Saber tudo sobre vendas online para iniciantes é o foco de todo empreendedor no início de sua jornada, não é mesmo? Entretanto, algo comum nesse processo é achar conteúdos que realmente agreguem valor. Se você está em busca de um material desse tipo, fique tranquilo: você veio ao lugar certo!

Não é à toa que muitas pessoas querem saber como começar a vender online do jeito certo e chegando ao ponto de faturar uma boa quantia com os seus negócios… O mercado está perfeito para novos negócios! 

Para você ter uma ideia, só em 2021, as PMEs no Brasil faturaram mais de R$ 2,3 bilhões com vendas online, de acordo com a 7º edição do estudo NuvemCommerce, da plataforma de Ecommerce Nuvemshop. O resultado representa um crescimento de 77% acima do registrado em 2020. 

Apesar do cenário ser bem animador, a dúvida que permeia a mente dos empreendedores iniciantes é justamente como aproveitar tudo isso. Pois é, nós vamos te ajudar nisso!

Ao longo deste artigo, você vai aprender o que são as vendas online, quais são as suas vantagens e, claro, também vai conferir valiosas dicas de vendas online para iniciantes! Vamos lá?

O que são vendas online?

As vendas online são as transações comerciais feitas no ambiente digital, englobando a venda dos mais variados tipos de produtos e serviços. Isso significa que, na prática, não há nenhum contato físico entre o vendedor e o consumidor. 

As vendas online podem ser realizadas por meio de diversos canais de vendas digitais. Alguns deles são: loja virtual, marketplace (como Mercado Livre, Shopee e Magazine Luiza), redes sociais (como Instagram e Facebook), M-commerce e outros.  

Assim, independentemente do canal de vendas que você escolha, na hora de entender sobre vendas online para iniciantes, saiba que o processo de compra é basicamente o mesmo para todos os clientes:

Eles acessam a sua loja online por meio de um aplicativo ou navegador. Depois, selecionam os itens que desejam comprar, adicionando-os no carrinho e, em seguida, escolhem as formas de pagamento, envio e pronto. Alguns dias depois (às vezes, poucas horas), recebem o pedido em casa. 

Inclusive, se você quiser saber mais sobre todo esse processo e como ter sucesso vendendo no Ecommerce, vale a pena conhecer o nosso treinamento Ecommerce do Zero. Já ouviu falar dele? Para saber mais informações, é só clicar aqui.

Banners_-_Aula_grátis__Como_Iniciar_seu_Ecommerce_partindo_do_Zero_aos_10Mil_em_Vendas_no_Ecommerce

O que precisa para começar a vender online?

Para começar a vender online você precisa, antes de qualquer coisa, muita disposição e vontade de aprender. As vendas online para iniciantes podem ser bastante desafiadoras, mas não desanimar ao longo do processo é fundamental. 

Além disso, para começar a vender online, você deve ter um canal de venda, como citamos anteriormente. Em alguns casos, é possível que as vendas sejam feitas apenas com CPF, mas o indicado é que você tenha um CNPJ logo no início…

Uma das formas mais utilizadas é a formalização como Microempreendedor Individual (ou MEI). O processo para conseguir isso é relativamente simples. Basta ir até o Portal do Empreendedor e solicitar a abertura do seu CNPJ. 

Falamos tudo isso, pois a ideia é que você trabalhe da forma mais profissional possível. E o ideal é que a sua empresa passe confiança e credibilidade tanto para os clientes quanto para os parceiros comerciais. 

Leia também: MEI e ME: Conheça as principais diferenças

Quais são as etapas das vendas online?

Existem alguns pilares fundamentais na hora de vender pela internet. Eles nada mais são do que as etapas do funil de vendas. Esse conceito é bastante utilizado no marketing digital e que você precisa conhecer profundamente quando o assunto são as vendas online para iniciantes. 

Para te ajudar nessa missão, vamos explicar cada um deles abaixo:

Topo do funil

O topo do funil diz respeito ao consumidor em potencial, aquele que tem um problema a ser resolvido, mas que ainda não conhece a sua empresa e, consequentemente, não sabe que ela pode ser a solução ideal. 

O seu papel nesta etapa é, então, despertar a consciência dessas pessoas e fazer a prospecção. Mas como fazer isso? 

