de pronunciar e o mais curto possível.

Aqui vai uma dica do EnP: evite usar o seu próprio nome como domínio da sua loja. Se um dia pensar em vender a marca, por exemplo, esse é o tipo de coisa que pode gerar dores de cabeça. 

Após escolher o domínio e a hospedagem, é o momento de investir na criação do site.

Você precisa que a sua loja virtual esteja integrada com o estoque destes fornecedores que selecionou, do contrário pode acabar vendendo um produto que não está disponível no estoque, gerando frustração no consumidor.

Hoje em dia já temos plataformas de Ecommerce que integram com grandes empresas conhecidas por fazer dropshipping, como a AliExpress, por exemplo. 

Uma plataforma que costumamos indicar nesse caso é a Nuvemshop. Com ela, tem como fazer dropshipping de maneira integrada e segura, contando com parceiros logísticos diversos. Para conhecer os planos e preços da Nuvemshop e ainda garantir um desconto de 25% na primeira mensalidade, clique aqui

5. Invista em marketing digital

Se você chegou até essa etapa, é possível que não veja a hora de fazer a sua primeira venda, certo? Ver o primeiro produto sendo comprado em seu site é uma das melhores sensações que existem, pergunte a qualquer empreendedor… 

Mas, é claro, nem tudo é tão simples. Para conseguir sua primeira venda, você precisa que as pessoas visitem a sua loja e, para isso, é preciso implementar estratégias de marketing digital. 

Existem algumas maneiras de se fazer isso e cada uma delas possui um custo e um retorno diferente. Conheça algumas das opções agora: 

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Podemos apostar que você utilizou o Google para pesquisar o preço de algum produto ou realizar uma compra recentemente. Acertamos? 

Este é um dos maiores canais de venda atualmente e, por isso, investir em alternativas para chegar aos seus clientes neste espaço é importante – e o SEO é uma delas. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca em bom português… 

Na prática, o que essa estratégia faz é levar as páginas do seu site ao topo das buscas orgânicas por meio da otimização de textos. Nós falamos mais sobre essa estratégia neste artigo aqui: 8 melhores ferramentas de SEO do mercado

Anúncios

Nós acabamos de falar do SEO, uma estratégia de divulgação orgânica. Agora, precisamos falar do outro lado da moeda: os anúncios. Como você está começando, o seu orçamento deve ser pequeno, mas ainda assim é preciso investir em tráfego pago para que a sua marca seja vista

O Google Ads é a forma mais conhecida de fazer anúncios patrocinados, mas também existem outras alternativas, como o Facebook Ads. O sucesso dos seus anúncios vai depender de vários fatores, como a relevância da sua palavra-chave, segmentação de público e atratividade da oferta. 

Nós temos um artigo que pode ser útil, veja só: Google Ads ou Facebook Ads? Qual é o melhor? 

Redes Sociais

Elas são essenciais para o sucesso de uma marca. Escolha as mais relevantes para o seu nicho e crie um perfil profissional.

Através delas, você vai poder criar anúncios pagos, definir a sua persona, criar conteúdos, dentre muitas outras atividades importantes. Não cometa o erro de subestimar as redes sociais como canal de vendas… 

Um estudo da Market Review mostra que 41% dos entrevistados já compraram produtos indicados por influenciadores nas redes sociais, e dentre estas pessoas, 77% apontaram o Instagram como forte influência.

Leia também: Canais de vendas digitais: conheça as melhores opções

E-mail Marketing

Essa é uma estratégia para se manter em contato com seus clientes através de uma estratégia de marketing por e-mail.

O primeiro passo nessa estratégia é criar uma lista de e-mail. Você pode fazer isso ao oferecer conteúdos de qualidade de graça, como ebooks e outros materiais relevantes para o seu público.

Quando tiver uma lista formada, crie a sua campanha de email marketing. Envie notícias relevantes e ofertas especiais. Essa estratégia vai te ajudar a manter um relacionamento próximo com seus consumidores.

6. Atente-se à logística

O seu fornecedor será o responsável por armazenar e enviar os produtos para seus clientes, mas isso não quer dizer que a sua responsabilidade é isenta nesse quesito. 

Por mais que o cliente saiba que o produto será entregue via dropshipping, é a reputação da sua empresa que está em jogo caso ocorra algum atraso ou problema na entrega. Por isso, assegure que seus fornecedores são de confiança e não causarão dores de cabeça. 

Além disso, esteja sempre disponível para sanar dúvidas de seus clientes, comunicando-se de forma empática e cordial. 

Vale lembrar que, em casos de problemas na entrega, ter uma política de cancelamento clara pode evitar muitas dores de cabeça. Sendo assim, providencie essas regras assim que possível.

7. Crie uma política de trocas e devoluções

Este tópico está diretamente ligado ao anterior. Com a agilidade das compras online hoje em dia, ter políticas de trocas e devoluções bem definidas é fundamental, tanto para os consumidores quanto para os negócios. 

Você não quer clientes insatisfeitos e lotando os seus canais de contato com reclamações, não é mesmo?

É direito do consumidor poder trocar e devolver uma mercadoria. Então, planeje-se para disponibilizar isso do jeito certo! Isso, inclusive, precisa ser acordado diretamente com o seu fornecedor de dropshipping. 

