Saber como escrever um anúncio de venda é, na maioria das vezes, o grande segredo por trás de campanhas de conversão bem-sucedidas. 

E, ainda que você considere que escrever não é o seu ponto forte, aprender a ser persuasivo nos seus anúncios pode fazer toda a diferença nos ganhos que sua empresa tem em longo prazo. 

Mas, afinal, como escrever um anúncio de venda que realmente converta? Este artigo vai te ensinar a fazer isso, passo a passo. 

A seguir, falaremos sobre o que é um anúncio de venda e qual a importância deles. Além disso, também vamos mostrar quais os 6 principais elementos que transformam um anúncio de venda bom em uma verdadeira fonte de conversões.

Bastante coisa, não é mesmo? Então, sem mais delongas, vamos ao conteúdo! 

O que é um anúncio de venda? 

Os anúncios de venda são, basicamente, textos curtos, geralmente acompanhados de imagens, que podem ser veiculados em diversos canais. Eles têm a intenção de mostrar uma oferta ou produto para os clientes de sua empresa. 

Anúncios de venda, é claro, não são elementos novos. Na verdade, eles existem antes mesmo do nascimento do Ecommerce e até da própria internet. Anunciar produtos ou serviços é uma atividade com séculos de tradição, tendo como canais mais tradicionais a TV, o rádio, os jornais e as revistas. 

Mas, é claro, com a evolução do digital, o cenário mudou drasticamente. 

Com as redes sociais, buscadores, plataformas de vídeo e tudo mais que os smartphones trouxeram para o mundo de hoje, fazer anúncios – bons anúncios, diga-se de passagem – virou uma tarefa um pouco mais complexa. 

Para você ter uma ideia, o Google e o Facebook dominam cerca de 85% do mercado de anúncios nos Estados Unidos. Interessante, não é mesmo?  

Nós falamos um pouco mais sobre a relação entre anúncios e o Ecommerce no artigo “Como fazer anúncios do seu Ecommerce”. Confira! 

Qual a importância dos anúncios de venda? 

Os anúncios são importantes para que as pessoas conheçam o seu negócio e também comprem os seus produtos. 

A verdade é que os anúncios estão por toda parte, como você já sabe. Atualmente, é quase impossível abrir um site, assistir a um vídeo ou ler um artigo sem ter contato com ao menos uma propaganda.

E é exatamente por isso que os anúncios, hoje, precisam ser uma prioridade para as empresas. Saber como escrever um anúncio de venda pode ser a grande diferença entre destacar a sua oferta das demais… ou se perder no mar de concorrentes. 

Então, você está preparado para aprender como escrever um anúncio de venda que realmente atraia os olhares (e os cliques!) de seu público? Então vamos ao próximo tópico. 

Como escrever um anúncio de venda incrível em 6 passos

A seguir mostraremos para você como escrever um anúncio de venda efetivo, não importando o canal escolhido para veiculação da sua campanha. 

Com essas dicas, você poderá criar anúncios mais assertivos para o Facebook Ads, Google Ads e qualquer outra plataforma que desejar!

Vale lembrar que, antes mesmo de escrever o anúncio, você deve atentar-se para detalhes importantes, como a segmentação de público. Ferramentas como o Facebook Ads e o Google Ads têm poderosas opções de segmentação, que fazem o seu anúncio aparecer para as pessoas com mais chances de se interessar pela sua proposta. 

Vale a pena tomar um tempo para pesquisar sobre o assunto e criar um público apropriado para suas comunicações. Acredite: isso é tão importante quanto saber como escrever um anúncio de venda. 

Agora que já falamos deste importante passo, vamos colocar a mão na massa! 

1. Crie um bom título

O título é, muito provavelmente, o primeiro elemento que o seu cliente vai ler no seu anúncio de um produto. Sendo assim, trabalhe para criar uma boa impressão. 

Também chamado de headline, o seu título deve ser conciso e atraente, além de criar uma espécie de conexão com quem está lendo. 

Algumas plataformas, como Google Ads, por exemplo, limitam a quantidade de caracteres dos títulos de anúncios. Isso te forçará a ser criativo na hora de criar uma headline impactante. 

Também vale a pena ressaltar que a linguagem utilizada no título – e em todo o anúncio, na verdade – deve ter a ver com a sua persona, ou seja, o seu público-alvo. Temos um artigo completo sobre como criar personas, leia aqui: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo.  

