A ponta de estoque é o excesso de produtos que não foram vendidos, ou seja, ficaram acumulados no estoque. Para evitar a ponta de estoque, é fundamental fazer um planejamento adequado da demanda e manter um controle diário do estoque.

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um Ecommerce de sucesso exige muito planejamento e controle em todas as áreas do negócio. E um dos pilares mais importantes para a operação de uma loja virtual é o estoque, que precisa de um gerenciamento eficiente para evitar problemas graves, como a ponta de estoque. 

Para entender melhor o que é  o problema, como evitá-lo e o que fazer caso ele ocorra, preparamos este artigo completo com todas as informações necessárias para melhorar o controle de estoque do seu Ecommerce e garantir o sucesso do seu negócio.

Então, continue lendo para descobrir como cuidar do estoque da sua loja virtual!

O que é a ponta de estoque?

Ponta de estoque é o termo utilizado para se referir aos produtos que não foram vendidos em um determinado período e, por isso, permanecem parados nos depósitos ou armazéns.

Esse é um problema que pode atingir lojistas físicos e virtuais e, em alguns casos, pode ser que até mesmo fornecedores tenham problemas com o fluxo de venda de seus itens. 

Isso pode ser bem prejudicial ao negócio, pois um produto parado no estoque representa gasto de dinheiro com armazenagem e manutenção.

Além disso, um produto parado traz gasto de tempo e preocupação aos gestores, o que atrapalha o andamento e a evolução do negócio.

Isso porque ao invés dos gestores voltarem seus esforços para novos projetos, lançamentos, vão precisar dedicar um tempo para montar estratégias que façam os produtos de ponta de estoque serem comprados.

A ponta de estoque é um problema quando está instalada na sua operação, mas pode ser boa para você na hora de comprar produtos. 

Nós explicamos… 

Assim como o seu negócio está sujeito à ponta de estoque, seus fornecedores também estão. E isso pode representar uma grande oportunidade para a empresa que revende os itens. 

Vamos ver alguns exemplos? 

Situação A

Imagine que você mandou produzir 1 mil casacos para a coleção de inverno e quando chegou o verão só 800 casacos tinham sido vendidos. Pelas temperaturas mais altas, a venda de roupas de frio diminuem drasticamente e você acaba ficando com 200 casacos parados no seu estoque. 

Isso representa dinheiro parado que poderia ser investido na coleção de verão e aí para resolver esse problema você decide fazer promoções para os casacos saírem, fazendo o dinheiro circular na sua empresa.

Situação B

Seu fornecedor comprou 1.000 casacos, mas só conseguiu vender 800 casacos para seus compradores. Da mesma forma, com a chegada do verão, é possível que esses itens tenham a venda desacelerada.  Para abrir espaço para os novos produtos da estação, é preciso “se livrar” dos casacos.

Para resolver isso, ele te faz uma proposta: sua empresa ganhará um desconto nos produtos da nova coleção se comprar os casacos por um preço muito abaixo do mercado. 

Com os casacos tão abaixo do custo de mercado, você decide comprar alguns, garante o desconto na nova coleção e de quebra consegue um produto para fazer uma ação especial.

Concluindo as situações

Na situação A, a ponta de estoque representou uma fraqueza do seu negócio, pois com os produtos parados, você perde dinheiro e não consegue fazer novos investimentos. Para solucionar isso, você pensa em promoções. Vamos falar mais sobre isso neste artigo!

Enquanto isso na situação B, a ponta de estoque representou uma oportunidade, pois com a necessidade do seu fornecedor fazer os produtos deles saírem, ele vendeu para você por um preço muito abaixo do mercado. 

Assim, você consegue comprar mercadorias de boa qualidade com um preço muito bom e pode render um bom dinheiro para o seu negócio, só é preciso montar uma boa estratégia de vendas e investir no marketing.

A importância de evitar a ponta de estoque

Evitar a ponta de estoque é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa, seja ela física ou virtual. A acumulação de produtos parados no estoque gera prejuízos financeiros significativos, que podem comprometer todo o planejamento do negócio. 

Além disso, a falta de espaço para novas mercadorias pode limitar a diversificação de itens oferecidos aos clientes, impactando diretamente nas vendas.

Para evitar a ponta de estoque, é importante que os empreendedores façam um bom planejamento de compras e de gestão de estoque. Também é necessário conhecer bem o público-alvo e a demanda por determinados produtos.

Vamos falar mais sobre como evitar esse problema e revertê-lo neste artigo, não se preocupe.

Como evitar ter uma ponta de estoque?

Agora que você já sabe que a ponta de estoque dentro do seu negócio é um problema, pois significa produto parado e, consequentemente, dinheiro parado, vamos falar como evitar ter esse problema.

1.  Invista tempo e dinheiro na gestão do estoque

Se você não quer ficar com os produtos parados em estoque, vai precisar dedicar um tempo do seu dia para entender como funciona o fluxo das mercadorias do seu negócio. Ou seja, vai precisar estar sempre verificando o que sai com mais frequência do seu estoque e o que tem pouca saída. 

Assim, você saberá exatamente onde deve investir mais o seu dinheiro e onde pode ser um problema futuro, que são os produtos com pouca saída para reverter isso precisará pensar em ações de marketing.

Para te ajudar com a sua gestão de estoque, você deve contratar um ERP, que nada mais é do que um sistema que ajuda na gestão do negócio. 

Com ele, você consegue controlar toda a operação da sua empresa, pois o ERP possibilita a integração de todas as áreas da operação (compras e vendas, produção, vendas, produção, recursos humanos, logística, etc.).

O ERP vai te fornecer informações precisas sobre toda a operação do seu negócio para te ajudar a tomar decisões inteligentes e assertivas. 

Por exemplo, se determinado produto está saindo muito rápido do estoque, significa que está despertando muito interesse das pessoas. Sendo assim, vale a pena falar para o setor de compras/vendas e produção para dar uma investida nele para repor esse produto no estoque.

2. Tenha um bom relacionamento com fornecedores

A chave de um bom relacionamento é a comunicação, ou seja, a troca de informações. Ao fazer isso, você pode conseguir acordos que atendam as demandas da sua empresa e contribuam para a redução da ponta de estoque.

Por exemplo, você pode conseguir fechar um acordo que permita a devolução dos produtos que ficaram parados no seu estoque para o fornecedor. 

Além disso, ter um bom relacionamento, pode te ajudar a fazer a reposição dos produtos que mais saem de forma rápida para atender as necessidades dos seus clientes.

Portanto, um bom relacionamento depende de ter uma comunicação eficiente, porque só compartilhando informações é que conseguimos entender melhor o que está acontecendo no mercado. Consequentemente, conseguimos construir uma troca comercial que seja boa para todos e faça o varejo prosperar.

3. Crie uma vitrine atrativa para os produtos

Quem não é visto não é lembrado! Ou seja, se você quer que o seu produto desperte interesse das pessoas, vai precisar colocar ele em posição de destaque.

Se você está fazendo o acompanhamento diário do seu estoque via ERP e notou que tem um produto parado no estoque, está na hora de agir. 

Para reverter essa situação, você deve criar toda uma estratégia para tornar aquele produto interessante, seja produzindo uma foto criativa, um texto com gatilhos mentais, um vídeo experimentando, ou tudo isso junto. 

Depois de criar o material que valorize o produto, vai precisar dar uma posição de destaque para ele, no caso do Ecommerce seria a página principal do site.

Às vezes, o produto até tem um público para ele, mas acaba em ponta de estoque porque não foi bem divulgado. E essa estratégia que falamos acima de criar um material que explore bem o produto e o desejo das pessoas pode ser a solução para que o produto não fique parado no estoque.

Uma situação que podemos ver com bastante frequência é empresas criando uma área no site chamada Ponta de Estoque, para colocar os produtos que estão parados em seus estoques, mas não é esse o caso que estou falando agora. 

Essa é uma solução para quem não conseguiu evitar a ponta de estoque, mesmo aplicando as dicas que demos nesse tópico, e precisa reverter a situação para conseguir transformar os produtos em dinheiro. 

Vamos falar melhor dessa solução no próximo tópico, quando falaremos do que fazer caso tenhamos ponta de estoque.

8 dicas para vender produtos em ponta de estoque

Se você se dedicou a gestão de estoque, criou um bom relacionamento com os fornecedores e colocou os produtos em uma vitrine atrativa, as chances de ter produtos em ponta de estoque caíram bastante.

Mas a verdade é que mesmo tomando todos os cuidados, nenhuma empresa está imune à ponta de estoque. Isso porque o mercado varia constantemente e as vendas podem ser imprevisíveis. 

Ainda assim, existem medidas que você pode adotar caso isso aconteça. Vamos falar sobre elas agora… 

1. Tenha um bom planejamento

Se você deseja resolver um problema, como a ponta de estoque, vai precisar pensar em ações e o planejamento ajuda a organizá-las. 

Dentro do planejamento, você vai colocar o objetivo, estratégias e ações, cronograma e recursos necessários.

Vamos ver como isso se aplica na prática?

Objetivo: eliminar os produtos da ponta de estoque;

Estratégia e ações: colocar os produtos em destaque no site/nas redes sociais, dar descontos para que as pessoas se interessem em comprá-los e fazer anúncios para promover a ação;

Cronograma: colocar o tempo que essa ação de ponta de estoque vai acabar, o famoso até o dia xx/xx ou enquanto durar os estoques;

Recursos necessários: imagens/vídeos criativos para os produtos da ponta de estoque. Além disso, é necessário profissionais qualificados para criar o conteúdo (designer, videomaker, social mídia) e para criar os anúncios (gestor de tráfego).

2.  Crie conteúdo atraente

Sua equipe criativa (designer, videomaker, social media, etc) precisa criar materiais que valorizem o produto, para isso recomendo captar imagens 360º com alguém usando o produto. 

Depois do material visual criado, o social media vai precisar criar um texto que explore gatilhos mentais para despertar o desejo do público.  Portanto, para ter um conteúdo atraente é preciso unir um material visual de boa qualidade e um texto que converse com o público.

