O diagrama Ishikawa é uma ferramenta de resolução de problemas, que também é conhecida como diagrama de causa e efeito. A ideia do recurso é identificar especificamente a causa e o efeito de qualquer problema de um negócio ou projeto.

Problemas acontecem em qualquer negócio e eles podem assumir formas diferentes que por muitas vezes podem ser bem difíceis de resolver. Por isso, é importante que você seja capaz de descobrir a causa desses possíveis problemas com agilidade. 

E uma das melhores formas de garantir isso é fazer uso de uma abordagem estruturada - e é aí que entra o diagrama de Ishikawa. Nesse sentido, conhecer e usar essa ferramenta pode te ajudar a definir as possíveis razões para um problema, além de encontrar a solução para eles

Neste artigo vamos te mostrar os princípios fundamentais da solução de questões do diagrama de Ishikawa como uma ferramenta.

O que é o diagrama de Ishikawa?

O diagrama de Ishikawa nada mais é que uma ferramenta usada para visualizar todas as causas potenciais de um problema, a fim de descobrir as causas dele. 

Esse recurso te ajuda a agrupar as causas e fornece uma estrutura para exibi-las, de modo que você as enxergue de forma mais clara e objetiva.

Quando usado corretamente, ele facilita muito a resolução da causa real do problema de uma forma mais eficaz e definitiva.

Quando usar um diagrama de Ishikawa?

Originalmente, ele foi concebido como uma ferramenta para auxiliar na resolução de problemas, mas hoje já se sabe que o diagrama Ishikawa é muito mais versátil do que isso

Isso porque, em qualquer processo ou sistema de uma empresa, o diagrama Ishikawa pode ajudar a decompor todos os seus fatores contribuintes de maneira hierárquica.

Veja algumas situações nas quais é possível usar o diagrama de Ishikawa:

  • Analisar uma questão;
  • Para fazer um brainstorming das causas do problema (análise de causa raiz);
  • Analisar um novo design;
  • Melhorar os processos de uma empresa;
  • Melhorar a qualidade de um produto ou serviço.

Como fazer um diagrama de Ishikawa?

Nós dividimos o processo do diagrama em algumas partes para facilitar a compreensão do tema. Acompanhe:

Passo 1 – Defina o problema

O primeiro passo para resolver qualquer problema, e a chave para um diagrama de Ishikawa bem-sucedido, é defini-lo corretamente. 

Depois de discutir a situação internamente, é importante definir uma meta para evoluir os processos e então se aproximar da solução dos problemas.

Lembrando que o problema que você definiu é usado como saída do diagrama Ishikawa. 

Dicas de definição de problemas

Se você estiver usando o diagrama Ishikawa para projetar um processo ou aumentar a produtividade, é importante definir corretamente sua solução. Para isso, as metas devem ser objetivas e alcançáveis.

Então, você deve colocar o problema no lado direito do diagrama. Em seguida, você pode escolher como preenchê-lo. A ideia é que as estruturas indiquem o impacto das causas. 

Como você pode notar na imagem abaixo, o diagrama tem um formato de peixe. Nesse sentido, as causas de maior impacto devem ser colocadas mais próximas da cabeça do peixe, as causas de menor impacto devem ser colocadas mais afastadas. 

Observe na imagem abaixo como montar o diagrama:

Diagrama de Ishikawa

Passo 2 – Decidir sobre as principais categorias de causas

Uma vez que o problema tenha sido definido adequadamente, deve-se decidir quais áreas do problema ou processo são fundamentais para determinar a causa real. 

Dica para decisão das principais categorias

Por mais que já exista um modelo onde já estão definidas essas áreas-chave, você pode e deve personalizar o seu diagrama, levando em conta as questões mais relevantes para a sua empresa.

Observe o nosso modelo em branco e pense em qual é o problema e a ordem mais adequada de organização que faça sentido para você.

Passo 3 – Determinar as causas reais do problema

Agora que as áreas já estão definidas, é hora de avaliar cada uma e tentar determinar todas as influências individuais que podem estar afetando os resultados da sua empresa

Nesse momento, é importante analisar as categorias individualmente e então listar tudo o que se enquadra nelas.

Vale lembrar novamente que você deve preencher seu diagrama de Ishikawa com tantas causas quanto for necessário apresentar para dar conta do problema. 

Dicas de determinação de causa real

Uma boa dica para determinar as causas reais de um problema é fazer uma sessão de brainstorming ou criar um mapa de processo para conseguir descobrir as melhores causas para o seu diagrama de Ishikawa.

Para isso, convide outros membros da equipe para garantir que todas as causas potenciais sejam identificadas.

Se acontecer das causas se desdobrarem em subcausas, expanda o seu diagrama de maneira hierárquica para abranger todas as possibilidades.

Passo 4 – Usando ferramentas para planejar o caminho a seguir

Um ponto importante a mencionar é que um diagrama de Ishikawa não te leva a soluções do problema sozinho.

Outras ferramentas são necessárias para identificar o efeito que cada causa tem para, finalmente, selecionar os processos e ações para resolver os problemas. Conheça algumas das mais importantes:

Mapa de processo

O mapa de processo é basicamente um fluxograma de um sistema específico, que mostra todas as suas entradas e saídas. 

Ele funciona melhor em áreas como a indústria de manufatura, onde você tem um processo claramente definido, com etapas individuais pelas quais cada produto passa. Mas pode ser usado em qualquer mercado.

Isso porque o mapeamento de processos envolve examinar cada etapa do processo uma a uma e listar todas as influências potenciais. 

Dessa forma, ele é muito eficaz para garantir que todas as etapas e influências em uma empresa sejam consideradas. Depois de defini-lo, você pode identificar claramente as causas potenciais e adicioná-las ao seu diagrama de Ishikawa.

Brainstorming

O brainstorming é uma ferramenta bastante comum nas empresas modernas. Em vez de considerar todos os fatores de um diagrama de Ishikawa sozinho, você pode incluir outras pessoas no processo. 

Essa ferramenta é bastante útil porque ao trabalhar sozinho, é provável que você ignore certas áreas ou fatores importantes e perca completamente outros.

E já em uma sessão de brainstorming é mais fácil definir os problemas de forma mais completa, por conta das diferentes visões de mundo das pessoas envolvidas.

Assim, a chave para uma sessão de brainstorming bem-sucedida é equilibrar uma reunião estruturada e garantir que todos os tópicos relevantes sejam discutidos. A saída principal de uma sessão de brainstorming seria uma lista de causas a serem inseridas em seu diagrama de Ishikawa.

Certifique-se, porém, que, depois de concluído o diagrama de Ishikawa, as etapas a seguir estejam claras para todos os membros da equipe. Isso pode envolver a delegação de tarefas a outros membros e a garantia de que prazos claros sejam definidos para permitir o acompanhamento.

Leia também: Organograma do Ecommerce: ideias para organizar o negócio

Use o Diagrama de Ishikawa para fazer o seu negócio crescer!

Não importa qual a situação problemática pela qual a sua empresa esteja passando. Para qualquer evento que você precise entender todos os fatores que os envolvem, um diagrama de Ishikawa pode ser de grande ajuda. 

Mas lembre-se de entender todo o sistema para então seguir todas as etapas dessa ferramenta. 

Aproveite o tempo para preparar um diagrama de Ishikawa e certifique-se de que o trabalho que você faz abordará os principais aspectos da sua empresa, o que agregará mais valor a ela.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!