Não é nenhuma novidade que o comércio eletrônico é um dos mercados que mais cresce atualmente. E, se você está pensando em abrir um Ecommerce, mas ainda não está convencido do seu potencial de vendas, este artigo é para você.

Se você se interessou no assunto e quer saber mais, assista ao vídeo abaixo:

Principais motivos para abrir um Ecommerce HOJE

Com a mudança dos hábitos dos consumidores, a praticidade e rapidez das relações de consumo vêm mudando muito com o tempo.

Hoje, independentemente da geração, muitas pessoas se encontram imersas em um ambiente 100% virtual, seja por meio das redes sociais ou dos grandes players do mercado no varejo online.

Portanto, o crescimento do comércio eletrônico se dá não somente por conta da evolução das tecnologias, mas também pelo crescimento da cultura digital que vivemos hoje.

Só no primeiro semestre de 2018, o varejo online movimentou 23,6 bilhões de reais em vendas e registrou 54,4 milhões de pedidos apenas no Brasil, segundo dados da Webshoppers.

Sendo assim, fica claro que o Ecommerce não é apenas uma oportunidade do futuro - é uma história que tem força já no presente. Por isso, separamos os 10 principais motivos para você abrir um Ecommerce hoje:

1- Praticidade

Com a correria do dia a dia, a praticidade é aliada de muitos consumidores.

Comprar deixou de ser uma experiência vivida presencialmente, que exige várias horas do dia, e passou a ser encarada como algo instantâneo.

Você não mais precisa sair de casa, pegar o carro ou algum outro transporte. Não precisa ir até uma loja física, escolher o produto e lidar com vendedores para finalizar uma compra.

Agora, com apenas alguns cliques, você consegue ter o produto desejado nas mão, sem ter que arcar com nenhuma complicação a mais.

Por isso, o Ecommerce conta como principal canal de vendas para a nova realidade de consumo.

E o melhor é que a praticidade não é apenas para o consumidor.

Abrir um Ecommerce permite que o empreendedor consiga gerir o seu negócio sem precisar dedicar muitas horas por dia, podendo manter seu trabalho atual e conseguindo uma ótima renda extra.

2- Negócio Global

Acredito que, para grande parte dos empreendedores, ter um negócio que não atinge muitas pessoas é sinônimo de ineficiência.

Isso acontece porque, sem atingir um público específico, você acaba não tendo clientes. Sem clientes, não existe venda...

Por isso, quanto maior for o seu alcance, melhor.

É exatamente isso que abrir um Ecommerce vai te proporcionar.

Pensa só: o alcance de uma loja física é apenas de pessoas que estão passando pela área onde sua empresa atua.

Já no Ecommerce, o cenário é diferente. Não existe nenhuma barreira física ou virtual que impeça o seu negócio de atingir outras partes do país ou do mundo.

Portanto, se você achava que não iria conseguir atingir muitos clientes pelo Ecommerce, acredite: só vai depender de como você vai gerir seu negócio.

abrir um Ecommerce

3- Aberto 24 horas

Assim como o motivo anterior, este está relacionado às qualidades estruturais do Ecommerce.

Diferentemente do mundo físico, no mercado digital não existe horário de funcionamento.

Isso acontece porque você não vai precisar de uma estrutura física, atendentes ou coisas do tipo para abrir um Ecommerce.

Basta cadastrar os produtos em uma loja virtual, marketplace ou qualquer outro canal que o seu cliente poderá comprar quando quiser.

4- Baixo custo

O comércio eletrônico é um mercado que não exige uma estrutura muito complexa.

Você não vai precisar de uma vasta equipe ou de um grande espaço, de modo que é mais barato do que outros modelos de negócio.

Para abrir um Ecommerce sustentável, você só vai precisar do investimento necessário para seu estoque e custos fixos. Isso pode ser equivalente a um capital de menos de mil reais, dependendo do seu segmento.

Portanto, se o seu medo era ter que arcar com um grande investimento, pode ficar tranquilo.

5- Baixo risco

Ao contrário dos negócios físicos, qualquer mudança de estratégia ou planejamento no Ecommerce é muito mais fácil de lidar e gerir.

Em um ponto físico, por exemplo, se você decide expandir o seu negócio para uma área que não possui muitos compradores, toda a reforma, custos e investimentos vão ser jogados fora.

Já em um negócio online, toda a estrutura de sua empresa é mais versátil e, não importa a mudança, seu negócio vai arcar com um risco mais baixo.

abrir um Ecommerce

6- Comodidade

Este é um dos benefícios mais desejados de abrir um Ecommerce.

Ao contrário de outras profissões, ter um negócio online te proporciona uma nova vida, com novos horários e responsabilidades.

Sendo um empreendedor, você passa a ser seu próprio chefe e, neste cenário, não estamos mais tratando de um vida de escritório com demandas sobrecarregadas e uma rotina fixa.

No Ecommerce, você pode trabalhar em casa, com horários flexíveis, com mais tempo para a família, lazer, amigos…

Gerenciando o seu próprio tempo e trabalho tudo fica mais cômodo.

abrir um Ecommerce

7- Métricas

Em uma loja física e em outros modelos de negócio, as métricas são muito mais difíceis de serem medidas.

Você não consegue mapear de forma exata quem é o seu público, qual produto é mais procurado e entre outros dados essenciais para entender melhor o andamento do negócio, por exemplo.

Já no Ecommerce, essa é uma realidade totalmente possível, pois está tudo registrado digitalmente.

Tudo é feito online, o que te permite gerenciar e metrificar todos os dados necessários sem grandes problemas.

abrir um Ecommerce

8- Facilidade no Marketing

Sim, marketing é algo que exige muito conhecimento quando aplicado, mas, em comparação a outros modelos de negócio, o marketing na internet é muito mais fácil e efetivo.

Isso acontece porque, quando falamos em propaganda, as campanhas online possuem um direcionamento mais assertivo e facilmente gerenciadas, o que ajuda na mensuração de resultados.

abrir um Ecommerce

9- Baixo estoque

Em um Ecommerce, na maior parte das vezes, os clientes estão procurando por algo específico e não por apenas “dar uma olhadinha” como ocorre em lojas físicas.

Por isso, no cenário virtual, o importante não é focar em variedade, mas em quantidade. Ou seja, em vez de ter uma diversidade de produtos, você deve investir em ter mais de 1 só produto.

Isso, além de facilitar o controle do estoque, te possibilita suprir a demanda do mês sem precisar de um espaço grande e organizado por tipos de produto.

abrir um Ecommerce

10- Tendência Mundial

O Ecommerce é um caminho sem volta. Se você criar um negócio online agora, certamente não vai se arrepender!

Além de todos os outros motivos citados acima, esse mercado vem crescendo significativamente a cada ano.

Só no ano passado, o faturamento foi de mais de 70 bilhões de reais no Brasil. E a tendência é que daqui a 5 anos esse número seja triplicado!

Por isso, não pague para ver… comece seu negócio hoje! Não espere o tempo passar para se lamentar de ter perdido essa grande oportunidade.

E, caso esteja achando que você não conseguiria montar um negócio virtual sozinho, nós, do Ecommerce na Prática, estamos aqui para te ajudar nessa jornada.

Se você quer ir mais longe e ter um acompanhamento e direcionamento especializado, conheça o Treinamento Ecommerce do Zero.

Lá, você vai encontrar muitas outras dicas e estratégias para engrenar e criar o seu Negócio partindo totalmente do zero.

Já são mais de 8 mil alunos que comprovaram e aprovaram o método ensinado e, com ele, conseguiram faturar 10 mil reais em apenas 90 dias.

Quer saber mais?

Preparamos uma palestra exclusiva sobre como abrir um Ecommerce utilizando as estratégias certas e ter um negócio extremamente sólido e lucrativo em pouco tempo!

Clique Aqui para assistir!