Com o crescimento acelerado do mercado e grande parte dos esforços voltados para a retomada da economia, o planejamento e a antecipação são as palavras-chave para fazer o seu negócio crescer no Ecommerce em 2024. 

E qual é a melhor maneira de se planejar e antecipar para conseguir melhores resultados?

Criando um plano de ação e mapeando todas as datas sazonais que estão por vir. 

Dessa forma, você consegue criar estratégias de venda para todos esses cenários, atraindo clientes e vendendo os produtos que são mais buscados de acordo com essas datas.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do planejamento e de um calendário antecipado para conseguir alcançar os seus resultados no Ecommerce. 

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, mostra como planejar seu Ecommerce para vender mais em 2024. Confira:

Por que o planejamento é a base de qualquer Ecommerce?

O planejamento estratégico de uma empresa é um dos pilares mais importantes para que tudo funcione conforme o esperado. 

E isso vale para você que está sonhando em ter um negócio no próximo ano ou já tem um Ecommerce, mas que ainda não está validado. 

Na verdade, não importa em qual nível esteja o seu negócio, você SEMPRE terá que criar um planejamento para antecipar as estratégias que serão aplicadas na empresa. 

A razão disso é simples: com o planejamento, você consegue se antecipar e organizar todos os tópicos que precisam ser realizados para a empresa crescer constantemente. 

Além disso, é possível mapear os possíveis problemas que podem surgir pelo caminho e já achar soluções, caso aconteça algum problema. 

Isso não quer dizer que realmente vai acontecer, mas é FUNDAMENTAL que você, pelo menos, esteja preparado. 

Aliás, certamente vão acontecer algumas situações que serão imprevisíveis e está tudo bem! Nessas horas, o importante é manter o foco e buscar por soluções cabíveis. 

Como exemplo disso, temos a pandemia deste ano. Quem poderia imaginar que o mundo seria surpreendido por um vírus e milhares de pessoas teriam que ficar em casa, impossibilitando as vendas presenciais? 

Mas o Ecommerce estava aí com soluções para que as vendas continuassem acontecendo. 

E, com certeza, quem já tinha se planejado para vender na internet, conseguiu passar por essa crise com mais tranquilidade. 

Deu para perceber por que o planejamento é algo essencial para a sobrevivência e crescimento de negócio? 

Mas, o que vale levar em consideração na hora de criar o planejamento da sua empresa?

Antes mesmo de organizar o planejamento financeiro, de marketing, entre outros setores da empresa, a ideia é mapear as principais datas do Calendário do Ecommerce… 

Calendário comercial 2024

Fique atento às principais datas do Ecommerce para dobrar os seus resultados

A sazonalidade faz parte das estratégias de venda de um Ecommerce justamente por impulsionar as vendas de produtos específicos de acordo com a data comemorativa.

Por exemplo, no páscoa, o chocolate é o centro das vendas, no dia das crianças são os brinquedos e por aí vai… 

Ou seja, essas datas são uma grande oportunidade de você se destacar no mercado, aproveitando que todos estão envolvidos na mesma temática. 

Inclusive, as datas sazonais costumam ser as que mais geram lucro para as empresas, principalmente, do Comércio Eletrônico…

Mas é claro que isso só é possível se você souber alinhar o propósito das datas comemorativas com o produto e com a mensagem que a sua empresa quer passar. 

Essa também é uma forma de estreitar a relação entre marca e cliente, fidelizando eles por meio de campanhas feitas nessas datas. 

Portanto, quando você sabe quais são as datas comemorativas que fazem sentido para o seu Ecommerce, fica bem mais fácil aproveitá-las da melhor forma. 

“Ah mas eu não tenho tempo para pesquisar todas essas datas, criar um planejamento e determinar ações de acordo com a sazonalidade”. 

Mais uma vez, vamos te ajudar a acelerar esse processo… 

Baixe agora mesmo o calendário 2024 totalmente GRATUITO

Em parceria com a Olist e outras empresas, nós criamos o calendário 2024 com as principais datas do Ecommerce para o próximo ano…

Com este material Gratuito, você poderá organizar seus processos, entendendo qual data é a ideal para cada tipo de ação. 

Acredite: planejar o seu ano no Ecommerce é tão importante quanto traçar estratégias de marketing, contratar um bom funcionário e produzir conteúdo de qualidade...

E a inexistência de um calendário anual pode levar o seu negócio a deixar de faturar nas principais datas do comércio eletrônico…

Por isso, não deixe de fazer o download do calendário anual do Comércio Eletrônico de 2024: