Não é novidade para ninguém o quanto as fotos de produtos são essenciais para a conversão das vendas no Ecommerce. Contudo, uma questão que logo surge para muitos empreendedores é saber como fazer isso de um jeito simples, barato e profissional. Nós te respondemos: aprendendo a como fazer mini estúdio fotográfico

De acordo com dados divulgados pelo Neotrust/Compre & Confie, em 2020, as marcas top 20 em faturamento no mercado tinham cerca de 2,57 imagens por página de produto, o que representa um número 32% superior à média do segmento.

Diante disso, não há muito como questionar o quanto as imagens são vitais para levar os consumidores para a conclusão de suas compras. E mais do que isso: elas não podem ser feitas de qualquer maneira… As imagens precisam ser profissionais! 

Ao longo deste artigo, vamos te ensinar como fazer mini estúdio fotográfico e ainda vamos te dar dicas valiosas sobre como fazer fotos incríveis com ele. Acompanhe!

Por que boas imagens são importantes para as vendas?

As imagens de qualidade são cruciais para as vendas porque é por meio delas que os clientes conseguem visualizar o produto. 

Pense da seguinte maneira: no ambiente digital o consumidor não tem em mãos a mercadoria que deseja comprar. Ou seja, ele não consegue sentir o peso, ver os detalhes de acabamento, conferir o tamanho e as cores, por exemplo. 

Então, não tem jeito: o consumidor precisa ter o máximo de informações possível sobre o produto para ter segurança para concluir a compra!

É claro que todas essas informações estarão nas descrição do produto, mas a sensação mesmo de segurar o item e “conhecê-lo pessoalmente” não acontece no Ecommerce como no varejo físico. 

Uma forma de driblar essa ausência é ter excelentes imagens dos produtos, de preferência, profissionais. Isso significa que você precisa contratar um fotógrafo profissional? Não!

Você mesmo pode fazer excelentes fotos de produtos no conforto da sua casa…E algo que temos certeza que vai te ajudar nisso é saber como fazer mini estúdio fotográfico.

Vamos falar um pouco mais sobre isso?

Como fazer mini estúdio fotográfico [passo a passo]

Saber como fazer mini estúdio fotográfico é mais simples do que você imagina. Para começar, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 caixa de papelão simples;
  • Fita crepe;
  • 1 tesoura ou estilete;
  • 1 régua;
  • 1 lápis ou caneta;
  • Papel manteiga ou papel de seda;
  • 1 folha de cartolina branca;
  • 2 Lâmpadas fluorescentes.

Uma observação importante: o tamanho da caixa vai variar de acordo com as dimensões dos seus produtos. Por exemplo, se você vende perfumes e bijuterias, pode utilizar uma caixa pequena ou média. Mas, caso você comercialize calçados, como botas, tênis de corrida e outros, vale a pena usar uma caixa  média ou grande. 

Dito isto, vamos ao passo a passo?

Passo 1: Prepare a caixa do mini estúdio fotográfico

Neste início, você vai utilizar a tesoura ou o estilete para remover as abas que servem para fechar a caixa. 

Uma boa dica nessa hora é manter a caixa de papelão sobre uma mesa ou outra superfície plana na posição em que a caixa será utilizada. Isto é, com a parte aberta dela, a “boca”, para frente).

Fazer isso vai te ajudar a não só ter uma ideia da posição que o mini estúdio fotográfico vai ficar, mas também vai dar sustentação para os cortes das abas. E, claro, também evitar que você se corte ou sofra outros acidentes.

mini-estudio-fotografico

Outro ponto importante: as abas do fundo da caixa permanecem, certo? Não as remova! São elas que darão a estrutura do fundo do seu mini estúdio fotográfico. 

Passo 2: Faça marcações na caixa

Nesta etapa, você vai precisar do lápis e da régua para fazer marcações de 2 cm nas laterais e no topo da caixa. A ideia é você marcar esses 2 cm a partir da borda e depois unir esses pontos desenhando linhas retas com a régua.  

É basicamente desenhar um retângulo nas laterais e no topo da caixa a partir dessa margem de 2cm da borda. Lembrando que o fundo e a parte de trás não precisam ser marcados.

mini-estudio-fotografico

Lembre-se: neste ponto, a caixa já está sem as abas, certo?

Passo 3: Corte a caixa de acordo com as marcações

Depois de ter feito as marcações, chegou o momento de cortar as partes da caixa que vão permitir a entrada da luz. 

Esses cortes vão deixar a caixa com três aberturas, como se fossem janelas mesmo, nas laterais e no topo. Ou seja, nas partes em que você fez as marcações.

mini-estudio-fotografico

Passo 4: Aplique o papel manteiga

Neste passo, você precisará do papel manteiga e da fita crepe. Primeiro, meça o tamanho necessário de papel manteiga para cobrir cada abertura que você fez e faça os cortes. 

