Você sabia que um chat online no checkout pode te ajudar a converter clientes e evitar o abandono do carrinho de compras?

Para alguns lojistas o abandono da compra no momento do checkout é um problema recorrente, e o que a maioria não sabe é que ele pode ser facilmente minimizado através da presença de um chat online.

Essa ferramenta tem um papel fundamental para reduzir a taxa de abandono e melhorar as taxas de conversão quando implementada na página de conversão da sua loja virtual.

Por isso, elaboramos esse artigo para que você possa compreender quais são as vantagens e como implementar o chat online no checkout da sua loja virtual. 

Conheça o Jivochat e saiba como integrar todos os seus chats online em UM só lugar!

Por que investir em um chat online no checkout?

Se você possui uma loja virtual, ou landing page, já deve ter percebido que algumas das vendas não chegam a se concretizar, apesar do cliente ter chegado até a sua página de checkout

Esse é um problema bastante comum e recorrente entre os lojistas, e os motivos para que ele ocorra podem ser desde problemas na página de vendas, falta de informação ou até mesmo um cliente que não está preparado para realizar a compra. 

O fato é que a presença de um chat online no checkout pode contribuir para minimizar esses problemas, pois ele apresenta uma oportunidade para que o cliente busque por atendimento e você entenda o que está ocorrendo.

Além disso, ele também traz alguns benefícios para o seu negócio, como os que citaremos a seguir:

Atua otimização de conversões

O ambiente virtual é altamente competitivo e com isso é preciso investir em recursos que conquistem o consumidor e melhorem suas chances de conversão.

Com um chat online no checkout, você pode dar suporte ao consumidor no momento em ele está pronto para finalizar a compra, caso ainda tenha alguma dúvida não esclarecida.

Por exemplo, digamos que você é um consumidor e deseja comprar um produto com o qual não tem nenhuma referência. Até o momento do checkout você ainda está com dúvidas sobre a política de reembolso da loja, caso se arrependa e não queira mais o produto. 

A presença de um chat online no checkout poderia ser um incentivo para você resolver essa dúvida sem deixar a venda, não é mesmo?

Nesse sentido, um chat online pode te ajudar a otimizar as conversões da sua loja, além disso é possível utilizá-lo para acompanhar todas as etapas de uma compra

Leia também: 10 Melhores Chats Para Sites em 2022

Solução de baixo custo

Implementar um chat online no checkout, quando comparado ao retorno que ele pode te trazer ao otimizar as suas conversões, parece ter um baixo custo de investimento. 

E isso faz sentido, pois existem diversas opções de chat online disponíveis no mercado, algumas delas com versões gratuitas, e com recursos que podem contribuir para minimizar os problemas no checkout. 

O JivoChat, por exemplo, possui uma versão com licença gratuita e você pode testar a versão paga por 14 dias. 

Além disso, o chat online pode ser utilizado para qualificar o seu atendimento ao cliente, e melhorar a experiência do cliente

Suporte sem sair do seu site

Uma vantagem que não deve ser deixada de lado é que um chat online no checkout permite que o cliente busque atendimento sem precisar sair do seu site ou utilizar aplicativos de terceiros, oferecendo mais comodidade e também aumentando a oportunidade de venda.

Pois ao sair do seu site o cliente pode acabar se distraindo e deixar a compra de lado. Por isso é importante que você não perca a oportunidade de vender quando o cliente está próximo de realizar uma conversão.

Credibilidade para o seu negócio

 O chat online em si, quando utilizado como ferramenta de atendimento, transmite mais credibilidade para o seu cliente.

Isso acontece, pois ao entrar em uma página onde há um chat online o cliente se sente mais seguro sabendo que pode buscar informação a qualquer momento

Quando o atendimento é realizado de maneira facilitada e ágil ele eleva os níveis de satisfação e consequentemente pode fazer com que o cliente volte a realizar uma compra com você. 

Leia também: Satisfação do Cliente: por que é importante e como medir

Como implementar um chat online no checkout

Agora que você já conhece as vantagens em utilizar um chat online no checkout, vamos conhecer alguns recursos e como você pode implementá-los na sua loja virtual.

Escolha uma ferramenta de chat online

Como já mencionamos anteriormente, existem diversas ferramentas de chat online no mercado, você precisa escolher uma que seja funcional para o seu negócio. Nesse sentido, é importante avaliar se ela possui alguns recursos disponíveis, como:

  • A presença de chatbot e de convites proativos;
  • Integração com ferramentas de CRM;
  • Integração com demais canais de atendimento como o Whatsapp;
  • Ferramentas de callback;
  • Suporte disponível.

Portanto, não esqueça de conferir se a sua ferramenta de chat online oferece recursos que realmente serão utilizados para contribuir com a retenção de clientes no checkout. 

Invista nos convites proativos

Um recurso muito interessante de utilizar no momento do checkout são os convites proativos, através deles é possível configurar para que o chat online apareça na tela com uma mensagem. Isso caso você identifique que o cliente está demorando muito para finalizar a ação.

Por exemplo, o cliente está na página de checkout, mas por algum motivo ainda não finalizou a compra, você pode determinar que se ele demorar mais de 30 segundos em uma mesma página, o seu chat exibirá uma mensagem como: “Você precisa de ajuda?”, "dificuldades para realizar o pagamento?” ou até mesmo “fale com um de nossos atendentes”.

Dessa forma, você incentivará o cliente a buscar atendimento caso ele precise, uma maneira de utilizar os convites proativos é oferecer descontos e promoções incentivar o cliente a finalizar a compra.

Utilize recursos automatizados

Além dos convites proativos, os chatbots são ferramentas essenciais para quem deseja implementar chat online no checkout, pois através desse recurso é possível oferecer autoatendimento.

Assim, é possível configurar algumas mensagens automáticas para informar o próprio cliente sem que ele tenha que esperar por um atendente disponível

Você pode exibir informações sobre frete, pagamentos ou políticas de trocas e reembolso para agilizar o atendimento e o processo de vendas. 

Ainda é possível transferir o atendimento para um operador humano automaticamente, se o bot não conseguir atender a solicitação. 

Personalize o seu atendimento

Alguns chat online permitem que você integre ferramentas de CRM e com isso você terá informações mais relevantes e detalhadas sobre o consumidor.

É uma ótima ferramenta, pois é possível criar funis de vendas. Nem sempre um cliente deixa de comprar um produto por questões do site ou dúvidas sobre a compra, às vezes é preciso um incentivo para que ele avance no processo de vendas.

E nesse caso, é melhor transferir a conversa para um atendente que possa contribuir com o avanço para a próxima etapa do funil de vendas.

Sabendo qual é cada passo que o cliente deu dentro do seu site, torna-se mais fácil entender em qual etapa ele se encontra e qual ação deve ser tomada. 

Ligue para seu cliente se necessário

Embora o ambiente virtual seja conhecido por oferecer respostas rápidas e imediatas, ainda existem aqueles clientes, dependendo do seu nicho de mercado, que preferem um contato mais aproximado e nesses casos você pode utilizar os recursos de chamadas por voz.

Com o callback, por exemplo, o visitante informa seu número de telefone e solicita uma ligação de sua equipe, assim que um de seus atendentes estiver disponível, poderá entrar em contato com este cliente. 

Pronto para implementar um chat online no checkout?

Nesse artigo mostramos a importância de implementar um chat online no checkout e como ele pode te ajudar na retenção de clientes.

Para implementar um chat online no checkout você deve estar atento aos recursos que ele oferece e quais desses recursos podem contribuir para que o consumidor consiga finalizar a compra e, por fim, gerar uma conversão.

Lembre-se que através do chat online também é possível receber feedback tanto do seus serviços quanto do atendimento prestado no seu site. 

Não perca mais oportunidades de venda e mostre a sua preocupação com o consumidor, conhecendo os recursos do JivoChat.