Entender como receber pagamentos online é uma dúvida comum entre os empreendedores que estão começando suas jornadas no Ecommerce. Se você é um deles e quer saber tudo sobre as opções de pagamento que deve disponibilizar, este artigo vai te ajudar!
Cartão de crédito, boleto bancário, link de pagamento… Muitos lojistas iniciantes ficam perdidos em meio a tantas formas de pagamento que podem – e devem – ser disponibilizadas pelos sites de venda.
Mas a verdade é que você, enquanto dono de um negócio online, precisa oferecer as opções mais seguras e convenientes para os seus consumidores. E a melhor forma de começar a descobrir como fazer isso é conhecendo as principais características de cada uma delas.
Para te ajudar nisso, ao longo deste artigo, nós vamos mostrar todos os detalhes sobre como receber pagamentos online. Vamos começar?
Índice:
Como funciona o pagamento online?
O pagamento online funciona a partir de uma compra feita em uma loja virtual – ou qualquer outro canal de venda –, em que o cliente utiliza uma forma de pagamento para concluir o pedido.
Em outras palavras, o pagamento online funciona por etapas: o cliente seleciona o produto que deseja, adiciona-o ao carrinho e define a opção de pagamento de sua preferência na página de checkout.
A partir disso, o processo prossegue de acordo com a modalidade escolhida. No caso dos cartões de crédito, por exemplo, a instituição bancária recebe em tempo real o pedido para a aprovação da transação, e seu devido pagamento no decorrer dos próximos 30 dias.
Lembrando que tudo isso ocorre no ambiente digital, sem a necessidade de intermediadores físicos ou algo do tipo.
Meios de pagamento versus formas de pagamento
Muitos empreendedores não sabem, mas formas e meios de pagamento possuem significados diferentes e, por isso, não devem ser usados como sinônimos.
As formas de pagamento são as modalidades utilizadas pelos compradores para a quitação de uma compra, seja ela no ambiente digital ou físico. Cartões de crédito e boleto bancários são alguns dos exemplos mais clássicos.
Os meios de pagamento, por sua vez, são as tecnologias usadas para fazer a intermediação das transações pela internet.
Eles se dividem entre adquirentes e subadquirentes - sendo a primeira as que conectam os negócios às bandeiras de cartão; e a segunda, às extensões do anterior -, além dos gateways de pagamento - que vinculam os dois anteriores.
Apesar das distinções entre formas e meios de pagamento, ao longo deste artigo, nós vamos falar de todas as opções que envolvem os dois termos. Fique tranquilo!
Quais são as principais formas de pagamento?
De acordo com pesquisa feita pela Opinion Box, 80% dos consumidores preferem utilizar cartão de crédito para comprar, enquanto 77% usam PIX, 73% utilizam dinheiro vivo e 66% apostam no cartão de débito.
Mas quando falamos em como receber pagamentos online, os lojistas precisam ficar atentos a todas as opções disponíveis hoje em dia…
Afinal de contas, o setor de Ecommerce tem crescido de maneira exponencial, fazendo com que novas formas de pagamento surgissem para diversificar ainda mais as opções disponíveis na hora de vender um produto ou serviço pela internet.
Se tivéssemos que elencar as principais formas de pagamento usadas atualmente – que você precisa considerar na hora de receber pagamentos online –, elas seriam:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto bancário;
- PIX;
- Débito em conta;
- Transferência bancária;
- Gateways de pagamento;
- Link de pagamento;
- Intermediadores de pagamento;
- Carteira digital.
Dito isto, você que empreende – ou tem o desejo de começar um negócio – deve conhecer o quanto antes as maneiras de como receber pagamentos online. Vamos falar sobre cada uma delas em breve neste artigo…
Antes, vale a pena você conhecer os meios de pagamento online mais comuns hoje no Ecommerce. Confira o próximo tópico!
Como receber pagamentos online? 8 melhores opções
Agora que você já tem uma boa visão sobre as opções disponíveis para as pessoas concluírem suas compras, vamos ao foco central deste artigo… Como receber pagamentos online no seu negócio.
Antes, precisamos ressaltar que não há a necessidade de você disponibilizar de uma só vez todas as formas de recebimento que vamos citar a seguir. Fazer isso, inclusive, é particularmente mais difícil quando falamos no início de uma operação…
O indicado, na verdade, é que no início você receba os pagamentos online por, pelo menos, algumas das principais opções utilizadas pelos compradores online. Oferecer duas ou três já é o suficiente.
Depois, conforme o seu negócio for ganhando maturidade financeira, você pode incluir novas maneiras de receber os pagamentos online. Combinado?
Então, vamos agora às principais formas de como receber pagamentos online:
1. Cartão de crédito
Os cartões de crédito são grandes conhecidos dos consumidores no Brasil há um bom tempo, não é verdade? Mesmo com o passar dos anos – e o surgimento de novas modalidades de pagamento –, os cartões não perderam sua importância na hora da compra.
