Se você já usou o Instagram, sobretudo os Stories, certamente percebeu a presença dos filtros. Esses são recursos muito populares, que usam a realidade aumentada para criar imagens que alteram a realidade. Que tal aprender como criar um filtro no Instagram para a sua empresa

Os filtros são um recurso muito importante para quem usa o Reels e o Stories do Instagram. Eles ajudam a tornar a experiência do usuário mais imersiva e interessante, criando imagens fantásticas, com apenas alguns cliques. 

Você sabia que é possível criar um filtro do Instagram para a sua empresa – e o melhor: totalmente de graça? 

Com o software gratuito Spark AR Studio, disponível para Windows e Mac, você pode criar um filtro no Instagram completamente do zero, sem nenhum custo. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer isso, além de dar outras dicas sobre os filtros do Instagram. 

Vem ler! 

O que são os filtros do Instagram?

Os filtros do Instagram são efeitos de câmera que usam a realidade aumentada para modificar a imagem que vemos em nossos celulares. Quando usados na câmera frontal, os filtros usualmente têm o objetivo de alterar as feições do rosto. Quando aplicados na câmera traseira, os filtros normalmente mudam o ambiente no qual o usuário está inserido.

Alguns filtros são feitos para óbvia detecção, enquanto outros, mais sutis, são usados para melhorar a aparência ou iluminação da imagem sem que outros usuários percebam.

Os efeitos do filtro do Instagram podem incluir máscaras, luzes, brilhos, frases divertidas, mini-jogos, maquiagens, lentes de contato, alteração nas feições, dentre outros recursos. Vale lembrar que o Instagram não é a única rede social a oferecer filtros de imagem para seus usuários. 

Desde 2011, redes como o Snapchat já disponibilizam filtros para seus usuários. Hoje, o Facebook e até mesmo o WhatsApp – em menor escala– também oferecem esse tipo de recurso. O grande diferencial é que, no Instagram, esse uso é muito mais comum e incentivado

Empresas podem criar um filtro no Instagram?

Sim! Os filtros do Instagram são uma criação colaborativa e, por isso, qualquer pessoa – ou empresa – pode criar os seus próprios filtros e fazer o upload na plataforma. 

Para as empresas, essa pode ser uma iniciativa bastante interessante, sobretudo do ponto de vista do engajamento com possíveis clientes. O Instagram é uma plataforma com muitas oportunidades de negócio e investir na produção de conteúdo ali – nesse caso, em formato de filtro – pode ser um grande passo na consolidação de uma marca

Como criar um filtro no Instagram?

Agora que você já sabe o que são os filtros, é hora de aprender como criar um filtro no Instagram. Esse é um processo relativamente simples e rápido – além de gratuito – que pode ser feito na plataforma Spark AR Studio. 

O software foi criado pela Meta e está disponível para download em MacOS e Windows. Dentro da plataforma, você verá diferentes opções de filtros de realidade aumentada, texturas e gráficos tridimensionais. 

Com o Spark AR Studio é possível criar um filtro do zero e até mesmo testá-lo. Tudo que você vai precisar é de um celular, um computador, acesso à internet e, claro, um pouco de tempo e paciência. 

O passo a passo pode ser resumido da seguinte forma: 

  • Instale o Spark AR Studio;
  • Crie um novo projeto;
  • Exporte o filtro criado para o Instagram;
  • Faça a configuração do filtro;
  • Publique o filtro nos Stories.

Agora, vamos ver os detalhes de cada etapa? 

Instale o Spark AR Studio

O primeiro passo é fazer o download gratuito do Spark AR Studio, ferramenta criada pela Meta para produção de filtros para o Instagram e Facebook. Ele está disponível para Windows e MacOS e, por enquanto, tem apenas a versão em inglês. 

Depois disso, instale o programa e faça login com a sua conta do Facebook. 

Já adiantamos que o Spark AR Studio não é uma ferramenta tão intuitiva. Isso quer dizer que, para quem ainda não é familiarizado com a criação de filtros, os primeiros passos podem levar um tempo a mais. 

