Se você já vende produtos online e está em busca de resultados mais consistentes, o lançamento de produto é uma das melhores estratégias. Com o lançamento, é possível criar um grande desejo no seu público, de modo a gerar vendas com velocidade. 

Mas antes de mostrarmos os tipos de lançamentos mais utilizados no mercado digital, vale a pena entender o que é lançamento digital de um produto

Afinal de contas, o que significa lançar um produto?  

Vamos te explicar isso ao longo deste artigo. 

O que é lançamento de produto?

O lançamento de produto nada mais é do que uma estratégia de marketing, que visa gerar resultados para negócios digitais. 

Trata-se de um grande evento, geralmente com data e hora previamente marcada, limite de vagas e condições incríveis.  

O objetivo do lançamento de produto é promover a compra do produto por um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo. 

Apesar de existirem muitos tipos de lançamento, eles geralmente empregam recursos como o sentido de escassez, para atrair mais compradores. Além disso, são usadas técnicas de convencimento, como os gatilhos mentais

Para que o lançamento seja um sucesso, é fundamental que exista um grande planejamento antes da sua execução. 

Assim, é possível colocar no ar uma campanha que seja irresistível e que conquiste o maior número de pessoas de forma rápida.   

Lançamento de produtos físico x digital

Fazer o lançamento de um produto é algo importante, o que independe de ele ser um produto físico ou digital. 

O que você precisa ter em mente nesse sentido é que um produto digital não demanda esforços em estoque e logística de entrega, por exemplo. Afinal de contas, um infoproduto pode ser consumido online. 

 E-books, consultorias de negócios, workshops e mentorias são alguns exemplos disso.

Já para o lançamento de produto físico, você vai precisar ficar atento a esses pontos. Principalmente porque você não precisa só oferecer uma mercadoria de qualidade, mas uma excelente experiência de compra

Lembre-se que os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes e um pequeno detalhe pode fazer a diferença para eles optarem por outra loja virtual. 

Qual é a fórmula de lançamento?

Para entender com mais profundidade o lançamento de produto, é importante saber qual é a metodologia da fórmula de lançamento, a mais empregada no mundo todo. 

Essa metodologia foi criada por Jeff Walker, nos Estados Unidos, tendo se popularizado no Brasil graças ao empreendedor Erico Rocha. Além de contribuir para a difusão do processo, ele adaptou a metodologia para os padrões e necessidades nacionais. 

Atualmente, a fórmula de lançamento é usada especialmente para produtos digitais e o Marketing de lançamento de produto se utiliza bastante dessa estratégia, tendo em vista os seus resultados rápidos e eficientes. 

Mas, antes de aprofundar esse assunto, você precisa saber outra informação importante…

Os 6 tipos de Lançamento de Produto

Existem alguns tipos de lançamento de produtos. Vamos apresentá-los a seguir:

1- Lançamento Interno 

Um dos métodos de lançamento mais empregados é o interno, tendo em vista os seus resultados. 

No entanto, a sua implementação demanda muito do empreendedor, já que as estratégias devem ser desenvolvidas com rigor.  

Além disso, para um lançamento interno eficiente, diversas mídias devem ser empregadas… 

Portanto, o objetivo do lançamento interno é alcançar a sua audiência. Os resultados expressivos desse método se devem justamente ao público.

Isso porque são contatos que já conhecem o seu negócio e as chances de realizar vendas com velocidade acabam sendo muito maiores. 

2- Lançamento Externo 

O lançamento de produto externo pode ser empregado após o lançamento interno, com o objetivo de expandir o alcance do seu produto no mercado.

Com isso, você consegue construir parcerias, além de criar novas listas de contatos

Como se utiliza da imagem do seu negócio, o lançamento externo costuma gerar resultados financeiros mais expressivos. Porém, a sua implementação exige muito planejamento em sintonia com o lançamento interno.  

Leia também: Propaganda de produtos: 10 dicas para anunciar de forma criativa

3- Lançamento relâmpago 

Dentro do Marketing de lançamento de produto, um dos tipos de lançamentos mais rápidos é o lançamento relâmpago. Como o próprio nome indica, ele possui um tempo de duração muito curto, geralmente de 4 a 7 dias. 

Por isso, é possível direcionar a campanha para uma lista de leads já existentes ou, na sua falta, para uma base de clientes do seu negócio. 

Além disso, dentro do lançamento de produto relâmpago, o empreendedor oferece uma oferta imperdível, válida por poucos dias. 

