Em meio ao boom dos aplicativos de delivery, saber como vender mais no iFood nunca foi tão necessário para os empresários do segmento gastronômico quanto agora, não é mesmo? Então, se você quer conhecer dicas valiosas sobre isso, fique atento aos tópicos deste artigo!

Sim, o mercado de plataformas de entrega cresceu muito nos últimos anos em todo o Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor inteiro de food service atingiu um faturamento de R$ 177 bilhões em 2021.

Em meio a esse cenário positivo, é claro que algumas empresas ganharam destaque tanto entre os consumidores quanto os lojistas... E o iFood foi uma delas.  

Para você ter uma ideia, o iFood hoje domina 83% do mercado de delivery de refeições no país, segundo dados do levantamento feito pela Measurable IA no ano passado - que levou em consideração apenas as plataformas dedicadas a entregas de alimentos. 

Sendo assim, se você vende por lá ou quer começar, nós podemos te ajudar!

Ao longo deste artigo, você vai saber a importância de saber como vender mais no iFood, qual é o momento certo para fazer isso e, claro, vai conhecer dicas cruciais para conseguir este feito na plataforma. Confira!

Por que é importante saber como vender muito no iFood?

Saber como vender muito no iFood é o que vai levar o seu negócio para um outro patamar. Ou seja, o seu foco enquanto empresário, não é verdade?

Hoje, o iFood está presente em 1200 cidades brasileiras, além de contar com 270 mil estabelecimentos parceiros, 200 mil entregadores ativos e 60 milhões de pedidos por mês. Esses números são bem expressivos e, querendo ou não, deixam o aplicativo de delivery no topo de seu segmento dentro do Ecommerce. 

Contudo, ao mesmo tempo em que esses dados mostram a importância que o iFood tem para os consumidores e vendedores, eles também refletem o quanto a concorrência pode ser relativamente forte por lá. 

Isso seria um motivo para desânimo? De jeito nenhum! Na verdade, é razão para você aprender tudo sobre como vender muito no iFood e sair na frente de qualquer um de seus concorrentes.

Lembre-se que o aplicativo não vem se destacando no mercado e ganhando espaço entre os lojistas à toa… Por lá, você consegue atingir uma boa parcela de consumidores e dar visibilidade para o seu empreendimento a partir de estratégias pontuais. 

Os algoritmos da plataforma funcionam para que cada usuário receba indicações únicas, de acordo com os seus interesses e gostos pessoais - o que já é um filtro e tanto entre todas as pessoas que utilizam o aplicativo. 

Então, basta você saber como fazer para cativar de uma vez por todas os usuários que buscam por estabelecimentos como o seu. E nós podemos te ajudar nisso…

Como vender mais no iFood

Veja a seguir as dicas para saber de uma vez por todas como vender mais no iFood. Todas as dicas são com base em dicas oferecidas no treinamento de mesmo nome disponível no Ecommerce na Prática.

1. Libere promoções e cupons de desconto

Os clientes amam promoções e cupons de desconto para comprar qualquer coisa no Ecommerce, mas, quando o assunto é comida, acredite: isso ganha ainda mais relevância. 

Em meio a correria do dia a dia, as pessoas simplesmente estão deixando de cozinhar em casa, seja por falta de tempo ou por qualquer outro motivo, para comprar comida em seus restaurantes favoritos. 

Então, você, que é dono de um estabelecimento, deve facilitar essas compras o máximo possível com promoções especiais e aceitando cupons de desconto…

Lembre-se apenas que isso só precisa ser feito com cautela e sem afetar a margem de lucro da sua empresa. A ideia é saber como vender mais no iFood sem criar prejuízos para o seu negócio, combinado?

2. Melhore as fotos dos pratos

As imagens afetam diretamente a conversão de vendas de um negócio no comércio eletrônico e isso precisa estar bem claro na sua mente na hora de saber como vender mais no iFood.

Em um restaurante, quantas vezes você já se flagrou observando rapidamente os pratos da mesa ao lado só para analisar o aspecto da comida? Tudo bem, isso pode até não ser muito educado, mas não dá para negar que acontece o tempo todo… 

No Ecommerce, entretanto, essa “conferida” acontece justamente por meio das fotos dos pratos. São as imagens dos pratos que impactam positiva ou negativamente os clientes na hora da compra

Por isso, não há muito como fugir: você precisa caprichar nas fotos dos itens que estão no menu! Se elas já estão boas, pense em adicionar outras imagens de ângulos diferentes, por exemplo. E, caso as fotos não estejam com a qualidade que você gostaria, faça novas imagens para ontem! 

O foco é você não perder nenhuma venda por conta de fotos mal feitas e que não entregam a realidade dos seus pratos

Aproveite para ler também: Saiba como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos]

3. Facilite a entrega

Na prática, facilitar a entrega para os seus clientes pode significar duas coisas: a liberação de entrega grátis ou a redução considerável dessa taxa

É verdade que nem sempre é possível não cobrar pela entrega, principalmente quando não se trabalha com entregador próprio. Contudo, vale a pena você se organizar para oferecer esse tipo de benefício para os seus clientes quando o assunto é como vender mais no iFood. 

Isso é tão importante que, dentro da plataforma, existe um filtro só para restaurantes que dispõem de taxa zero para entregas. 

Outro ponto é considerar também a agilidade dos envios dos pedidos para os clientes. Lembre-se que as avaliações dos clientes têm um peso considerável no aplicativo, fazendo com que o seu negócio ganhe mais ou menos destaque por lá. 

E falando em avaliações…

4. Dê toda atenção às avaliações

É comum que as pessoas analisem as notas dos estabelecimentos antes de efetuar um pedido, principalmente quando é o primeiro contato com eles. Diante disso, uma boa iniciativa é estimular os compradores a deixarem suas notas após a experiência de compra

Isso, inclusive, é um ponto que requer bastante atenção, pois você precisa estar oferecendo o melhor serviço possível dentro da plataforma. Caso contrário, estará pedindo para os clientes deixarem suas opiniões negativas por lá… o que seria bem desagradável.  

De qualquer maneira, se você receber feedbacks que não são necessariamente um elogio, mas sim uma sugestão ou até reclamação, não os ignore! Muitas vezes, é por meio de um comentário desse tipo que você faz ajustes pontuais e melhora consideravelmente a qualidade dos seus serviços. 

Leia também: Review de produto no Ecommerce: como ele pode ajudar sua loja?

5. Mude o horário de funcionamento

Pensar em como vender mais no iFood inclui considerar também uma mudança no horário de funcionamento. Lembrando que isso pode variar de negócio para negócio… 

Por exemplo, se você notou que as pessoas compram mais contigo após às 20h, por que manter o seu negócio aberto apenas até às 18h? Em alguns casos, vale a pena começar o horário de funcionamento depois do habitual ou, até mesmo, antes. Como dito anteriormente, isso vai depender do fluxo de vendas de cada estabelecimento. 

Sendo assim, preste bastante atenção ao comportamento dos consumidores e analise se vale a pena mudar o horário de funcionamento do seu negócio para faturar mais no iFood. 

6. Faça mudanças no menu

Fazer algumas alterações no cardápio não é necessariamente uma regra, mas pode ter um efeito positivo no volume de vendas do seu negócio. 

Por exemplo, vamos supor que você tem uma hamburgueria em que a maioria das opções do menu são de carne bovina, tendo apenas uma de frango. Ao longo dos dias, você percebe que os clientes pedem muitas variações deste sanduíche de frango em específico… 

E entre as alterações que mais se destacam, estão o pedido para retirar a salada e outro acrescentar queijo e molho da casa. Assim, só com essas informações, você já consegue ter ideias para um novo sanduíche, que poderá ser vendido individualmente ou em um combo, levando seus respectivos preços cada um. Ótimo insight, não é verdade?

Então, o caminho na hora de saber como vender mais no iFood é basicamente este: observar o que os clientes estão solicitando e, a partir disso, fazer as mudanças necessárias

O mesmo vale para as opções que não têm tanta saída assim no menu… Notou que um sanduíche não está sendo pedido? Retire-o do cardápio ou faça uma reformulação de seus ingredientes. 

Às vezes, pequenas mudanças no seu mix de produtos podem fazer milagres no volume de vendas do seu negócio!

7. Aprimore o atendimento

Após o fechamento do pedido e a aprovação do pagamento, a plataforma libera para o cliente a possibilidade de falar com alguém do seu restaurante. E isso vai acontecer via chat ou ligação.

Para que você não perca nenhum desses contatos, é indispensável manter alguém responsável pelo atendimento nesses meios. Nada mais frustrante para o cliente do que precisar de uma informação e o restaurante não responder às mensagens enviadas, concorda?

Além disso, também é preciso dar atenção às possíveis reclamações ou pedidos de ajuda realizados após o recebimento. A plataforma faz o intermédio de diversas delas, mas é sempre bom que você ou alguém de dentro do seu negócio faça o acompanhamento necessário. 