Depois, passe a fita crepe nas bordas da caixa, prendendo assim o papel manteiga na caixa e dando sustentação para o seu mini estúdio fotográfico

Caso sobre papel saindo da superfície da caixa, não há problema. Basta cortar o excesso com a tesoura ou estilete. Uma boa dica nessa etapa sobre como fazer mini estúdio fotográfico também é deixar o papel bem esticado.

mini-estudio-fotografico

Passo 5: Faça um fundo infinito com a cartolina branca

Com a estrutura do mini estúdio fotográfico já bem desenvolvida, chegou o momento de utilizar a cartolina. Tire as medidas das extremidades da parte de dentro da caixa e corte a cartolina a partir deste tamanho. 

Feito isso, cole a cartolina na parte de dentro da caixa, no fundo superior. Assim, deixe uma pequena margem da cartolina para fora, pois isso vai gerar um acabamento arredondado responsável por criar a sensação de fundo infinito (também chamado de fundo branco).  

Por fim, dobre o pedaço da cartolina que sobrou para baixo do mini estúdio fotográfico e cole com a fita crepe. 

mini-estudio-fotografico

Pronto, você agora está a um passo de terminar sua missão de saber como fazer mini estúdio fotográfico! Ainda falta apenas um toque fundamental…

Passo 6: Utilize luz no seu mini estúdio fotográfico

O último passo sobre como fazer mini estúdio fotográfico é fazer a iluminação dele. É válido dizer que esta etapa é totalmente opcional, mas vale a pena quando o ambiente não recebe muita luz natural. 

Sendo assim, posicione duas lâmpadas de luz branca (fluorescentes) nas laterais do mini estúdio. Você pode fazer isso com luminárias, ring lights, soft box, enfim, o que você tiver em casa que possa ajudar nesse sentido. 

mini-estudio-fotografico

O importante é não pesar demais na iluminação ao ponto de comprometer a imagem. Isto é, modificar as características dos produtos, como as cores, por exemplo, por conta do excesso ou falta de iluminação. 

Sobre isso, inclusive, vamos falar mais adiante no texto, junto com algumas dicas valiosas sobre fotos no mini estúdio. Continue com a gente na leitura…

7 dicas para fazer fotos no seu mini estúdio caseiro

Agora que você já sabe como fazer mini estúdio fotográfico, qual é o próximo passo? Fácil: fazer fotos incríveis dos seus produtos para a sua loja virtual!

Como falamos anteriormente, isso significa que você precisa de uma câmera profissional? Não necessariamente… 

A tecnologia dos smartphones está tão evoluída hoje em dia que esses aparelhos contam com câmeras incríveis. E você pode utilizá-los para fazer fotos de produtos que realmente passem profissionalismo. 

Dito isto, vamos às 7 dicas para fazer fotos no seu mini estúdio caseiro? Veja a seguir:

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

1. Confira o foco nas fotos

Uma das premissas das fotos de produtos para Ecommerce é que elas realmente consigam mostrar as características dos produtos. E para isso acontecer é imprescindível conferir o foco nas imagens. 

Ao posicionar o seu produto no centro do mini estúdio caseiro, certifique-se de que ele aparece nitidamente na lente da câmera. A ideia é que as fotos das suas mercadorias tenham qualidade tanto para inseri-las na vitrine virtual quanto para fazer a propaganda dos produtos ou outras ações. 

Os smartphones, inclusive, possuem um recurso para foco e desfoco na tela. Para utilizá-lo, basta posicionar a câmera da maneira que o foco aconteça na sua imagem. 

No vídeo abaixo, o Thales Editions, especialista em edição audiovisual do Ecommerce na Prática, dá dicas incríveis sobre como tirar fotos de produtos pelo celular. Assista:

2. Dê atenção ao enquadramento

Como vimos até aqui, não basta só saber como fazer mini estúdio fotográfico. É preciso conseguir excelentes imagens dos produtos com ele… 

Para isso, tenha em mente que o enquadramento é a chave para que o seu produto ganhe destaque na medida certa!

Imagine fazer uma imagem de produto em que ele, que é a estrela, esteja completamente desalinhado com a imagem como um todo? Um problema na certa, pois isso não vai valorizar o item para o cliente comprá-lo. 

Nesse sentido, a ideia é você ajustar os ângulos da forma correta, além de manter o objeto centralizado e bem posicionado na foto. 

Leia também: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição

3. Evite o uso do flash

O propósito das fotos, sejam elas feitas em um mini estúdio fotográfico ou não, é mostrar as características dos produtos de maneira transparente. 