Nós também temos um vídeo completo sobre títulos e, nele, damos 10 ideias de como escrever um título realmente otimizado. Assista agora: 

2. Tenha uma proposta clara (e vantajosa!) 

Nem a melhor escrita do mundo vai convencer o seu cliente a comprar um produto que ele não precisa, ou não enxerga valor. É claro que quantificar exatamente o que pode, ou não, ser valioso para o seu cliente não é uma ciência exata, mas certamente pode ajudar a melhorar as conversões… 

Comece analisando criticamente se a proposta do seu anúncio realmente traz algum valor. Afinal de contas, como ela se diferencia do que os seus concorrentes também estão oferecendo? 

Ainda sobre este tópico, é importante lembrarmos que você não deve focar em propostas mentirosas ou que distorçam a verdade, só para ter uma oferta supostamente melhor. Isso pode gerar uma grande decepção em seus clientes e manchar permanentemente a reputação da sua empresa.

Seja verdadeiro e seja interessante. Essas são as duas máximas para se escrever um bom anúncio de venda. 

3. Crie imagens atrativas

Os vídeos e imagens são o coração da maioria dos anúncios atualmente. Isso porque o número de pessoas que vêem as imagens do seu anúncio é muito maior do que as que vão ler o que está escrito.

Esse é um caminho natural para muitas pessoas e, por isso, suas imagens precisam falar por si mesmas. Procure criar imagens de alta qualidade, que tenham relação com o conteúdo do seu anúncio e também carreguem a identidade da sua marca. 

E, quando falamos em dialogar, não estamos nos referindo, necessariamente, a textos, viu? Na verdade, é muito pouco recomendável que você utilize textos em suas imagens. Algumas plataformas, como o Facebook Ads, podem até penalizar o seu anúncio caso isso aconteça.  

Ao contrário do que muitos podem pensar, não é preciso ter equipamentos caros para tirar fotos incríveis dos seus produtos. Por vezes, tudo que você precisa é de uma boa fonte de luz e da câmera do seu celular. 

Nós mostramos como isso é possível neste vídeo em nosso canal. Confira: 

4. Faça um Call to Action (CTA) irresistível

A CTA, ou chamada para ação, é a última frase do seu anúncio. E também a mais importante. 

É nesse momento em que você vai convidar o seu cliente para tomar uma ação, seja ela clicar no anúncio, mandar uma mensagem no WhatsApp, ligar para sua loja ou, de fato, comprar um produto. Alguns dos CTAs mais comuns são: 

  • Reservar Agora;
  • Fale Conosco;
  • Baixar;
  • Obter Oferta;
  • Obter Cotação;
  • Saiba Mais;
  • Solicitar Hora Marcada;
  • Comprar Agora;
  • Cadastre-se;
  • Assinar;
  • Assistir Mais;
  • Enviar Mensagem Pelo WhatsApp;
  • Solicitar Agora.

Vale lembrar que o CTA deve variar de acordo com o teor do seu anúncio e que, se possível, você deve testar mais de uma versão. Usualmente, diferentes tipos de CTA têm níveis de sucesso variados. Entender quais mais geram resultados para o seu público-alvo é crucial! 

5. Certifique-se que o seu anúncio é relevante

É claro que você quer convencer o potencial cliente a comprar o seu produto ou conhecer mais a sua empresa ao saber como escrever um anúncio de venda e, de fato, colocá-lo no ar. Contudo, saiba que isso não pode ser feito de qualquer maneira...

Na verdade, você precisa contar uma história de maneira convincente, apresentando à pessoa o que ela ganharia com o seu produto. Isto é, os benefícios que ela terá ao comprar com você. Entre os principais pontos, estão alguns como:

  • Praticidade;
  • Inovação;
  • Conveniência;
  • Qualidade;
  • E outros.

6. Acompanhe os resultados

Engana-se quem pensa que o trabalho de escrever anúncios acaba quando as campanhas vão para o ar. Muito pelo contrário! O trabalho de otimização deve ser constante se você quiser resultados expressivos.

Por isso, ao final de cada campanha, tome um tempo para analisar resultados e entender o que deu certo e o que pode melhorar. Esse é um exercício valioso, que todos empreendedores de Ecommerce deveriam colocar em prática.  