A prova disso é que, de acordo com estudo promovido pela consultoria Gmattos, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, o cartão de crédito registrou 98% de aceitação entre os compradores.
Outra pesquisa, realizada pelo Serasa eCred, aponta que 29% dos brasileiros têm cinco ou mais cartões de crédito, enquanto 18% possuem quatro cartões, 23% têm três cartões e 21% contam com dois. Apenas 9% sustentam sua vida financeira com apenas um cartão de crédito. Bem interessante, não é?
Esses dados são expressivos e mostram como os cartões são importantes quando falamos em como receber pagamentos online. Basicamente, os lojistas não podem deixar de oferecer este tipo de opção de pagamento em seus negócios…
Caso contrário, excelentes oportunidades de vendas serão desperdiçadas e o fluxo de caixa da empresa sofrerá as consequências disso.
2. Cartão de débito
Outra opção de como receber pagamento online é o cartão de débito. Esta é, na verdade, uma das maneiras mais tradicionais de os consumidores comprarem um produto ou serviço de maneira rápida.
Entretanto, ainda de acordo com a pesquisa da Gmattos, que citamos anteriormente, o cartão de débito teve uma queda na preferência dos consumidores, saindo de 37,3% para 30,5% em um ano.
Nada grave ou que tire a relevância dessa modalidade de pagamento… Mas que precisa ser observada com atenção por parte dos lojistas.
Se você está abrindo um novo negócio, por exemplo, considere disponibilizar primeiro o PIX, que tem ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores.
Mas vamos falar mais sobre essa opção mais adiante neste artigo… Continue a leitura!
3. Boleto bancário
Não, ao contrário do que muitos pensam, o boleto bancário não morreu. Ele continua sendo uma das principais maneiras de receber pagamentos online.
Tudo bem que a impressão do boleto bancário não é mais tão comum como antigamente... Hoje, é possível copiar facilmente o código de barras e pagar a conta por meio dos aplicativos de bancos, sem sair de casa ou pegar filas.
Mas a verdade é que o boleto bancário ainda é uma boa opção quando falamos em formas de como receber pagamentos online. O único ponto de atenção é que o boleto possui um prazo de vencimento que acaba afastando parte dos clientes.
Normalmente, se os compradores não pagam dentro de 3 dias, é preciso gerar um novo boleto bancário… e isso faz com que muitos consumidores desistam da compra. Uma maneira de contornar isso é enviar notificações que eles não esqueçam de pagar. Uma estratégia válida, não é verdade?
Leia também: O que é pré-venda? Saiba como essa estratégia pode impactar suas vendas
4. PIX
Segundo a Associação Brasileira de Bancos (Febraban), entre o lançamento do PIX, em novembro de 2020, até setembro de 2022, a modalidade movimentou R$ 12,9 trilhões no país.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Além disso, os pagamentos via PIX ultrapassaram os realizados com cartões de débito e cartões de crédito em janeiro e fevereiro de 2022, respectivamente.
Tudo isso só reforça o quanto o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central revolucionou a maneira de como receber pagamentos online… E, ao que tudo indica, veio para ficar na vida dos consumidores e empreendedores.
Hoje, muitas pessoas deixam de ter o chamado “dinheiro vivo” em mãos para dar lugar às transações via PIX. O pagamento é rápido e prático, podendo ser feito por meio de transferência, código de barras ou QR Code.
Como tudo acontece de maneira instantânea, o indicado é que os lojistas sempre solicitem os comprovantes de pagamento – ou tenham sistemas que acusem o pagamento em tempo real – e só façam os envios dos produtos após essa verificação.
5. Débito em conta
O débito em conta – também conhecido como débito online ou automático – é bastante similar ao cartão de débito no ambiente digital… Só que em vez de o consumidor inserir os dados de seu cartão, ele vai informar os seus dados bancários.
O débito em conta, na verdade, é uma opção bastante utilizada para pagamento de contas variadas, principalmente aquelas ligadas ao dia a dia, como contas de água, gás, luz, internet, etc.
Mas nada impede que possa ser utilizado na hora de receber pagamentos online pela venda de produtos pela internet. Muitos consumidores gostam dessa modalidade e, por isso, faz sentido você considerá-la em seu site de vendas.
6. Transferência bancária
A transferência bancária, ou depósito, funciona de maneira bem parecida ao PIX, mas possui suas respectivas características que a diferenciam do meio de pagamento instantâneo.
Basicamente, a transferência bancária possui duas modalidades: TED e DOC. Cada uma delas possui suas próprias diretrizes quanto ao tempo de compensação e limites máximos de transferência.