Temos certeza de que, depois de ler este tutorial e conhecer um pouco mais a plataforma, você estará preparado para criar seus próprios filtros para o Instagram. 

como criar um filtro no Instagram

Crie um novo projeto

Na página inicial da plataforma, clique em “Create Project”, que fica no canto inferior direito da página. 

como criar um filtro no Instagram

Depois, você vai até o canto superior esquerdo na opção “Scene”. Esse é o recurso usado para criar um filtro no Instagram. Após confirmar que a opção está selecionada, clique na opção “Add Object”, que fica do lado esquerdo da tela. 

como criar um filtro no Instagram

Depois disso, você vai ver uma segunda janela se abrir. Selecione a opção chamada “Face Tracker”. Insira a ferramenta em seu projeto clicando em “Insert”. 

como criar um filtro no Instagram

Após fazer isso, você vai reparar que o “Face Traker” aparecerá nas opções do “Scene”.

como criar um filtro no Instagram

Agora, você deve ir até essa ferramenta, clicar sobre ela com o botão direito do mouse e selecionar na opção “Add”. Logo depois, você vai escolher a opção “Plane”. 

como criar um filtro no Instagram

Ainda nessa tela, na parte de baixo, você vai encontrar a opção “Add Asset”. Clique sobre ela e selecione “Material”. Essa é a hora em que você vai adicionar o que quiser em seu filtro!

Importe uma imagem de seu computador. Você pode criar essa imagem com o Photoshop ou qualquer outra ferramenta de edição e criação de imagem que preferir. 

como criar um filtro no Instagram

Feito isso, selecione “Material”, clique em “Texture”, no canto direito da tela e logo depois em “Choose File”. Nesse momento você verá a arte que já foi adicionada, escolha ela.

como criar um filtro no Instagram

Agora, o que você deve fazer é ir até a aba “Scene” e clicar em “Plane”, depois em “Material”, ao lado direito, e vincular o material adicionado à arte.

como criar um filtro no Instagram

Por fim, para deixar a arte na posição certa, vá até a opção “Position” e mude os números, deixando a arte na dimensão exata que você gostaria. Verifique a opção “Scale” também, mudando os números para que a arte fique maior ou menor. 

Exporte o filtro para o Instagram

No canto inferior esquerdo da tela, você vai encontrar uma seta para cima. Ela é usada para exportar o filtro. Clique nela para salvar a sua criação e exportá-la para o Instagram. 

como criar um filtro no Instagram

Assim que todas as opções da tela ficarem com a cor verde, você precisará confirmar a exportação no botão azul escrito “Export”.

como criar um filtro no Instagram

Depois que a exportação for concluída, você verá a opção de abrir Spark AR Hub. Essa é a plataforma criada pela Meta para que os novos filtros pudessem ser inseridos e usados no Instagram. 

como criar um filtro no Instagram

Clique no botão azul “Open Spark Ar Hub” e você será redirecionado automaticamente para a sua página da web. A página vai se parecer com essa aqui: 

como criar um filtro no Instagram

Configure o filtro do Instagram

Depois de exportar o seu filtro, clique no botão “Carregar efeito” e, depois, em “Começar”. Você será redirecionado para uma nova página: 

como criar um filtro no Instagram

Agora, você deve selecionar em qual rede social gostaria de fazer o upload do seu filtro. Já que estamos aprendendo como criar um filtro no Instagram, essa vai ser a rede selecionada. 

Vale lembrar que, até o momento, não é possível fazer o upload do mesmo efeito no Facebook e no Instagram. Depois de escolher o Instagram, dê um nome ao seu filtro, marque se o seu filtro está promovendo alguma marca e então, clique em “Avançar”

O próximo passo é configurar informações como a miniatura do filtro. Nessa etapa, vale lembrar que a miniatura não pode conter o rosto de outras pessoas, nem frases longas e palavras igual ao nome do efeito. 

Todo filtro passa por um processo de aprovação. Por isso, é importante estar atento aos critérios da plataforma, para evitar problemas nesse processo. Após configurar tudo, clique em “Carregar e continuar” e espere o tempo da análise. 

Publique o filtro nos Stories

A última etapa – e a mais esperada – chegou! É hora de publicar o seu mais novo filtro no Instagram. Assim que a análise da sua criação for concluída, você receberá um e-mail informando que seu efeito está disponível. 

