Criou seus anúncios cuidadosamente, mas ainda não viu nenhuma venda acontecer? Aumentar as visitas no Mercado Livre pode ser a chave para fazer o negócio andar. Entenda como colocar este plano em prática agora… 

O Mercado Livre, maior marketplace da América Latina, conta com uma enorme comunidade de mais de 10 milhões de vendedores e 211 milhões de usuários. Isso se traduz em um mar de oportunidades esperando para ser explorado –  e também um mar de concorrentes. 

Isso quer dizer que, para se destacar na plataforma, você deve fazer mais do que um mero anúncio – precisa fazer o melhor anúncio de todos. Mas como colocar isso em prática? Algumas dicas e boas práticas podem te ajudar… 

É sobre elas que vamos falar agora. Faça uma boa leitura! 

Como medir as vendas dentro do Mercado Livre?

Dentro dos anúncios, logo abaixo do título, você tem acesso a quantidade de visitas. As visitas são referentes à quantidade de pessoas que viram o seu produto e clicaram nele para saber os detalhes. 

E para descobrir a taxa de conversão do anúncio, basta dividir o resultado do total de vendas pelo total de visitas. Esse resultado mostra quantas visitas são necessárias para você realizar uma venda. 

Digamos, por exemplo, que você tenha feito 74 vendas, e o seu anúncio tenha sido visualizado por 5.198 pessoas. Neste caso, a conta é a seguinte: 

74 / 5.918 = 1,3%

Esse percentual é a sua taxa de conversão. Ele representa a porcentagem de pessoas que compraram o seu produto, daquelas que o visualizaram. Como você pode imaginar, quanto mais pessoas veem o seu anúncio, maiores as taxas de conversão. Por isso aumentar as visitas no Mercado Livre é tão importante. 

E qual é a melhor taxa de conversão?

De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão média no Ecommerce brasileiro é de 1,65%. Esse número é considerado baixo – e é influenciado por uma série de fatores, como alta competitividade, valores de frete, prazo de entrega, dentre outros. 

Existem, no entanto, várias estratégias que podem ser utilizadas para melhorar esse índice. Algumas dessas estratégias incluem conhecer bem o perfil do consumidor que navega no seu site, utilizar chamadas para ação (CTA) simples e aparentes e melhorar os anúncios, entregando informações relevantes. 

Também vale lembrar que a taxa de conversão pode variar de acordo com o nicho de mercado do seu negócio

Por exemplo, um cliente que procura por um produto de extrema necessidade tende a fazer menos pesquisas. Isso porque ele já sabe o que precisa e só está buscando a melhor condição. 

Por outro lado, quem está buscando algo para suprir um desejo, tende a entrar em mais anúncios, como se estivesse em um shopping entrando nas lojas. Por isso, o ideal é que você conheça o seu mercado e acompanhe o seu referencial, a sua taxa de conversão.

💡 Para saber mais sobre o assunto, leia: Entenda o que é taxa de conversão, como calcular e como melhorar [GUIA]

Como melhorar aumentar as visitas no Mercado Livre e vender mais?

Se seus anúncios estão atraindo visitantes, você já está no caminho certo! Uma das maiores barreiras para quem vende no Mercado Livre é posicionar bem os anúncios, superando a concorrência...

E para transformar essas visitas em vendas efetivas, temos algumas dicas preciosas para compartilhar:

1. Tenha em mente a perspectiva do cliente

Quando um cliente clica no seu anúncio, é um sinal de que a foto principal já está de qualidade. Mas, e as demais imagens? Como elas estão?

As fotos são fundamentais para influenciar na decisão de compra. O cliente precisa visualizar o produto de diferentes ângulos, aumentando assim as chances de ele realizar a compra.

Importante: não se trata de entulhar o anúncio de fotos, mas de selecionar imagens de qualidade!

2. Valorize o seu diferencial como vendedor no Mercado Livre

Adicione 1 ou 2 imagens que exibam os valores da sua empresa e os benefícios que o cliente terá ao comprar de você.

Embora alguns benefícios sejam básicos para manter sua reputação positiva, muitas vezes o cliente desconhece as regras e se surpreende ao descobrir que a compra é garantida, ou que o frete pode ser gratuito e que o envio é rápido ou até no mesmo dia com a opção de Entrega Flex do Mercado Livre.

Portanto, use as regras a seu favor e crie outros benefícios também, como brindes exclusivos.

💡 Leia também: Ative o termômetro do Mercado Livre antes das 10 primeiras vendas [GUIA] 

3. Dê respostas rápidas e com chamadas para ação

Responder de forma rápida e objetiva, sem dúvida, aumenta a sua taxa de conversão. Afinal, o cliente está ansioso para finalizar a compra. E, respondendo rápido, você não dá chance para que ele saia do anúncio e vá para o concorrente.

Portanto, responda com atenção e sempre insira uma chamada para ação, o famoso CTA. Por exemplo, o cliente pergunta se você embrulha a encomenda para presente. Caso você ofereça o serviço, uma boa resposta pode ser:

“Sim, embrulhamos para presente e podemos incluir uma mensagem carinhosa. Faça seu pedido agora mesmo e já me chame no chat para combinarmos.”

Com esse atendimento, a chance de concretizar essa venda é grande, não é?

4. Otimize do título e a descrição

A descrição do produto e o título do anúncio são partes fundamentais que atraem o olhar do cliente e incentivam o clique. Certifique-se de que o título é cativante, informativo e, o mais importante, inclua palavras-chave relevantes relacionadas ao seu produto. 

A descrição deve ser detalhada e responder a todas as perguntas possíveis que um cliente possa ter sobre o produto. Se o título e a descrição forem otimizados corretamente, eles podem ajudar a aumentar a visibilidade do anúncio no Mercado Livre e nos motores de busca.

💡 Leia também: Descrição de produtos: como fazer uma perfeita? | Ecommerce na Prática 

5. Promova seus anúncios nas redes sociais

Não limite a visibilidade do seu anúncio apenas ao Mercado Livre. Amplie seu alcance promovendo seus produtos nas redes sociais. 

Facebook, Instagram, Twitter e até o LinkedIn podem ser excelentes plataformas para aumentar a visibilidade dos seus produtos. Você pode criar posts interessantes e envolventes que direcionam os usuários para os seus anúncios no Mercado Livre. Isso não apenas aumentará as visualizações dos seus anúncios, mas também pode levar a um aumento nas vendas.

Lembre-se, a chave para o sucesso de vendas online está em equilibrar a boa visibilidade de seus anúncios com um atendimento de qualidade e estratégias efetivas de marketing. Boas vendas!

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature + R$ 18,5 mil por mês

Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender +18,5 mil reais por mês.

No nosso treinamento intensivo, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre.

E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados… 

Veja só o que você vai aprender:

  • Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
  • Como encontrar produtos com potencial de se tornar campeões de venda;
  • Como se diferenciar da concorrência e ser encontrado pelos clientes;
  • Como fazer anúncios campeões de vendas;
  • Como ganhar consistência vendendo todos os dias;
  • Como alcançar a medalha de MercadoLíder.

Garanta a sua vaga no treinamento Mercado Livre do Zero: