Todo empreendedor que atua no meio digital precisa traçar uma estratégia de tráfego clara. Afinal, uma loja virtual não é como uma loja física, que conta com várias pessoas passando diariamente pela sua porta. E é exatamente isso que você vai aprender neste artigo: como criar uma estratégia para atrair mais clientes.

E, se você quer saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo:

Como atrair mais clientes

Muitos empreendedores se questionam como é possível que, embora a loja virtual já esteja no ar, com todas as ofertas configuradas, ainda não tenha vendas.

Afinal, o que essas pessoas estão fazendo de errado?

Bem, na verdade, existe mais de uma razão que faz uma loja virtual não vender, mas, em grande parte das vezes, o motivo é muito simples: falta de estratégias para atrair mais clientes qualificados.

Pois é, por mais que muitos empreendedores do Ecommerce ainda tenham dificuldade em enxergar isso, o tráfego é um elemento fundamental para o sucesso do negócio, e ele não aparece em um passe de mágica.

Acredite: seus clientes não vão cair do céu.

É preciso pensar em uma estratégia de tráfego que faça sentido para que cada vez mais pessoas sejam impactadas pelo seu negócio.

E, para isso, você precisa seguir os seguintes passos:

atrair mais clientes

1- Defina objetivos e metas claras

Bom, partindo do principio de que nada pode ser alcançado a não ser que exista um objetivo final, o primeiro passo é traçar uma meta clara.

Quando eu falo em meta clara, estou me referindo a um objetivo bem definido, com prazos, orçamento... absolutamente TUDO que você vai precisar arcar para alcançar o resultado que deseja.

Sua estratégia pode ter como objetivo: atrair visitantes, realizar vendas, alcançar um determinado faturamento ou lucro, ou qualquer outro resultado que seja relevante para o seu negócio.

Para construir uma estratégia de sucesso, é muito importante determinar dois tipos de metas: de faturamento e investimento. A partir delas você já tem as principais informações para planejar sua campanha de sucesso.

E, falando em resultado, vale lembrar que, para construir uma estratégia de sucesso, é muito importante determinar dois tipos de metas: de faturamento e investimento. A partir delas você já tem as principais informações para planejar sua campanha de sucesso.

Clique Aqui e saiba como atingir suas metas e objetivos!

atrair mais clientes

2- Calcule sua taxa de conversão

No Ecommerce, temos uma métrica chamada taxa de conversão: ela mede a relação entre os usuários que acessam a sua loja virtual e aqueles que realmente compram alguma coisa.

No Brasil, essa taxa fica em torno de 1%. Nesse caso, o natural é que, de cada 100 visitas, ao menos 1 se desdobre em um pedido (é claro que alguns negócios têm taxas maiores e outros menores, mas vamos considerar a média nacional).

Sendo assim, não faz sentido cravar uma meta de 10 vendas por dia para a loja virtual se, no final das contas, o seu site atrai somente 100 visitas diárias, certo?

E lembre-se de sempre definir parâmetros, levando como média 0,5% de conversão para um produto específico.

Clique Aqui e conheça 3 dicas para vender mais!

atrair mais clientes

3- Defina quantos visitantes você precisa ter

Com a sua meta de taxa de conversão definida, é preciso entender quantos clientes você precisa ter para atingir esse objetivo.

É muito importante entender que de nada adianta atrair mais clientes que não estão muito interessados no que você tem a oferecer.

Por isso, pense naqueles que, assim como a sua persona, querem e precisam dos seus produtos e serviços.

E a melhor forma de fazer isso é produzindo conteúdo de qualidade, algo que cause interesse na sua audiência e atraia mais e mais pessoas para a sua empresa.

É recomendável também que você faça suas primeiras campanhas para pessoas que já engajaram com algum conteúdo da sua empresa, como pessoas que engajaram com seu Instagram, Facebook, Site, etc.

Esse é um público mais qualificado, que conhece sua empresa e estão mais propensas a comprar de você.

Clique Aqui e conheça 19 gatilhos mentais para vender mais!

atrair mais clientes

4- Pense em escala

Tenha em mente que você precisa trabalhar em escala. Atrair apenas 100 ou 200 pessoas, provavelmente, não vai gerar resultado. Você precisa de volume.

E, quando o assunto é tráfego, a lógica não é linear. Se você teve 100 visitas e fez 1 venda, não significa que com 1000 visitas fará 10 vendas. É provável que aconteçam mais vendas.

Isso ocorre devido ao poder de propagação, famoso "marketing boca a boca", que campanhas de tráfego em escala possuem e acabam gerando um efeito bola de neve.

Mas pensar em escala não significa, necessariamente, investir muito dinheiro...

Você precisa atrair as pessoas certas, com o custo por resultado mais baixo. Mas isso também não quer dizer que você vai fazer somente campanhas com baixíssimo orçamento.

Procure escalas maiores para alcançar maiores resultados!

vender na internet

Mas não só de tráfego sobrevive um negócio...

Agora que você sabe como criar as estratégias certas para atrair mais clientes, é preciso dar o próximo passo!

Afinal, é preciso agir com responsabilidade quando se tem uma audiência qualificada. Qualquer erro pode causar uma grande perda de clientes "quentes" loucos para comprar de você.

Por isso, é preciso seguir um caminho seguro, capaz de potencializar ainda mais o seu público e, consequentemente, otimizar suas conversões.

Estude!

Por isso, invista em si mesmo! Estude sempre e esteja antenado ao mundo do Ecommerce. Conhecimento ajuda muito em momentos de crise.

Para te ajudar nisso, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos…

Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui!