Muito se fala sobre como contratar um bom Profissional de Ecommerce, mas a escassez de profissionais qualificados nessa área é pouco abordada… 

O que mais tem são pessoas que querem ser profissionais de Ecommerce mesmo sem ter adquirido conhecimento o suficiente para trabalhar.

E já vale ressaltar um ponto importante aqui: não é porque você trabalha em uma área que não tem cursos ou faculdades de formação, que você não deve estudar... 

Assim como em qualquer outra profissão, você precisa se capacitar e estar por dentro de tudo que acontece nesse mercado.

Além, é claro, de necessitar algumas habilidades primordiais que vão variar de acordo com a função no Ecommerce você vai exercer. 

Sim, existem vários cargos distintos dos quais você pode explorar no Ecommerce.

Quer saber mais sobre o Profissional de Ecommerce e o que ele faz?

Continue a leitura deste artigo, pois vamos te mostrar o que você precisa fazer para se tornar um bom Profissional de Ecommerce.

Como surgiu o Profissional de Ecommerce

Por mais que ainda tenha muita gente por aí que não acredita no potencial do Ecommerce por ser algo “novo”, esse mercado está crescendo exponencialmente e não é de hoje… 

Esse mercado começou a ganhar força por volta de 1994, quando o americano chamado Jeff Bezos criou uma loja virtual de livros.

O que era apenas uma loja criada com pouquíssimo investimento e na garagem de casa, se tornou a gigante Amazon que você conhece hoje… 

Durante todos esses anos, outros players também enxergaram oportunidade de crescer no comércio eletrônico, como por exemplo, a Magazine Luiza, que veio do varejo físico para o digital… 

E como está o cenário atualmente? 

Segundo o Relatório Webshoppers #42, o 1º semestre de 2020 apresentou o maior crescimento do Ecommerce em 20 anos

A consequência disso foi um faturamento 9% maior que o 2ª semestre de 2019.

Ou seja, houve um aumento no faturamento de 12,4 bilhões de reais...

Mas por que estamos falando sobre a expansão do Ecommerce? 

Por conta da evolução acelerada nesse setor, diversas profissões foram surgindo para suprir todas as demandas e manter a constância no crescimento… 

A partir daí, surgiram os profissionais de Ecommerce, que nada mais são do que os profissionais que trabalham no comércio eletrônico. 

Esses novos cargos têm o intuito de otimizar e facilitar os processos de gestão do Ecommerce, podendo surgir mais de acordo com a necessidade. 

Hoje, os cargos mais relevantes que fazem parte da linha de profissionais do Ecommerce são: Analista, Gerente, Assistente e Coordenador de Ecommerce. 

Para você saber com que área quer trabalhar, vamos apresentar o que cada um deles faz e quais são as habilidades necessárias para atuar nessas funções...

Cargos que você pode atuar como Profissional de Ecommerce

1- Coordenador ou Gerente de Ecommerce 

O coordenador está diretamente ligado com as estratégias de otimização e crescimento do Ecommerce. 

Então, se você quer ser um Coordenador precisa entender como faz toda parte operacional de rotina da empresa. 

Ou seja, é necessário conhecer de tudo um pouco, como a parte de administração, logística, Marketing, produto, entre outros… 

Entendendo como funciona cada um desses processos individualmente, você, como Coordenador de Ecommerce vai conseguir tomar decisões eficazes para melhorar o desenvolvimento do negócio.

Em alguns casos, o Coordenador também vai gerir setores como o RH e a contabilidade para garantir que o sistema da empresa funcione de forma constante. 

Para essa função, é fundamental ter ou desenvolver as seguintes habilidades: 

  • Organização; 
  • Multidisciplinaridade;
  • Boa comunicação;
  • Domínio sobre os assuntos do Mercado.

Lembre-se que você pode desenvolver boa parte das habilidades do Profissional de Ecommerce atuando na prática. 

Então, se você acha que não tem essas habilidades, mais a frente vamos contar como é possível desenvolvê-las… 

2- Analista ou Assistente de Ecommerce

Assim como em outras profissões, o Coordenador de Ecommerce tem um braço direito para ajudar com as tarefas que é o Analista ou Assistente de Ecommerce

As características de um analista estão ligadas a conhecimento nas áreas de mídias sociais, design, e-mail marketing, fotografia e o marketing digital como um todo. 

Mas isso não quer dizer que, para você ser uma analista, precisa ser ESPECIALISTA em todas essas áreas… 

A ideia é ter um conhecimento amplo e o suficiente para lidar com as demandas do Ecommerce…

O analista também trabalha ativamente na rotina da empresa, gerindo as operações relacionadas às áreas de conhecimento para passar o feedback ao Coordenador. 

Para isso, um analista precisa ser uma pessoa atenta aos detalhes, que saiba criar diagnósticos com base em dados, relatórios, planilhas…

Além de ler e interpretar as métricas para saber se o que está sendo feito traz resultados positivos para a empresa. 

3- Auxiliar de Expedição 

Se você prefere trabalhar com a parte logística da empresa, o Auxiliar de Expedição é a melhor opção.

O profissional de Ecommerce que trabalha nessa função é responsável por todo o processo que acontece depois que o pedido é realizado. 

Então, é o Auxiliar de Expedição que repõe o estoque e mantém ele organizado para conseguir enviar o produto com mais rapidez. 

Ele também precisa ficar atento ao empacotamento do produto, alegando que ele chegue até o cliente sem nenhum dano. 

Algumas habilidades fundamentais para essa função como Profissional de Ecommerce: 

  • Muita organização;
  • Agilidade;
  • Pontualidade; 
  • Ser muito cuidadoso. 

Esses são os 3 cargos principais e já deu para notar que, se você quiser atuar em qualquer um deles, é muito importante se capacitar! 

Isso porque, não sei se você notou, mas dentro de cada uma dessas funções, existe a necessidade de saber sobre Marketing, Tecnologia, Gestão e logística. 

Inclusive, podemos dizer que esses são os pilares para ser um bom profissional de Ecommerce… 

Mas, o que você pode fazer para se tornar um grande profissional de Ecommerce? 

Afinal, são funções novas no mercado de trabalho e não possuem faculdades ou cursos robustos de referência para adquirir o conhecimento necessário… 

Nós vamos falar mais sobre isso no próximo tópico… 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!