8.  Forneça um atendimento de qualidade

O seu cliente precisa ser ouvido sempre que quiser. Então, é sua função prestar um atendimento incrível para ele.

Para isso, tenha um canal exclusivo para atendimento na sua loja virtual, fique disponível no WhatsApp, etc. Além de uma equipe de atendimento bem treinada, pense em também utilizar chatbots. Esse recurso pode ajudar os seus clientes em qualquer dia da semana ou horário com mensagens pré-programadas. 

Se quiser saber mais sobre isso, sugerimos a leitura do artigo: Como usar Chatbot no Ecommerce para potencializar seu atendimento

9. Mensure os resultados

Depois de se dedicar à construção do seu site, marca e pensar nas estratégias de marketing, não acredite que o trabalho está feito…

Uma das primeiras lições que você vai aprender como empreendedor é que a evolução do seu negócio precisa ser constante e, por isso, a otimização de processos também. 

Implemente recursos para que você analise os resultados das estratégias aplicadas e possa entender quais das iniciativas funcionaram e quais precisam de ajustes. Para isso, você pode usar ferramentas como o Google Search Console ou Analytics para avaliar seu tráfego e então decidir quais mudanças devem ser feitas.

Configure relatórios automáticos semanais ou mensais para analisar essas informações regularmente.  Não se esqueça que a parte mais importante de uma loja virtual de sucesso é testar e otimizar sempre para aumentar suas vendas

E já que tocamos neste assunto, vamos deixar um artigo interessante que temos em nosso blog: 8 Formas de otimizar o seu Ecommerce. 

O dropshipping é legal? 

Atualmente, não há leis que proíbam a atuação de uma loja por meio do modelo logístico de dropshipping. Por isso, a prática é legal. 

Para que o dropshipping seja feito de forma legal, no entanto, o lojista deve declarar todas as vendas à Receita Federal para que os valores sejam tributados e, então, os impostos sejam pagos.

Depois de pagar o valor do imposto sobre a operação, o dinheiro da venda estará legalizado e poderá ser utilizado da forma que você achar melhor.

Existe muita polêmica quanto à legalidade do dropshipping. Isso acontece porque nem todas as empresas que trabalham com o modelo logístico declaram as vendas à Receita Federal.

Mas aqui no Ecommerce na Prática, todo aconselhamento é no sentido de se trabalhar dentro da legalidade. Até porque, se você deseja realmente se tornar um empresário de sucesso, terá que lidar com as leis vigentes no Brasil.

Sonegar os impostos relacionados às suas vendas certamente trará problemas a longo prazo, tanto com as autoridades responsáveis pela fiscalização, quanto com os clientes. Melhor evitar essas dores de cabeça, concorda?

3 exemplos de lojas de dropshipping de sucesso

Agora que você já sabe o que é dropshipping e como começar, vamos te mostrar 3 exemplos de lojas que utilizam o modelo logístico com muito sucesso. 

A maior parte dessas lojas usam a plataforma da Nuvemshop, que oferece integração nativa com diversos parceiros de dropshipping. Veja só a seleção que temos para te mostrar: 

1. Bruna Reis Acessórios

A loja Bruna Reis Acessórios atua no ramo de acessórios femininos. Com um site bem alegre e de fácil navegação, a marca consegue captar a atenção dos usuários e inspirar confiança em seus clientes. 

A loja tem uma gama extensa de acessórios, vendendo desde bolsas até pulseiras e colares personalizados. Uma verdadeira inspiração para quem quer aprender como fazer dropshipping!

como fazer dropshipping

2. By Time

A loja By Time é especializada em produtos de cuidado para a pele, um segmento que tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Além das ferramentas de skin care, a marca também investiu em pijamas e acessórios, dando ainda mais opções aos seus clientes. 

Interessante, não é? 

3. Pet Coast

A loja Pet Coast é totalmente focada em aparelhos e acessórios para animais de estimação. A marca vende produtos como bebedouros automáticos, garrafinhas portáteis e brinquedos de todos os tipos.  

como fazer dropshipping

Baixe agora o Guia de Dropshipping do Ecommerce na Prática!

Aprenda tudo sobre esse modelo de logística onde o fornecedor redor entrega o pedido diretamente para seu cliente, sempre que ele faz uma compra.

Com esse guia exclusivo do Ecommerce na Prática, você aprenderá como funciona esse modelo de logística, onde você vende pela internet, sem precisar investir em estoque!

Faça o download gratuito aqui:

Perguntas Frequentes

Como começar a fazer dropshipping?

Para começar a fazer dropshipping, você precisa pesquisar bastante sobre o seu nicho de atuação, analisar a concorrência e encontrar bons fornecedores, sejam eles de dentro ou de fora do Brasil. Por último, você precisa investir em uma boa plataforma de Ecommerce e colocar em prática estratégias de Marketing para atrair visitantes ao seu site.

Quanto custa para um dropshipping?

O preço varia. Ainda que você não vá investir em estoque, existem outros custos atrelados ao abrir uma empresa, tais como a regularização do CNPJ, a compra do domínio, a mensalidade da plataforma de Ecommerce e por aí vai… 

Como escolher fornecedor dropshipping?

Pesquise bastante no Google, fóruns especializados e, se possível, conte com a opinião de outros clientes dessa empresa para avaliar o serviço. Nunca feche um contrato longo com fornecedores que você não confia ou não teve a oportunidade de experimentar o produto.