Para acessar, basta ir até a área de filtros do Instagram, buscar pelo nome e começar a usar. Nessa etapa, você pode gravar um vídeo em seu Instagram usando o filtro, divulgar a novidade por meio de um e-mail marketing, ou em uma lista de transmissão do WhatsApp com seus clientes. 

Além disso, você também pode programar uma postagem no Instagram falando sobre o assunto ou criar um Reels usando a sua mais nova criação. 

Como criar outro tipo de filtro no Instagram com o Spark AR Studio? 

O passo a passo que mostramos aqui é usado para criar um efeito básico, no qual elementos acompanham o rosto do usuário. Vale salientar que o Spark AR Studio é uma ferramenta muito poderosa, que tem capacidade de criar muitas outras categorias de efeito.

Para isso, no entanto, você vai precisar de conhecimentos mais aprofundados, assim como o domínio de outras plataformas. Se é do seu interesse criar filtros como esses para a sua empresa, comece usando os templates prontos oferecidos pela plataforma

Você também pode considerar a contratação de ajuda especializada, por meio de freelancers ou empresas de design. Nesse caso, é importante medir o valor investido na iniciativa e avaliar o seu custo-benefício para a empresa. 

Como encontrar seu novo filtro no Instagram?

Depois de aprender como criar um filtro no Instagram, é hora de entender quais os passos para encontrá-lo na galeria de filtros e começar a usá-lo em suas publicações. Veja o passo a passo: 

  • Toque para criar um novo Story e arraste a lista de filtros até o final. Depois, toque na “Lupa”;
  • Nesse espaço, você verá os filtros em destaque. Clique na lupa novamente para digitar um termo específico e encontrar o seu filtro. 
como criar um filtro no Instagram

Por que criar filtros do Instagram?

Ao criar e usar filtros do Instagram personalizados para a sua empresa, você cria uma chance de se aproximar do público, aumentar o engajamento com a marca e fortalecer o seu branding

Além disso, criar um filtro pode demonstrar aos seus seguidores e ao mercado que a sua empresa está atenta às tendências e investe em tecnologias. Os filtros, portanto, podem ser uma estratégia interessante para vender nas redes sociais e atrair mais clientes alinhados à sua proposta. 

O novo filtro também pode ser uma fonte de aquisição de seguidores, já que qualquer pessoa pode usá-lo e ver o seu perfil. 

Quando o assunto é criar conteúdos para as redes sociais, nem sempre é fácil ter ideias na manga. Esse é um problema que atinge principalmente as pequenas empresas, que ainda não tem um time dedicado à criação de conteúdo. 

Foi por isso que nós criamos um e-book exclusivo com 32 ideias de postagem para redes sociais

Nele, você vai encontrar modelos de conteúdo testados e aprovados por alguns dos maiores perfis do Instagram, Facebook e TikTok. Esse é um recurso que vai te ajudar a sair do bloqueio criativo e começar a ganhar mais engajamento nas redes. 

Para fazer o download gratuito, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que são os filtros do Instagram?

Os filtros do Instagram são efeitos de câmera que usam a realidade aumentada para modificar a imagem que vemos em nossos celulares. Quando usados na câmera frontal, os filtros usualmente têm o objetivo de alterar as feições do rosto. Quando aplicados na câmera traseira, os filtros normalmente mudam o ambiente no qual o usuário está inserido.

Como criar um filtro para o Instagram no celular?

Atualmente, a maneira mais conveniente de criar um filtro para o Instagram do zero é pelo computador, com a plataforma Spark AR Studio. Para isso, você precisa fazer o download gratuito, criar um novo projeto, exportar e configurar o filtro para o Instagram e publicar.

Quem faz os filtros do Instagram?

Alguns filtros do Instagram são feitos pelo próprio time de criadores da empresa. No entanto, a grande maioria desses filtros são produzidos por criadores independentes, por meio do Spark AR Studio. Na prática, qualquer pessoa pode criar um filtro do Instagram.

Empresas podem criar um filtro no Instagram?

Sim! Os filtros do Instagram são uma criação colaborativa e, por isso, qualquer pessoa – ou empresa – pode criar os seus próprios filtros e fazer o upload na plataforma.