Mas, é claro, não fique apenas nas análises… utilize os conhecimentos adquiridos para escrever anúncios ainda melhores e otimizar a sua taxa de conversão

Por exemplo, um anúncio com muitos cliques e vendas teve um título curto ou longo? Quais palavras foram usadas em sua descrição? E sobre a sua CTA, qual foi o modelo escolhido? Ah, além do texto de anúncio de vendas, vale analisar também as imagens que fizeram parte da comunicação. Dessa forma, você consegue entender se elas estão ajudando na conversão ou se também precisam de ajustes. 

4 principais tipos de anúncios de vendas 

Quando falamos em anúncio de venda estamos falando de um universo muito variado, com diferentes posicionamentos, plataformas e finalidades. 

Como empreendedor, é importante que você conheça todas essas opções, a fim de fazer a melhor escolha para o seu negócio. 

Por isso, a seguir, listamos alguns dos principais tipos de anúncios disponíveis para impulsionar as suas estratégias de venda. Confira! 

1. Rede de Pesquisa

Se você já fez uma busca no Google, provavelmente já se deparou com os anúncios na Rede de Pesquisa. Eles têm um formato textual e servem para impulsionar páginas determinadas de um site. 

Eles têm o resultado segmentado de acordo com o termo pesquisado pelo usuário e podem ser cobrados por impressão ou por clique. Esse posicionamento funciona a partir de um leilão de palavras-chave e quanto mais popular for aquela palavra, mais caro é o anúncio. 

Por exemplo, se um Ecommerce que vende roupas femininas pagou pelo termo “blusa gola alta”, quando uma pessoa pesquisar pelo termo no Google, vai perceber que entre os primeiros resultados está a página dessa marca. 

Existem, é claro, muitas empresas competindo pelos mesmos termos. Por isso, para ganhar da concorrência, o seu anúncio deve ter uma alta qualidade, além de oferecer exatamente o que o usuário está procurando. 

Os anúncios da Rede de Pesquisa são ótimas ferramentas para campanhas de tráfego e conversão. 

anúncio de venda

2. Rede de Display 

A Rede de Display também é uma ferramenta do Google Ads. Só que nesse caso, em vez dos anúncios aparecerem na página de busca, eles são veiculados em sites parceiros. 

Pense bem… você já navegou por um site ou blog que tinha anúncios em sua página? Esses são os anúncios da Rede de Display.

Eles podem aparecer em formato de banner, vídeos e imagens estáticas. Em alguns casos, eles também podem ser veiculados de forma exclusivamente textual. Dentro desse contexto, é importante que você crie frases de impacto, que atraiam o clique do visitante.

anúncio de venda

3. Remarketing 

Imagine o seguinte cenário… 

Você visitou um Ecommerce de joias, abriu a página de alguns produtos e chegou até a colocar um deles no carrinho de compras. Mesmo depois de completar todo esse processo, por algum motivo, você desistiu de levar o item e fechou o site. 

Ao continuar navegando pela internet, você percebeu que anúncios que mostravam exatamente o item que você deixou de levar começaram a aparecer para você. Coincidência? Certamente não… o nome disso é remarketing

Esse é um tipo de campanha muito usada por Ecommerces que desejam diminuir a sua taxa de abandono de carrinho, engajando pessoas que já visitaram o seu site. E, dentro desse objetivo, esse é um tipo de anúncio muito efetivo… 

É comum que campanhas de remarketing sejam criadas com o intuito de oferecer um benefício extra, como um cupom de desconto, frete grátis, ou brindes.

Para alguns clientes, no entanto, o remarketing pode transmitir uma insistência excessiva, ou uma invasão de privacidade. Por isso, é importante tomar cuidado com a frequência de uso e entender se o seu perfil de cliente é receptivo a este tipo de anúncio.

O remarketing pode ser feito dentro de plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads, além de compor algumas estratégias de e-mail marketing também. 

4. Redes sociais 

Não é possível falar de anúncio de venda sem mencionarmos os anúncios de redes sociais, não é mesmo?

Para anunciar nas principais plataformas – o Facebook e o Instagram – você vai precisar utilizar o Facebook Ads, já que ambas as empresas pertencem à Meta. Dentro da ferramenta, é possível fazer anúncios com os mais variados fins. 

