Se antes o processo de como vender uma empresa estava restrito apenas aos grandes negócios, hoje a realidade é outra. Cada vez mais pequenas e médias companhias entram no mercado – e geram transações com lucros impressionantes. Entenda mais sobre o assunto agora! 

Empreendedores experientes sabem que vender uma empresa não é um atestado de falência, como muitos pensam. Na maioria das vezes, empresas são vendidas no ápice de sua lucratividade. 

No entanto, saber como vender uma empresa não é tão simples assim. Afinal, este é um tipo de transação comercial de grande porte e que tem muitas particularidades. 

Neste artigo vamos responder a algumas dúvidas frequentes de empreendedores: “como vender uma empresa?”, “como calcular o preço de venda de uma companhia?”, “qual o melhor momento para vender uma empresa?” e mais.

Temos muito conteúdo pela frente, então vamos começar…

O que é a venda de uma empresa? 

A venda de uma empresa é o processo de comercializar todas as suas ações, ou ao menos parte delas. Essa compra pode ser feita por outros sócios, empresas estrangeiras e até mesmo grupos financeiros. 

Muitas pessoas pensam que a venda de uma empresa é a prova de que os negócios não estão indo bem. Na verdade, nem sempre isso é verdade… 

Na maioria das vezes, uma empresa é vendida quando atinge o ápice de suas vendas e popularidade no mercado. É nesse momento que ela tem um valor de mercado mais alto e, por isso, atrai a atenção de investidores externos. 

A decisão de vender uma empresa nunca é fácil para o empreendedor. Afinal, construir um negócio do zero é um processo que leva tempo e, querendo ou não, cria um apego emocional. 

Ainda assim, circunstâncias da vida e do mercado podem fazer com que a escolha pela venda seja a mais adequada. Se você acha que este é o seu caso, continue acompanhando as dicas deste artigo… 

Qual a diferença entre aquisição e fusão de empresas? 

A aquisição acontece quando uma empresa adquire as ações da outra – mesmo que não atue no mesmo nicho de mercado. Enquanto isso, uma fusão acontece quando duas empresas de nichos semelhantes juntam suas atuações, criando uma nova companhia. 

Tanto a fusão quanto a aquisição são maneiras de vender uma empresa. Os termos são usados como sinônimos muitas vezes, mas eles têm diferenças práticas muito importantes… 

A fusão, como já mencionamos, acontece quando duas empresas diferentes, mas que atuam em um mesmo segmento de mercado, concentram as suas atuações. Isso pode acontecer por vários motivos: eliminação da concorrência, expansão para novos consumidores, aumento da participação de mercado, etc. 

Fusões são desafiadoras, principalmente porque cada empresa tem a sua própria cultura e identidade e a mistura nem sempre é harmoniosa. Um exemplo de fusão bem-sucedida foi a compra da NET pela Claro, que hoje oferece pacotes de internet residencial e televisão por assinatura. 

É importante notar, no entanto, que nem toda fusão acarreta no desaparecimento de uma marca. Muitas vezes, empresas que se fundem continuam com suas marcas originais. Um exemplo no mercado brasileiro foi a compra da Avon pela Natura. 

As aquisições, por outro lado, acontecem quando uma empresa compra parte das ações de outra empresa, ou todas elas. Nesse caso, é comum que a empresa comprada deixe de existir ou mude substancialmente. Em alguns casos, no entanto, a empresa adquirida também pode continuar funcionando sob a sua própria marca.

A decisão de continuar com uma marca, ou não, vai depender da força dessa empresa em seu nicho de mercado.   

Leia também: O que é um indicador de desempenho? Conheça 10 exemplos e como usá-los.                                                                  

As principais razões para vender uma empresa 

Como você já percebeu, a venda de uma empresa é um processo que precisa ser bem planejado. Isso leva tempo e, muitas das vezes, envolve mais de uma razão para acontecer.

Quando falamos da venda de grandes empresas, uma das razões mais comuns para a venda de uma companhia é o incentivo monetário. Grandes conglomerados têm o interesse de neutralizar a concorrência e estão dispostos a investir alto nesse objetivo. 

Já quando analisamos a situação de pequenas e médias empresas, o cenário pode ser diferente. Muitas vezes, o empreendedor deseja se aposentar, mudar de país ou tem alguma outra razão em sua vida pessoal para vender o seu negócio. 