Investindo em uma produção de conteúdo de qualidade, como artigos de blog, posts nas redes sociais, e-books e materiais ricos, para que a audiência enxergue o seu negócio como uma autoridade no mercado

Lembrando que vai ser a partir desses conteúdos que você vai pedir alguns dados básicos das pessoas, transformando-as em leads

Meio do funil

Aqui, é possível dizer que o cliente já sabe que tem uma questão para resolver e pondera possíveis opções para isso acontecer. E a sua empresa está diretamente ligada a isso, claro.

Diante disso, é fundamental que você mostre os benefícios da sua empresa, ou seja, como ela pode solucionar facilmente a dor desse cliente. Infográficos, e-books, consultoria gratuitas e outras opções são ótimas pedidas nesse sentido. 

E lembre-se: é nesta etapa que sua empresa vai qualificar os leads, determinando os indivíduos que estão mais dispostos a comprar e os que ainda não estão tão certos assim para tomar essa decisão. Tenha bastante atenção a isso!

Fundo do funil

Essa etapa de fundo de funil é ideal para que você esclareça todas as dúvidas que o cliente ainda possa ter para, assim, fazer a sua oferta. É preciso que a sua oferta seja incrível e você consiga arrematar este cliente de uma vez por todas

Outro ponto importante é que as equipes de atendimento e de vendas precisam estar muito bem treinadas. Qualquer falha aqui pode ser fatal para conseguir fechar a venda…

No início dos negócios, sabemos que isso pode ser ainda mais complicado, não é mesmo? Para te ajudar nisso, vale  a pena também assistir o vídeo do Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, que tem dicas valiosas sobre como destravar a primeira venda! Confira:

Quais são as vantagens de vender online?

Até este ponto do artigo você já sabe bem o que são as vendas online e quais são as suas respectivas etapas. Agora chegou o momento de aprofundar um pouco mais o tema… Vamos te mostrar quais são as vantagens de vender online. Veja só:

Baixo investimento inicial

Não há dúvidas de que abrir um negócio online é muito mais simples e barato do que um físico. Isso acontece porque no varejo físico há muita burocracia e a necessidade de investimentos mais robustos para um negócio funcionar plenamente.

No ambiente online isso é bem diferente…

Tudo bem que no comércio eletrônico o empreendedor iniciante vai precisar cuidar de questões como a compra do domínio do site, contratação de uma boa plataforma de Ecommerce, formas de envio e pagamento e por aí vai…

Mas o processo de abertura e manutenção da loja virtual é bem mais prático e em conta para o bolso do empreendedor. Não há como negar!

Mais autonomia

Uma das grandes vantagens de vender online é a autonomia para fazer a gestão do negócio da maneira como você quiser. Incrível, não é mesmo?

É você quem vai coordenar o dia a dia, definindo as prioridades, horários, metas, etc. O lado desafiador disso é ter disciplina e manter a produtividade em dia, sem esquecer também que você trabalhará com parceiros diretos, como fornecedores, por exemplo. Ou seja, é preciso levar em conta os horários e necessidades deles também. 

Aproveite para ler: Gestão de tempo e produtividade: 10 dicas práticas para empreendedores

Maior flexibilidade

A flexibilidade é outro benefício bem importante. Imagina poder trabalhar onde você quiser: casa, escritório, coworking… Pois é, esse é um ponto essencial nas vendas online para iniciantes. 

Assim, a partir do momento que você consegue organizar a sua rotina de trabalho de forma mais flexível, é possível que você consiga mais tempo para lazer, família e por aí vai. 

Mas não se engane: ser dono do próprio negócio requer muita dedicação, resiliência e foco, tá bom? É preciso saber empreender! 

Se quiser uma ajuda nesse sentido, temos um artigo super completo para te sugerir: Como ser um empreendedor? 31 dicas para ter sucesso no Ecommerce

Análise de dados dos consumidores

Um dos pontos fortes das vendas pela internet é a possibilidade de trabalhar orientado à análise de dados. Hoje, para ter sucesso vendendo online, essa é uma premissa fundamental. Não é à toa que é uma das vantagens que podemos listar neste artigo…

Sendo assim, ao fazer a mensuração dos dados, você consegue saber informações como: 

Lembre-se: conhecer profundamente o comportamento dos consumidores é crucial quando o assunto são as vendas online para iniciantes. Aliás, isso independe da etapa em que o empreendedor está… Vale para todos! 

Se quiser saber mais sobre essas e outras métricas, sugerimos a leitura do artigo: “8 Métricas ESSENCIAIS para acompanhar no Google Analytics

Possibilidade de vender a qualquer dia e horário

No Ecommerce você pode vender a qualquer dia e horário, o que engloba os finais de semana, feriados, o período da madrugada, etc. Ou seja, o seu negócio não precisa ficar limitado ao horário comercial, o que acontece nas operações físicas, por exemplo. 

Outro ponto interessante é que você não vai precisar disponibilizar um vendedor para atender os clientes. Ele mesmo acessa a página de venda, seleciona os produtos e finaliza a compra…

Em caso de dúvidas, ele pode entrar em contato pelos canais de atendimento em horário comercial ou chatbots, que ficam disponíveis durante 24h. Falamos mais sobre isso neste artigo: Usar Chatbot para atendimento no Ecommerce vale a pena?

15 dicas de vendas online para iniciantes

As vendas online para iniciantes não precisam ser um bicho de sete cabeças, como uma boa parte das pessoas acreditam. A partir do momento que você segue as dicas certas e conta com um método validado, a tarefa de empreender com sucesso pode ficar bem mais fácil. 

Então, para evoluirmos ainda mais neste assunto, vamos apresentar agora 15 dicas de vendas online para iniciantes. Temos certeza que elas vão te ajudar muito no início de sua jornada! Confira:

1. Defina o nicho de mercado em que irá vender

A escolha do nicho de mercado é um dos primeiros passos que você vai precisar seguir. Para isso, vale a pena considerar alguns pontos como:

Você pretende vender produtos ou serviços? Físicos ou virtuais?  Se for itens físicos, serão novos ou usados? E o tipo de mercadoria, pensa em calçados? Perfumes? Alimentos?

Poderíamos continuar levantando perguntas deste tipo por um bom tempo… 

Mas o que você realmente precisa ter em mente na hora de escolher o nicho de mercado, é que essa definição não pode ser feita de qualquer jeito. Uma boa dica é considerar seus gostos pessoais, hobbies e atividades do seu interesse. Isso pode te ajudar a escolher um nicho que realmente tenha a ver com você… 

Imagina trabalhar com algo que não gosta? Há chance de isso ser bem desagradável… A ideia é você atuar em uma área com a qual exista alguma identificação! 

Leia também: Confira 20 ideias para montar um negócio na internet

2. Crie uma boa proposta de marca e conheça-a a fundo 

A proposta de marca é a forma como a sua empresa se apresenta ao público. Essa é a sua identidade e personalidade, e deve refletir os valores da sua empresa. Quando você cria uma boa proposta de marca, isso ajuda a diferenciar sua empresa da concorrência e a criar uma conexão emocional com seus clientes.

Para criar uma boa proposta de marca, é importante começar com o básico: o nome, o logotipo e a paleta de cores. Escolha um nome fácil de lembrar e que represente a essência da sua empresa. 

O logotipo deve ser simples e fácil de reconhecer, e as cores devem ser escolhidas de acordo com a personalidade que você quer que a sua marca tenha.

Além de tudo isso, também é importante conhecer a fundo a sua proposta de marca. Isso significa entender seus valores, sua missão e visão e como eles se relacionam com o seu público-alvo. 

Por exemplo, se a sua empresa vende produtos veganos, sua proposta de marca deve refletir essa ética e valores. Isso pode incluir escolher materiais recicláveis para embalagens e promover um estilo de vida saudável em suas campanhas de marketing. 

Quando você conhece a fundo sua proposta de marca, fica mais fácil de comunicá-la de forma efetiva para o seu público-alvo.

3. Crie um bom plano de negócios

Criar um plano de negócios é essencial para qualquer empresa, incluindo as que atuam no Ecommerce. Um bom plano de negócios pode ajudá-lo a estabelecer metas claras e identificar desafios e oportunidades em seu mercado. Ele deve incluir informações importantes, como seu público-alvo, produtos ou serviços, concorrência, preços e metas financeiras.