Também é dentro do Facebook Ads que você cria catálogos de produtos para usar no Instagram. Com esses catálogos, você se torna capaz de marcar produtos em publicações, fazer anúncios integrados ao estoque da sua empresa, realizar campanhas de remarketing e mais. 

Mas essas não são as únicas opções disponíveis… 

Empreendedores também podem fazer anúncios de venda no YouTube, por meio do Google Ads – mais especificamente, por meio da Rede de Display, que mencionamos acima. 

Nessa rede, no entanto, é preciso entender que os conteúdos precisam ser mais elaborados no aspecto visual. Além disso, dentro do YouTube, o processo de compras é mais indireto, o que pode fazer com que os resultados demorem mais a chegar.

anúncio de venda

Qual a melhor plataforma para o seu anúncio de venda?

A grande verdade é que não existe uma única opção que se destaca como a melhor plataforma para o seu anúncio.

Cada uma das plataformas disponíveis – seja o Google Ads, o Facebook Ads ou qualquer outra – tem seus pontos fortes e fracos. E ainda mais importante: cada uma delas é usada para fins diferentes

Por exemplo, se seu objetivo é captar a atenção de consumidores que estão pesquisando por produtos em mecanismos de busca, o Google Ads é a melhor opção. 

Por outro lado, se você quer fortalecer o branding da sua empresa ou captar clientes enquanto navegam nas redes sociais, o Facebook Ads é o mais adequado. Tudo vai depender, portanto, do público que você deseja atingir. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o valor que você tem para investir nessas campanhas. Tanto o Google Ads quanto o Facebook Ads dão bastante controle sobre os orçamentos utilizados, mas anúncios com objetivos diferentes requerem investimentos diferenciados também.

E, ainda que a gente tenha mencionado as plataformas de anúncios do Google e da Meta como referências, você não precisa se limitar a elas. Também é possível anunciar no TikTok, no LinkedIn e no Twitter, pois cada um deles têm suas próprias plataformas. 

Por isso, na hora de decidir qual a melhor plataforma para o seu anúncio, leve em consideração qual o seu objetivo de campanha, quanto você tem para investir e qual a parcela do público que você quer alcançar. 

Lembre-se: quando o assunto é marketing digital, não existem fórmulas mágicas

É hora de tirar o seu negócio do papel! Baixe agora a checklist Ecommerce do Zero gratuitamente!

O Ecommerce na Prática é a maior escola de Ecommerce do Brasil e, por isso, podemos falar com propriedade: começar um novo negócio não é nada fácil. 

Você precisa de planejamento e visão de mercado se quer fazer a sua empresa crescer. E fazer tudo isso sozinho pode ser ainda mais desafiador… 

É por isso que nossos especialistas criaram a checklist Ecommerce do Zero. Nesse conteúdo, você conta com uma orientação detalhada em 6 passos para colocar a sua loja online no ar e começar a fazer suas primeiras vendas. 

Baixa a checklist EdZ gratuitamente, clicando no botão abaixo: 

Perguntas Frequentes

O que é anúncio de venda?

Um anúncio de venda é um texto curto, geralmente acompanhado de imagens, que podem ser veiculados em diversos canais. Eles têm a intenção de mostrar uma oferta ou produto para os clientes de sua empresa.

Como fazer um anúncio de venda?

Para fazer um bom anúncio de venda, você precisa criar um bom título, ter uma proposta clara e vantajosa, usar imagens criativas e de qualidade e fazer um CTA chamativo. Não se esqueça de acompanhar os resultados sempre e fazer alterações conforme necessário.

Como fazer um anúncio de venda chamativo?

Para fazer um anúncio de venda chamativo você deve, antes de mais nada, conhecer a sua persona e entender quais os pontos que chamam a sua atenção. Então, você pode usar técnicas de copywriting e gatilhos mentais para tornar a sua chamada irresistível.

Como fazer um texto para a venda de produto?

Primeiramente, tenha atenção à norma da língua portuguesa. Então, apresente os benefícios e diferenciais do seu produto logo de cara, usando gatilhos mentais e técnicas de copywriting para captar a atenção do cliente. Por fim, certifique-se de que todas as informações mais importantes sobre o produto estão descritas no anúncio.