Dessa forma, o sentido de escassez fica explícito e contribui para a tomada de decisões por impulso por parte dos consumidores.  

A oferta em questão pode ser um bônus, um produto extra, um desconto especial sobre o valor original do produto ou qualquer outro estímulo que pareça irresistível. Quanto mais importante for a oferta, maiores as chances de êxito. 

Um conteúdo que pode te ajudar nesse sentido é o: Como dar Descontos da Forma Correta no Ecommerce?. Leia quando puder!

4- Lançamento Semente 

Esse lançamento de produto é recomendado para aqueles que não possuem experiência em lançamentos... O Lançamento Semente é bem simples e um dos tipos mais baratos. 

A realização do Lançamento Semente não depende de um produto finalizado…

Na verdade, o objetivo desse lançamento é justamente descobrir os problemas da sua audiência para pensar em um produto ou serviço personalizado.  

5- Lançamento de Afiliado 

Também existe o lançamento de afiliado, que visa fazer o lançamento de um produto de terceiros. Dessa forma, pode ser implementado pelo afiliado de produtos digitais.  

Por ser bem parecido com o lançamento relâmpago, também depende de um cronograma de lançamento apertado. 

Em poucos dias, a campanha se inicia e é finalizada, devendo o empreendedor aproveitar essa janela para realizar vendas. 

Entre as principais estratégias dentro do lançamento de afiliados estão a oferta de produtos e serviços extras, bônus especiais, sejam eles do produtor ou do afiliado. 

6- Lançamento Perpétuo 

Os lançamentos anteriores podem ser aproveitados por meio do lançamento perpétuo… 

Esse lançamento nada mais é do que uma repetição de uma estratégia que já foi usada. Ele visa atrair pessoas que não foram atingidas com o lançamento inicial. 

Esse tipo de lançamento de produto oferece alguns benefícios para o empreendedor, começando pela economia com a parte de criação e planejamento. Afinal de contas, é utilizado um lançamento que já foi implementado. 

Além disso, permite automatizar toda a estratégia, expandindo ainda mais os resultados alcançados. 

Ou seja, é possível vender mais produtos e serviços ao mesmo tempo em que permite aumentar a lista de contatos.  

Dessa forma, o lançamento perpétuo depende de um lançamento interno que tenha obtido resultados interessantes.  

Fatores essenciais para o Lançamento de Produto

Agora que já falamos sobre os tipos de lançamento de produto, vale a pena entender como essa metodologia funciona na prática. 

Afinal, o que garante que os resultados positivos sejam alcançados? É o que vamos ver. 

Basicamente, existem três fatores fundamentais que definem o sucesso de um lançamento. 

1- Relacionamento 

Um dos elementos mais relevantes para o sucesso de um lançamento de produto é o relacionamento com o público. Por isso, antes que a estratégia seja implementada, é fundamental que o empreendedor estude a sua audiência.  

Essa etapa é determinante na medida em que o lançamento é sempre direcionado para um público específico. Esse público pode ser formado por leads do seu negócio, uma lista de contatos ou até mesmo um público externo mais amplo. 

Quanto maior a interação do público com o seu negócio, melhores os resultados alcançados com o lançamento. 

Sendo assim, o lançamento interno é um dos mais produtivos, tendo em vista que se dirige a um público que já conhece a marca. 

Para melhorar o relacionamento do produto com o público, você pode utilizar conteúdos ricos. Esse material pode ser divulgado em diversas plataformas como redes sociais, páginas web, YouTube e similares.  

2- Lançamento 

O lançamento é a etapa prática em que a campanha fica no ar por um tempo. Isso faz surgir o sentido de escassez, levando as pessoas a interagirem com o lançamento de forma muitas vezes irrefletida, por emoção e impulso. 

É justamente a grande expectativa gerada durante o lançamento de produto - a escassez e a persuasão - que fazem com que as vendas aconteçam de forma rápida. Por isso, o planejamento é fundamental antes do lançamento. 

3- Entrega 

A fase de entrega acontece após a criação do relacionamento e consolidação da sua audiência. Então é o momento para entregar aquilo que foi prometido, com foco especial no pós-venda, para gerar a fidelização. 

Muitos empreendedores acreditam que a realização de uma venda bem-sucedida marca o fim do relacionamento com o cliente, o que está errado. Na verdade, é importante manter o contato com o seu público, de forma constante. 

Nessa etapa, escute feedbacks, ofereça suporte e atenção dedicada especialmente aos seus clientes, que realizaram uma compra. Assim é possível aprimorar a sua estratégia e garantir novos lançamentos ainda maiores e mais eficientes. 