A partir do momento que você usa o flash, mudanças nas imagens podem acontecer, como nas cores, por exemplo. Elas podem ficar estouradas, não representando a realidade da mercadoria

Por isso, a melhor opção é utilizar a luz natural. Sempre que for fazer as fotos dos seus produtos, certifique-se de estar em um ambiente amplo, que tenha uma boa entrada de luz. 

4. Não utilize filtros

A cada dia que passa os filtros ficam mais populares entre as pessoas. Passar alguns minutos navegando  nas redes sociais, como Instagram ou o Tik Tok pode comprovar isso…

Mas, quando o assunto é como fazer mini estúdio fotográfico e, principalmente, como tirar fotos com ele, a melhor opção é não utilizar filtros!

Já mencionamos neste artigo o quanto é importante que o cliente conheça os detalhes dos produtos, desde suas cores aos materiais que os compõem. Nesse sentido, os filtros podem atrapalhar e muito a visualização da realidade da mercadoria. Isto é, como ela realmente é. 

Os filtros também podem comprometer a qualidade da sua foto, diminuindo a nitidez da imagem, algo que não é nada positivo para quem compra online. 

Sendo assim, seja prático e evite problemas com reclamações, trocas e devoluções… Não utilize filtros!

Leia também: Lei do arrependimento no Ecommerce: o que diz o código do consumidor?

5. Use acessórios para ter estabilidade

É muito comum que as fotos saiam tremidas ou embaçadas quando utilizamos apenas as mãos para fotografar, não é mesmo? Pois é, você precisa evitar isso na hora fazer fotos dos produtos com o seu mini estúdio caseiro. 

Para isso, use acessórios de apoio, como suportes e tripés adaptados para smartphones ou câmeras fotográficas. Os preços desses equipamentos variam bastante, dos mais baratos aos mais caros. 

Logo, faça uma boa pesquisa, analise as avaliações das pessoas que já compraram e decida quais dos produtos podem atender às suas necessidades. 

Leia também: Review de produto no Ecommerce: como ele pode ajudar sua loja?

6. Não utilize o zoom

O zoom é excelente para diversas finalidades, mas não para fazer fotos de produtos. Isso acontece porque a qualidade das imagens tende a diminuir consideravelmente ao usar este recurso. 

Assim, se você quiser pegar mais detalhes dos itens, o ideal mesmo é utilizar lentes que te ajudem nisso ou, como uma medida ainda mais simples, aproximar-se do produto que está no mini estúdio fotográfico.

Ou seja, excelentes pedidas para manter a qualidade original das suas imagens!

7. Faça a edição das imagens

Não pense que só basta saber como fazer mini estúdio fotográfico e tirar fotos com ele… Você ainda precisa editar as imagens! 

É esta etapa que chamamos de “pós-produção”, pois ela acontece depois da realização das fotos. Nela, você pode corrigir possíveis erros, acertar a iluminação, as cores, o contraste e por aí vai

O pensamento que precisa nortear essa tarefa é o de não pesar na edição. Isto é, não fazer tantos ajustes a ponto de mudar o aspecto ou as características dos produtos. 

O foco é melhorar a visualização deles, não prejudicar, combinado?

Aprenda como fotografar para Ecommerce com o curso exclusivo do EnP!

Neste artigo nós ensinamos como criar um mini estúdio fotográfico perfeito para você fazer fotos incríveis para o seu negócio. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!

Se você quer aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, precisa conhecer o curso Fotografia para Ecommerce, disponível na assinatura Ecommerce na Prática!

Durante as aulas, você vai aprender todas as dicas para tirar fotos de qualidade para seu Ecommerce e ver suas conversões aumentarem.

Na nossa plataforma de educação por assinatura, você poderá ter acesso a cursos completos e conteúdos exclusivos que vão te ensinar tudo sobre Ecommerce

Assine agora, clicando aqui:

Perguntas Frequentes

Por que boas imagens são importantes para as vendas?

As imagens de qualidade são cruciais para as vendas porque é por meio delas que os clientes conseguem visualizar o produto. 

Como fazer mini estúdio fotográfico?

1. Prepare a caixa do mini estúdio fotográfico; 2. Faça marcações na caixa; 3. Corte a caixa de acordo com as marcações; 4. Aplique o papel manteiga; 5. Faça um fundo infinito com a cartolina branca; 6. Utilize luz no seu mini estúdio fotográfico;

7 dicas para fazer fotos no seu mini estúdio caseiro

1. Confira o foco nas fotos; 2. Dê atenção ao enquadramento; 3. Evite o uso do flash; 4. Não utilize filtros; 5. Use acessórios para ter estabilidade; 6. Não utilize o zoom; 7. Faça a edição das imagens.