3.  Explore datas comemorativas

Dia das Mães, Black Friday e Natal são excelentes oportunidades para você colocar os seus produtos de ponta de estoque para jogo. Isso porque nessas datas há um aumento significativo nas vendas. Assim, você pode aproveitar esses momentos para criar uma oferta interessante dos produtos que estão parados no estoque.

Quem sabe você não possa oferecer cupons de desconto exclusivos para as datas? 

As pessoas amam boas ofertas e você estará ajudando ela a conseguir comprar o presente sem que para isso precise doer no bolso delas. Assim, você estará ao mesmo tempo acabando com a sua ponta de estoque e ajudando o seu cliente a economizar.

4. Coloque campanhas no ar

O mesmo material dos conteúdos das redes sociais pode ser usado pelo gestor de tráfego. Ele vai usar para criar os anúncios que vão expandir o alcance dos seus produtos da ponta de estoque.

Além da imagem e vídeo, é necessário investir em títulos informativos. Nesse caso, poderíamos colocar "Oferta Limitada", usando o gatilho de escassez para fazer as pessoas comprarem logo. Afinal, quanto mais rápido sair o produto do seu estoque, melhor.

Se tiver um bom orçamento para a ação, faça anúncios no Google e no Facebook Ads. Caso não tenha, escolha o que fizer mais sentido para o seu momento. Entenda como funcionam essas ferramentas!

5. Faça uma divulgação intensa

Você precisa promover a sua ação em todos os seus canais. Faça Stories, Reels, posts, artigos, tudo que for necessário para que mais pessoas saibam da sua ação.

Quanto mais pessoas souberem, mais possíveis compradores seus produtos terão, e, consequentemente, maiores as chances de acabar com os produtos da ponta de estoque.

6. Elabore kits promocionais

Os kits promocionais são elementos muito importantes na estratégia para acabar com a ponta de estoque. Com esses conjuntos, você pode atrelar a venda de um produto de alta procura com outro que teve uma baixa nas vendas

7. Aplique o cross sell 

O cross sell é uma técnica de negociação e vendas muito usada por lojistas dos mais variados segmentos. Com ela, você oferece produtos relacionados ao pedido do cliente no ato da compra. 

Isso te dá a oportunidade de desencalhar alguns produtos e ainda aumentar o ticket médio da compra. Demais, não acha? 

8. Faça uma curva ABC

A curva ABC é um método de organização de estoque muito usado por empresas de todos os nichos de mercado.

Ela te ajuda a saber quais produtos são mais importantes para o seu negócio, levando em conta o quanto você vende de cada um e o quanto ganha com isso. Dessa forma, você consegue saber quais produtos são essenciais para manter a empresa funcionando bem e, assim, pode mandar outros para a ponta de estoque.

Para criar uma curva ABC, é importante seguir alguns passos. Primeiro, você precisa ter um registro de todos os produtos que possui em estoque. Depois, é preciso classificar cada item em uma das categorias: A, B ou C. 

Os produtos da categoria A são os mais importantes para o seu negócio, porque representam uma grande parte do seu faturamento. Os da categoria B são intermediários, e os da categoria C são aqueles com menor relevância para a empresa, seja porque vendem pouco ou porque têm um ticket médio baixo.

Ao definir essas categorias, você poderá priorizar os produtos da categoria A no seu estoque, evitando que eles fiquem em falta. Já os produtos da categoria C podem ser colocados na ponta de estoque, a fim de incentivar a venda e evitar o acúmulo desnecessário.

Acompanhe o estoque da sua empresa com facilidade – e de graça!

Acompanhar constantemente o estoque é essencial para evitar a ponta de estoque e garantir a saúde financeira do seu negócio. Ao controlar de forma eficiente as entradas e saídas de produtos, é possível evitar a acumulação desnecessária de itens em seu estoque e, consequentemente, minimizar os prejuízos. 

Nem sempre esse é um processo simples, no entanto. 

Algumas dificuldades comuns incluem falta de planejamento, falta de organização, dificuldade em lidar com fornecedores, variações sazonais de demanda e erros humanos na contagem do estoque. 

Esses problemas podem levar a erros no inventário, excesso ou falta de produtos e prejuízos financeiros. Para facilitar esse processo de controle, nós criamos uma planilha gratuita de Estoque Mínimo Viável

Ela automatiza o controle de estoque e ajuda a evitar a ponta de estoque. Faça o download agora mesmo:

Perguntas Frequentes

O que é um produto de ponta de estoque?

Um produto de ponta de estoque é um item que está parado no estoque há muito tempo, com poucas chances de ser vendido e ocupando espaço desnecessário.

Como montar uma loja de ponta de estoque?

Para montar uma loja de ponta de estoque, é preciso buscar fornecedores que ofereçam produtos com desconto e boa margem de lucro. É importante também ter um bom controle de estoque e divulgar a loja para atrair clientes em busca de promoções.

Como vender produtos de ponta de estoque?

Para vender produtos de ponta de estoque, é necessário oferecer preços competitivos e atrativos para os clientes, além de divulgar promoções em diferentes canais.