TED | DOC |
Valor cai no mesmo dia, se transferido até às 17h | Valor cai no dia seguinte, mas pode levar mais tempo se for transferido após às 22h |
Permite transferências superiores a R$5.000 | Quantia máxima de R$ 4.999,99 |
Não há quantia mínima para a transferência | Não há quantia mínima para a transferência |
Vale reforçar que esses tipos de transferências perderam um espaço significativo após a chegada do PIX. Mas alguns clientes ainda recorrem a essa opção na hora de pagar suas compras no ambiente online.
Aproveite para ler também: Compensação bancária: o que é, como funciona e prazos
7. Gateways de pagamento
Os gateways de pagamento são bastante populares no Ecommerce e isso não é à toa… Eles facilitam bastante a vida do empreendedor – principalmente o iniciante.
Isso porque os gateways de pagamento funcionam a partir de um sistema que permite a conexão entre a loja virtual e as instituições financeiras. Eles fazem uma espécie de ponte entre ambas as partes.
Querendo ou não, é uma maneira de o lojista receber pagamentos online de uma maneira diferente das clássicas – como cartões de crédito, por exemplo – e segura. Entre os principais disponíveis hoje, estão: Paypal, PagSeguro e Mercado Pago.
Leia também: Gateway: o que é, como funciona e para que serve
8. Link de pagamento
Nesta lista de formas de como receber pagamentos online, não poderíamos deixar de citar o link de pagamento.
Nele, o comprador não precisa acessar a loja virtual para ser direcionado para a página de pagamento… Basta apenas que o lojista encaminhe o link para que o cliente finalize a compra da maneira que preferir. Cartão de crédito, débito, boleto ou outra.
É uma opção muito utilizada por empresas que, na maioria das vezes, não possuem um site próprio. E, por isso, se apresenta como uma forma de receber pagamentos online bastante acessível e democrática.
Quer saber mais sobre ela? Leia o artigo: Como criar um link de pagamento? [GUIA]
9. Intermediadores de pagamento
Outra opção de como receber pagamentos online são os intermediadores de pagamento. Com eles, os lojistas não precisam se conectar às operadoras de cartões e aos bancos, já que ficam responsáveis por receber os pagamentos feitos pelos clientes.
A maioria deles oferecem diversas opções, como cartões de crédito, débito, boleto bancário e até carteiras digitais – que vamos falar ainda neste artigo.
Um ponto positivo dos intermediadores é que a maioria deles possuem sistemas antifraudes para proteger tanto os consumidores quanto as empresas.
Aproveite para ler também: Antifraude para Ecommerce: o que é e qual a sua importância
10. Carteira digital
Por último, mas não menos importante, há as carteiras digitais para o recebimento de pagamentos online. Elas estão se tornando cada vez mais populares nas transações feitas no Ecommerce…
Para você ter uma ideia, segundo estudo feito pelo Serasa Experian, 70% das pessoas no Brasil utilizam as carteiras digitais e 87% consideram elas como uma opção segura na hora de comprar.
Com elas, as pessoas podem transferir quantias de maneira simples, apenas informando somente o nome de quem vai receber ou por meio de QR Code. E as mais populares no mercado hoje são: PicPay, Ame Digital e Mercado Pago. Já pensou em receber pagamentos online por meio delas?
Qual opção de receber pagamentos online devo ter na minha loja?
A maneira como receber pagamentos online vai depender da atual situação financeira da sua empresa e do perfil dos seus clientes. Vamos explicar…
Em termos financeiros, você deve disponibilizar apenas as formas de pagamento às quais possa arcar com os custos. Como vimos, existem diversas – e excelentes – opções no mercado, mas a grande maioria delas vão representar custos para o seu negócio.
Não que os valores sejam exorbitantes, mas, quando falamos no início da operação, até as quantias menores fazem a diferença. Por isso, o indicado é que você comece pelo básico – como boleto e cartões – e depois acrescente mais opções com o tempo.
Outro fator importante é o perfil do seu consumidor. Se você sente que eles preferem o PIX, por que se preocupar em liberar link para pagamento, por exemplo? Você deve oferecer as opções que façam sentido para os seus clientes.
Entender essas e outras questões nem sempre é fácil quando se está começando no Ecommerce. Mas a boa notícia é que nós podemos te ajudar…
Assista a aula gratuita Ecommerce do Zero!
Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.
Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática!
Para se inscrever e assistir agora, clique aqui:
Perguntas Frequentes
Como funciona o pagamento online?
O pagamento online funciona por etapas: o cliente seleciona o produto que deseja, adiciona ele ao carrinho e define a opção de pagamento de sua preferência na página de checkout.
Quais são as principais formas de pagamento?
As principais formas de pagamento online são: cartão de crédito, cartão de débito, boleto bancário, PIX, débito em conta, transferência bancária, gateways de pagamento, link de pagamento, intermediadores de pagamento e carteira digital.
Qual opção de receber pagamentos online é a melhor?
Todas as opções são válidas. Contudo, vale destacar que a escolha da melhor maneira de receber pagamentos online vai depender da atual situação financeira da sua empresa e do perfil dos seus clientes.