A dissolução de uma sociedade também pode ser um incentivo para a venda. Também pode ser que o negócio receba uma oferta irresistível, o que incentiva o desejo pela venda. Problemas na gestão financeira também podem tornar a ideia da venda mais atrativa. 

De qualquer forma, o empreendedor precisa ter a maturidade necessária para analisar a situação do seu negócio e entender se a venda é o caminho mais lucrativo. 

Leia também: Ciclo financeiro: entenda o que é, sua importância e como diminuí-lo. 

Como calcular o valor de uma empresa?

A valuation – ou seja, o processo de calcular o valor de uma empresa – pode ser feito de diversas maneiras, como o fluxo de caixa descontado (FCD), análise dos demonstrativos contábeis ou avaliação do valor patrimonial líquido. 

Vamos explicar cada um deles:

Fluxo de caixa descontado (FCD)

O FCD é um método de avaliação de valor que usa a geração de renda como parâmetro. Esse método precisa de uma análise mais longa para ser confiável, já que a geração de renda de uma empresa pode variar mês a mês. 

Aqui, o intuito é avaliar as receitas, despesas e custos, encontrar a taxa de desconto e dividir a projeção anual. O valor é o FCD e vai mostrar para os potenciais compradores o verdadeiro valor da companhia. 

Você também pode gostar deste artigo: Recuperação judicial: o que é, quais são as suas fases e como solicitar

Análise dos demonstrativos contábeis 

Empresas com capital aberto têm a obrigação de produzir e publicar relatórios contábeis. Dentro desse documento existem informações importantes para possíveis compradores. Alguns dos índices mais observados são o preço da ação ou lucro por ação, e o Ebitda, que mostra o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Esses dados são cruzados com o percentual de outras empresas do mesmo segmento, dando uma boa ideia do valor da empresa em negociação. 

Leia também: Conheça as 12 maiores empresas de Ecommerce do Brasil

Avaliação do valor patrimonial líquido

O método de avaliação do valor patrimonial líquido é aplicado ao eliminar os bens da companhia, somando os ativos circulantes e não-circulantes. Vale lembrar que os ativos são todos os bens que a empresa possui, e os seus passivos são todas as suas obrigações financeiras com terceiros. 

Leia também: Regime tributário para Ecommerce: o que é e qual tipo escolher? 

Como vender uma empresa: 5 cuidados na hora de completar a transação  

Na hora de entender como vender uma empresa, é comum que surjam muitas dúvidas acerca do assunto. Pensando nisso, criamos uma lista com 5 cuidados essenciais que você deve ter na hora de completar essa transação. Confira! 

1. Tenha certeza da sua decisão 

Como destacamos no início deste artigo, decidir vender uma empresa que você construiu do zero nem sempre é fácil. Por isso, o primeiro passo é simples: reflita sobre a sua decisão e tenha total certeza de que ela é a mais adequada para você e o seu negócio. 

A venda de uma empresa não é algo que pode ser feito pelo impulso. Afinal, existem diversos detalhes financeiros, tributários e legais que você precisará navegar para completar a transação. 

2. Avalie o preço da sua empresa corretamente 

Outro ponto essencial, mas que muitos empreendedores negligenciam, é o da valuation. Entender o quanto a sua empresa vale vai ser decisivo na hora da negociação com possíveis compradores – sendo assim, complete esta etapa com cuidado. 

Uma boa estratégia é contratar a ajuda de profissionais especializados nesse processo. É importante notar que a venda de uma companhia nem sempre é um processo rápido. Podem se passar muitos meses para que o comprador certo chegue à sua porta. 

Se você tem pressa para vender a sua empresa, seja por motivos comerciais ou pessoais, é mais provável que tenha que aceitar ofertas abaixo do mercado. Cabe a você, junto com o profissional especializado, entender qual a melhor alternativa. 

Leia também: O que é capital social e como definir esse valor para a sua empresa?

3. Coloque os documentos da sua empresa em ordem 

Durante o processo de vender uma empresa, é preciso que toda a sua documentação esteja em dia. Nenhum comprador sério vai se interessar por uma companhia que não pode provar a sua lucratividade. 