Aqui, o relacionamento já foi construído e a audiência já está consolidada! Agora é a hora de entregar o prometido. Não importa qual seja o produto, o pós-venda é fundamental. 

Falamos sobre os 6 principais tipos de lançamento de produtos e como cada um deles funciona! 

O lançamento é uma metodologia que vai ajudar a alavancar as suas vendas online, ao criar nas pessoas o sentido de escassez. Se você já tem um produto e um público definido, essa estratégia é indispensável para aumentar o seu faturamento.  

Agora, se você quer aprimorar as suas habilidades e se tornar um profissional capacitado, nós temos um convite para você… 

Como fazer um lançamento de produto?

Sem enrolação, chegou o momento de você saber com um pouco mais de profundidade como fazer um lançamento de produto. Confira a seguir:

Defina a sua persona 

Quem são as pessoas que você vai vender o seu produto? Qual é o perfil delas? Como esses indivíduos se comportam? O que esperam de uma empresa ou de um produto?

Essas são algumas das perguntas que você precisa responder para definir a persona do seu negócio. Conhecê-la profundamente vai te permitir criar estratégias mais direcionadas, focadas em atingir as pessoas certas. 

Lembrando que o conceito de persona é diferente do seu público-alvo. É bem mais amplo. Falamos mais sobre isso neste artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

Analise a concorrência

A análise da concorrência é crucial na hora de saber como fazer lançamento de produto. E há diversos fatores que são considerados nesse processo, como preço da mercadoria, logística, tipo de produto e outros. 

Tudo isso é importante para que você se mantenha competitivo no mercado. Imagine lançar um produto de forma que ele não se destaque do oferecido pelo concorrente?

Então, pense em ações para atrair o cliente, levando em consideração também o que a concorrência está oferecendo. 

Precifique o produto

Você não pode tirar o preço do produto da sua cabeça ou partir do pensamento “acho que esse produto tem que ter tal preço”. É preciso analisar alguns pontos para fazer isso da melhor maneira possível:

1- Saber o valor de compra dos produtos;

2- Saber o preço da concorrência;

3- Identificar as despesas fixas;

4- Saber quais são as comissões e deduções (custos variáveis). 

A partir dessas informações você consegue definir um preço atraente para o cliente ao mesmo tempo em que se mantém competitivo no mercado ao longo do lançamento de produto e até depois dele.

Faça campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais, mas que não perdeu a sua relevância com o passar do tempo. 

É uma ótima pedida por conta das campanhas personalizadas para bases segmentadas. Assim, você consegue atingir diretamente os seus clientes, com mensagens avisando sobre o lançamento de produtos. 

Dá até para enviar ofertas, cupons de descontos e outras ações do tipo nesses e-mails. 

Utilize as redes sociais

Um negócio que não está presente nas redes sociais é um negócio que não existe. Isso pode parecer um pouco forte, mas é a mais pura verdade. 

Para o lançamento de produto, não hesite em usar todo o poder que esses canais possuem. Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, Youtube, Pinterest

Analise quais deles fazem mais sentido para o seu negócio e trace estratégias para o grande dia do lançamento do seu produto.

Monitore os resultados

Acha que o trabalho acabou após o lançamento do produto? Não mesmo! Você vai precisar mensurar os resultados e descobrir se as suas estratégias renderam os números que você queria. 

Mas não pense que o monitoramento é feito apenas no pós-lançamento. Durante o evento ele pode e deve ser realizado também! 

Isso vai te ajudar a fazer ajustes ao longo do caminho caso não esteja atingindo um bom volume de vendas ou encontre algum gargalo que esteja atrapalhando o lançamento.  

Aprenda a precificar seus produtos corretamente e nunca mais perca dinheiro com uma venda!

Para ganhar dinheiro no Ecommerce e aumentar as suas vendas, você nem sempre precisa criar estratégias mirabolantes – ás vezes, apenas precificar os produtos corretamente já é suficiente para alavancar o negócio.

A precificação correta garante segurança financeira, afinal, é através da margem de lucro de cada produto que você consegue pagar as contas e reinvestir no seu negócio.

Foi par ajudar empreendedores nessa situação que criamos a planilha de Precificação Inteligente.

Com este material, você irá aprender que para vender mais, você não precisa colocar seu preço lá embaixo e não ter quase nenhuma margem de lucro…

Para baixar a planilha customizável, clique aqui: