Os primeiros dois meses do ano passaram muito rápido, mas ainda dá tempo de organizar seu negócio e fazer um planejamento para 2024.

Quem trabalha no Ecommerce precisa ter disciplina e planejamento para que as vendas ocorram em múltiplos canais de forma fluida e organizada. 

Para iniciar um novo ciclo de vendas, é importante estabelecer estratégias inteligentes que façam o consumidor optar pelo seu produto, desde manter seus anúncios atrativos, até o bom atendimento e facilidade nas opções de pagamento.

Tudo isso para auxiliar o consumidor durante a experiência de compra. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para que você consiga organizar as suas metas de 2024. Confira: 

Antes de mais nada, faça uma avaliação geral do seu negócio

É Importante fazer uma avaliação do seu negócio com relação ao ano que passou (ou estabelecer um período como os últimos 3 meses, por exemplo). 

A partir disso, você consegue ter uma visão mais ampla para estabelecer metas reais para o seu negócio em 2024. Abaixo, estão algumas dicas para você fazer essa avaliação:

  • Defina quais são os seus produtos mais vendidos;
  • Liste os canais de venda mais importantes para que o seu negócio;
  • Veja quais são as datas importantes para vendas em maior volume, 
  • Estabeleça metas mínimas de venda mês a mês;
  • Avalie o perfil do seu consumidor para entender as suas necessidades;
  • Estude sempre sobre o mercado e a sua área de atuação. O conhecimento é uma das melhores ferramentas para que o negócio siga no caminho do sucesso. 

Após a avaliação geral, é hora de ver como está a organização interna do seu negócio. 

Automatizando os processos da organização interna 

Automatizar os processos manuais é uma forma de trazer mais assertividade, agilidade e organização para o seu negócio. 

Para que isso ocorra, o melhor formato é utilizar um sistema de gestão ERP! Essa ferramenta vai auxiliar desde o cadastro dos produtos, até a parte de controle de estoque,  vendas em marketplaces, organização e integração logística. 

O sistema ERP facilita a unificação da gestão, principalmente para quem vende em canais variados, mantendo o controle financeiro interligado, evitando erros.

Portanto, automatizar a gestão é um caminho seguro e eficiente, que faz o empreendedor pensar no negócio de forma mais dinâmica e criativa. 

Leia também: Gestão de Ecommerce: entenda TUDO o que precisa para alavancar o seu negócio

 O que não pode faltar no seu Planejamento em 2024

O Ecommerce é um grande shopping virtual. Tudo pode ser facilmente encontrado e comprado pelo consumidor em poucos cliques. 

O que diferencia um negócio do outro são os anúncios bem elaborados, o bom atendimento e as condições de pagamento e entrega que são disponibilizadas pela loja.  

E são esses pontos que não podem faltar no seu planejamento em 2024. Vamos falar com mais detalhes nos tópicos a seguir: 

1- Anúncios

Os anúncios são a porta de entrada para atrair novos consumidores para a sua loja. Por isso, inclua no seu planejamento um tempo para se dedicar não só na criação de anúncios, mas também para revisá-los. 

Organize as informações e coloque boas imagens de ângulos variados para que o cliente já tire todas as suas dúvidas no momento da pesquisa.

Leia também: Como fazer anúncios do seu Ecommerce 

2- Atendimento

Envolva sua equipe de atendimento nas estratégias para que as vendas aconteçam de uma forma mais fluida. Se o consumidor não for bem atendido, ele não terá uma boa experiência de compra.

Uma boa experiência é o que fideliza o cliente de Ecommerce

Se for o caso, você pode usar um de chat de atendimento ou até mesmo um chatbot para filtrar perguntas recorrentes e responder as principais dúvidas de forma automática. 

3- Frete e prazo de entrega

Como falamos, o preço do produto deixou de ser o único fator determinante na finalização de compra.

Por esta razão, você precisa apostar em bons parceiros logísticos para oferecer ao consumidor um prazo de entrega interessante com preços atrativos. 

4- Integração para vender mais 

Por fim, é preciso pensar no negócio como um todo para poder crescer mais no Ecommerce.  Unificando a gestão e integrando os canais de venda, você consegue por as estratégias em prática de forma mais rápida e eficiente.

Mas como fazer essa integração?  

Através de um sistema de gestão ERP! Essa ferramenta faz com que o empreendedor cresça, pois mantém a operação organizada e segura.

E o Bling é um sistema de gestão online e em nuvem. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis e confira na prática os benefícios de automatizar a gestão do seu negócio. 

Mas antes disso, é necessário estruturar o seu negócio…

Checklist: 6 Passos Para Estruturar um Ecommerce do Zero

Baixe agora o checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas fundamentais para estruturar um negócio próprio na internet…

… que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

O material é 100% gratuito!

Clique aqui para fazer o download: