O Instagram Comercial já se tornou algo de uso obrigatório para empreendedores. No entanto, o que vemos na prática é que poucos de fato utilizam todas as funcionalidades disponíveis para alavancar o negócio. Para te ajudar nisso, nós separamos 10 funcionalidades para empresas no Instagram Comercial.

Com uma conta profissional e o conhecimento das ferramentas da plataforma, qualquer pessoa é capaz de empreender e lucrar no Instagram.

Isso porque plataforma possui mais de 72 milhões de usuários, apenas no Brasil.

Essas pessoas gastam cerca de 3 horas por dia na rede, entre postar fotos, assistir a stories e ver transmissões ao vivo.

Por essa razão, a rede social e se tornou a que mais movimenta dinheiro no mundo inteiro.

E, nos últimos tempos, a empresa investiu bastante em funcionalidades incríveis para lojas e marcas...

Funcionalidades que certamente vão potencializar os resultados que você tem hoje.

A Ana Clara Magalhães, Head de Conteúdo e Relacionamento do Ecommerce na Prática, deu dicas excelentes sobre assunto nesse vídeo abaixo:

1- Gerenciador de comércio

O gerenciador de comércio do Instagram Comercial é uma funcionalidade que traz um novo universo para os negócios e torna possível trazer uma experiência mais personalizada para o seu cliente. 

Ele funciona da seguinte forma: você cria coleções específicas e elas aparecem na sua aba de loja, dentro do Instagram comercial.

É possível criar coleções de natal, dia dos pais, dia dos namorados ou qualquer outra que combine com o seu negócio.

Então, você pode incluir nessas coleções os produtos que fazem sentido para aquela data específica. 

Desse modo, as pessoas podem buscar produtos durante essas datas comemorativas. 

Nessa funcionalidade, também é possível fazer alterações seja pelo Instagram, seja pelo Facebook, como alterar as imagens para adicionar ou retirar produtos.

Nesse caso, ao fazer a alteração em uma das redes, na outra ela acontecerá automaticamente.

Isso te permite levar uma experiência diferente ao seu cliente. Por essa razão, vale a pena conhecer.

Para usar a ferramenta, vá até a aba de gerenciador de negócios do Facebook e cadastre o seu gerenciador de comércio,

A partir de então, você pode colocar a sua loja [o Shop do Instagram] no ar e criar as suas coleções. 

2- Tags de produto para Instagram comercial

Essa é uma ferramenta que, apesar de já estar disponível há algum tempo, ainda é desconhecida por muitas empresas.

Através do gerenciador de catálogo, é possível criar o seu catálogo no Instagram Comercial e realizar as marcações de tag de produto.

Essas tags são fundamentais para otimizar a utilização da plataforma.

Uma das soluções visíveis da utilização é a marcação do preço, afinal, é muito mais prático que o cliente saiba o preço do produto sem ter que passar por você.

Essas e outras estratégias de venda estão disponíveis no nosso Ebook: COMO VENDER NO INSTAGRAM, que você verá ao final deste artigo.

3- Loja com ABA

Essa funcionalidade já pode ser utilizada quando você começar a marcar produtos dentro do seu feed. 

Ao abrir o feed, há uma área em que é possível ver todos os IGTVs e, por lá, há várias outras abas. Umas delas é a aba de loja. 

Essa função é interessante porque o cliente consegue entrar por essa aba e visualizar todos os produtos do seu catálogo.

Isso facilita a experiência do usuário porque ele não precisa navegar de imagem em imagem no seu feed para procurar um produto específico.

Dessa forma, a ferramenta agiliza o processo de compra do cliente, por facilitar a busca por produtos. 

Mas atenção: essa funcionalidade só fica disponível se você utilizar as tags de produtos.

4- ABA Explorar

Esse é o local do Instagram onde as pessoas conseguem descobrir novidades sobre assuntos de interesse delas.

Lá dentro, tem uma aba de shopping, em que são reunidas marcas diversas de produtos que podem ser de interesse do usuário.

Nesse local, não aparecem apenas as empresas que você segue, mas também outras marcas que o algoritmo do Instagram interpreta como do seu interesse.

Não é possível definir como a sua marca vai ser apresentada, pois isso depende do comportamento de cada consumidor.

Porém, ao utilizar as tags você aumenta as suas chances de aparecer nessa aba.

5- Stickers especiais

Os stickers foram lançados em março, como uma iniciativa para apoiar os lojistas na pandemia. 

Eles podem te ajudar a ter mais alcance de marca e fazer as pessoas chegarem com mais facilidade até o seu perfil.

Uma boa estratégia, nesse sentido, é incentivar os clientes mais fiéis a utilizarem esses stickers, marcando a sua loja.

Essa ação faz com que as pessoas ao redor desse cliente também tenham contato com a sua marca.

6- DM do Instagram

Há pouco tempo, o Facebook lançou uma aba pela qual você consegue responder todos os comentários, seja do Facebook, seja do Instagram.

Isso vale para os comentários que chegaram pelo feed e, também, por DM. 

Por lá, é possível deixar anotações e dizer se o atendimento foi finalizado.

Essa é uma boa funcionalidade, principalmente, para quem trabalha com equipes, pois facilita a manter a mesma linguagem nas respostas.

Outra possibilidade é responder os DMs pela versão desktop do Instagram. Para fazer isso, basta clicar no ícone de aviãozinho de papel.

7- Respostas rápidas

Esse é um espaço no qual você consegue criar respostas prontas e desenvolver códigos para essas respostas. 

Todas as vezes que algum cliente fizer uma pergunta que já tenha uma resposta pronta, é só você digitar o código, que vai aparecer a resposta cadastrada para aquele código.

Essa funcionalidade é interessante porque tem perguntas que se repetem muito e utilizar uma resposta pronta vai otimizar o seu tempo.

Para utilizar a ferramenta, é importante mapear as perguntas que mais aparecem na sua loja e então criar respostas rápidas para essas perguntas. 

8- Conteúdo patrocinado no Instagram comercial

Essa funcionalidade é interessante em vários sentidos:

Primeiro porque quando a foto aparece no feed das pessoas, o nome da sua marca fica bem evidente e, ao clicar nele, a pessoa é direcionada para o seu perfil.

Outra questão é que quando você cria um conteúdo patrocinado, é possível ter acesso a todas as métricas desta publicação. 

Em caso de campanhas ou promoções não é preciso pedir aos participantes que te enviem print, pois na própria publicação será possível ver se a performance desejada foi atendida ou não.

É possível ainda deixar alguns perfis de influenciadores pré-aprovados, caso você tenha um contrato de longo prazo com eles.

Nesse caso, o influenciador não vai precisar pedir autorização a cada postagem que fizer.

9- Delivery

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de integrar o Instagram com a plataforma de delivery com a qual você tiver parceria.

Se você trabalha com o iFood, Uber Eats ou Happi e fizer a integração, o cliente não precisará sair da plataforma para para procurar o seu perfil.

Afinal, ele poderá fazer o pedido direto pelo Instagram, através do botão de pedidos.

Isso estimula que as compras sejam feitas com mais praticidade, o que evita que o cliente desista de comprar.

O mais importante dessa funcionalidade é facilitar a compra, pois tudo o que faz o cliente chegar mais rápido ao objetivo, favorece o processo de venda.

10- Facebook Pay

Essa funcionalidade estará disponível em breve. 

O Facebook Pay é um espaço que vai permitir fazer checkout direto, através das plataformas do grupo, como o Messenger, o WhatsApp, o Facebook e também o Instagram comercial.

Essa novidade vai fazer com que o cliente possa completar a compra inteira, diretamente por esses canais.

É bastante provável que essa funcionalidade traga também outra funcionalidade importante, que é o Sticker de Lançamento.

O Sticker de Lançamento permite que o cliente clique nele e crie uma notificação para receber um alerta quando o produto for lançado.

Essa funcionalidade certamente fará bastante diferença para os lançamentos de produtos.

32 ideias de postagem para te inspirar e  aumentar as vendas no Instagram. Baixe agora gratuitamente! 

Ao longo deste artigo compartilhamos algumas dicas de como aumentar as vendas no Instagram. Cada uma delas envolve um pilar do seu negócio mas, quando o assunto é Instagram, não há como negar: o conteúdo ainda é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia… 

Apesar disso, nem sempre é fácil ter ideias de postagem à mão sempre que necessário. Essa é uma tarefa ainda mais desafiadora quando você empreende sozinho e, além de todas as outras variáveis do negócio, também precisa se preocupar com conteúdo… 

Foi para ajudar empreendedores como você que criamos o e-book “32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais”. Este é um guia completo, com dezenas de modelos de postagem prontos para personalização e uso. 

Para baixar gratuitamente, clique aqui