Por exemplo, se você estiver iniciando um negócio de venda de roupas online, seu plano de negócios pode incluir informações sobre seus fornecedores, estratégias de marketing para alcançar seu público-alvo e metas de vendas para o primeiro ano. 

Você também pode incluir informações sobre a concorrência e como você planeja se diferenciar deles, como ofertas exclusivas ou preços mais competitivos. Um bom plano de negócios é flexível e pode ser ajustado à medida que seu negócio cresce e se desenvolve.

Lembre-se de que um plano de negócios não precisa ser complicado. 

Ele deve ser claro e conciso, e deve incluir informações que ajudem você a tomar decisões informadas e a alcançar suas metas.

4. Escolha um nome para a sua empresa

O nome é uma das principais formas de identificação da empresa. Muitas vezes isso pode acontecer também por meio de identidade visual, slogans e outros fatores… Mas, sem dúvidas, ter um bom nome faz toda a diferença para o sucesso do negócio

E como escolher um nome perfeito, então? 

O primeiro passo é fazer um brainstorming, pensando em tudo o que pode se encaixar na sua ideia de negócio. Depois, vale a pena fazer uma boa análise do mercado, observando os nomes usados por seus concorrentes.

Esses fatores já dão um bom início para a sua missão de escolha de um nome. Mas para fazer isso de um jeito mais completo, vale a pena conferir outros passos que estão no artigo: Nomes para loja virtual? Dicas para escolher, ferramentas e +250 exemplos

5. Conheça a persona da sua empresa

Quem são os seus clientes? Onde eles moram? Quais são os seus comportamentos na hora da compra? O que eles querem de uma empresa? 

Essas são algumas perguntas básicas que você precisa responder para conhecer melhor a sua persona, isto é, o perfil ideal do seu público. Sabendo quem ela é, você consegue traçar ações muito mais direcionadas, que vão te ajudar na tomada de decisão, na definição de estratégias de vendas e por aí vai…

Uma boa dica para fazer isso da melhor maneira possível é preencher o mapa da empatia. Ele nada mais é do que uma ferramenta colaborativa que contém algumas perguntas-chave para você identificar quem é o seu público e, a partir disso, conhecer e entender as suas dores e necessidades. Para acessá-lo, clique aqui

6. Escolha uma plataforma de Ecommerce fácil de usar

Escolher a plataforma de Ecommerce certa é essencial para o sucesso do seu negócio online. 

É importante escolher uma plataforma que seja fácil de usar, que ofereça recursos essenciais e que seja escalável, ou seja, que possa crescer junto com o seu negócio. Existem muitas opções disponíveis, mas a que indicamos de olhos fechados é a Nuvemshop.

A Nuvemshop é uma empresa com tradição no mercado e mais de 100 mil lojistas a usam na América Latina. Ela oferece uma interface intuitiva e muitos recursos úteis, como um editor de layouts integrado, conexão com redes sociais e ferramentas de marketing diversas. 

Além disso, a Nuvemshop é escalável, oferecendo vários planos – até mesmo uma opção gratuita – que permite que você cresça seu negócio sem precisar mudar de plataforma. Nós falamos mais sobre a plataforma neste artigo: Nuvemshop é bom? Vale a pena? Veja planos e como criar sua loja

7. Analise seus concorrentes

Ao entender como seus concorrentes operam, você pode identificar oportunidades para melhorar seus próprios produtos ou serviços e destacar-se no mercado.

Um primeiro passo é identificar quem são seus concorrentes diretos. Para fazer isso, pesquise por produtos ou serviços semelhantes aos seus e veja quem mais está vendendo esses itens. 

Por exemplo, se você vende roupas online, procure outras lojas virtuais que vendem roupas semelhantes. Faça uma lista de seus concorrentes diretos para facilitar a análise.

Em seguida, analise o que seus concorrentes estão fazendo em termos de preços, marketing e experiência do cliente.

Observe quanto eles estão cobrando pelos mesmos produtos ou serviços que você oferece e como eles promovem suas ofertas. Observe também a qualidade do atendimento ao cliente e a facilidade de uso do site ou plataforma de vendas. 

Tente identificar pontos fortes e fracos em seus concorrentes e use essas informações para melhorar sua própria abordagem.

8. Selecione os canais de venda

Este é o momento de você decidir onde irá vender. Como mencionamos lá no início, existem diversos canais para você fazer isso…

No início das operações no Ecommerce, é indicado que o empreendedor comece nos marketplaces. Esses canais já contam com uma forte audiência, além de uma estrutura robusta no que diz respeito a envio, meios de pagamento, etc. 

Isso significa que eles são a única opção? De jeito nenhum!

Você também pode começar a partir de uma loja virtual própria. Apesar de mais complexo, já que você vai precisar lidar com questões como tráfego, por exemplo, nada te impede de você já ter o seu site desde o início. O processo de criação é simples do que você imagina, basta contar com uma plataforma de Ecommerce que ofereça todos os serviços que você precisa. 

Aqui no Ecommerce na Prática nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder na América Latina. Além do período gratuito de 30 dias para teste, alunos do EnP ganham 25% de desconto no pagamento da primeira mensalidade. Para aproveitar o benefício, utilize este link!

9. Invista em marketing digital

Como pensar em vendas online para iniciantes sem cogitar investir em estratégias de marketing? Impossível, pois são elas que vão te ajudar a atrair e até mesmo fidelizar os seus clientes. 

Isso é importante porque as pessoas precisam conhecer o seu negócio, independentemente de ele estar em marketplaces, loja virtual própria ou apenas nas redes sociais, etc. 

Para isso, desenvolva um bom plano de marketing e estude profundamente marketing digital. 

Para te dar uma forcinha nisso, sugerimos a leitura do artigo “Como Funciona o Marketing Digital em 7 Passos”. Ele vai te dar uma boa base sobre por onde começar!

10. Tenha bons fornecedores

Você que quer saber tudo sobre vendas online para iniciantes, tenha em mente que um negócio sem bons fornecedores corre sérios riscos. Esses profissionais são indispensáveis para você disponibilizar os produtos para os clientes - a não ser que você venda um infoproduto, claro, que não demanda itens físicos. 

Quando falamos em ter bons fornecedores, não nos referimos só à qualidade das mercadorias ofertadas, mas também a quantidade de parceiros desse tipo que você vai precisar

O ideal é que você não dependa de apenas um fornecedor, mas trabalhe sempre com dois, três ou mais. É isso que vai fazer com que não falte produtos na sua loja caso um deles não esteja disponível. 

11. Disponibilize um atendimento de primeira

A tônica aqui é a seguinte: escute o seu cliente. Não importa se ele quer fazer uma reclamação, elogio, sugestão… As pessoas gostam de ser ouvidas e isso ganha uma importância ainda maior quando o foco são as vendas online para iniciantes

Faça isso por meio de telefone, email, chat online, redes sociais, WhatsApp, enfim, onde for viável. É isso que vai fazer com que nenhum cliente seu fique com dúvida e, consequentemente, desista da compra.

12. Defina as formas de pagamento

Vamos supor que você já sabe quais produtos vai vender, quem é a persona do seu negócio e todos os outros aspectos que citamos até aqui. Sua ideia de negócio está ficando bem mais nítida, certo? Falta agora descobrir quais formas de pagamento disponibilizar no seu site. 

Para isso, tenha em mente que o cliente precisa ter opções variadas para fazer os pagamentos de suas compras na página de checkout. Nada pior do que perder uma venda porque não liberou o meio de pagamento que o consumidor queria, não é verdade?

Então, disponibilize as principais existentes no mercado. Cartões de crédito e débito, boleto bancário e PIX são bons exemplos disso. 

13. Disponibilize opções de envio

Você vai trabalhar diretamente com os Correios? Vai preferir contar com empresas particulares? Ou vai ter entrega própria (mais comum em negócios do segmento alimentício)?

Quando se opera em marketplaces, por exemplo, é possível contar com toda a estrutura logística dessas companhias. A cada dia que passa, inclusive, elas estão mais rápidas na tarefa de entregar o pedido nas mãos dos clientes. 

Já quando se tem uma loja virtual própria, é preciso contar com as melhores transportadoras. Algo que você pode fazer é entrar em contato com essas companhias e verificar um plano que caiba no seu bolso nesse início dos negócios. 

O importante é você saber que antes mesmo de concluir a compra o cliente já está na expectativa para recebê-la. E isso só mostra o quanto você precisa contar com os melhores serviços, como entrega expressa e por aí vai…

14. Faça um pós-venda de qualidade

Não, uma venda não acaba quando o pagamento é efetuado. Você precisa disponibilizar atendimento antes, durante e depois do processo de compra ter sido concluído. 

Imagine que o seu cliente comprou um produto que, por algum motivo, não era o que ele esperava ou não supriu as suas necessidades. É papel da empresa atendê-lo da melhor maneira possível para resolver o problema e evitar que esse cliente fique insatisfeito. 

Para saber um pouco mais sobre o assunto, vale a pena a leitura do artigo: A Importância do Pós-venda no Ecommerce

15. Mensure os resultados sempre

Já foi o tempo em que as estratégias eram traçadas sem ter o devido acompanhamento dos resultados. Hoje, manter um fluxo de mensuração dos resultados é crucial para a evolução do negócio

E esse monitoramento não precisa acontecer só ao final de uma ação. Pelo contrário, ele já pode ser colocado em prática assim que a iniciativa for implementada. Isso, inclusive, vai te ajudar a fazer ajustes pontuais para que seja possível alcançar o objetivo traçado. 

Começar a vender online vale a pena, afinal?

Sim, vale a pena começar a vender online! O Ecommerce hoje é um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo

É verdade que essa expansão vem acontecendo há algum tempo, mas os últimos anos - principalmente os vividos em meio à pandemia da covid-19 -, atingiram números avassaladores. 

Só em 2022, o setor registrou um faturamento de mais de R$ 169 bilhões no Brasil, de acordo com dados da ABComm Forecast. A quantia representou uma alta de R$18 bilhões em relação ao faturamento de 2021.

Para o ano de 2023, a expectativa é ainda mais otimista em relação ao faturamento do comércio eletrônico no Brasil. Estima-se que o faturamento chegue a R$ 185,7 bilhões, representando um aumento significativo em comparação ao faturamento de 2020. Além disso, é possível que esse valor chegue a até R$ 232,51 bilhões em 2026, o que representa uma diferença de mais de R$ 100 bilhões em relação ao faturamento de três anos antes.

Isso demonstra não só um grande amadurecimento do mercado, mas também o quanto ele é a principal opção para quem quer ser dono do próprio negócio…

Contudo, o que precisa ficar no seu radar na hora de entender de verdade sobre vendas online para iniciantes é como começar um negócio online do jeito certo… E claro que vamos te dar uma ajuda quanto a isso a seguir!

Assista agora a aula gratuita Ecommerce do Zero!

Bem, se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em vendas online para iniciantes, não é mesmo? Isso é ótimo!

Como dito anteriormente, para você criar o seu negócio é preciso ter um método. Isto é, não dá para fazer isso de qualquer jeito, correndo o risco de cometer muito mais erros pelo caminho. 

Para te ajudar nisso, nós temos um convite a te fazer: assista a aula gratuita Eommerce do Zero

Nessa aula, você aprenderá como planejar, construir e validar um negócio, mesmo sem nenhuma experiência prévia. 

Não perca tempo e faça a sua inscrição já: 

Perguntas Frequentes

O que são vendas online?

Vendas online são as transações comerciais feitas no ambiente digital, englobando a venda dos mais variados tipos de produtos e serviços

Quais são as etapas das vendas online?

Topo do funil; Meio do funil e Fundo do funil.

Quais são as vantagens de vender online?

Baixo investimento inicial; Mais autonomia; Maior flexibilidade; Análise de dados dos consumidores; Possibilidade de vender a qualquer dia e horário.

Dicas de vendas online para iniciantes

1. Defina o nicho de mercado em que irá vender; 2. Escolha um nome para o seu negócio; 3. Conheça a persona da sua empresa; 4. Selecione os canais de venda; 5. Invista em marketing digital; 6. Tenha bons fornecedores; 7. Disponibilize um atendimento de primeira; 8. Defina as formas de pagamento; 9. Disponibilize opções de envio; 10. Faça um pós-venda de qualidade; 11. Mensure os resultados sempre.