Mantendo o atendimento em dia, você fideliza mais clientes e não perde a oportunidade de vender cada vez mais no iFood. Fique atento a isso!

8. Faça excelentes descrições

Uma foto vale mais que mil palavras? Pode até ser verdade… Mas isso não impede que a descrição de um produto seja um espaço perfeito para você fisgar o cliente de uma vez por todas!

Vamos supor que você tem um negócio de bolos e doces. Na foto do brigadeiro - uma das sobremesas mais amadas do país -, você só escreve “brigadeiro de chocolate”. Básico demais, não acha? Pois é…

Agora, imagine se você escrever algo como “delicioso brigadeiro gourmet, de aproximadamente 25g, feito com leite condensado, manteiga, chocolate 70% e granulados coloridos. Perfeito para a sua festa!”. Bem mais interessante!

Aproveite a descrição para não só falar dos ingredientes dos seus pratos, mas também para explicar brevemente como eles foram preparados, para quais ocasiões serviram bem e por aí vai

9. Disponibilize programas de fidelidade

Outra excelente opção para você colocar em prática ao saber como vender mais no iFood: os programas de fidelidade. Além de atrair novos clientes para o seu negócio, esse benefócio também é ótimo para os clientes tornarem-se recorrentes.

Na plataforma hoje é comum alguns tipos de programas de fidelidade, como o “Complete 3 pedidos neste restaurante e ganhe um cupom de R$ 20 para usar nele”, por exemplo. 

Ou seja, você cria o seu programa de fidelidade de forma automatizada, sem uso de cartões de papel ou algo do tipo. 

Lembre-se apenas estabelecer uma data limite para o resgate da recompensa. A ideia é gerar expectativa no cliente, fazendo com que ele efetue logo uma nova compra. 

10. Invista nas redes sociais

Muitas pessoas utilizam as redes sociais para pesquisar mais informações sobre o restaurante ou seus respectivos pratos. Nesse sentido, um dos pontos cruciais sobre como vender mais no iFood é investir pesado nesses canais de venda.

Você pode fazer isso por meio de produção de conteúdo relevante, anúncios, etc

No Instagram, por exemplo, toda vez que os clientes marcarem o seu negócio, você pode repostar, deixando os stories no campo de “destaques”. Assim, cada vez que um novo cliente quiser conferir o que os outros compradores falaram sobre seus pratos, eles vão só clicar na bolinha do destaque. Você pode até nomeá-la de “feedback dos clientes”.

Como saber o momento certo de como vender mais no iFood?

O timing para pôr em prática tudo o que você aprendeu neste artigo sobre como vender mais no iFood é o seu negócio que vai dizer. 

É claro que vale a pena considerar alguns pontos antes de implementar ações que vão aumentar o volume de vendas. O número de funcionários para lidar com a demanda e os suprimentos necessários são alguns deles.  

Contudo, algo que você precisa ter em mente é que não é preciso que o faturamento do seu negócio esteja estagnado para fazer isso. Vender mais é uma iniciativa para qualquer momento. 

É possível focar em estratégias desse tipo só para datas comemorativas? Sim, claro… Mas, nesses eventos, existem outras ações também importantes para isso. 

Assim, o que queremos dizer é que o mindset de empreendedor de sucesso, que sabe como vender mais no iFood, precisa estar em você a qualquer momento. Estude, faça testes e veja o que faz mais sentido para o crescimento do seu negócio!

Aprenda a vender no iFood com o curso exclusivo do Ecommerce na Prática!

Quem empreende no Ecommerce sabe o quanto o conhecimento é a chave para a evolução de uma empresa… Não é à toa que você chegou até este artigo sobre como vender mais no iFood, não é mesmo?

Para ajudar você e tantos outros empresários que buscam o sucesso nos mais variados nichos de mercado, que nós criamos o curso "Como vender no iFood", disponível na assinatura Ecommerce na Prática!

Paara começar agora, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Por que é importante saber como vender muito no iFood?

Saber como vender muito no iFood é o que vai levar o seu negócio para um outro patamar. Hoje, o iFood está presente em 1200 cidades brasileiras, com 270 mil parceiros, 200 mil entregadores ativos e 60 milhões de pedidos por mês.

Como vender mais no iFood?

1. Libere promoções e cupons de desconto; 2. Melhore as fotos dos pratos; 3. Facilite a entrega; 4. Dê toda atenção às avaliações; 5. Mude o horário de funcionamento; 6. Faça mudanças no menu; 7. Aprimore o atendimento; 8. Faça excelentes descrições; 9. Disponibilize programas de fidelidade; 10. Invista nas redes sociais;