Por isso, prepare o balanço patrimonial do seu negócio e quaisquer outros relatórios que possam ser úteis para a venda. O importante é destacar os pontos fortes da sua empresa, mostrando porque comprá-la é um bom negócio. Vale lembrar, no entanto, que todas as informações fornecidas devem ser verdadeiras

4. Defina o perfil ideal do comprador do negócio 

Toda empresa tem um perfil de comprador ideal – que chamamos de persona. Essa é uma verdade para empresas do ramo B2C, B2B e também para empresas que estão à venda. Por isso, seu próximo passo é entender qual o comprador mais adequado para o seu negócio.

Se a sua empresa está sendo vendida porque está com dificuldades financeiras, o ideal é focar em investidores com menos capital, mas dispostos a completar a transação mais rápido.

Se, por outro lado, a sua empresa está prosperando, a melhor ideia pode ser oferecer seu negócio a companhias do mesmo nicho de mercado. 

Empresas dispostas a comprar outras, usualmente, têm dois perfis: elas podem estar interessadas em seu público ou em fazer o seu negócio crescer. Estude bastante o mercado e entenda qual o perfil que a sua companhia melhor atende. 

5. Negocie com paciência 

Na hora de vender uma empresa, o objetivo é chegar em um acordo que seja tão vantajoso para você quanto para o comprador. 

Por isso, se possível, trate o processo de negociação com paciência, tomando tempo para analisar propostas e determinar qual a mais adequada. 

Também tente entender quais as reais necessidades do seu comprador em potencial, assim como os seus objetivos com a aquisição. A etapa da negociação é extremamente importante para ambas as partes e pode servir para evitar surpresas desagradáveis no futuro. 

6. Mantenha o sigilo

O sigilo de toda operação é muito importante para o sucesso da venda. Além disso, de uma perspectiva de mercado, manter a confidencialidade da negociação protege a sua empresa de especulações e boatos. 

Para algumas empresas, o anúncio de uma venda pode comprometer a relação com fornecedores ou com funcionários. Credores também podem interpretar a venda como um sinal de que precisam apressar suas cobranças. O sigilo, portanto, é fundamental. 

Existem alguns sites para anúncio de empresas à venda, mas algumas dessas plataformas não resguardam informações importantes sobre o negócio e podem comprometer o sigilo da transação. 

Nesse caso, o mais indicado é completar a venda por meio de intermediários especializados, como os corretores. 

Qual o melhor momento para vender uma empresa?

O melhor momento para vender uma empresa é quando ela apresenta estabilidade financeira, crescimento mês a mês e boa rentabilidade. Fatores externos, como a economia do país, também podem pesar na sua decisão de vender a empresa. 

Se a sua empresa está inserida em um mercado aquecido, com perspectivas de crescimento, a venda pode ser acelerada. Enquanto isso, se o cenário não for tão favorável, é possível que a negociação leve mais tempo. 

Independente do cenário externo, uma coisa é certa: um fator decisivo no sucesso da venda de uma empresa é o seu volume de vendas. Empresas financeiramente saudáveis têm melhores perspectivas em negociações, tendo a chance de escolher entre ofertas de diferentes compradores. 

Levar a sua empresa a um patamar tão lucrativo, que atraia a atenção de outros negócios, não é uma tarefa que acontece da noite para o dia. É preciso muita dedicação e um bom olho para o mercado.

E essas são coisas que vêm com a experiência – ou com os estudos.

Sabendo disso, nós criamos a nossa plataforma de educação exclusiva para empreendedores. Nela, você vai encontrar centenas de aulas e cursos sobre vendas, marketing, finanças e tudo que envolve o universo do empreendedorismo. 

Para saber mais sobre a assinatura Ecommerce na Prática, visite nossa página: 

Perguntas Frequentes

Como calcular o preço de venda de uma empresa?

A valuation – ou seja, o processo de calcular o valor de uma empresa – pode ser feito de diversas maneiras, como o fluxo de caixa descontado (FCD), análise dos demonstrativos contábeis ou avaliação do valor patrimonial líquido.

É fácil vender uma empresa?

Não necessariamente. Vender uma empresa é um processo que envolve questões tributárias e legais. A venda de uma empresa pode ser mais fácil, ou mais complicada, dependendo do seu nicho de mercado e situação financeira.

Quando é o melhor momento para vender uma empresa?

O melhor momento para vender uma empresa é quando ela apresenta estabilidade financeira, crescimento mês a mês e boa rentabilidade. Fatores externos, como a economia do país, também podem pesar na sua decisão de vender a empresa.